sábado, 22 de junho de 2019

Apocalipse 2:1

Apocalipse 2:1 - Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro.
ESCREVE. Ainda no primeiro capítulo deste livro, o Jesus glorificado manda que João escreva, conforme 1:19 - Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer. Portanto, o livro do apocalipse é uma Escritura fundamental para a igreja de Cristo, porque trata dos assuntos escatológicos mais importantes no cronograma das realizações futuras de Deus, com a igreja de Cristo, bem como com a humanidade. João escreveu o que Cristo lhe revelou sobre as verdades de Deus.

AO ANJO. Uma das designações mais claras sobre o nome “anjo” é mensageiro, e assim sendo, é provável que esta palavra se refira ao mensageiro da igreja de Cristo que estava em Éfeso. Neste momento de perseguição contra os líderes do cristianismo, falar o nome do líder local era colocar sua vida em risco, portanto, João chama o líder local de mensageiro, e quando a carta chegasse, a igreja sabia quem era.

DA IGREJA. A tradição cristã nos faz saber que João era vigiado por dois soldados romanos, e que sua carta seria levada até a comunidade cristã de Éfeso, pelas autoridades romanas, assim sendo, se João colocasse o nome do destinatário, consequentemente o seu amigo de ministério seria preso e morto pelas autoridades romanas, que neste tempo, estava prendendo e matando os líderes do cristianismo.

QUE ESTÁ EM ÉFESO. A cidade de Éfeso era a mais próxima de onde João estava preso, que era a Ilha de Patmos. Podemos afirmar que esta cidade era na realidade o centro cultural, religioso, comercial e político da Ásia Menor deste mesmo tempo. Há quem diga que depois da destruição de Jerusalém, o apóstolo João tenha escolhido esta cidade como igreja de apoio ao seu ministério, onde era o seu líder local, quando foi preso pelas autoridades romanas. João foi preservado da morte pela palavra de Cristo.

ISTO DIZ AQUELE. Este é o próprio Cristo glorificado que fala diretamente com o escritor deste livro escatológico, Cristo Jesus, o Filho de Deus, autor das revelações do conteúdo deste livro profético do Novo Testamento. Aprendemos com esta colocação feita por João que a mensagem do livro do Apocalipse não tem a autoria humana do próprio João, seu escritor, mas é uma revelação exclusiva da parte de Cristo Jesus.

QUE TEM A SUA DESTRA AS SETE ESTRELAS. As sete estrelas nos falam dos sete mensageiros que eram os líderes das igrejas locais para as quais as cartas estavam sendo enviadas. A palavra de Deus diz que somos astros no mundo, e outra vez, o próprio Cristo afirmou que os seus representantes são luz do mundo. Aqueles líderes locais eram sustentados pelas mãos de Cristo, recebendo proteção do Filho de Deus.

QUE ANDA NO MEIO DOS SETE CASTIÇAIS DE OUTRO. Já estes castiçais de ouro, são as sete igrejas da Ásia Menor para as quais as sete cartas estavam sendo enviadas. Esta é uma simbologia para representar o brilho da igreja em meio ao mundo de trevas, porque a igreja de Cristo é aqui na terra a mais perfeita representação da luz de Cristo. E o mais importante é que Cristo Jesus está sempre no meio de sua igreja, porque Ele prometeu que estaria com os seus remidos até a consumação dos séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...