terça-feira, 8 de junho de 2021

Atos 14:20-21

Atos 14:20-21 - Mas, rodeando-o os discípulos, levantou-se, e entrou na cidade, e no dia seguinte saiu com Barnabé para Derbe. E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio e Antioquia.
MAS, RODEANDO-O OS DISCÍPULOS. Estes discípulos eram aqueles que pela pregação do evangelho feita por Paulo e Barnabé haviam se convertido ao cristianismo, e agora seguiam os ensinos do evangelho de Cristo. Não muito tempo antes, em Antioquia os seguidores de Cristo foram chamados de cristãos pela primeira vez, porque desde os tempos de Cristo Jesus que os seguidores dos ensinos de Cristo eram chamados de discípulos. Discípulos, cristãos, protestantes, evangélicos e etc. seguidores de Cristo. LEVANTOU-SE E ENTROU NA CIDADE. Os adversários do evangelho perseguiram a Paulo, as multidões o apedrejaram de forma cruel, ele foi vergonhosamente arrastado pelas ruas da cidade, até ser jogado no monturo da cidade como morto. Mas não estava morto, ou se chegou a morrer, Deus o ressuscitou de entre os mortos para dar continuidade a sua importante missão de pregar o evangelho de Cristo, o Salvador. E NO DIA SEGUINTE SAIU COM BARNABÉ PARA DERBE. Provavelmente, os discípulos de Cristo, que eram filhos na fé do apóstolo Paulo e de Barnabé guardaram de maneira secreta os missionários, de forma que os inimigos do reino de Cristo não os acharam. Os missionários já haviam passado rapidamente em Derbe, Atos 14:6 - Sabendo-o eles, fugiram para Listra e Derbe, cidades de Licaônia, e para a província circunvizinha E TENDO ANUNCIADO O EVANGELHO NAQUELA CIDADE. Na primeira visita de Paulo e Barnabé pela cidade de Derbe, não houve nenhum tipo de oposição aos pregadores às boas novas de Cristo, e ali os missionários pregaram o evangelho (Atos 14:7). Tudo indica que na primeira passagem dos apóstolos por Derbe, não ficaram o tempo suficiente naquela cidade, para desenvolverem campanhas evangelistas mais fortes. E FEITO MUITOS DISCÍPULOS. Desta vez, os missionários se dedicaram por mais tempo em pregar o evangelho das boas novas da graça de Deus, e com isso ganharam muito mais vidas para o reino de Cristo. Paulo tomou como característica predominante em seu ministério fazer um forte trabalho de discipulado cristão em todas as cidades por onde passava, e só partia para outro lugar depois de realizar o trabalho de discipulado. VOLTARAM PARA LISTRA. Quanta coragem da parte dos missionários, Paulo e Barnabé, em voltarem para Listra, depois de Paulo quase ter sido morto pelos adversários do evangelho de Cristo. Certamente os missionários ficaram se comunicando com os discípulos que ficaram em Listra, e tomando conhecimento de que o momento era propício, então, foram para uma nova tentativa de evangelização. E ICÔNIO E ANTIOQUIA. Em Icônio eles já tinham pregado, Atos 13:51 - Sacudindo, porém, contra eles o pó dos seus pés, partiram para Icônio. Atos 14:1 - E aconteceu que em Icônio entraram juntos na sinagoga dos judeus, e falaram de tal modo que creu uma grande multidão, não só de judeus, mas de gregos. O livro de Atos fala sobre duas Antioquias, onde a primeira era da Síria e a segunda da Pisídia. Esta Antioquia citada neste versículo é a segunda, onde o evangelho foi pregado pelos missionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...