quarta-feira, 9 de junho de 2021

Atos 15:2

Atos 15:2 - Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão.
TENDO TIDO PAULO E BARNABÉ. Não temos como saber se os missionários tinham conhecimento do que estava acontecendo em Antioquia da Síria de quando eles estavam nos campos missionários pregando o evangelho de Cristo para a libertação dos gentios do paganismo. Agora, podemos conjecturar que foi grande a decepção de Paulo e Barnabé ao retornarem e ver com os próprios olhos o que os cristãos legalistas estavam implantando na igreja gentílica, transformando em sinagoga judaica. NÃO PEQUENA DISCUSSÃO E CONTENDA CONTRA ELES. Observamos que Paulo já tinha neste momento uma compreensão profunda do que seriam as igrejas formadas por judeus convertidos ao cristianismo, bem como e principalmente como seriam as igrejas formadas por gentios convertidos ao cristianismo. Tem-se então um verdadeiro combate entre Paulo e Barnabé contra os líderes invasores da igreja em Antioquia. RESOLVEU-SE QUE PAULO E BARNABÉ. Tudo indica que as defesas feitas por Paulo e Barnabé não foram o suficiente para convencer aos cristãos legalistas que os modos operantes nas igrejas gentílicas eram deferentes das igrejas em Israel. Estas mesmas controvérsias aconteceram mais tarde nas igrejas da Galácia, motivo pelo qual o apóstolo Paulo escreveu sua carta severa, combatendo o legalismo naquelas igrejas. E ALGUNS DENTRE ELES. De um lado, estavam Paulo e Barnabé, que tinham trabalhado na construção desta comunidade cristã, mesmo que Barnabé tenha sido enviado como missionário pelos líderes de Jerusalém. Do outro lado, estes “alguns dentre eles” que representavam os apóstolos de Jerusalém foram também acompanhando a comitiva até Jerusalém, a fim de resolver este impasse religioso. SUBISSEM A JERUSALÉM. Os líderes religiosos vindos de Jerusalém e que haviam se infiltrado na igreja gentílica de Antioquia da Síria não reconheceram a autoridade de Paulo e de Barnabé sobre as igrejas de Cristo no mundo gentílico. Por isso que foi decidido que eles subissem a igreja matriz de Jerusalém para que os apóstolos resolvessem este problema. Paulo e Barnabé para o bem da igreja foram com eles. AOS APÓSOLOS E AOS ANCIÃOS. Verdade é que as igrejas gentílicas ainda não tinham um núcleo forte o suficiente para que tomassem suas próprias decisões, por isso que Paulo ainda se submetia as autoridades da igreja em Jerusalém. Não está muito claro, mais ainda que indiretamente, Lucas nos deixa escapar que haviam dois tipos de lideranças na igreja de Jerusalém e em Israel, que eram os apóstolos e os presbíteros. SOBRE AQUELA QUESTÃO. O escritor fala diretamente sobre o primeiro concílio da igreja primitiva que teve uma importância fundamental no que diz respeito à unidade e união do cristianismo. Decisões importantes foram tomadas neste momento, apesar de que, os problemas não foram resolvidos, até porque a balança pesou mais em favor do legalismo do que da liberdade defendida por Paulo. A história futura demonstra que na prática Paulo venceu, e que as igrejas gentílicas foram libertas do legalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...