quarta-feira, 9 de junho de 2021

Atos 15:3

Atos 15:3 - E eles, sendo acompanhados pela igreja, passavam pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos.
E ELES, SENDO ACOMPANHADOS PELA IGREJA. O Dr. Lucas escreve a respeito de Paulo e Barnabé, eles que representavam nesta incursão a Jerusalém as igrejas gentílicas, que eram compostas de pagãos convertidos ao cristianismo. Mas também foi com eles um grupo de legalistas que desejavam impor o judaísmo para a igreja gentílica. Era costume das igrejas do primeiro século de nossa era cristã acompanhar os missionários até a próxima cidade em demonstração de apoio e companheirismo. PASSARAM PELA FENÍCIA. Esta era uma grande região que cobria mais de duzentos quilômetros na costa oriental do Mediterrâneo para onde fugiram os cristãos que tiveram de sair de Jerusalém logo após a morte de Estêvão. Por incrível que parece, estes mesmos que fugiram de Jerusalém até a Fenícia eram também judeus, um povo que perseguia os seus próprios irmãos por questões meramente ligadas a religião. E POR SAMARIA. Este distrito ficava encravado entre a Judéia e a Galiléia, considerada como uma região também gentílica pela mistura de povos ali residentes. Desde a época do próprio ministério do Senhor Jesus que esta região já vinha sendo evangelizada, portanto, é dado por certo que em Samaria já havia nesta época um bom número de discípulos do Senhor Jesus. A evangelização de Samaria era profética. CONTANDO A CONVERSÃO. O ministério de Paulo aos gentios cada vez mais se robustecia em que Deus lhe concedia graça aos gentios que lhe ouviam pregar as boas novas do evangelho de Cristo. Fazia parte do plano de Deus que os gentios se convertessem para Cristo, até porque, até a vinda do Messias de Deus somente Israel estava voltado para o Deus dos céus, mas com a vinda de Cristo a coisa mudou muito. DOS GENTIOS. Como de início os judeus endureceram seus corações para a mensagem do evangelho de Cristo, então, a graça de Deus foi derramada abundantemente sobre os demais povos daquela época, ao ponto de mais tarde a igreja de Cristo ser composta em sua grande maioria de gentios convertidos ao cristianismo. A esperança brotou nos corações daqueles que antes não buscavam de forma alguma a Deus. E DAVAM GRANDE ALEGRIA. Apesar da descriminação usual dos judeus quanto aos gentios, principalmente na sua participação no tradicional judaísmo, porem, o cristianismo chegou como um farol iluminador em que colocava todos os povos no mesmo trilho de volta para Deus, mediante a mediação de Cristo Jesus. O testemunho de Paulo e Barnabé servia de bálsamo para os corações dos gentios na igreja. A TODOS OS IRMÃOS. O cristianismo veio justamente para melhorar o relacionamento entre todos os seres humanos, os colocando no mesmo nível diante de Deus, porque depois da vinda de Cristo, o evangelho afirma que todos quantos recebem a Cristo como Senhor e Salvador se tornam filhos de Deus, aos que creem no nome bendito de Cristo Jesus. Era costume nos começos da igreja de Cristo que todos se considerassem irmãos uns dos outros, porque fazemos parte da família de Deus por meio de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...