quarta-feira, 12 de outubro de 2016

1 Timóteo 5:22

1 Timóteo 5:22 - A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro.
A NINGUÉM IMPONHAS. Todas estas são instruções para o ministério e recomendações específicas também de Paulo para seu companheiro de ministério Timóteo, isso porque o apóstolo desejava o melhor para seu filho na fé. Nos tempos da igreja primitiva, conforme se ver nos evangelhos existiam muitas pessoas com problemas de possessão demoníaca, e por isso que, Paulo recomenda aos líderes cristãos que agissem com cautela sobre tais casos. Certamente o escritor queria poupar seus amigos de decepções ou problemas.

PRECIPITADAMENTE. Nos dias de hoje, existem em algumas denominações modismos em busca de expulsar demônios das pessoas, e em muitos casos dos próprios membros de tais denominações, o que é estranho, porque quase sempre é nas mesmas pessoas que supostos demônios sempre se manifestam. Neste texto, fica bem claro, que o apóstolo tenta alertar a Timóteo e aos seus leitores que não hajam de forma precipitada em colocar as mãos sobre as pessoas, porque existem castas de demônios ou entidades.

AS MÃOS. Desde tempos antigos e até mesmo nas religiões naturais que acreditava-se que a imposição de mãos é algo sobrenatural e que tal ação vem carregada de energias positivas que exerce poder sobre a vida de outras pessoas. A prática da imposição de mãos pelos líderes da igreja primitiva pode ser vista nas páginas do Novo Testamento, porem, neste texto que estamos comentando, o escritor pede cautela sobre tal ação.

NEM PARTICIPES. O próprio Paulo afirma que, há pecado que é para morte, e sobre estes casos, ele recomenda que não se deve orar. Clareando o texto, podemos afirmar que o autor quis dizer o seguinte: Não ponhas de forma precipitada as mãos sobre a cabeça das pessoas, sem antes saber o porque, tal pessoas está doente ou passando por um problema de possessão demoníaca. Cautela é o que o escritor recomenda.

DOS PECADOS ALHEIOS. Se a pessoa esta doente ou com problemas de possessão demoníaca por conta da prática de pecados graves, o que ela precisa em primeiro lugar é aceitar a Cristo como Senhor e Salvador, se arrepender dos seus pecados, para depois se trabalhar o problema da libertação. Até porque, se for liberto antes de ser perdoado, o demônio ou a doença vai retornar, e a pessoa vai ficar pior do que antes.

CONSERVA-TE A TI MESMO. Ao que tudo indica, o pensamento do judaísmo permeava a mente de Paulo neste momento sobre a questão da contaminação ao se tocar em pessoas impuras. Por exemplo: Um judeu não chegava nem perto de alguém que estava possessa ou com doenças graves, quanto mais tocar nestas pessoas. De forma que, de acordo com este texto, o escritor deseja preservar os líderes cristãos de problemas assim.

PURO. Termina por expressar seu desejo o apóstolo sobre seu amigo Timóteo e os seus leitores também, que é justamente a santidade de vida. Um homem de Deus tem que ter cuidado sobre o que faz para que não seja participante dos pecados e das iniquidades dos homens ímpios. As coisas de Deus devem ser feitas com o máximo de cuidado para que não haja escândalo por parte dos homens de Deus e os ministros do evangelho.

1 Timóteo 5:21

1 Timóteo 5:21 - Conjuro-te diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade.
CONJURO-TE. O escritor usa a totalidade de sua autoridade para demostrar que estas regras são fieis e verdadeira, no sentido que devem ser postas em prática, quanto aos cuidados daqueles que faziam parte do ministério. Essa exortação da parte de Paulo deve ser levada a sério como se ele estivesse presente ou falando face a face com Timóteo e com os seus leitores. Não por em prática tais regras era desconsiderar que ele era o apóstolo de Cristo enviado aos gentios, como missionário do reino de Deus.

DIANTE DE DEUS. Se a autoridade de Paulo fosse desconsidera, mas que Timóteo e os seus leitores pelo menos considerasse que era em nome de Deus que ele estava repassando tais ensinos ou doutrinas, quanto aos presbíteros. Na realidade este tipo de conjuração não era muito utilizada pelos líderes da igreja primitiva, mas somente em casos em que a autoridade apostólica estava sendo questionada. O escritor estava afirmando que, era um legítimo representante de Deus e que sua chamada era digna.

E DO SENHOR. Desde antes da sua vinda como sendo o Cristo de Deus, que o Senhor Jesus já era chamado pelas profecias messiânicas de Senhor. O profeta (Daniel 7:14) é um dos textos do Velho Testamento que de maneira clara revela o Senhorio do Cristo de Deus. E (Filipenses 2:9-11) nos ensina de como o Filho de Deus se tornou o Senhor dos senhores. Como sendo o Messias de Deus, Cristo Jesus veio como sendo Rei dos reis.

JESUS CRISTO. A designação “Senhor Jesus Cristo” fala do título completo do Filho de Deus. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e quer dizer o Salvador ou aquele que veio salvar o seu povo dos seus pecados. Já o sobrenome Cristo, nos ensina sobre o Messias de Deus que veio para servir de propiciação em lugar dos seus remidos. Falar sobre Cristo é falar sobre a redenção da humanidade por meio da reconciliação com Deus.

E DOS ANJOS ELEITOS. Para dar autoridade absoluta as suas palavras, o apóstolo fala que estava enviando sua carta em nome do Deus Criador de todas as coisas, em nome do salvador da igreja, o Senhor Jesus Cristo e também na presença de todos os anjos, arcanjos, querubins e serafins. Não receber as recomendações enviadas nesta carta do apóstolo era a mesma coisa que negar o nome de Deus, de Jesus Cristo e dos seus anjos.

QUE SEM PREVENÇÃO GUARDES ESTAS COISAS. Uma mensagem subliminar nos deixa transparecer que Timóteo poderia estar sendo coagido a não por em prática tais exortações da parte da Paulo. Há quem diga que outras autoridades apostólica estavam agindo na igreja de Éfeso tentando rebaixar a autoridade de Paulo. No entanto, o apóstolo dos gentios solicita encarecidamente a Timóteo que não rejeites seus ensinos.

NADA FAZENDO POR PARCIALIDADE. São duas cartas orientadoras que Paulo envia ao seu filho na fé e companheiro de ministério Timóteo, em que tudo que estava escrito era para o bem do ministério de seu amigo e a edificação da igreja que estava sob seus cuidados. Todo o conteúdo era digno de ser posto em prática e Timóteo não poderia rejeitar uma parte, achando que somente algumas coisas eram importantes ou uteis.

terça-feira, 11 de outubro de 2016

1 Timóteo 5:20

1 Timóteo 5:20 - Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor.
AOS QUE. O texto que temos a nossa frente demostra a autoridade apostólica de Paulo, principalmente no mundo gentílico, onde ele foi o maior fundador de igrejas cristãs do primeiro século de nossa era cristã. Além de ser um importantíssimo missionário do reino de Deus em várias partes do mundo, pregando o evangelho das boas novas de Cristo aonde o Senhor Jesus ainda não era conhecido. Como tal, ele sempre estava levantando obreiros nas igrejas em que por meio dos tais, instruía os seguidores de Cristo.

PECAREM. No texto anterior, o apóstolo recomenda que Timóteo não aceitasse acusação contra o presbítero da igreja local vinda de qualquer pessoa, mas que se fazia necessário a comprovação de tais acusações por meio de várias testemunhas. Agora, uma vez comprovada a transgressão do presbítero, se fazia necessário serem tomadas as devida providências. Como conceitua a física, toda ação tem uma reação, com relação ao pecado, não é diferente, pecou, seja quem for, tem que ser disciplinado.

REPREENDE-OS. Aqueles que fazem parte do ministério tem o dever de serem bons exemplos de vida digna perante a igreja de Cristo e mesmo que alguém ocupe posição de destaque perante a comunidade cristã, errou, deve pagar pelo seu erro. Repreender neste caso, diz respeito a aplicar as sanções corretivas, no sentido de que o presbítero fosse disciplinado. Certamente ele deveria ser afastado de suas funções por um tempo.

NA PRESENÇA. Os comentaristas afirmam que, geralmente esse fato era exposto perante a igreja em um culto de Santa Ceia em que toda a comunidade cristã estava reunida e que todos que faziam parte do ministério estavam presentes. O fato é que, o constrangimento seria diante de toda a igreja de Cristo para que, aquele que cometia pecado, se sentisse envergonhado e depois disto pensasse mil vezes antes de pecar novamente.

DE TODOS. Ao que tudo indica, o fato vergonhoso de um ministro do evangelho pecar gravemente extrapolava além do conhecimento da igreja cristã, chegando ao conhecimento de toda a sociedade. Com isso, o fato se transformava em um escândalo de repercussão extravagante. Realmente quando há um escândalo com um ministro do evangelho toda a sociedade se escandaliza, por tem os líderes cristãos como exemplos.

PARA QUE TAMBÉM OS OUTROS. A repercussão de um escândalo provocado pelo pecado de um ministro do evangelho deve ser tomada como exemplo para os demais que fazem parte do ministério cristão. Aquele que é chamado para servir a igreja no ministério deve ter todo cuidado possível, no sentido de servir de espelho, com um bom testemunho, a fim de influenciar positivamente os membros do corpo de Cristo.

TENHAM TEMOR. A aplicação correta da disciplina na vida de alguém que faz parte do ministério, terá como resultado o temor nos demais, a fim de que todos tenham cuidado em não escandalizar o reino de Deus. Porem, se as devidas providências não forem tomadas, isso gera ação negativa em cadeia, que afetará efetivamente, não somente todo o ministério, mais também toda a igreja em geral. E isso tem sido comprovado.

1 Timóteo 5:18-19

1 Timóteo 5:18-19 - Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu sustento. Não aceites acusação contra o presbítero, senão com duas ou três testemunhas.
PORQUE DIZ A ESCRITURA. Neste tempo da história da igreja, não havia o Novo Testamento escrito, como temos nos dias de hoje. De forma que, os pregadores e ensinadores da palavra de Deus se utilizavam das Escrituras dos judeus como referência para testificarem sobre aquilo que falavam ou escreviam. Esta é uma citação livre do escritor a Deuteronômios 25:5, que também foi citada por Paulo em 1 Coríntios 9:9, que foi pronunciada por Cristo em Mateus 10:10, que devem ser consultadas pelo leitor.

NÃO LIGARÁS A BOCA. O autor usa mais uma de suas representações simbólicas para descrever sobre verdades espirituais e religiosas. Ver-se a figura de um agricultor a usar sua junta de bois para debulhar seus graus, o que era muito comum nos tempos mais remotos da história humana. Como os animais empregavam grandes esforços para cumprirem suas tarefas de movimentarem as rodas, eles precisavam se alimentar bem.

AO BOI QUE DEBULHA. Nos dias de hoje existe várias máquinas agrícolas que fazem o trabalho de debulha dos mais variados tipos de graus, o que não existia nos tempos em que foi escrito o Novo Testamento. De forma que os produtores rurais usavam seus próprios animais, como os bois para fazer o trabalho de debulha dos graus. Portanto, era uma tradição que estes animais que faziam estes trabalhos comessem dos alimentos.

E DIGNO É O OBREIRO. Ora, se os animais que trabalhavam nas atividades próprias da agricultura a serviço dos seus donos tinha direito ao seu sustento. Muito mais tinham direitos de se alimentarem com o fruto dos seus trabalhos os obreiros da seara do reino de Deus. Muitos dos líderes cristão dos tempos de Paulo deixavam tudo para se dedicarem as atividades de pregação do evangelho e das doutrinas cristãs.

DO SEU SUSTENTO. O próprio Paulo não aceitava receber salário da igreja para exercer seu ministério e para tanto ele trabalhava com suas próprias mãos, na fabricação de tendas, para não depender de ninguém. Em algumas versões bíblicas a palavra escrita é salário, outras, sustento e outras ainda alimento. Pelas doutrinas que o escritor aplicava para se mesmo dentro, é ideal ficarmos com as palavras sustento ou alimento.

NÃO ACEITES ACUSAÇÃO CONTRA O PRESBÍTERO. Em dado momento e em determinadas localidades da igreja de Cristo, o presbítero era o líder principal da comunidade cristã local, dada a sua importância para o ministério. Por isso que, o escritor faz uma recomendação ao bispo Timóteo que não aceitasse todo tipo de acusação contra o presbítero da igreja, para tanto ele estabelece regras a serem cumpridas.

SENÃO COM DUAS OU TRÊS TESTEMUNHAS. Este era um costume posto em prática já mesmo no tempo da velha dispensação, no que diz respeito a legislação mosaica, no trato com os líderes religiosos. Tradição esta que foi adotada pelo cristianismo, no sentido de preservar dos ataques dos opositores dos ministros do evangelho. Para se formular uma denúncia contra um presbítero da igreja, somente com várias testemunhas.

1 Timóteo 5:17

1 Timóteo 5:17 - Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina.
OS PRESBÍTEROS. Desde o começo da formação do ministério cristão, que sempre foram definidas várias funções e cargos para aqueles que governavam de alguma maneira a igreja de Cristo. O presbítero, neste caso, dizia respeito a uma autoridade local de uma comunidade cristã, que estava encarregado de gerenciar as atividades de uma igreja local. O presbítero também era conhecido como ancião por ser uma pessoa que alcançou maturidade espiritual, ao ponto de está credenciado para pregar e ensinar.

QUE GOVERNEM BEM. Descobrimos nesta frase uma das funções importantes de um presbítero, que era justamente ser um administrador das atividades de uma igreja ou região. Para que alguém fosse consagrado ao presbitério, antes deveria dar provas de que tinha a capacidade de governar bem as coisas da igreja de Cristo que estava sob seus cuidados. A função ou cargo de governo exercido pelos presbíteros nos ensina sobre a importância desta atividade dentro do ministério cristão na igreja primitiva.

SEJA ESTIMADOS POR DIGNOS. O autor apela para Timóteo, que neste tempo era um bispo supervisor, e também para a igreja, que tivessem a maior consideração possível para com os presbíteros, até porque eles tinham uma importância fundamental para a igreja local. A palavra presbítero aparece mais de sessenta vezes nas referências do Novo Testamento, muito mais que a palavra pastor, dada a sua importância na igreja primitiva.

DE DUPLICADA HONRA. O conselho do apóstolo, que também se considerava presbítero ou ancião era de que o respeito e a consideração fossem devotados aos presbíteros com honras duplicadas. Há que diga que, o fato de Paulo requerer duplicada honra aos presbíteros diz respeito ao reconhecimento de que eles além de serem anciãos locais de uma igreja, eles também deveriam ser reconhecidos como supervisores de uma região.

PRINCIPALMENTE OS QUE TRABALHAM. Como a palavra presbítero também cabe ao nome de ancião, é bem provável que alguns por se encontrarem na terceira idade e portanto já idosos, e por isso, já estavam jubilados, na linguagem de hoje, então estes não mais exerciam suas funções ministeriais. Porem, os que se encontravam na ativa eram merecedores de dupla honra, porque se dedicavam ao ensina da palavra.

NA PALAVRA. Certamente o autor se reporta sobre a mensagem genuína do evangelho das boas novas de Cristo. De forma que, os presbíteros tinham essa função importantíssima de transmitirem a palavra de Deus com autoridade para aquelas pessoas que ainda não conheciam as verdades sobre o Cristo de Deus. Estes que se esforçavam na transmissão do evangelho mereciam ser honrados pela igreja de Cristo e o ministério.

E NA DOUTRINA. Já nesta frase, encontramos o indicativo de que os presbíteros também estavam incumbidos de ensinarem as doutrinas da nova aliança para a igreja do Senhor Jesus. Estas doutrinas cristãs dizem respeito a tudo que envolve a mensagem do evangelho e as regras cristãs para a igreja de Cristo. Os presbíteros eram os guardiãs desta incumbência, no zelo de ensinarem sobre a nova aliança de Deus para a igreja.

1 Timóteo 5:16

1 Timóteo 5:16 - Se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas.
SE ALGUM CRENTE. O autor se dirige a Timóteo, mas as suas recomendações também são direcionadas para a igreja de Cristo, até porque estas palavras seriam lidas para toda comunidade cristã. A palavra “crente”, neste texto, diz respeito a todos aqueles que deixaram o judaísmo e o paganismo para fazerem parte do cristianismo. Crente é todo aquele que aceita a Cristo Jesus como Senhor e Salvador e passa a ser seu discípulo, seguindo tudo aquilo que esta no evangelho da nova aliança de Deus com a humanidade.

OU ALGUMA CRENTE. Nesta parte, o cristianismo avançou e muito no que diz respeito a participação religiosa das mulheres quanto a sua fica de fé com Deus. O judaísmo mais ortodoxo considerava de que as mulheres não precisavam se dedicarem a vida religiosa, até porque para os judeus mais radicais, nem alma as mulheres tinham. Porem, o cristianismo tem uma visão mais perfeita e aprimorada quanto a salvação das mulheres, é tanto que as mesmas recomendações que cabem aos homens, cabem as mulheres.

TEM VIÚVAS. Sejam os irmãos do sexo masculino ou as irmãs também, se alguém tivesse alguma mulher viúva que fazia parte de sua família, deveriam cuidar primeiro dos de sua família. Viúvas neste caso, dizem respeito as irmãs que por motivos diversos perdiam seus esposos, seja por causa de morte natural ou por conta das perseguições levantadas do império romano contra os líderes da igreja primitiva ou os seguidores de Cristo em geral.

SOCORRA-AS. Era um momento difícil para todos que faziam parte da igreja primitiva, uma vez que, os inimigos do reino de Deus perpetraram todo tipo de perseguição contra os servos de Cristo. E uma das classes sociais que mais sofriam com a falta das coisas necessárias para a sobrevivência era justamente as que perdiam seus esposos e se tornavam viúvas. Elas precisavam de socorro dos seus familiares para sobreviver.

E NÃO SE SOBRECARREGUE A IGREJA. O apóstolo apelava para o bom senso daqueles que tinham viúvas na sua parentela, com o objetivo de que não esperassem somente na igreja, quanto ao sustento das viúvas. A igreja desde os seus começos, sempre foi um lugar de assistência aos mais sofridos, e para isso, os líderes cristãos faziam campanhas sociais em prol dos mais carentes, porem, não tinha como sustentar a todo mundo.

PARA QUE POSSAM SUSTENTAR. A própria igreja de um modo geral estava passando momentos de dificuldades, até porque o Estado andava confiscando os bens daqueles que confessavam o nome de Cristo. Assim sendo, o apóstolo dos gentios apelava para os familiares das viúvas, que tinham condições financeiras, a fim de que estes ajudassem se possível a igreja, buscando acolher com o sustento, as viúvas de suas próprias famílias.

AS QUE DEVERAS SÃO VIÚVAS. Nem todas que perdiam os seus esposos eram consideradas por Paulo como verdadeiras viúvas. Dentro deste mesmo tema, ele desclassifica de viúvas, aquelas irmãs mais novas, que mesmo tendo perdido seus maridos, mas depois de sua viuvez passavam a trilhar caminhos contrários a vontade de Deus, como aquelas que se desviavam dos caminhos do evangelho para o mundanismo.

1 Timóteo 5:14-15

1 Timóteo 5:14-15 - Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa, e não deem ocasião ao adversário de maldizer. Porque já algumas se desviaram, indo após Satanás.
QUERO, POIS, QUE AS QUE SÃO MOÇAS. O apóstolo usa sua autoridade como representante de Cristo e fundador de muitas igrejas no mundo gentílico para instruir a Timóteo sobre estas regras de comportamento para as várias classes de pessoas que faziam parte da comunidade cristã. As moças, sobre as quais ele se reporta dizia respeito aquelas jovens que ainda viviam solteiras e sob a tutela dos seus pais. Diferente das viúvas, mesmos que fossem ainda jovens, mas que já haviam se casado.

SE CASEM. O conselho ou exortação em forma de ensino ou regra do apóstolo era para que mais tarde, essas jovens não entrassem pelo caminho do erro, se deixando levar pelos desejos da carnalidade, trilhando o caminho da prostituição. As moças que faziam parte da igreja de Cristo tinham que viver diferente das moças incrédulas, onde seus objetivos como servas de Cristo eram se casar e gerar uma família para glória de Deus.

GEREM FILHOS. Na cultura judaica esse era o papel de uma mulher, construir uma família gerando filhos para a continuidade de seus antepassados. O cristianismo primitivo herdou do judaísmo certas tradições, que com o passar do tempo isso foi sendo aperfeiçoado, principalmente no mundo gentílico. Portanto, o escritor expõe seu pensamento de acordo com os costumes do cristianismo primitivo e não moderno de hoje em dia.

GOVERNEM A CASA. Esta é uma frase que representa bem o papel de uma verdadeira dona de casa no pensamento dos líderes cristãos da época da igreja primitiva. No caso do esposo, ele estava no papel de provedor e para tanto, suas atividades eram no campo ou no comercio. Enquanto que, as esposas cuidavam em governar bem a sua própria casa. O conselho do escritor era de que as jovens se casassem para cuidar do lar e de sua família.

E NÃO DEEM OCASIÃO AO ADVERSÁRIO DE MALDIZER. Mesmo sendo mulheres jovens que tinham a responsabilidade de darem conta de sua família, conforme a palavra de Deus, elas deveriam se dedicar a buscar a Deus para que o inimigo não encontrasse lugar em seus pensamentos. Se estas mulheres não fechassem a porta para o inimigo, certamente o adversário iria fazer com que elas se tornassem mulheres queixosas.

PORQUE JÁ ALGUMAS SE DESVIARAM. Como o apóstolo conhecia bem a realidade do que estava acontecendo na igreja que Timóteo era o líder, ele traz a tona o caso de algumas que já havia deixado os caminhos do evangelho. Se desviar neste caso, era deixar de seguir o evangelho de Cristo e apostatar da fé, entrando por caminhos de rebelião apostasia e incredulidade. O casamento não é motivo para apostatar da fé.

INDO APÓS SATANÁS. É, bem provável que, o autor se refira aquelas mulheres mais jovens que começaram bem no caminho de Cristo, chegaram a se casar, mais deixaram de seguir as recomendações da palavra de Deus, e por isso, foram novamente para o mundo, seguindo as influência do diabo. Ir após satanás, neste caso, é abandonar o cristianismo verdadeiro e optar pelos desejos da carnalidade e as coisas desta vida.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...