terça-feira, 1 de junho de 2021

Atos 14:8-9

Atos 14:8-9 - E estava assentado em Listra certo homem leso dos pés, coxo desde o ventre de sua mãe, o qual nunca tinha andado. Este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos, e vendo que tinha fé para ser curado.
E ESTAVAS ASSENTADO EM LISTRA. Temos esta narrativa de Lucas que é um tanto parecida com o que ele contra no capítulo três deste livro envolvendo aos apóstolos Pedro e João. No caso do capítulo três de Atos, o paralítico ficava assentado junto à porta formosa do templo a mendigar. Há quem diga que esta expressão utilizada pelo autor de Atos dos Apóstolos aponta para a tese que este coxo citado neste caso era também alguém que ficava em um determinado lugar a pedir esmolas para viver. CERTO HOMEM LESO DOS PÉS. A discrição feita pelo Dr. Lucas, deste homem que foi curado por Cristo, usando a instrumentalidade de Paulo e Barnabé, faz com que o feito se tornasse mais notório ainda, com uma repercussão extraordinária. Este homem era absolutamente paralítico, em que nunca teve a oportunidade de se locomover sozinha, uma vez que, precisava de ajudantes para transportá-lo, quando deseja sair de lugar. DESDE O VENTRE DE SUA MÃE. Existem aqueles casos em que as pessoas nasceram com saúde perfeita, mas que por algum tipo de acidente a pessoa se torna paralítica de seus membros inferiores. Nestes casos, em que a criança já nascia com uma paralisia em suas pernas, eram casos difíceis, porque a sociedade julgava que tais pessoas traziam consigo mesma uma maldição familiar. Muitas vezes, as mães que tinham seus filhos com estes problemas sofriam demais porque se julgavam culpadas. O QUAL NUNCA TINHA ANDADO. Não temos como saber quantos anos esta pessoa já tinha, mas imaginamos que por muitos longos anos, esta pessoa se arrastava pelo chão para se locomover, porque ela já era um homem. Geralmente estas pessoas eram desprezadas pela sociedade e até mesmo pelos seus familiares, ao ponto de viverem em plena miséria econômica e para sobreviverem tinha que viver mendigando. ESSE OUVIU FALAR PAULO. A narrativa que o Dr. Lucas faz deste caso foi para mostrar que em Listra Deus criara uma situação para mostrar aos moradores daquele lugar que há um Deus Todo-poderoso, Criador de todas as coisas. Este homem era bastante conhecido na cidade de Listra ao ponto de alguém falar a seu respeito para Paulo, que era um pregador do evangelho de Cristo, mas que seria usado neste relevante milagre. QUE, FIXANDO NELE OS OLHOS. Paulo viu naquele homem uma oportunidade extraordinária de glorificar o nome de Cristo por meio de um grande milagre. O Espírito Santo encheu a Paulo de fé no nome de Jesus de que aquele homem poderia ser um instrumento de um prodígio, em que por meio do seu caso, o nome de Jesus ser reconhecido como o mais poderoso, como de fato é na realidade e na verdade. E VENDO QUE TINHA FÉ PARA SER CURADO. Encontramos muitos casos de milagres realizados pelo Senhor Jesus em que o Filho de Deus destaca a fé daquelas pessoas que receberam o seu milagre. O evangelho garante que a fé genuína em Cristo Jesus tem a eficácia de remover montanhas, e com isso entende-se que por meio da fé, as pessoas podem ser dignas de um milagre de Deus, como foi o caso deste homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...