domingo, 13 de junho de 2021

Atos 15:22

Atos 15:22 - Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos.
ENTÃO PARECEU BEM AOS APÓSTOLOS. As palavras de Tiago foram convincentes de que sua tese seria de grande proveito para os gentios convertidos ao cristianismo e que por sua defesa, dos elementos do judaísmo, algum tipo de elo permanecia entre o judaísmo e o cristianismo. Estes apóstolos eram os onze originais, mais Matias que tomou o lugar de Judas Iscariotes, o que traiu o Senhor Jesus, e que ele próprio cometeu o seu suicídio, e por fim, Tiago, irmão do Senhor, o líder de Jerusalém. E AOS ANCIÃOS. É interessante observar que até o momento, nas narrativas do livro de Atos dos Apóstolos inda não aparece à figura do pastor, como se destaca nos dias de hoje. Estes anciãos eram também chamados de presbíteros que ocupavam lideranças importantes nas comunidades cristãs locais, porque eram eles que representavam o ministério em cada localidade, os anciãos eram os líderes das igrejas. COM TODA A IGREJA. Percebe-se que as lideranças da igreja de Cristo em seus primórdios adotavam como modelo de administração a democracia cristã, com a participação dos principais líderes das igrejas, que eram justamente os apóstolos, bem como com a participação das lideranças locais de cada comunidade cristã e por último, que era muito importante, a participação da igreja, que decidiam tudo para todos. ELEGER HOMENS ENTRE ELES. Quando surgiu o problema, ainda lá na de Antioquia da Síria, a igreja local, juntamente com suas lideranças locais, resolveram enviar também uma representação para que com os cristãos legalistas viessem a Jerusalém em busca de resolverem o impasse. Agora, estava ocorrendo o inverso, depois de tomada a decisão adequada, estavam enviando uma representação para a Antioquia. E ENVIÁ-LOS COM PAULO E BARNABÉ A ANTIOQUIA. Parece-nos que os representantes dos cristãos legalistas que tinham vindo com Paulo e Barnabé foram descartados pelos apóstolos, mas que os dois líderes da igreja de Antioquia seriam enviados de volta revestidos de mais autoridade, porque agora tinha o aval dos líderes da igreja matriz de Jerusalém. Esta era Antioquia da Síria e não Antioquia da Pisídia. A SABER: JUDAS, CHAMADO BARSABÁS, E SILAS. Há quem diga que este Judas, chamado de Barsabás fosse irmão de José Barsabás que aparece em Atos 1:23 - Tudo indica que não somente o seu irmão, mas ele também como todos de sua família vinham acompanhando a Jesus desde que o mestre assumiu seu ministério. Silas a partir de então criou um elo de amizade com Paulo, o acompanhando em missões. HOMENS DISTINTOS ENTRE OS IRMÃOS. Judas Barsabás e Silas eram duas lideranças de destaques dentro da comunidade cristã de Jerusalém, já tendo comprovado de que estavam dispostos até darem suas próprias vidas em defesa da fé cristã. Eram pessoas de testemunho inquestionável perante a comunidade cristã, tendo vidas baseadas na santidade e dedicação ao serviço de Cristo, o nosso Salvador e do reino de nosso Deus. Estes dois homens seriam representantes direto dos apóstolos, dos anciãos e da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...