sábado, 22 de junho de 2019

Apocalipse 2:3-4

Apocalipse 2:3-4 - E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
E SOFRESTE. Como a igreja de Cristo em Éfeso era muito importante na grande região da Ásia Menor, então, o império das trevas se utilizava dos mais variados métodos para perseguir os servos de Deus naquele lugar. As autoridades que representavam o império romano em Éfeso eram violentas e mandavam prender e até matar os líderes cristãos que manifestassem qualquer tipo de resistência às ordens do império. Bastava alguém se converter ao cristianismo para ser castigado de forma severa e preso.

E TENS PACIÊNCIA. Mais uma vez o Senhor Jesus Cristo fala sobre a paciência dos servos de Cristo naquele lugar, uma vez que, os remidos de Cristo em Éfeso já haviam sido provados de todos os modos, mas não negavam a fé em Cristo Jesus, o Filho de Deus. Havia neste mesmo tempo a deliberação dos líderes cristãos para que todos suportassem as provações com resignação, sem resistirem e revidarem aos inimigos.

E TRABALHASTE. Podemos afirmar que os servos de Cristo em Éfeso foram bastante importantes para a conquista da Ásia Menor para o reino de Cristo Jesus. Assim como a igreja de Filipos era a porta de entrada para a Europa, do mesmo modo, a cidade de Éfeso era também a porta de entrada do evangelho para toda a Ásia Menor. Paulo fez desta cidade sua base missionária para evangelizar toda esta região com o evangelho.

PELO MEU NOME. Em Israel, o próprio Senhor Jesus cuidou em fazer seu nome ser bem conhecido dos seus compatriotas judeus, bem como haviam os apóstolos do Senhor Jesus pregando sobre o nome de Cristo. Mas no mundo gentílico o Cristo de Deus não era bem conhecido, e precisava que os obreiros e servos do Senhor Jesus tornassem conhecido o Messias de Deus, que também é o Emanuel, Jesus de Nazaré. Trabalhar pelo nome de Cristo é pregar o evangelho Cristocêntrico para todos.

E NÃO TE CANSASTE. Todos os servos de Cristo sabem que haverá galardão certo para todos aqueles que fizerem legitimamente a obra do reino de Deus. A igreja primitiva tinha esperança que o Cristo de Deus voltaria a qualquer momento para galardoar aos seus escolhidos. Apocalipse 22:12 - Eis que sedo venho, e trago comido o meu galardão para dar a cada um, segundo a sua obra, esta é uma das promessas de Cristo.

TENHO, POREM, CONTRA TI. Como a igreja de Cristo em qualquer lugar do mundo é composta de seres humanos, então, não poderia ser jamais perfeita, sem apresentar nenhum defeito. E como a igreja é Dele, o Cristo de Deus tem que corrigir os seus defeitos, porque ele vem buscar uma igreja pura, sem mácula, por isso que, quando necessário, o Senhor Jesus aponta os erros do seu povo, e aplica a devida disciplina.

QUE DEIXASTE O TEU PRIMEIRO AMOR. Há quem diga, que o Senhor Jesus esteja falando sobre o seu primeiro mandamento, ensinado por Ele, que era “amar a Deus acima de qualquer coisa”. Mas também existem aqueles que falam do amor fraternal que os irmãos de Éfeso tinham uns pelos outros. No entanto, pelo que se vinha falando, é correto se pensar que o Senhor Jesus está se reportando ao primeiro amor pela obra de evangelização que esta igreja tinha antes, mas que havia esfriado agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...