quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Tiago 4:11

Tiago 4:11 - Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.
IRMÃOS, NÃO FALEIS MAL. Desde os tempos mais remotos da humanidade que os seres humanos se consideram irmãos uns dos outros por encontrarem um troco comum na arvore genealógica dos homens em Adão e Eva. No que diz respeito aos judeus, eles se consideravam irmãos uns dos outros, porque se orgulhavam de serem descendentes de Abraão, Isaque e Jacó. Já os cristãos, se consideram irmãos uns dos outros porque em Cristo Jesus todos fazem parte da família de Deus (João 1:11-13).

UNS DOS OUTROS. Ninguém tem o direito de falar mal de ninguém, porque todos os seres humanos são iguais como criaturas de Deus. Todos falham em seus atos, pecam em suas palavras e terminam transgredindo contra a verdade por meio de seus pensamentos. A diferença entre o servo de Deus e um incrédulo é que os que servem a Deus buscam com grande esforço renunciarem as coisas que desagradam ao coração do Pai, enquanto que os incrédulos, não temem a Deus e, portanto, lhe desobedecem.

QUEM FALA MAL DE UM IRMÃO. Os incrédulos não podem falar mal uns dos outros, porque todos são iguais entre si, e vivem todos da mesma maneira para o mundo. Os seguidores do judaísmo também não deviam falar mal uns dos outros porque estavam todos em atos contínuos de desobediência aos mandamentos da legislação mosaica. Por fim, os cristãos não deviam falar mal duns dos outros, porque todos são alvos da misericórdia de Deus, e só eram dignos do perdão do Senhor por pura graça de Deus.

E JULGA A SEU IRMÃO. Há momentos no seio da comunidade religiosa que a igreja mais parece um tribunal do que uma sociedade em que se deve prevalecer o amor fraternal. Aqueles que querem ser mais santos do que os demais, vivem a especular a vida de um e de outro, buscando defeitos na vida alheia para subir com a queda do outro. Ninguém tem o direito de julgar a vida de quem quer que seja, só há um juiz que é Deus, ele que julga conforme a verdade e não de conformidade com a aparência.

FALA MAL DA LEI E JULGA A LEI. No caso dos judaizantes que se diziam guardadores da legislação mosaica, eles não tinham o direito de julgar o seu irmão nem de condenar a ninguém, porque existiam os tribunais religiosos e civis para exercerem tais funções. Haviam aquelas tradições entre os judeus que, aquele que julgava o seu próximo, não era guardador da lei, mais juiz dela, e o tal devia receber penas duras.

E SE TU JULGAS A LEI. As leis não são criadas para se discutir sobre elas, mas sim para se cumprir. Os seguidores da legislação mosaica não deviam questionar os preceitos, mandamentos e estatutos da lei de Moisés, pelo contrário, eles deviam era ser guardadores e zelosos por tudo que na lei estava escrito.

JÁ NÃO ÉS OBSERVADOR DA LEI, MAS JUIZ. O sistema religioso do judaísmo tinha um organograma bem definido com suas funções determinadas e preestabelecida pelos escritos de Moisés. No caso dos seguidores da legislação mosaica, cabiam-lhes observarem os preceitos da lei. Somente os sacerdotes podiam ser juízes da lei.

Tiago 4:9-10

Tiago 4:9-10 - Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
SENTI AS VOSSAS MISÉRIAS. O autor apela para a sensibilidade e para o senso de consciência dos seus leitores, no sentido de reconhecerem o estado lamentável em que eles se encontravam naquele momento. A hipocrisia religiosa tem o objetivo de adormecer a consciência das pessoas para que não possam perceber os seus próprios erros, e com isso, os praticantes da religiosidade artificial, mesmo que estejam errados, mas acham que estão certos. E isso é chamado pela bíblia de morte espiritual.

LAMENTAI E CHORAI. Em vez de se ufanarei da sua religiosidade, os leitores de Tiago deviam mesmo era se vestirem de sacos de estopas e se jogarem na cinza, como faziam os antigos em ato de humilhação, pelo estado deplorável em que eles se encontravam. No texto anterior o escritor acusa seus leitores de dupla personalidade, o que em outras palavras ele quer dizer a mesma coisa neste texto presente. Estava de fato acontecendo uma inversão de valores, e não a realidade.

CONVERTA-SE O VOSSO RISO EM PRATO. Aparentemente estava tudo bem, quando na verdade estava tudo mal, com todos aqueles que se mostravam perfeitos, mas que de foto eram os mais errados da sociedade. O escritor chama os seus leitores a responsabilidade para que assumam cada um o seu perfil verdadeiro, até porque, certamente eram lideranças religiosas que precisavam dar bons exemplos para os seus liderados. Em vez de ficarem rindo a tua, deviam mesmo era chorar e prantear.

E O VOSSO GOZO EM TRISTEZA. Os destinatários desta epístola viviam enganando os outros, assumindo um status, que não representava a realidade nem a verdade, é o que o autor chama de duplo ânimo no texto anterior. Eles não tinham motivos para viverem mostrando os dentes para os outros em seus sorrisos mascarados de felicidade, quando deviam estar tomados de tristeza e amargura, pela situação deplorável em que viviam. Todos os dias, precisamos nos concertar diante de Deus.

HUMILHAI-VOS. O que Deus espera dos homens é o reconhecimento de que são todos falhos, que todos os dias pecam por atos, palavras e pensamentos, e que para manter comunhão com o Deus que é santo, eles precisam de um verdadeiro arrependimento. Se humilhar é confessar perante o Senhor as iniquidades e as transgressões praticadas todos os dias, porque assim sendo, receberão perdão.

PERANTE O SENHOR. Esse é o devido reconhecimento da grandeza do Deus Criador, pelo homem, que é a imagem e semelhança do Senhor. O homem deve se prostrar perante o Senhorio do Deus Todo-poderoso em reconhecimento ao seu governo universal e domínio sem limites. O Senhor Deus está acima de tudo e de todos.

E ELE VOS EXALTARÁ. Quando os filhos dos homens reconhecem o poderio de Deus e que a ele deve honra e glória, o Senhor exalta o homem com o perdão dos seus pecados, e o abençoa com toda sorte de bênção. O amor e a misericórdia do Senhor são capazes de levantar o mais vil pecador e o honrar com os dons espirituais.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Tiago 4:7-8

Tiago 4:7-8 - Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpem as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os vossos corações.
SUJEITAI-VOS, POIS, A DEUS. Isso significa dizer que os remidos de Cristo precisam fazer a vontade de Deus, cumprindo assim os seus mandamentos. O evangelho nos convida a renunciar tudo que o mundo oferece, a renunciar as nossas próprias vontades para andar no caminho do evangelho da verdade. Se sujeitar a Deus é viver dignamente na presença do Senhor, de tal maneira que, vivamos não para nós mesmos, nem para o mundo, mas vivamos para Deus, buscando o seu reino.

RESISTI AO DIABO. Do outro lado, se faz necessário resistir às tentações do diabo com os seus demônios, que estão evolvidos em muitas atividades na tentativa de colocar o homem na contra mão da vontade de Deus. Desde o princípio da história do homem sobre a terra, que o diabo com os seus demônios exercem influencias negativas na vida das pessoas para fazer com que o homem se afaste do plano do Criador. Resistir ao diabo é a mesma coisa que resistir a vida de carnalidade e pecaminosidade.

E ELE FUGIRÁ DE VÓS. As Santas Escrituras afirmam de que o diabo com os seus demônios estão ao derredor dos que são remidos de Cristo, e isso com o objetivo de lhes tentarem para fazê-los pecar com os mandamentos de Deus. O próprio Senhor Jesus foi vítima das tentativas do inimigo para lhe fazer fracassar em sua missão. Não é diferente na vida dos discípulos de Cristo, o inimigo tenta de todas as formas exercer sua influencia sobre tais pessoas, a fim de fazê-los cair em tentações, e no pecado.

CHEGAI-VOS A DEUS. Esse é um conselho preciosíssimo do escritor para todos aqueles que buscam um bom desempenho em sua comunhão com Deus. A bíblia diz: Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. E outra vez: buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Os modos pelos quais podemos buscar a Deus é por meio de sua palavra, da oração, da adoração e da comunhão com o Espírito Santo, esses são caminhos em direção ao Pai.

E ELE SE CHEGARÁ A VÓS. A comunhão com Deus é de fato um relacionamento entre o Divino e o humano, porque Deus corresponde positivamente quando o buscamos de todo o nosso coração. As Sagradas Escrituras confirmam, e o próprio Deus declara: Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão. Percebe-se pelo teor da palavra de Deus, que o desejo do Pai celestial é justamente estar mais perto do homem, é habitar no coração de cada um de nós em plena comunhão.

ALIMPEM AS MÃOS, PECADORES. Mas, para que haja plena comunhão entre o homem e Deus, o ser humano tem que se separar do pecado, e é a isso que o evangelho chama de santificação. Deus é santo, e exige santidade dos seus servos.

E VÓS DE DUPLO ÂNIMO, PURIFICAI OS VOSSOS CORAÇÕES. Com Deus, não tem jeitinho, nem se pode ficar em cima do muro, porque ele não aceita o sentimento de dupla personalidade. O Senhor requer dos seus filhos que se separem da falsidade, do engano e da hipocrisia, até porque, para Deus o que vale é a sinceridade no coração.

Tiago 4:5-6

Tiago 4:5-6 - Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
OU CUIDAIS VÓS QUE EM VÃO DIZ A ESCRITURA. Não se sabe ao certo a que Escritura se refere o apóstolo, até porque não há paralelo deste texto em nenhuma parte do Velho Testamento. Mas, os comentaristas afirmam de que o autor pode estar se referindo a alguma literatura religiosa avulsa que não foi preservada pelas tradições religiosa dos judeus. Neste tempo, quando um escritor desejava dar um tom de autoridade aos seus escritos, ele fazia suas citações, chamando-as de Escritura.

O ESPÍRITO. A palavra “Espírito” começa com letra maiúscula, o que representa e destaca como sendo o Espírito Santo de Deus. É ele que cuida em trazer o pecador aos pés de Cristo, por meio do novo nascimento e da regeneração espiritual, porque é ele quem proporciona o novo nascimento (João 3:5), bem como produz a regeneração necessária para que alguém seja uma nova criatura em Cristo Jesus. Por fim, É ele que guia o discípulo de Cristo em fazer a vontade de Deus pelo evangelho (João 16:14).

QUE EM VÓS HABITA. Na antiga dispensação, o Espírito de Deus era dado a determinadas pessoas para cumprirem missões específicas a serviço do reino de Deus. Mas, na nova dispensação da graça, este mesmo Espírito é dado abundantemente a todos àqueles que nascem de novo pelo processo da regeneração espiritual e passa a ser uma nova criatura em Cristo Jesus. O Espírito de Deus visita o não convertido para convencê-lo, mas ele habita dentro dos seguidores de Cristo permanentemente.

TEM CIÚMES? Cristo veio na plenitude dos tempos e cumpriu sua missão redentora em prol de sua querida igreja, ele foi morto em prol dos remidos e ressuscitou e subiu aos céus para se assentar a destra de Deus nas maiores alturas. Mas ele enviou o Espírito Santo para cuidar da sua igreja. Portanto, ele cuida, guia, protege e com muito amor tem ciúme de todos os filhos de Deus, razão porque ele faz de tudo para levar os discípulos de Cristo a trilharem os mesmos passos do grande Mestre Jesus Cristo.

ANTES, ELE DÁ MAIOR GRAÇA. Entre tantas funções do Paráclito Divino, como guiar, consolar, interceder ele também leva diante do trono de Deus os bons frutos que cada um dar para o reino de Deus, e isso, faz com que o servo fiel, ache cada vez mais graça diante do coração do Pai. Quem faz a vontade de Deus é um canal receptível dos dons celestiais, porque o Espírito Santo o capacita cada vez mais com os dons.

PORTANTO DIZ: DEUS RESISTE AOS SOBERBOS. Isto é fato, e Cristo deu provas cabais desta verdade, quando ele próprio sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas se humilhou a si mesmo, tomando a forma de servo, e fazendo-se semelhante aos homens. Os soberbos, orgulhosos são abominações diante de Deus.

MAS DÁ GRAÇA AOS HUMILDES. O coração do Pai está aberto para os humildes e suas mãos estendidas para abençoá-los. Quem quiser conquistar a graça de Deus de forma abundante viva na simplicidade. E esta humildade e simplicidade significa dependência de Deus em tudo. É o ser humano reconhecer que Deus é que é grande.

Tiago 4:4

Tiago 4:4 - Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
ADÚLTEROS E ADÚLTERAS. É claro que o autor não está se referindo ao adultério matrimonial, como sendo a relação sexual entre duas pessoas casadas ou entre uma pessoa casada e outra solteira, mas sim, o adultério espiritual, que é justamente o pecado da idolatria. O adultério espiritual é um ato de traição contra o único Deus verdadeiro, por parte do ser humano, e isso se dá quando alguém deixa de servir e adorar somente ao Criador, e passa a adorar ou venerar os ídolos e as imagens.

NÃO SABEIS VÓS. Como o escritor estava escrevendo essa sua carta aos judeus da dispersão, que estavam não somente na palestina mais também em todas as partes do mundo daquela época, podemos dizer que os judeus se dedicavam ao conhecimento da vontade de Deus, por meio do estudo da legislação mosaica, desde a mais tenra idade. Os próprios pais das crianças israelitas eram obrigados a educarem os seus filhos nas sagradas letras desde o tempo de criança e na adolescência também.

QUE A AMIZADE DO MUNDO. Esta é uma expressão das Sagradas Escrituras que representa a associação com as coisas desta vida. Amizade é um relacionamento estreito de duas partes, que até certo ponto envolve cumplicidade, por isso que aquele que diz que é um servo ou uma serva de Deus, não pode nem deve ser amigo do mundo. Cristo disse que; ninguém pode servir a dois senhores, ou a pessoa renuncia o mundo para servir a Deus ou rompe com Deus para viver e servir ao mundo.

É INIMIZADE CONTRA DEUS? Jesus disse que o mundo nos odeia, porque primeiro odiou a ele. Aquele que diz que ama a Deus, não pode amar as coisas deste mundo enganador, 1 João 2:15-16 - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não são do Pai, mas do mundo. Quem ama o mundo anda na contra mão da vontade de Deus.

PORTANTO, QUALQUER QUE QUISER. Deus criou o homem com livre arbítrio para fazer suas próprias escolhas, de forma que, o ser humano deve tomar suas próprias decisões, em seguir os mandamentos de Deus, pela sua palavra, ou se desejar pode trilhar o caminho da rebelião, contrariando o plano do Criador na vida individual de cada um. O governo de Deus é transparentemente democrático neste mundo, em que as pessoas fazerem o que bem quiser de suas vidas, com livre escolha.

SER AMIGO DO MUNDO. Percebe-se que o autor deixa bem clara as regras, quando expõe diante dos seus leitores a escolha de uma opção, e com esse direcionamento, ele conjectura de que as pessoas se assim o quiserem pode viver para o mundo. Ser amigo do mundo é viver conforme as tradições enganosas de uma sociedade profana.

CONSTITUI-SE INIMIGO DE DEUS. Neste negócio não tem a opção terceira de ficar em cima do muro. Se alguém escolhe deliberadamente ser amigo do mundo, sistematicamente se constitui inimigo de Deus, o que não é uma boa escolha ou opção.

Tiago 4:2-3.

Tiago 4:2-3 - Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
COBIÇAIS, E NADA TENDES. O autor aponta sua artilharia de frases exortativas contra aqueles dos seus leitores que estavam agindo com segundas intenções, nas práticas religiosas, e nisso, o escritor não poupa palavras duras para denunciar aqueles que desejavam alcançarem seus intentos malévolos. Essa cobiça sobre a qual o apóstolo se refere não diz respeito às coisas financeiras e econômicas, mas sim, as intenções de se alcançar posições e destaque perante a comunidade religiosa, judaica ou cristã.

MATAIS E SOIS INVEJOSOS, E NADA PODEIS ALCANÇAR. É bem provável que este “matar” não se refira à morte física, mas sim a morte espiritual, que os inimigos da verdade buscam aplicar contra aqueles que representam obstáculos para os seus intentos maldosos. Há quem diga que Tiago esteja desabafando um pouco contra aqueles que tinham inveja de sua posição de destaque na igreja mãe de Jerusalém, onde ele era neste tempo o seu líder principal, apoiado pelo grupo dos doze.

COMBATEIS E GUERREAIS, E NADA TENDES. Não se sabe ao certo, contra quem o autor detona suas afirmativas, mas, é certo se cogitar que suas palavras são de defesa pessoal, e contra seus opositores dentro da própria igreja da qual ele era o líder. Desde os tempos da igreja primitiva, e até os dias de hoje, que verdadeiras guerras e terríveis combates são travados dentro da comunidade cristã, em busca de posições e destaques. Neste campo de batalha, quem sai perdendo é a igreja e a obra de Deus.

PORQUE NÃO PEDIS. O escritor fala sobre buscar aquilo que se pretende por meio da oração a Deus. Aqueles que faziam guerras e combates para tentarem alcançar os seus projetos pessoas, quanto à obra de Deus, não estavam agindo corretamente, porque em vez de buscarem a presença de Deus para que o Senhor os honrassem, eles estavam pleiteando seus intentos, usando as suas influencias para chegarem às posições que almejavam. O ideal é que o homem busque a Deus, que tudo faz pelos seus servos.

PEDIS, E NÃO RECEBEREIS. Agora, o autor se dirige aqueles que buscam ao Senhor para alcançarem seus intentos, porem, assim o fazem de forma errada. Nem toda oração será respondida conforme o que se pede, isso porque, depende do que a pessoa está pedindo, e de que forma a pessoa esta buscando, e para que esta se buscando tal solicitação. O que mais tem são orações cheias de hipocrisia, porque a intenção do que ora, não é legítima perante Deus, ele que conhece todas as coisas.

PORQUE PEDIS MAL. Pedir mal é fazer orações carregadas de segundas intenções e não de acordo com a vontade de Deus. Oração pontilhada de palavras bonitas não convence o coração de Deus. O Senhor está atento naquilo “para o que o buscamos”.

PARA O GASTARDES EM VOSSOS DELEITES. O egoísmo humano tem chegado de forma forte dentro dos corações daqueles que dizem-se servos de Deus, e o interesse pessoal tem prevalecido sobre o interesse pelas coisas do reino de Deus. Muitos que ocupam posições de destaque perante a igreja estão construindo seus próprios reinos.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Tiago 4:1

Tiago 4:1 - De onde vêm às guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?
DE ONDE VÊM. O escritor começa mais um tópico de sua epístola exortando aos seus leitores de como se devem resistir as paixões e os desejos pessoas, apontando os problemas que há e mostrando também as soluções a serem tomadas, isto é, se eles quiserem fazer a vontade de Deus. Neste caso, o autor aponta para dentro de cada um daqueles que haveriam de ler a sua mensagem, revelando a fonte das dificuldades que eles estavam tendo em renunciarem as suas próprias concupiscências.

AS GUERRAS. Além dos judeus estarem enfrentando a opressão do império romano, porque Israel vinha a muito tempo sendo dominado pelos romanos, eles viviam enfurecidos contra todos aqueles que seguiam a nova religião fundada por Cristo, o cristianismo. Eles tentaram acabar com o cristianismo no seu nascedouro, quando investiram contra a vida do Messias de Deus, porem, não conseguiram, porque Jesus ressuscitou, subiu ao céu, e instituiu a sua igreja como guardiã da nova aliança.

E PELEJAS ENTRE VÓS? Agora, depois da ressurreição de Jesus de Nazaré, que reviveu para nunca mais morrer, os judeus viviam pelejando para deter a marcha da igreja, com a expansão do evangelho em todo o mundo. Os judaizantes estavam sendo usados pelo diabo com os seus demônios para tentarem prejudicar o crescimento da igreja, por isso que eles usavam a influencia que tinham diante do império romano para pelejarem contra os líderes da igreja primitiva e todos os seguidores de Cristo.

PORVENTURA NÃO VÊM DISTO, A SABER. Só lembrando que; esta epístola foi escrita por Tiago, líder da igreja cristã de Jerusalém, a todos os judeus da dispersão, sejam eles seguidores do judaísmo ou do cristianismo. Neste ponto, o apóstolo abre o coração e a mente dos seus leitores para lhes expor suas mais profundas intenções, apesar de que suas práticas os denunciavam por si só, como carnais. E que eles estavam usando de maneira errada o que defendiam como sabedoria ou inteligência.

DOS VOSSOS DELEITES. O fato dos judaizantes lutarem contra os cristãos para barrarem o avanço do evangelho em todo o mundo, isso por si só já demonstrava o quanto estavam fora dos planos de Deus, para atenderem simplesmente os seus apetites egoísticos e os deleites da carnalidade. Os seres humanos de um modo geral foram afetados negativamente com os efeitos da queda, em seu caráter.

QUE OS VOSSOS MEMBROS. Desta forma, as consequências do pecado na vida do homem leva-o a ser dominado por sentimentos contrários a vontade de Deus. Quando alguém se submete aos planos de Deus, o que prevalece é a santidade do espírito, mas, quando isso não acontece, o seu corpo por inteiro passa a ser comandado por desejos terrenos, que os leva a ser meramente humano e não espiritual.

GUERREIAM. Além das lutas externas, que os leitores desta carta vinham enfrentando contra os romanos, contra os seguidores do cristianismo também, eles tinham suas batalhas interiores, isso porque sabiam de que, a nova dispensação era da vontade de Deus, mas as forças carnais guerreavam para defenderem sua religião, o judaísmo.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...