terça-feira, 8 de junho de 2021

Atos 14:18-19

Atos 14:18-19 - E, dizendo isto, com dificuldade impediram que as multidões lhes sacrificassem. Sobrevieram, porém, uns judeus de Antioquia e de Icônio que, tendo convencido a multidão, apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, cuidando que estava morto.
E DIZENDO ISTO COM DIFICULDADE. Um verdadeiro alvoroço estava estabelecido, porque as pessoas não conheciam a verdade das Sagradas Escrituras, pois, queriam fazer de Paulo u deus. Na realidade, existem muitas pessoas que são idólatras, porque lhes falta o conhecimento da verdade de Deus, pois, tais pessoas seguem simplesmente os ensinos errados dos líderes religiosos do paganismo, que transmitem ao povo aquilo que não está de conformidade com os mandamentos de Deus. IMPEDIRAM QUE AS MULTIDÕES LHE SACRIFICASSEM. Não que os idólatras fossem sacrificar a Paulo e a Barnabé, mas eles desejavam render sacrifícios oferecidos aos homens de Deus. Houve de fato um grande esforço da parte dos servos de Deus para que as pessoas não praticassem uma heresia, até porque estes homens de Deus sabiam que não mereciam este tipo de veneração, pois só Deus deve ser adorado. SOBREVIERAM, PORÉM, UNS JUDEUS DE ANTIOQUIA E DE ICÔNIO QUE. Os seguidores do judaísmo sempre se posicionaram contra a nova aliança de Deus com a humanidade. Mataram os profetas de Deus, crucificaram o seu Messias, e perseguiam a todos os líderes do cristianismo. A história do apóstolo Paulo é um testemunho vivo do quanto os judeus se tornaram em todo tempo inimigos de Cristo e de sua igreja. TENDO CONVENCIDO A MULTIDÃO. O cristianismo era neste momento uma nova religião em formação, portanto, não contava ainda com a aceitação da sociedade. Já o judaísmo, como sendo uma religião antiga, em todas as cidades contava com uma ou mais sinagoga e com isso, ganhava mais e mais a credibilidade da população. Assim sendo, os líderes do judaísmo influenciavam de forma marcante a sociedade local. APEDREJARAM A PAULO. Como era difícil, mesmo momento da história do cristianismo ser um pregador do evangelho de Cristo. Não somente o apóstolo Paulo, mas quase todos os líderes da igreja primitiva sofreram as mais terríveis perseguições. Hoje, pelo menos em nosso país, e até o momento, somos privilegiados em termos liberdade para fazermos a obra de Deus, pregando o evangelho das boas novas. E O ARRASTARAM PARA FORA DA CIDADE. A sentença por pregar a verdade do evangelho era o escarnio da sociedade. O diabo com os seus demônios se utilizavam dos seus instrumentos para humilhar publicamente os servos de Cristo. Imagine uma grande multidão de pessoas cheias dos demônios arrastando pelas ruas um homem que não tinha cometido nenhum crime, mas apenas por pregar o evangelho de Jesus. CUIDANDO QUE ESTAVA MORTO. Certamente, o apóstolo dos gentios já estava completamente banhado de sangue, pois, tinha sido a bem pouco tempo apedrejado pelos seus algozes adversários, além de que havia sido arrastado pelo meio da rua, não sabemos por quantos quilômetros, e com isso, seu aspecto era de que já havia morrido. Já se diz que o ódio religioso, em muitos casos, é pior que a ação da vingança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...