domingo, 15 de janeiro de 2017

Gálatas 1:6

Gálatas 1:6 - Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho.
MARAVILHO-ME DE QUE. Neste ponto de sua missiva aos Gálatas o apóstolo começa uma nova secção de sua narrativa falando a respeito da vulnerabilidade dos cristãos que estavam na região da Galácia e sobre a inconstância deles no evangelho. Além de reivindicar a autoridade divina do seu apostolado e de sua doutrina. E ele dá início as suas advertências demonstrando a sua admiração e espanto no comportamento dúbio que apresentava a igreja cristã naquele local, para quem ele escreveu.

TÃO DEPRESSA. Ao que tudo indica Paulo esteve à bem pouco tempo naquela região pregando a sua doutrina e visitando as comunidades cristãs. E ele deixa transparecer que quando lá esteve tudo se encontrava em perfeita ordem as coisas. Mas, foi só o apóstolo se afastar e “tão depressa” os inconstantes Gálatas apresentavam comportamento duvidoso da sua permanência naquilo que aprenderam. Essa rapidez na mudança comportamental dos gálatas causou impacto em Paulo.

PASSÁSSEIS. Este verbo, que é um verbo de ação, revela a mudança drástica e significativa que aconteceu ou estava ocorrendo na igreja cristã da Galácia. Isso representa a mudança de uma situação melhor para uma degradante, em termos da admiração que causou no apóstolo. Enquanto eles estavam sendo acompanhados e doutrinados pelo missionário e ensinador da nova aliança, “Paulo”, estava tudo bem, no entanto, de repente com a ausência do pregador das doutrinas de Cristo, eles se afastaram dos mandamentos recebidos.

DAQUELE QUE. “Daquele” diz respeito de Deus. Antes eles estavam de conformidade com a soberana vontade do Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Cumprindo e vivendo de conformidade com os mandamentos da nova aliança de Deus com os homens, a nova dispensação. Enquanto Paulo estava no meio deles, o que prevalecia eram os planos de Deus na vida de cada um deles. Viviam e andavam nos caminhos do Senhor em plena obediência aos seus estatutos e aos seus decretos.

VOS CHAMOU À GRAÇA DE CRISTO. Paulo traz a lembrança da igreja de Cristo sobre a importância que se deve dar a chamada de Deus. Eles não foram chamados simplesmente por uma instituição religiosa nem pelo próprio apóstolo, a chamada deles foi uma chamada superior, foram chamados por Deus. E foram chamados para dentro da graça de Cristo, isso quer dizer que eles não mereciam este chamamento para o reino de Deus, mas por um favor não merecido é que foram escolhidos.

PARA OUTRO EVANGELHO. Este outro evangelho é o evangelho deturpado ou modificado conforme as ideologias de quem prega. Nos dias atuais o que mais tem são divulgadores deste outro evangelho. Porque o evangelho verdadeiro é acima de tudo Cristocêntrico. O evangelho verdadeiro fala sobre o Cristo de Deus e da nova aliança da graça divina. E conforme o contexto desta carta, ficamos sabendo que na região da Galácia estava sendo pregado um evangelho legalista, com probabilidade de retorno a legislação de Moisés.

Gálatas 1:4-5

Gálatas 1:4-5 - O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai. Ao qual seja dada glória para todo o sempre. Amém.
O QUAL SE DEU A SI MESMO. “O qual” está falando de Cristo Jesus, nosso Senhor e Redentor do texto anterior. O que está envolvido com esta expressão é muito mais que palavras. Isso fala do sacrifício do Cordeiro de Deus para nos salvar. O Pai perguntou: Quem há de ir por nós? O Filho responde: Eis-me aqui, envia-me a mim (Isaías 6:8). A vinda do Messias de Deus, como sendo o Emanuel, Deus conosco, foi voluntária e por amor singular aos homens. O Cristo de Deus se submeteu ao sofrimento como servos. Filipenses 2:7-8 - Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

POR NOSSOS PECADOS. Outra das mais profundas declarações do Novo Testamento sobre o plano da salvação. Porque envolve a expiação dos nossos pecados pelo Cordeiro substituto. Isaías 53:4-5 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

PARA NOS LIVRAR DO PRESENTE SÉCULO MAU. Para nos livrar. A palavra livramento na velha dispensação tem um significado do livramento do perigo e da morte. Já na nova aliança tem um significado espiritual de salvação e de vida eterna, além dos mesmos significados de antigamente. O presente século mau se refere ao mundo de destruição, perdição e condenação. Uma interpretação razoável deste texto é que Cristo Jesus nos livrou da condenação pelo seu sacrifício de si mesmo pelos nossos pecados. Coisa que o ser humano não tinha como conseguir sozinha.

SEGUNDO A VONTADE DE DEUS. Primeiro, o Cordeiro nos redimiu dos nossos pecados pela reconciliação com Deus mediante a expiação de si mesmo. Segundo, tudo estava de conformidade com a vontade de Deus. Porque já fazia parte do programa da salvação prometido pelo Deus de Israel em tempos passados, ainda no período da antiga dispensação. Todas quantas profecias messiânicas faladas por Deus no Velho Testamento convergia para o seu cumprimento pela vinda do Messias para comprar vidas para o reino de Deus pelo preço de Sangue. O sangue do Cordeiro de Deus.

NOSSO PAI. Deus é o nosso Pai. Quando recebemos a Cristo em nossas vidas, nos promete a mensagem das boas novas que somos aceitos como filhos de Deus. João 1:12 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome. Agora somos filhos de Deus (I João 3:2).

AO QUAL SEJA DADA GLÓRIA PARA TODO O SEMPRE. AMÉM. O nosso Deus é digno de toda glória, de todo louvor e ações de graças, porque a ele pertence o poder, a honra e a glória para todo o sempre amém. Com essa doxologia Paulo faz a conclusão da saudação inicial de sua carta endereçada aos Gálatas.

sábado, 14 de janeiro de 2017

Gálatas 1:2-3

Gálatas 1:2-3 - E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia: Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo.
E TODOS OS IRMÃOS. O fato de Paulo chamar a todos de irmãos trata de sua simplicidade em considerar os seguidores de Cristo como ele próprio. Ele era um pregador importante, mas não levava isso em consideração. Nesta mesma época o apóstolo era uma das lideranças mais proeminente da igreja primitiva, mas nem por isso, o fazia se considerar superior aos demais servos de Deus. A maioria dos chamados líderes religiosos dos dias atuais precisam aprender com a humildade deste grande líder dos começos do cristianismo.

QUE ESTÃO COMIGO. Os irmãos que estão comigo. Em algumas das suas epístolas o próprio Paulo era quem as escrevia, já em outras ele se utilizava de um amanuense para escrever seus textos. Talvez estes irmãos que estavam com Paulo fossem aqueles seus companheiros de viagem missionária que estavam lhe ajudando na escrita e nos assuntos a ser tratados nesta carta. Ou ainda ele pode estar se referindo aos irmãos da igreja onde ele se encontrava neste momento, que não se sabe onde, talvez Éfeso, Corinto ou Antioquia da Síria, que é mais provável.

ÀS IGREJAS DA GALÁCIA. Quando o Novo Testamente se refere à igreja não está se referindo a um templo religioso, mas sim, a comunidade dos salvos e remidos pelo sangue de Cristo. Até porque a igreja de Cristo não é um templo ou uma organização religiosa, mas somos todos nós que fomos comprados e redimidos pelo sangue precioso do Cordeiro de Deus. A Galácia era uma província romana situada no centro-norte da Ásia Menor, onde hoje está a Turquia. A Galácia foi visitada por Paulo (Atos 18:23) e ali havia várias igrejas (1 Coríntios 16:1).

GRAÇA E PAZ. Esta era a saudação cristã da igreja primitiva. Nos dias de hoje, cada denominação adota um tipo de saudação cristã para diferenciar uma da outra. Porem, biblicamente falando graça e paz era a saudação feita pelos cristãos dos tempos apostólicos. Graça era a saudação grega e paz a saudação judaica. Graça se referindo à obra de Cristo para com os homens e paz fala da reconciliação com Deus.

DA PARTE DE DEUS PAI. Graça e paz da parte de Deus nosso Pai. Foi por meio desta graça da parte de Deus, que ele enviou seu Filho para estabelecer a reconciliação com o mundo. Romanos 5:11 - E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.

E DO SENHOR JESUS CRISTO. Esta mesma graça e paz esta incorporada diretamente a Cristo Jesus nosso Senhor porque ele foi o condutor entre Deus e toda a humanidade. Jesus “O Cristo”. O Jesus histórico, também chamado de Nazareno, o filho do Carpinteiro e de Maria. É o mesmo Messias, de quem falaram os profetas e as escrituras do Velho Testamento. Jesus é o nome próprio e podemos dizer que Cristo e o sobrenome que fala de suas qualidades e principalmente de sua missão, porque Cristo quer dizer o enviado, ou ungido de Deus para executar o plano da salvação. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e o sobrenome Cristo fala de quem Jesus de Nazaré realmente é. O Deus Criador está em plena comunhão com Cristo em graça e paz, como também com o seu povo, a igreja de Cristo.

Gálatas 1:1

Gálatas 1:1 - Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos).
PAULO. O significado do seu nome é: “Pequeno”. Paulo é o nome romano de Saulo de Tarso, que pela primeira vez se lê em (Atos 13.9), quando ele resistiu a Elimas, o feiticeiro, principiando nessa ocasião o seu trabalho gentílico na corte de Sérgio Paulo. Pode presumir-se que ele já era assim chamado nas suas relações com os gentios - mas depois deste incidente é sempre esse nome que o apóstolo tem nos Atos e nas suas epístolas. Ele nasceu em Tarso, na Cilícia (Atos 9.11 - 21.39 - 22.3). Foi o maior missionário da igreja primitiva, ocupando significativo espeço no livro de Atos.

APÓSTOLO. Dada a importância do ministério de Paulo em explorar novos campos missionários e expandir a igreja além da palestina, foi reconhecido de forma justa como sendo um apóstolo de Jesus Cristo. Assim como os doze primeiros apóstolos foram chamados pelo próprio Cristo, assim também aconteceu com o apóstolo Paulo, que teve um encontro com Cristo. Se não foi reconhecido pelo grupo apostólico como fazendo parte do mesmo ministério, por Cristo sim, e pela igreja também.

NÃO DA PARTE DE HOMENS, NEM POR HOMEM. Muito diferente dos dias atuais onde a maioria dos que se dizem ungidos de Deus ou enviados de Deus, são consagrados pela vontade dos homens, por meio de apadrinhamento ou simplesmente por indicação, como se o evangelho fosse uma profissão para se ganhar dinheiro. Porque hoje o que vale mais é a posição e não a chamada por Deus para o ministério.

MAS POR JESUS CRISTO. Paulo se considerava um apóstolo chamado diretamente por Jesus Cristo. Era um pregador itinerante, que não foi totalmente apoiado pelo ministério apostólico da igreja primitiva. Conforme o livro de Atos foi o maior missionário de sua época e importante fundador de comunidades cristãs por onde passava. Por ser um autêntico apóstolo de Cristo dedicou toda a sua vida ao trabalho de divulgar as boas novas do seu Mestre e Salvador Jesus Cristo. Gastou o resto de sua vida por Cristo. O mais importante é que o Senhor Jesus aprovou o ministério apostólico de Paulo.

E POR DEUS PAI. Há um certo tom de crítica nesta expressão de Paulo ao se referir a sua chamada para o apostolado. Como que alertando aos demais apóstolos de que foram (conforme alguns comentaristas precipitados na escolha de Matias) muito apresados em não esperarem um pouco até que o Senhor o chamasse para este tão importante cargo no arcabouço ministerial da igreja cristã primitiva, que foi a função de apóstolo. Matias foi escolhido pelos apóstolos, mas Paulo foi chamado diretamente pelo Senhor Jesus.

QUE O RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS. Foi o mesmo Deus da vida, que ressuscitou a Jesus Cristo de entre os mortos, quem fez a chamada de Paulo para o apostolado. E o Senhor deu provas cabais disto, aprovando o seu ministério. Nenhum dos demais apóstolos foi tão importante quanto Paulo o foi na implantação de igrejas no mundo gentílico,

Efésios 6:24

Efésios 6:24 - A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade. Amém.
A GRAÇA. No versículo anterior encontramos a palavra paz, que fazia parte mais nas igrejas da Palestina em que era composta mais de pessoas que vieram do judaísmo para o cristianismo, porque esta era mais uma saudação dos judeus. Mas a palavra graça, no que diz respeito à saudação ou graça e paz, era mais usada nas igrejas gentílicas. Esta graça tipifica o favor não merecido da parte de Deus e de Cristo para os gentios, que não faziam parte das alianças de Deus com o seu povo Israel, porque eram povos pagãos.

SEJA COM TODOS. Durante a velha dispensação, somente a nação de Israel era beneficiária direta e com exclusividade das bênçãos de Deus, conforme a legislação de Moisés. Quem obedecesse aos mandamentos da lei, recebiam o cumprimento das promessas, porem as demais nações do mundo se sentiam expluídas. Na nova dispensação, as promessas foram expandidas para todas as nações do mundo, os povos chamados de gentios ou pagãos, mas que fazem parte da igreja comprada por Cristo.

OS QUE AMAM. A possibilidade está posta para todas as nações do mundo, sejam os judeus ou gentios, porem, para aqueles que amam ao Senhor Jesus. Quem ama a Cristo são aqueles que guardam os seus mandamentos, que são justamente os seus discípulos. A graça de Deus em Cristo Jesus tem chegado a todos aqueles que fazem parte da igreja remida do Senhor Jesus, todos aqueles que aceitam a Cristo como Senhor e Salvador.

A NOSSO SENHOR. O apóstolo Paulo, como foi um dos que mais se beneficiou desta multiforme graça de Cristo, em que ele diz que não era digno, por ter sido um dos perseguidores da igreja de Cristo, ele se inclui, entre aqueles que foram alcançados com esta graça salvadora. O Novo Testamento está repleto de referências sobre o Senhorio de Cristo, no entanto, Paulo fala como Cristo se tornou Senhor em (Filipenses 2:9-11).

JESUS CRISTO. Outra vez o apóstolo faz questão de colocar nos seus escritos o título completo do Filho de Deus, Senhor Jesus Cristo para identificá-lo com aquele que veio como sendo o descendente de Davi, porque era Rei dos Reis e Senhor dos senhores. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus, que significa: Aquele que veio para salvar o seu povo dos seus pecados e o sobrenome Cristo nos fala sobre a missão do Messias de Deus.

EM SINCERIDADE. O escritor está se referindo a todos aqueles que de fato e na verdade creem verdadeiramente no nome de Cristo Jesus, e que se arrependeram dos seus pecados, passaram pelo processo do novo nascimento, foram regenerados pelo poder do evangelho e passaram a ser novas criaturas em Cristo Jesus. Amar a Cristo em sinceridade é andar nas pisadas do Mestre, ter a mente de Cristo e ser seu discípulo de verdade.

AMÉM. É recorrente do apóstolo Paulo, esta forma de concluir suas epístolas, e muitos dizem que para quem conhecia o escritor sabia que era a sua assinatura ou forma de autenticar suas correspondências. A palavra amém que dizer: Assim seja, ou Deus confirme estas palavras. Como Cristo é o amém de Deus, há quem diga que o apóstolo ao colocar o amém no final dos seus escritos, ele estava dizendo que tinha o aval de Cristo.

Efésios 6:23

Efésios 6:23 - Paz seja com os irmãos, e amor com fé da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo.
PAZ SEJA. No versículo seguinte, que é o último desta carta, encontramos a palavra graça, que juntando as duas, graça e paz, temos a saudação da igreja gentílica. Somente a palavra paz era mais usada nas igrejas onde os seus líderes, ou sua maioria era composta de pessoas que vieram do judaísmo para o cristianismo. A palavra paz, dentro das páginas do Novo Testamento, no que concerne a nova aliança da graça, nos ensina sobre a missão do Messias de Deus em estabelecer a paz pela reconciliação do homem com Deus.

COM OS IRMÃOS. A igreja primitiva estava atravessando momentos de truculências quando Paulo escreveu esta sua carta para o povo de Deus que estava na cidade de Éfeso. Portanto, o apóstolo desejava mesmo era de que os irmãos desfrutassem a paz, apesar das muitas tribulações, prisões e aflições que os servos de Cristo estavam passando. Desde os começos do cristianismo, que os seguidores de Cristo comumente se comunicavam e se tratavam uns aos outros como irmãos em Cristo Jesus nosso Senhor.

E AMOR. Dentro da própria comunidade cristã, tinha que prevalecer a paz entre todos aqueles que faziam parte do rebanho de Cristo, para que a discórdia não achasse lugar no meio do povo de Deus. Mas isso só era possível, com a prática do amor fraternal, que se constituiu o ponto forte da legislação de Cristo. Este amor deveria ser direcionado primeiro a Deus, acima de qualquer coisa, e ao próximo como a si mesmo.

COM FÉ. A fé é o firme fundamento daquilo que se espera, e a prova daquilo que não se veem (Hebreus 11:1). A fé cristã é a crença absoluta em Jesus de Nazaré, como sendo o Messias de Deus que veio ao mundo como Salvador e na sua obra perfeita de redenção em prol de sua igreja amada. Esta fé esta baseada em tudo aquilo que está contido no evangelho das boas novas de Cristo Jesus, e nas doutrinas cristãs para a igreja de Cristo.

DA PARTE DE DEUS. De onde vem esta paz, o amor e a fé para os leitores de Paulo e para a igreja remida de Cristo? Primeiro da parte de Deus! Essas são dádivas que vem do alto, do Deus Criador de todas as coisas, ele que derrama suas bênçãos sobre o seu povo, porque sempre quer o melhor para quem lhe serve. Deus é quem proporciona a verdadeira paz sobre o seu povo, e isso ele faz por amor, na vida de quem nele crer.

E DA DO SENHOR. Geralmente, nas páginas do Novo Testamento, a palavra Senhor está mais dirigida sobre a pessoa bendita de Cristo Jesus, o Filho de Deus. Foi o próprio Deus Pai quem constituiu ao seu Cristo como Rei dos reis e Senhor dos Senhores (Filipenses 2:9-11). Cristo veio ao mundo justamente para estabelecer a paz entre Deus e os homens, e isso ele fez, por amor singular a sua igreja, que acredita perfeitamente nele.

JESUS CRISTO. O apóstolo finaliza sua carta, enviada a igreja de Éfeso, registrando mais uma vez o título completo do nome do Filho de Deus, o Senhor Jesus Cristo. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus, e é uma transliteração do nome de Josué, que tem o significado de Salvador ou aquele que veio para salvar. Já o sobrenome Cristo nos ensina sobre a missão redentora do Messias de Deus que é o ungido e enviado de Deus Pai.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Efésios 6:22

Efésios 6:22 - O qual vos enviei para o mesmo fim, para que saibais do nosso estado, e ele console os vossos corações.
O QUAL. O escritor esta se reportando ao amado irmão Tíquico, seu amigo de ministério, que provavelmente era um evangelista da igreja de Éfeso, que neste momento se encontrava com Paulo para ajudá-lo, neste instante de seu aprisionamento. Esse ministro do evangelho era mais um daqueles amigos de Paulo que o servia na prisão e que também cumpria missões comissionadas pelo apóstolo dos gentios, visitando as igrejas e pregando o evangelho e as doutrinas cristãs por onde passava no mundo gentílico.

VOS ENVIEI. Tíquico, assim como Timóteo e também Epafrodito e outros, eram muito úteis para Paulo, porque enquanto o apóstolo se encontrava preso, por defender o cristianismo, esses seus companheiros de ministério, supriam suas necessidades, em visitar as igrejas para saber do estado de cada uma delas, e também levar notícias de Paulo ao povo de Deus. Desta feita, Tíquico estava indo a cidade de Éfeso, sendo enviado por Paulo, para confortar a igreja, com o testemunho a respeito do próprio Paulo.

PARA O MESMO FIM. Que fim era esse? É que Paulo, como fundador da igreja de Éfeso, ele se preocupava com tudo que estava acontecendo naquela igreja, e ele desejava com a visita de Tíquico, tomar conhecimento do estado daquela igreja. Bem como, o seu amigo levava suas informações sobre tudo que estava lhe acontecendo na prisão, como também o que estava acontecendo nas demais igrejas e nos campos missionários.

PARA QUE SAIBAIS. Percebe-se o amor que Paulo desfrutava para com aquela igreja, ao ponto de mandar mensageiro para contar e testemunhar dos seus negócios e do seu estado neste momento. Fala-se que esta é mais uma das cartas da prisão de Paulo, em que ele atravessava momentos difíceis, uma vez que se encontrava impedido de fazer missões e visitar as igrejas por ele fundadas, como supervisor que era de muitas delas.

DO NOSSO ESTADO. Se de fato, o apóstolo se encontrava preso, neste momento de seu ministério, então, ele certamente desejava transmitir para a igreja de Éfeso, os detalhes da sua prisão, como aconteceu, como se encontrava no cárcere, suas angustias por não poder visitar as igrejas, suas audiências com as autoridades. Em fim, seu dia a dia e suas expectativas quanto ao seu futuro, se seria solto, ou era mesmo o fim de sua carreira.

E ELE CONSOLE. Paulo era realmente muito querido pela igreja de Éfeso, ao ponto de provocar muitas angústias nos irmão ao saberem de que ele se encontrava preso, mais uma vez, e ao que tudo indica, desta feita em Roma, de onde não mais saiu, mas que foi condenado e executado como mártir do cristianismo. Mesmo passando por tribulações, mas o escritor deseja que seus filhos na fé se sentissem consolados mesmo assim.

OS VOSSOS CORAÇÕES. O próprio Paulo afirma que, os seus aprisionamentos, não deveria ser para tristeza dos seus filhos na fé, mas sim, para servir de encorajamento, a fim de que, tomando o seu exemplo, os demais seguidores de Cristo, não desistissem dos caminhos do Senhor, mas que se firmassem cada vez mais. Por isso que ele diz: Sede meus imitadores, assim como eu sou de Cristo, desta forma ele deixa o exemplo de fé.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...