segunda-feira, 14 de junho de 2021

Atos 15:36

Atos 15:36 - E alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão.
E ALGUNS DIAS DEPOIS. Os trabalhas em Antioquia da Síria estava as mil maravilhas, o Espírito Santo usando Paulo, Barnabé, Silas e muitos outros pregadores para anunciar o evangelho das boas novas de Cristo para a sociedade daquele lugar, além destes homens de Deus usarem bem o expediente do discipulado cristão para edificação do povo de Deus. Certamente o ministério crescia com uma estrutura que dava prazer aos principais líderes locais daquela comunidade cristã, que estava bem e se crescendo. DISSE PAULO A BARNABÉ. Pelo que se percebe, estes dois eram os principais líderes da igreja do Senhor naquele lugar, em que Barnabé tendo chegado primeiro, como sendo um missionário oficial da igreja de Jerusalém fazia de tudo para que as coisas transcorressem da melhor forma possível. Já Paulo, que veio depois, e que contava com o apoio total de Barnabé vinha sendo muito útil na pregação e no discipulado. TORNEMOS A VISITAR. Paulo tinha a chamada missionária e esta obra era uma chama acessa na sua alma, ao ponto dele se incomodar pelo fato de ficar por algum tempo em um mesmo lugar. Por isso que Paulo se tornou, com o passar do tempo o apóstolo dos gentios, porque ele era impulsionado a fazer suas campanhas evangelísticas sem parar, além de cuidar do discipulado dos novos convertidos a Cristo, ganhos por ele. NOSSOS IRMÃOS. O apóstolo dos gentios tinha uma profunda consciência que não era nada fácil para alguém novo convertido se firmar nos caminhos do evangelho, por isso que ele se preocupava em fazer um sólido discipulado cristão, para que os irmãos se firmassem nas doutrinas de Cristo. Certamente passava na mente do apóstolo de Cristo a preocupação com aquelas vidas que ouvindo sua palavra se converteram. EM TODAS AS CIDADES. Temos então o começo da segunda viagem missionária de Paulo até chegar às portas da antiga Europa. Na primeira viagem missionária Paulo esteve com Barnabé, mas nesta segunda missão ele foi com Silas. As narrativas que temos a nossa frente nos faz ver que Paulo chegou à Chipre, à Panfília, à grande região da Licaônia, à Salamina, à Pafos, à Perge, à Icônio, a Listra, a Derbe, a Antioquia da Pisídia e muitos outros lugares, sempre pregando o evangelho e discipulando a igreja. EM QUE JÁ ANUNCIAMOS A PALAVRA DO SENHOR. Este era o carro forte do ministério de Paulo, pregar a palavra de Deus, a tempo e fora de tempo. Na primeira viagem missionária, como foi um trabalho mais corrido, podemos conjecturar que Paulo e Barnabé tenha apenas pregado o evangelho nas cidades onde se concentravam o maior número de moradores, mas agora, pregavam nas aldeias. PARA VER COMO ESTÃO. Era boa e positiva esta preocupação do apóstolo dos gentios, não há dúvida que a saudade bateu a porta de seu coração dos seus filhos na fé, aqueles mesmos que ele viu nascer no caminho da fé, ao se converterem a Cristo e que agora desejava ardentemente ver como estavam na fé em Cristo. Esta característica de Paulo é a marca de todo aquele que se preocupa com as almas vivas.

Atos 15:34-35

Atos 15:34-35 - Mas pareceu bem a Silas ficar ali. E Paulo e Barnabé ficaram em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor.
MAS PARECEU BEM A SILAS. A igreja matriz de Jerusalém já tinha lideranças demais, uns se chocando com os outros. Não sabemos qual era de fato a ocupação de Silas na obra de Deus ali na Judéia, mas tudo indica que ele não estava produzindo o quanto pretendia efetivamente. Agora, em Antioquia, Silas percebeu que tinha como fazer uma grande obra para o reino de Cristo, como pregador da palavra de Deus e como alguém que poderia ser muito mais útil do que estava realmente sendo em Jerusalém. FICAR ALI. Há quem diga que Silas tenha retornado a Jerusalém, mas somente o tempo o suficiente para buscar seus pertences e mudar de vez para a igreja gentílica de Antioquia da Síria, onde ele foi muito bem acolhido por Paulo, Barnabé e toda a igreja do Senhor naquela cidade. Deus tinha uma nova missão para a vida de Silas, o que o desenrolar dos fatos passa a nos mostrar, além de que ele seria útil a Paulo na missão. E PAULO E BARNABÉ. Até o momento, estes dois homens de Deus estavam com o mesmo propósito em fazerem a obra de Deus juntos, com uma amizade proveitosa em torno dos mesmos propósitos e missão. Barnabé vem se destacando como aquele homem de Deus que deu todo apoio a Paulo para que este se tornasse quem ele já era como liderança do cristianismo, sempre avançando mais e mais na obra de Cristo. FICARAM EM ANTIOQUIA. Quando a Barnabé, na realidade ele era um missionário da igreja de Jerusalém, enviado pelos apóstolos, pelos anciãos e pela comunidade cristã da capital de Israel. Já quanto a Paulo, não temos como saber se ele já era adotado como missionário oficial dos líderes de Jerusalém, o que podemos perceber é que ele tinha total apoio de Barnabé, como sendo o líder local de Antioquia e que a igreja de Cristo lhe fornecia absoluto apoio, como pregador do evangelho e ensinador. ENSINANDO E PREGANDO. Temos aqui duas palavras que parecem querer dizer a mesma coisa, mas no fundo, no fundo, tratam de coisas diferentes. O ensino da palavra de Deus se trata do discipulado cristão, bem como da transmissão das doutrinas fundamentais do cristianismo. Já a pregação se trata mais da divulgação do evangelho das boas novas de Cristo para aquelas pessoas não convertidas a Cristo. COM MUITOS OUTROS. Como núcleo das igrejas gentílicas, Antioquia da Síria passou a ser um grande centro de atividades da igreja de Cristo. Certamente, esta comunidade cristã passou a receber muitos outros pregadores itinerantes, os chamados evangelistas vindos de Jerusalém e de Israel, além dos próprios discípulos que eram treinados por Barnabé, Paulo e Silas. Esta igreja crescia e se desenvolvia na graça. A PALAVRA DO SENHOR. Podemos conjecturar que Antioquia passou a ser um centro de preparação de pregadores da palavra de Deus, que se espalhavam por todas as partes cumprindo missões em prol do reino dos céus. O evangelho precisava chegar aos povos não alcançados, e os discípulos de Cristo em Antioquia entenderam muito bem o ide imperativo do Senhor Jesus. Não é a toa que esta igreja do mundo gentílico se tornou um celeiro de missionários enviados a outras partes do mundo gentílico.

Atos 15:32-33

Atos 15:32-33 - Depois Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram e confirmaram os irmãos com muitas palavras. E, detendo-se ali algum tempo, os irmãos os deixaram voltar em paz para os apóstolos.
DEPOIS JUDAS E SILAS. Estes dois homens de Deus foram os enviados pelos apóstolos, pelos anciãos e pela igreja de Jerusalém. Atos 15:22 - Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos. Ali estavam como representantes dos líderes de Jerusalém trazendo em mãos a carta que servia de orientação certa para os gentios de Antioquia. QUE TAMBÉM ERAM PROFETAS. De acordo com o que podemos acatar do Velho Testamento, os verdadeiros profetas de Deus foram aqueles que usados pelo Espírito de Deus exortavam os filhos de Israel a que se voltassem para a lei do Senhor. Já dentro das páginas do Novo Testamento observamos que este era um ofício que só ficava atrás do de apóstolo (Efésios 4:11). Estes profetas também eram os pregadores. EXORTARAM E CONFIRMARAM OS IRMÃOS. Esta colocação feita por Lucas em que diz que Judas e Silas exortaram os irmãos pode ser vista de dois modos, em que o primeiro fala de consolação, com uma mensagem de motivação, já o segundo diz respeito a transmitir uma palavra de fidelidade ao evangelho por parte da igreja de Antioquia. Já a afirmativa de que eles confirmavam aos irmãos fala do ensino da palavra de Deus. COM MUITAS PALAVRAS. Esta expressão do texto confirma que Judas e Silas eram profetas de Deus e que com disposição tinham o dom da pregação da palavra de Deus. Isso que é dito aqui pelo Dr. Lucas nos faz ver que Judas e Silas estavam em Antioquia da Síria, não somente como representantes dos líderes da igreja matriz de Jerusalém, mas que eles estavam dispostos a trabalhar e muito pela obra de Deus naquele lugar. E DETENDO-SE ALI ALGUM TEMPO. Os emissários da igreja de Jerusalém não estavam em Antioquia como os judaizantes que de princípio geraram uma confusão entre os cristãos judeus e os irmãos gentios convertidos ao cristianismo. Tudo indica que eles foram muito bem recebidos pela igreja cristã de Antioquia, ao ponto de gostarem de estar juntos com os irmãos, e sem dúvida foram bem recebidos por Paulo e Barnabé. OS IRMÃOS OS DEIXARAM VOLTAR EM PAZ. Não temos como saber se os líderes da igreja de Jerusalém tinham determinado um tempo para que eles fossem cumprir suas missões e voltassem para seus postos ali na região da Judéia. O que podemos deduzir do que nos é dito aqui é que os emissários da igreja de Jerusalém estavam liberados para voltarem as suas responsabilidades de antes, como líderes em Jerusalém. PARA OS APÓSTOLOS. Há quem diga que estes emissários enviados pelos líderes da igreja matriz de Jerusalém eram anciãos que estavam subordinados diretamente aos apóstolos de Jerusalém. Naquela época, a figura do pastor, era como se não existisse, sendo as lideranças locais chamadas de presbíteros ou de anciãos, que eram auxiliares diretos dos apóstolos. Como também há quem defenda que estes anciãos eram os setenta discípulos que foram comissionados por Cristo como pregadores (Lucas 10:1).

domingo, 13 de junho de 2021

Atos 15:30-31

Atos 15:30-31 - Tendo eles então se despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta. E, quando a leram, alegraram-se pela exortação.
TENDO ELES. O escritor deste livro fala a respeito de Judas de Barsabás, que era irmão de José de Barsabás, ele que era um dos líderes importantes e respeitado na igreja de Jerusalém. Silas, que foi o segundo da equipe e que representava os líderes da igreja matriz. Barnabé, que era um missionário transcultural enviado pelos apóstolos para administrar a igreja gentílica em Antioquia da Síria, e por fim, Paulo, que desta vez foi bem recebido pelos apóstolos, e que estava ali para defender a Igreja gentílica. ENTÃO SE DESPEDIDO. Não temos como saber quanto tempo os missionários Barnabé e Paulo ficaram em Jerusalém, porem, o que podemos prevê é que aquela missão na igreja matriz foi importante para eles, e muito mais importante para as igrejas gentílicas. Agora era o momento de sair da igreja-mãe porque o que eles vieram buscar já havia recebido, e saíram de Jerusalém satisfeitos e vitoriosos na missão. PARTIRAM PARA ANTIOQUIA. Acreditamos que os corações dos missionários estavam batendo forte, com o sucesso da missão que vieram cumprir em Jerusalém. A vinda de Antioquia para se encontrarem com os líderes de Jerusalém deve ter sido de grande preocupação para Paulo e Barnabé, porque não tinham como saber o resultado daquela missão. Todavia, o retorno para a igreja gentílica de Antioquia da Síria era só alegria, e certamente os missionários estavam ansiosos por chegarem depressa lá. E AJUNTANDO A MULTIDÃO. A chegada dos missionários já era bastante esperada, porque a igreja de Cristo naquela cidade aguardava ansiosa, o resultado da consulta aos líderes de Jerusalém. Não temos como saber onde que aconteceu esta grande reunião de Paulo, Barnabé, judas de Barsabás e Silas, se foi na rua, se alugaram um espaço público, se foi em praça pública ou na residência de um irmão, difícil de saber. ENTREGARAM A CARTA. O mais importante naquele momento era justamente o documento que os apóstolos, os anciãos e a igreja de Jerusalém enviaram para a igreja irmã de Antioquia da Síria, porque esta carta serviria de acordo da igreja matriz com as demais igrejas coirmãs que surgiriam daqui para diante no mundo gentílico. Além de que este documento também serviria para debelar as discórdias dos judeus e gentios. E QUANDO A LERAM. Podemos conjecturar que este foi um momento de grande expectativa para todos que estavam presentes naquela grande reunião, e leram o seguinte: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá. Pelo que se ver, não havia necessidade nem dos missionários terem ido a Jerusalém. ALEGRARA-SE PELA EXORTAÇÃO. Por essa reação da igreja gentílica de Antioquia da Síria, é correto dizer que estas coisas já eram praticadas pelos gentios convertidos ao cristianismo. Com isso, entendemos que nada mudou no estilo de vida dos irmãos que faziam parte da igreja de Cristo naquele lugar. No entanto, o resultado foi mais que positivo, porque agora Paulo estava municiado para defender os seus pontos de vistas quanto aos gentios convertidos ao cristianismo, em não guardarem a lei de Moisés.

Atos 15:29

Atos 15:29 - Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.
QUE VOS ABSTENHAIS. Se comparado o montante dos mandamentos que haviam na legislação de Moisés, as proibições colocadas pelos líderes da igreja matriz de Jerusalém não significava quase nada. Provavelmente estas coisas já eram evitadas pelos cristãos legalistas, porque até certo ponto o novo cristianismo fundado por Cristo e desenvolvido pelos líderes da igreja primitiva guardavam as tradições mais importantes do judaísmo, até porque as Escrituras usadas por eles eram dos hebreus. DAS COISAS SACRIFICADAS AOS ÍDOLOS. Neste caso, Tiago aplica a mesma regra que já era praticada no judaísmo e que também já era adotada pelo mais recente cristianismo no tocante ao politeísmo. Uma das coisas mais abominável que o ser humano pode fazer contra o Deus único e verdadeiro, são a adoração e a veneração aos ídolos e as imagens de esculturas. Somente o Criador é digno de nossa adoração. E DO SANGUE E DA CARNE SUFOCADA. Essa era uma proibição do judaísmo, porque os judeus acreditavam que a vida estava no sangue, e a vida era de Deus, portanto, não deveria ser ingerida por ninguém. Nas culturas pagas havia outro conceito em que nos sacrifícios religiosos a carne era comida pelos participantes dos rituais de magia negra, enquanto que o sangue dos animais era oferecido aos seus ídolos ou demônios. E DA PROSTITUIÇÃO. Já no que diz respeito a esta proibição o judaísmo era mais flexível do que o cristianismo passou a adotar como disciplina, uma vez que para os seguidores do judaísmo, em determinado casos era permitido o concubinato, o que pode ser chamado em determinados casos de poligamia. Essa proibição dizia respeito ao adultério, a prevaricação, a fornicação e todos os tipos de pecados ilícitos do sexo. DAS QUAIS COISAS BEM FAZEIS. Geralmente os ensinadores da lei de Moisés sempre que faziam a exposição de qualquer parte dos seus estatutos ou mandamentos terminavam como que fazendo algum tipo de maldição a quem não cumprisse tais ordenanças. No caso dos gentios convertidos ao cristianismo, os líderes de Jerusalém não fizeram nenhuma ameaça, pelo contrário, foram brandos com eles, democráticos. SE VOS GUARDARDES. Da forma com que os cristãos legalistas estavam imponto, aqueles mesmo que vieram com Barnabé e Paulo para Jerusalém, não havia nenhuma condição dos gentios seguirem as regras. Porque eles queriam que eles fossem circuncidados e guardassem toda a lei de Moisés. Agora, o que esta carta requeria era algo que não atrapalhava em nada a vida dos gentios que agora eram cristãos. BEM VOS VÁ. Geralmente, as saudações nas correspondências de um judeu para outro era a paz de Deus. Nas saudações das cartas enviadas para as igrejas com judeus e gentios, normalmente a saudação seria a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo. Já em cartas enviadas para igrejas predominantemente composta por gentios a saudação seria a graça vos seja multiplicada. Neste caso, a saudação da igreja de Jerusalém para a igreja da Antioquia foi uma saudação no estilo da cultura romana do que cristão.

Atos 15:27-28

Atos 15:27-28 - Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas. Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias.
ENVIAMOS, PORTANTO, JUDAS E SILAS. É provável que houvesse mais pessoas que estavam sendo enviadas, porque um pouco antes, Tiago fala em eleger alguns homens para acompanhar a Barnabé e a Paulo (Atos 15:22,25). Há quem diga que Judas, chamado Barsabás e Silas fossem homens que fizeram parte dos setenta discípulos enviados por Jesus a pregar o evangelho das boas novas na Galiléia. O que podemos acrescentar sobre estes dois discípulos é que eram pessoas de confiança dos líderes. OS QUAIS POR PALAVRAS. É claro que a carta oficial enviada com a autoridade dos apóstolos, dos anciãos e aprovada pela igreja de Jerusalém era o suficiente para que a igreja gentílica de Antioquia da Síria acreditasse no seu conteúdo. Além da confirmação feita por Paulo e Barnabé seria suficiente. Mas as palavras de Judas, chamado Barsabás e de Silas serviriam de testemunho ocular da veracidade da carta. VOS ANUNCIARÃO TAMBÉM AS MESMAS COISAS. Não que os líderes da igreja matriz de Jerusalém desconfiassem que Barnabé e Paulo não tinham autoridade o suficiente para dar veracidade ao documento que estava sendo enviado. Mas a carta e a presença de Judas, chamado Barsabás e de Silas tirava dos cristãos legalistas na igreja da Antioquia da Síria qualquer argumento em contrário, resolver assim o impasse. NA VERDADE PARECEU BEM. Um pouco antes, Lucas escreveu algo muito parecido com o que ele expõe neste versículo, em Atos 15:22,25 - Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos. Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo. Houve um consenso geral. AO ESPÍRITO SANTO E A NÓS. Agora, Tiago dá mais autoridade a carta que eles estavam enviando para a igreja de Cristo em Antioquia da Síria, ao atribuir a pessoa do Espírito Santo a orientação que estava sendo exposta na decisão do colegiado. Ao mesmo tempo, o líder da igreja matriz de Jerusalém assume a responsabilidade do que estava sendo escrito, porque tinha o aval dos apóstolos, dos anciãos e da igreja. NÃO VOS IMPOR MAIS ENCARGO ALGUM. Uma das coisas que este primeiro concílio de Jerusalém deixou bem claro é que havia diferença entre os judeus convertidos ao cristianismo dos gentios ou pagãos que do mesmo modo se convertiam ao verdadeiro cristianismo. Chegou-se a um consenso inteligente que os gentios que aceitavam a fé cristã, não suportariam as regras rígidas da legislação de Moisés para cumprir. SENÃO ESTAS COISAS NECESSÁRIAS. O versículo seguinte fala exatamente das coisas necessárias que os gentios deveriam se esforçar para guardarem, que são elas: Atos 15:29 - Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Já os cristãos legalistas queriam que os gentios se circuncidassem e cumprissem toda a lei.

Atos 15:25-26

Atos 15:25-26 - Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo. Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
PARECEU-NOS BEM. Um pouco antes, Lucas escreveu algo muito parecido com o que ele expõe neste versículo vinte e cinco, em Atos 15:22 - Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos. No que diz respeito a Tiago, ele fala em termos de representatividade, e como sendo o líder principal de Jerusalém escreve pelo grupo. REUNIDOS CONCORDEMENTE. Na realidade, o escritor, Lucas, faz uma síntese de tudo que aconteceu naquela grande reunião, mas na verdade, aconteceram várias consultas de Tiago para com os apóstolos, com os anciãos, bem como com a igreja coletivamente para que o colégio de líderes chegasse a um consenso sobre o que se devia escrever para a igreja gentílica de Antioquia da Síria, mas por fim houve acordo. ELEGER ALGUNS HOMENS. É provável que tenha sido escolhida uma delegação de muito mais do que dois dos irmãos citados por Lucas, que eram eles: Judas, chamado Barsabás e Silas. Estes dois são citados pelos seus nomes porque eram pessoas de destaque entre a equipe e que tinham maior representatividade da igreja matriz de Jerusalém. Estes homens teriam como missão testemunhar da veracidade da carta. E ENVIÁ-LOS COM OS NOSSOS AMADOS. É muito bom lermos neste ponto do livro de Atos os líderes de Jerusalém com um tratamento mais cordial quanto a Paulo de Tarso, porque das vezes anteriores que Paulo esteve com os apóstolos da igreja matriz eles não deram o devido valor ao grande apóstolo dos gentios. O que Paulo e Barnabé trariam como resposta de Jerusalém teria como autenticidade os acompanhantes. BARNABÉ E PAULO. Barnabé já era um homem muito respeitado pelas lideranças da igreja matriz de Jerusalém, sendo um missionário transcultural enviado pelas igrejas da Judéia para pregar o evangelho de Cristo na Antioquia e região. Já quanto a Paulo, desde que se converteu ao cristianismo que vinha recebendo o apoio de Barnabé no que diz respeito a pregar as boas novas de Cristo. O apoio de Barnabé foi importante. HOMENS QUE JÁ EXPUSERAM AS SUAS VIDAS. Não era nada fácil para quem confessava o nome de Cristo como sendo o Messias prometido por Deus, principalmente para as lideranças da igreja primitiva, que foram duramente perseguidos e muitos deles foram mortos por amor a Jesus Cristo. Estes homens enviados pelos líderes da igreja de Jerusalém já haviam sido provados por Cristo. PELO NOME DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Essa declaração de Tiago nos faz chegar à conclusão que estes irmãos que seriam enviados juntamente com Barnabé e com Paulo de Tarso, já haviam sido tentados a negarem o nome de Cristo, mas que não negaram, porem, confessaram a Jesus como Senhor e Salvador. Encontramos mais uma vez o título completo do Filho de Deus em reconhecimento que Ele é Rei dos reis e Senhor dos Senhores. Jesus é o nome próprio do Messias e Cristo fala de sua missão.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...