sexta-feira, 21 de junho de 2019

Apocalipse 1:17

Apocalipse 1:17 - Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último.
QUANDO O VI. O livro do apocalipse é uma visão profética dos fatos escatológicos que hão de acontecerem numa perspectiva de futuro. De forma que, a maior parte do seu conteúdo (para a época em que foi escrito, e ainda nos dias de hoje) são visões de Jesus Cristo, que ele deu ao vidente João sobre o futuro, de suas ações no planeta terra. O fato literário é que até então, o escritor estava apenas ouvindo a voz como de muitas águas, da personagem que falava com ele naquele momento. Mas, neste ponto ele relata de que passou a comtemplar com o seu sentido da visão o Cristo glorificado, como Ele está hoje e sempre, ainda que o autor passe a descrevê-lo usando muita linguagem simbólica, dadas as circunstâncias em que ele se encontrava em Patmos.

CAÍ A SEUS PÉS COMO MORTO. Ao ver o Filho de Deus em seu estado glorificado, João teve uma reação de transe espiritual profundo. Como se diria em uma linguagem popular; ele teve um troço ou um desmaio, dado o choque que o vidente teve da visão beatifica do Cristo glorificado. O fato de o autor ter caído aos pés de Cristo, isso nos fala de uma atitude de reverência e adoração do vidente ao Cristo de Deus, porque na verdade ele reconheceu o senhorio de Cristo imediatamente, pela posição que Ele ocupa diante de Deus e de toda a criação. O escritor não estava morto, ele diz que ficou como morto, e isso nos revela o seu estado emocional em que ele ficou diante da magnitude da sua visão. João estava absolutamente admirado do que estava vendo.

E ELE PÔS SOBRE MIM A SUA DESTRA. Vendo o Cristo de Deus a situação de fragilidade do velho João diante dos seus pés, Ele tomou uma atitude imediata em fortalecer e confortar o seu servo. O autor nos faz saber que o Cristo glorificado lhe tocou com a sua mão, e certamente neste momento, deve ter saído virtude do próprio Senhor Jesus Cristo, que passou a fortalecer e animar o seu amigo João. Nos evangelhos da biografia de Cristo encontramos várias referências sobre o toque milagroso e poderoso do Filho de Deus em realizar e prodigalizar seus feitos maravilhosos e neste momento não foi diferente, com seu toque ungido o Filho de Deus estava transmitindo força ao fraco e frágil João, que estava agora debilitado.

DIZENDO-ME: NÃO TEMAS. Além de tocar com sua destra no frágil homem que ali estava, o Cristo glorificado lhe dirigiu palavras de ânimo e de encorajamento. Esta é uma das frases mais confortantes que nós encontramos na palavra de Deus, principalmente quando elas nos vêm nos momentos mais difíceis de nossas vidas. Geralmente quando estamos passando por problemas o Espírito de Deus nos fala ao coração estas palavras de encorajamento para prosseguirmos em nossa caminhada.

EU SOU O PRIMEIRO E O ÚLTIMO. Esta frase se referindo ao Filho de Deus nos fala de sua primazia e de que todas as coisas tem sua finalidade em Cristo Jesus. Cristo é proeminente em tudo e em todos e Ele é o Senhor dos eventos escatológicos futuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...