domingo, 13 de junho de 2021

Atos 15:30-31

Atos 15:30-31 - Tendo eles então se despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta. E, quando a leram, alegraram-se pela exortação.
TENDO ELES. O escritor deste livro fala a respeito de Judas de Barsabás, que era irmão de José de Barsabás, ele que era um dos líderes importantes e respeitado na igreja de Jerusalém. Silas, que foi o segundo da equipe e que representava os líderes da igreja matriz. Barnabé, que era um missionário transcultural enviado pelos apóstolos para administrar a igreja gentílica em Antioquia da Síria, e por fim, Paulo, que desta vez foi bem recebido pelos apóstolos, e que estava ali para defender a Igreja gentílica. ENTÃO SE DESPEDIDO. Não temos como saber quanto tempo os missionários Barnabé e Paulo ficaram em Jerusalém, porem, o que podemos prevê é que aquela missão na igreja matriz foi importante para eles, e muito mais importante para as igrejas gentílicas. Agora era o momento de sair da igreja-mãe porque o que eles vieram buscar já havia recebido, e saíram de Jerusalém satisfeitos e vitoriosos na missão. PARTIRAM PARA ANTIOQUIA. Acreditamos que os corações dos missionários estavam batendo forte, com o sucesso da missão que vieram cumprir em Jerusalém. A vinda de Antioquia para se encontrarem com os líderes de Jerusalém deve ter sido de grande preocupação para Paulo e Barnabé, porque não tinham como saber o resultado daquela missão. Todavia, o retorno para a igreja gentílica de Antioquia da Síria era só alegria, e certamente os missionários estavam ansiosos por chegarem depressa lá. E AJUNTANDO A MULTIDÃO. A chegada dos missionários já era bastante esperada, porque a igreja de Cristo naquela cidade aguardava ansiosa, o resultado da consulta aos líderes de Jerusalém. Não temos como saber onde que aconteceu esta grande reunião de Paulo, Barnabé, judas de Barsabás e Silas, se foi na rua, se alugaram um espaço público, se foi em praça pública ou na residência de um irmão, difícil de saber. ENTREGARAM A CARTA. O mais importante naquele momento era justamente o documento que os apóstolos, os anciãos e a igreja de Jerusalém enviaram para a igreja irmã de Antioquia da Síria, porque esta carta serviria de acordo da igreja matriz com as demais igrejas coirmãs que surgiriam daqui para diante no mundo gentílico. Além de que este documento também serviria para debelar as discórdias dos judeus e gentios. E QUANDO A LERAM. Podemos conjecturar que este foi um momento de grande expectativa para todos que estavam presentes naquela grande reunião, e leram o seguinte: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá. Pelo que se ver, não havia necessidade nem dos missionários terem ido a Jerusalém. ALEGRARA-SE PELA EXORTAÇÃO. Por essa reação da igreja gentílica de Antioquia da Síria, é correto dizer que estas coisas já eram praticadas pelos gentios convertidos ao cristianismo. Com isso, entendemos que nada mudou no estilo de vida dos irmãos que faziam parte da igreja de Cristo naquele lugar. No entanto, o resultado foi mais que positivo, porque agora Paulo estava municiado para defender os seus pontos de vistas quanto aos gentios convertidos ao cristianismo, em não guardarem a lei de Moisés.

Atos 15:29

Atos 15:29 - Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.
QUE VOS ABSTENHAIS. Se comparado o montante dos mandamentos que haviam na legislação de Moisés, as proibições colocadas pelos líderes da igreja matriz de Jerusalém não significava quase nada. Provavelmente estas coisas já eram evitadas pelos cristãos legalistas, porque até certo ponto o novo cristianismo fundado por Cristo e desenvolvido pelos líderes da igreja primitiva guardavam as tradições mais importantes do judaísmo, até porque as Escrituras usadas por eles eram dos hebreus. DAS COISAS SACRIFICADAS AOS ÍDOLOS. Neste caso, Tiago aplica a mesma regra que já era praticada no judaísmo e que também já era adotada pelo mais recente cristianismo no tocante ao politeísmo. Uma das coisas mais abominável que o ser humano pode fazer contra o Deus único e verdadeiro, são a adoração e a veneração aos ídolos e as imagens de esculturas. Somente o Criador é digno de nossa adoração. E DO SANGUE E DA CARNE SUFOCADA. Essa era uma proibição do judaísmo, porque os judeus acreditavam que a vida estava no sangue, e a vida era de Deus, portanto, não deveria ser ingerida por ninguém. Nas culturas pagas havia outro conceito em que nos sacrifícios religiosos a carne era comida pelos participantes dos rituais de magia negra, enquanto que o sangue dos animais era oferecido aos seus ídolos ou demônios. E DA PROSTITUIÇÃO. Já no que diz respeito a esta proibição o judaísmo era mais flexível do que o cristianismo passou a adotar como disciplina, uma vez que para os seguidores do judaísmo, em determinado casos era permitido o concubinato, o que pode ser chamado em determinados casos de poligamia. Essa proibição dizia respeito ao adultério, a prevaricação, a fornicação e todos os tipos de pecados ilícitos do sexo. DAS QUAIS COISAS BEM FAZEIS. Geralmente os ensinadores da lei de Moisés sempre que faziam a exposição de qualquer parte dos seus estatutos ou mandamentos terminavam como que fazendo algum tipo de maldição a quem não cumprisse tais ordenanças. No caso dos gentios convertidos ao cristianismo, os líderes de Jerusalém não fizeram nenhuma ameaça, pelo contrário, foram brandos com eles, democráticos. SE VOS GUARDARDES. Da forma com que os cristãos legalistas estavam imponto, aqueles mesmo que vieram com Barnabé e Paulo para Jerusalém, não havia nenhuma condição dos gentios seguirem as regras. Porque eles queriam que eles fossem circuncidados e guardassem toda a lei de Moisés. Agora, o que esta carta requeria era algo que não atrapalhava em nada a vida dos gentios que agora eram cristãos. BEM VOS VÁ. Geralmente, as saudações nas correspondências de um judeu para outro era a paz de Deus. Nas saudações das cartas enviadas para as igrejas com judeus e gentios, normalmente a saudação seria a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo. Já em cartas enviadas para igrejas predominantemente composta por gentios a saudação seria a graça vos seja multiplicada. Neste caso, a saudação da igreja de Jerusalém para a igreja da Antioquia foi uma saudação no estilo da cultura romana do que cristão.

Atos 15:27-28

Atos 15:27-28 - Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas. Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias.
ENVIAMOS, PORTANTO, JUDAS E SILAS. É provável que houvesse mais pessoas que estavam sendo enviadas, porque um pouco antes, Tiago fala em eleger alguns homens para acompanhar a Barnabé e a Paulo (Atos 15:22,25). Há quem diga que Judas, chamado Barsabás e Silas fossem homens que fizeram parte dos setenta discípulos enviados por Jesus a pregar o evangelho das boas novas na Galiléia. O que podemos acrescentar sobre estes dois discípulos é que eram pessoas de confiança dos líderes. OS QUAIS POR PALAVRAS. É claro que a carta oficial enviada com a autoridade dos apóstolos, dos anciãos e aprovada pela igreja de Jerusalém era o suficiente para que a igreja gentílica de Antioquia da Síria acreditasse no seu conteúdo. Além da confirmação feita por Paulo e Barnabé seria suficiente. Mas as palavras de Judas, chamado Barsabás e de Silas serviriam de testemunho ocular da veracidade da carta. VOS ANUNCIARÃO TAMBÉM AS MESMAS COISAS. Não que os líderes da igreja matriz de Jerusalém desconfiassem que Barnabé e Paulo não tinham autoridade o suficiente para dar veracidade ao documento que estava sendo enviado. Mas a carta e a presença de Judas, chamado Barsabás e de Silas tirava dos cristãos legalistas na igreja da Antioquia da Síria qualquer argumento em contrário, resolver assim o impasse. NA VERDADE PARECEU BEM. Um pouco antes, Lucas escreveu algo muito parecido com o que ele expõe neste versículo, em Atos 15:22,25 - Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos. Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo. Houve um consenso geral. AO ESPÍRITO SANTO E A NÓS. Agora, Tiago dá mais autoridade a carta que eles estavam enviando para a igreja de Cristo em Antioquia da Síria, ao atribuir a pessoa do Espírito Santo a orientação que estava sendo exposta na decisão do colegiado. Ao mesmo tempo, o líder da igreja matriz de Jerusalém assume a responsabilidade do que estava sendo escrito, porque tinha o aval dos apóstolos, dos anciãos e da igreja. NÃO VOS IMPOR MAIS ENCARGO ALGUM. Uma das coisas que este primeiro concílio de Jerusalém deixou bem claro é que havia diferença entre os judeus convertidos ao cristianismo dos gentios ou pagãos que do mesmo modo se convertiam ao verdadeiro cristianismo. Chegou-se a um consenso inteligente que os gentios que aceitavam a fé cristã, não suportariam as regras rígidas da legislação de Moisés para cumprir. SENÃO ESTAS COISAS NECESSÁRIAS. O versículo seguinte fala exatamente das coisas necessárias que os gentios deveriam se esforçar para guardarem, que são elas: Atos 15:29 - Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Já os cristãos legalistas queriam que os gentios se circuncidassem e cumprissem toda a lei.

Atos 15:25-26

Atos 15:25-26 - Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo. Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
PARECEU-NOS BEM. Um pouco antes, Lucas escreveu algo muito parecido com o que ele expõe neste versículo vinte e cinco, em Atos 15:22 - Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos. No que diz respeito a Tiago, ele fala em termos de representatividade, e como sendo o líder principal de Jerusalém escreve pelo grupo. REUNIDOS CONCORDEMENTE. Na realidade, o escritor, Lucas, faz uma síntese de tudo que aconteceu naquela grande reunião, mas na verdade, aconteceram várias consultas de Tiago para com os apóstolos, com os anciãos, bem como com a igreja coletivamente para que o colégio de líderes chegasse a um consenso sobre o que se devia escrever para a igreja gentílica de Antioquia da Síria, mas por fim houve acordo. ELEGER ALGUNS HOMENS. É provável que tenha sido escolhida uma delegação de muito mais do que dois dos irmãos citados por Lucas, que eram eles: Judas, chamado Barsabás e Silas. Estes dois são citados pelos seus nomes porque eram pessoas de destaque entre a equipe e que tinham maior representatividade da igreja matriz de Jerusalém. Estes homens teriam como missão testemunhar da veracidade da carta. E ENVIÁ-LOS COM OS NOSSOS AMADOS. É muito bom lermos neste ponto do livro de Atos os líderes de Jerusalém com um tratamento mais cordial quanto a Paulo de Tarso, porque das vezes anteriores que Paulo esteve com os apóstolos da igreja matriz eles não deram o devido valor ao grande apóstolo dos gentios. O que Paulo e Barnabé trariam como resposta de Jerusalém teria como autenticidade os acompanhantes. BARNABÉ E PAULO. Barnabé já era um homem muito respeitado pelas lideranças da igreja matriz de Jerusalém, sendo um missionário transcultural enviado pelas igrejas da Judéia para pregar o evangelho de Cristo na Antioquia e região. Já quanto a Paulo, desde que se converteu ao cristianismo que vinha recebendo o apoio de Barnabé no que diz respeito a pregar as boas novas de Cristo. O apoio de Barnabé foi importante. HOMENS QUE JÁ EXPUSERAM AS SUAS VIDAS. Não era nada fácil para quem confessava o nome de Cristo como sendo o Messias prometido por Deus, principalmente para as lideranças da igreja primitiva, que foram duramente perseguidos e muitos deles foram mortos por amor a Jesus Cristo. Estes homens enviados pelos líderes da igreja de Jerusalém já haviam sido provados por Cristo. PELO NOME DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Essa declaração de Tiago nos faz chegar à conclusão que estes irmãos que seriam enviados juntamente com Barnabé e com Paulo de Tarso, já haviam sido tentados a negarem o nome de Cristo, mas que não negaram, porem, confessaram a Jesus como Senhor e Salvador. Encontramos mais uma vez o título completo do Filho de Deus em reconhecimento que Ele é Rei dos reis e Senhor dos Senhores. Jesus é o nome próprio do Messias e Cristo fala de sua missão.

Atos 15:24

Atos 15:24 - Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento.
PORQUANTO OUVIMOS QUE ALGUNS. Tiago se refere ao que Lucas escreve em Atos 15:1 - Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos. Estes cristãos legalistas pregavam em Antioquia da Síria que antes de se tornarem cristãos, os novos convertidos do paganismo para o cristianismo tinham que primeiro se tornarem seguidores do judaísmo, coisa que os missionários, Barnabé e Paulo não aceitavam. QUE SAÍRAM DENTRE NÓS. O mesmo que tinha acontecido na igreja gentílica de Antioquia da Síria e região foi o que também aconteceu nas igrejas da Galácia, o que gerou um grande combate de Paulo. Gálatas 2:12 - Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. Cristãos legalistas. VOS PERTUBAM COM PALAVRAS. Estes legalistas maus intencionados devem ter ficado envergonhados porque o líder principal da igreja de Jerusalém, diante de todos os líderes e perante toda a igreja matriz disse que eles estavam ensinando heresias, quanto à igreja de Cristo em Antioquia da Síria. Aprendemos com Tiago, irmão do Senhor Jesus, que se o ensino não for correto, produz perturbação e não edificação. E TRANSTORNAM A VOSSA ALMA. Paulo ensinava que a lei não pode salvar, nem justificar a ninguém, conforme Gálatas 2:16 - Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. Basta à fé em Cristo Jesus, o Salvador. DIZENDO QUE DEVEIS CIRCUNCIDAR-VOS. A circuncisão foi um pacto estabelecido entre Abraão e Deus, bem como com os seus descendentes, o que foi confirmada para os seguidores da lei de Moisés. Os gentios convertidos ao cristianismo não estavam obrigados a se circuncidar, porque agora eles seguiam ao cristianismo e não ao judaísmo. Até hoje, muitos não sabem essa diferença do judaísmo para o cristianismo. E GUARDAR A LEI. A circuncisão esta ligada diretamente a obrigação de guardar a legislação de Moisés, porque o próprio ato de circuncidar o menino judeu era um pacto de fidelidade à lei de Moisés, e quem fosse circuncidado se não guardasse a lei de Moisés era maldito pela própria lei. O entendimento de Tiago, e era isso que Paulo ensinava, que os gentios convertidos ao Cristianismo não é obrigado a guardar a lei. NÃO LHES TENDO NÓS DADO MANDAMENTO. Barnabé foi um missionário enviado pelos líderes de Jerusalém, mas que não ensinava que os gentios convertidos ao cristianismo tinham que ser circuncidados, nem que deviam guardar a lei. Mas os cristãos legalistas que foram para Antioquia da Síria, queriam ao bel prazer mandar nos irmãos daquela igreja, sem, no entanto, serem enviados pelos apóstolos. Agora, estes intrusos legalistas estavam envergonhados e o nome de Cristo foi glorificado.

Atos 15:23

Atos 15:23 - E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde.
E POR INTERMÉDIO DELES ESCREVERAM O SEGUINTE. Esta era uma correspondência simples que servia de comunicação da igreja matriz de Jerusalém para uma outra igreja sede, que estava no mundo gentílico na cidade de Antioquia da Síria. O conteúdo esta correspondência serviria como instrução dos líderes principais do cristianismo deste tempo, mas também como documento oficial que poria fim a uma contenda que poderia dividir o rebanho de Cristo em Antioquia e noutras localidades do mundo. OS APÓSTOLOS. Estes apóstolos eram os onze originais, mais Matias que tomou o lugar de Judas Iscariotes, o que traiu o Senhor Jesus, e que ele próprio cometeu o seu suicídio, e por fim, Tiago, irmão do Senhor, o líder principal da igreja matriz de Jerusalém. Tudo indica que no primeiro século de nossa era cristã, o ministério cristão manteve no topo de sua hierarquia os chamados apóstolos, com Tiago e Paulo. E OS ANCIÃOS. É interessante observar que até o momento, nas narrativas do livro de Atos dos Apóstolos ainda não aparece à figura do pastor, como se destaca nos dias de hoje. Estes anciãos eram também chamados de presbíteros que ocupavam lideranças importantes nas comunidades cristãs locais, porque eram eles, quem representavam o ministério em cada localidade, os anciãos eram os líderes das igrejas locais de Cristo. E OS IRMÃOS. Percebe-se que as lideranças da igreja de Cristo em seus primórdios adotavam como modelo de administração a democracia cristã, com a participação dos principais líderes das igrejas, que eram justamente os apóstolos, bem como com a participação das lideranças locais de cada comunidade cristã, os anciãos e por último, que era muito importante, a participação da igreja, que decidiam tudo para todos. AOS IRMÃOS DENTRE OS GENTIOS. Esta carta enviada pelas lideranças da igreja de Jerusalém não era direcionada para os judeus convertidos ao cristianismo que faziam parte da igreja em Antioquia da Síria, mas suas recomendações e exortações serviam de instrução para os gentios convertidos para o cristianismo que faziam parte da igreja em Antioquia. É provável que estes ensinos serviram para as demais igrejas também. QUE ESTÃO EM ANTIOQUIA. Grande parte dos comentaristas concordam que na cidade de Antioquia da Síria já havia, neste momento do cristianismo, uma grande comunidade cristã, que passou a funcionar como mais um núcleo do cristianismo no mundo gentílico. Acreditamos que de início, como neste momento, a igreja de Jerusalém ainda exercia controle, sobre as igrejas todas, mais depois não mais. E SÍRIA E CILÍCIA, SAÚDE. Três lugares distintos são mencionados por Lucas, a cidade de Antioquia da Síria, a Síria como uma região muito maior, e por fim a Cilícia. No que diz respeito às duas primeiras localidades Barnabé fez um trabalho de evangelização antes de Paulo, também depois juntamente com Paulo. Já no que diz respeito à Cilícia, podemos ter certeza que foi justamente o apóstolo dos gentios quem fez antes suas campanhas evangelísticas, quando estava em sua cidade natal, que era Tarso da Cilícia.

Atos 15:22

Atos 15:22 - Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos.
ENTÃO PARECEU BEM AOS APÓSTOLOS. As palavras de Tiago foram convincentes de que sua tese seria de grande proveito para os gentios convertidos ao cristianismo e que por sua defesa, dos elementos do judaísmo, algum tipo de elo permanecia entre o judaísmo e o cristianismo. Estes apóstolos eram os onze originais, mais Matias que tomou o lugar de Judas Iscariotes, o que traiu o Senhor Jesus, e que ele próprio cometeu o seu suicídio, e por fim, Tiago, irmão do Senhor, o líder de Jerusalém. E AOS ANCIÃOS. É interessante observar que até o momento, nas narrativas do livro de Atos dos Apóstolos inda não aparece à figura do pastor, como se destaca nos dias de hoje. Estes anciãos eram também chamados de presbíteros que ocupavam lideranças importantes nas comunidades cristãs locais, porque eram eles que representavam o ministério em cada localidade, os anciãos eram os líderes das igrejas. COM TODA A IGREJA. Percebe-se que as lideranças da igreja de Cristo em seus primórdios adotavam como modelo de administração a democracia cristã, com a participação dos principais líderes das igrejas, que eram justamente os apóstolos, bem como com a participação das lideranças locais de cada comunidade cristã e por último, que era muito importante, a participação da igreja, que decidiam tudo para todos. ELEGER HOMENS ENTRE ELES. Quando surgiu o problema, ainda lá na de Antioquia da Síria, a igreja local, juntamente com suas lideranças locais, resolveram enviar também uma representação para que com os cristãos legalistas viessem a Jerusalém em busca de resolverem o impasse. Agora, estava ocorrendo o inverso, depois de tomada a decisão adequada, estavam enviando uma representação para a Antioquia. E ENVIÁ-LOS COM PAULO E BARNABÉ A ANTIOQUIA. Parece-nos que os representantes dos cristãos legalistas que tinham vindo com Paulo e Barnabé foram descartados pelos apóstolos, mas que os dois líderes da igreja de Antioquia seriam enviados de volta revestidos de mais autoridade, porque agora tinha o aval dos líderes da igreja matriz de Jerusalém. Esta era Antioquia da Síria e não Antioquia da Pisídia. A SABER: JUDAS, CHAMADO BARSABÁS, E SILAS. Há quem diga que este Judas, chamado de Barsabás fosse irmão de José Barsabás que aparece em Atos 1:23 - Tudo indica que não somente o seu irmão, mas ele também como todos de sua família vinham acompanhando a Jesus desde que o mestre assumiu seu ministério. Silas a partir de então criou um elo de amizade com Paulo, o acompanhando em missões. HOMENS DISTINTOS ENTRE OS IRMÃOS. Judas Barsabás e Silas eram duas lideranças de destaques dentro da comunidade cristã de Jerusalém, já tendo comprovado de que estavam dispostos até darem suas próprias vidas em defesa da fé cristã. Eram pessoas de testemunho inquestionável perante a comunidade cristã, tendo vidas baseadas na santidade e dedicação ao serviço de Cristo, o nosso Salvador e do reino de nosso Deus. Estes dois homens seriam representantes direto dos apóstolos, dos anciãos e da igreja.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...