quarta-feira, 9 de junho de 2021

Atos 15:4

Atos 15:4 - E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos, e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito para com eles.
E, QUANDO CHEGARAM A JERUSALÉM. Este era um momento decisivo para as igrejas gentílicas que já estavam espalhadas por várias partes do mundo, e que por meio das atividades de Paulo ainda iriam crescer muito mais, fora dos termos de Israel. Os indicativos nos mostra que Jerusalém ainda era o núcleo principal do cristianismo e que de Jerusalém partiam as principais ordenanças quanto ao funcionamento da igreja de Cristo. Apesar que, em Antioquia da Síria haviam lideranças fortes do cristianismo. FORAM RECEBIDOS PELA IGREJA. As lideranças de Jerusalém vinham acompanhando tudo que estava acontecendo com o movimento do cristianismo por todas as partes, por isso que Paulo e Barnabé contaram com uma boa recepção pela igreja de Cristo na igreja matriz. No caso de Paulo, mais ou menos três anos depois de sua conversão esteve em Jerusalém e nem lhe deram muita atenção, mais agora a coisa era diferente. E PELOS APÓSTOLOS. Quando da primeira vez que Paulo esteve com os apóstolos apenas Pedro forneceu um pouco de atenção ao desconhecido Saulo de Tarso, tendo este apresentado a Tiago, mas os demais não deram o devido valor a Paulo. Agora, como Paulo e Barnabé vinham representando a igreja cristã de Antioquia da Síria, então os apóstolos deram mais atenção aos missionários do reino de Deus e de Cristo. E ANCIÃOS. A título de hoje, nas principais denominações cristãs, a figura do pastor é quem recebe o maior destaque entre as lideranças da igreja moderna, mas não foi assim no primeiro século de nossa era cristã, em que a figura do pastor não tinha tanta importância como nos dias de hoje. Pelo que se percebe, depois da assunção de Cristo foram os apóstolos os líderes sendo auxiliados pela figura de um presbítero local. E LHES ANUNCIARAM QUÃO GRANDES COISAS. Verdade é que muitos milagres, prodígios e sinais Deus havia operado por intermédio dos missionários por onde eles passaram pregando o evangelho do reino de Deus. Todavia, o mais importante para Paulo e Barnabé era o fato de que Deus havia aberto a porta da salvação para com os gentios. Portanto, podemos conjecturar que Paulo dava testemunho da salvação. DEUS TINHA FEITO. Tudo que havia acontecido, nenhum mérito deveria ser atribuído a Paulo ou a Barnabé, mais sim ao Deus Todo-poderoso que havia realizado coisas grandes em apoio aos trabalhos realizados pelos missionários. De fato, quando qualquer um dos servos de Cristo fizer alguma coisa dentro da esfera do reino de Deus, não pode e nem deve dizer que é por sua capacidade, mas tudo é Deus quem faz. PARA COM ELES. A verdade é que Deus derramou em plenitude o seu Espírito Santo sobre a vida de Paulo e de Barnabé para que eles fossem instrumentos do poder divino a fim de fazer com dignidade a obra do reino de Cristo. A bíblia afirma que Deus não dá sua glória a ninguém, desta forma, se faz necessário que os obreiros do reino dos céus tenham cuidado em render a devida glória a Deus, e não buscar para si mesmo a glória que só pertence ao Senhor. Deus é quem usa seus servos nesta terra para sua glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...