sábado, 26 de dezembro de 2015

Tiago 4:13

Tiago 4:13 - Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos.
EIA AGORA VÓS QUE DIZEIS. O autor começa neste ponto, mais uma secção de sua epístola, desta vez escrevendo sobre a falibilidade dos projetos humanos. Em secções anteriores, o mesmo autor faz severas exortações sobre o uso da fala para fins arrogantes da parte do ser humano, nesta secção, ele também de forma indireta, e por muitos até imperceptível, ele volta a atacar a forma intolerante com que os seus leitores agem na maneira de se expressar com suas palavras de tom prepotente.

HOJE. O homem natural, acha que é dono do seu próprio nariz, e com isso ignora o governo e a intervenção de Deus na sua vida. Os seguidores do deísmo acham que Deus criou o mundo e que entregou o governo das coisas criadas as lei da natureza, nesta crença, eles defendem de que Deus abandonou o mundo a própria sorte. Já os teístas, acreditam que Deus criou todas as coisas e que está em plena atividade para cuidar até mesmo dos mais pequenos detalhes de toda á imensidão de sua criação.

OU AMANHÃ. Os incrédulos, os ímpios e os ateus pensam que pode de forma independentes designarem seus próprios destinos e escreverem suas próprias histórias futuras. Por isso que, o homem materialista e carnal procura trilhar seu próprio caminho de vida, buscando de todas as formas se dá bem em seus negócios, mesmo que para isso tenha que passar por cima de muitas outras pessoas. Infelizmente esta é a mentalidade da maioria das pessoas que não vivem para Deus.

IREMOS A TAL CIDADE. Não há nada de errado em as pessoas usarem do seu livre arbítrio, e com isso fazerem suas próprias escolhas, até porque Deus criou o homem livre para fazer suas próprias vontades. No entanto, o uso desordenado deste livre arbítrio para contrariar a vontade e o plano de Deus, pode trazer e produzir consequências desastrosas na vida das pessoas. O autor escreve sobre os projetos meramente humanos, sem a direção de Deus, o que tem grande chance de dar errado.

E LÁ PASSAREMOS UM ANO. Como se percebe, estes são os planejamentos de quem realmente são materialistas, daqueles que só pensam nas coisas da terra e desta vida, são os empreendimentos feitos pelos homens naturais. Os que vivem para as coisas de baixo fazem tudo bem pensado e planejado, com planilhas e projetos bem ordenados, porque gastam suas vidas e atividades calculando seus lucros e vantagens.

E CONTRATAREMOS. Antes mesmo de partirem em suas excursões empreendedoras já tem tudo bem planejado de como haverão de realizarem seus projetos e investimentos. Organizam de forma antecipada tudo sobre os contratos a serem fechados, quais as áreas mais seguras e rentáveis para seus investimentos, fazem suas projeções geográficas de alcances em suas atividades econômicas. As compras e as vendas já estão dentro do cronograma dos investimentos e dos lucros a serem obtidos.

E GANHAREMOS. Os projetos e objetivos de vida, de um homem natural e materialista é a visão capitalista de lucros e vantagens em seus empreendimentos. Para as coisas desta vida, não há nada de errado nisto, porem, a crítica do autor é a forma com que os homens carnais deixam Deus fora de seus projetos, por confiarem na sorte, em si mesmo, e simplesmente em seus esforços pessoas, e não no Deus que é o abençoador.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Tiago 4:12

Tiago 4:12 - Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?
HÁ UM SÓ LEGISLADOR. O autor conclui esta secção de sua carta mostrando quem de fato tem o poder e o direito de ser o juiz de todos os habitantes da terra, seja dos incrédulos, dos judeus ou dos cristãos. Quem governa sobre o mundo e a vida de todas as pessoas é o Deus Todo-poderoso, quem domina sobre os fenômenos da natureza é o Criador de todas as coisas, quem reina sobre os seres humanos, sobre os seres espirituais e até mesmo sobre o diabo com os seus demônios é o grande Deus.

QUE PODE SALVAR. A bíblia assegura que Deus é o Salvador de todos os homens, e de acordo com a nova dispensação, por meio de seu Filho Jesus Cristo, que também é chamado de Salvador. Porque aquilo que o Velho Testamento atribui a Deus Pai, o Novo Testamento atribui também a Deus Filho. Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas, para que o mundo fosse salvo por ele (João 3:17). A obra de redenção realizada por Cristo foi à obra de reconciliação feita por Deus.

E DESTRUIR. A mesma bíblia que diz que Deus é amor, bondade e misericórdia, é a mesma bíblia que afirma que o Senhor é um fogo consumidor e que ele toma vingança dos seus adversários. Cristo disse: Não temei ao homem, que mata o corpo, e depois nada mais pode fazer, mas, temei aquele que mata o corpo e depois tem poder de lançar a alma no inferno, a esse temei. O mesmo Deus que no texto anterior tem poder de salvar, é o mesmo Deus que neste texto, tem poder de condenar também.

TU, POREM, Ao que tudo indica, o autor neste ponto tem um alvo a ser apontado, seja um líder do judaísmo, um líder cristão ou quem sabe uma autoridade romana, que estava a serviço do mal para levar seus opositores aos tribunais civis ou religiosos. É certo dizer que neste tempo, inflamadas batalhas eram travadas pelos líderes religiosos, que defendiam suas teses teológicas com mão de ferro, contra quem quer que se levantasse em oposição as suas ideologias religiosas, seja judeus ou não.

QUEM ÉS. Seja quem for, a quem se dirige o escritor, ninguém tem o direito de julgar a vida de quem quer que seja, porque só há um juiz dos vivos e dos mortos, o Deus único e verdadeiro, único legislador. O ser humano, por mais que busca a perfeição, não passa de um pecador, que carece da misericórdia do Senhor para estar de pé. Até porque o homem é falho em seus atos, peca por meio de suas palavras e erra por meio dos seus pensamentos e imaginações. Portanto, ninguém é juiz, mas sim réu.

QUE JULGAS. Os julgamentos civis muitas vezes são mais pontuais do que os julgamentos de ondem religioso, isso porque o julgamento civil depende dos fatos e das provas, mas os julgamentos religiosos na maioria dos casos são injustos, porque depende da interpretação do acusador e não da defesa do réu. É sempre assim.

A OUTREM. Os judaizantes acusavam os cristãos de descumprirem as ordenanças da legislação mosaica, os cristãos acusavam os judeus de serem radicais quanto às coisas do reino de Deus, e os tribunais civis terminavam por condenarem pessoas inocentes, por não entenderem nem uma coisa nem outra. Sem falar nas intolerâncias religiosas.

Tiago 4:11

Tiago 4:11 - Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.
IRMÃOS, NÃO FALEIS MAL. Desde os tempos mais remotos da humanidade que os seres humanos se consideram irmãos uns dos outros por encontrarem um troco comum na arvore genealógica dos homens em Adão e Eva. No que diz respeito aos judeus, eles se consideravam irmãos uns dos outros, porque se orgulhavam de serem descendentes de Abraão, Isaque e Jacó. Já os cristãos, se consideram irmãos uns dos outros porque em Cristo Jesus todos fazem parte da família de Deus (João 1:11-13).

UNS DOS OUTROS. Ninguém tem o direito de falar mal de ninguém, porque todos os seres humanos são iguais como criaturas de Deus. Todos falham em seus atos, pecam em suas palavras e terminam transgredindo contra a verdade por meio de seus pensamentos. A diferença entre o servo de Deus e um incrédulo é que os que servem a Deus buscam com grande esforço renunciarem as coisas que desagradam ao coração do Pai, enquanto que os incrédulos, não temem a Deus e, portanto, lhe desobedecem.

QUEM FALA MAL DE UM IRMÃO. Os incrédulos não podem falar mal uns dos outros, porque todos são iguais entre si, e vivem todos da mesma maneira para o mundo. Os seguidores do judaísmo também não deviam falar mal uns dos outros porque estavam todos em atos contínuos de desobediência aos mandamentos da legislação mosaica. Por fim, os cristãos não deviam falar mal duns dos outros, porque todos são alvos da misericórdia de Deus, e só eram dignos do perdão do Senhor por pura graça de Deus.

E JULGA A SEU IRMÃO. Há momentos no seio da comunidade religiosa que a igreja mais parece um tribunal do que uma sociedade em que se deve prevalecer o amor fraternal. Aqueles que querem ser mais santos do que os demais, vivem a especular a vida de um e de outro, buscando defeitos na vida alheia para subir com a queda do outro. Ninguém tem o direito de julgar a vida de quem quer que seja, só há um juiz que é Deus, ele que julga conforme a verdade e não de conformidade com a aparência.

FALA MAL DA LEI E JULGA A LEI. No caso dos judaizantes que se diziam guardadores da legislação mosaica, eles não tinham o direito de julgar o seu irmão nem de condenar a ninguém, porque existiam os tribunais religiosos e civis para exercerem tais funções. Haviam aquelas tradições entre os judeus que, aquele que julgava o seu próximo, não era guardador da lei, mais juiz dela, e o tal devia receber penas duras.

E SE TU JULGAS A LEI. As leis não são criadas para se discutir sobre elas, mas sim para se cumprir. Os seguidores da legislação mosaica não deviam questionar os preceitos, mandamentos e estatutos da lei de Moisés, pelo contrário, eles deviam era ser guardadores e zelosos por tudo que na lei estava escrito.

JÁ NÃO ÉS OBSERVADOR DA LEI, MAS JUIZ. O sistema religioso do judaísmo tinha um organograma bem definido com suas funções determinadas e preestabelecida pelos escritos de Moisés. No caso dos seguidores da legislação mosaica, cabiam-lhes observarem os preceitos da lei. Somente os sacerdotes podiam ser juízes da lei.

Tiago 4:9-10

Tiago 4:9-10 - Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
SENTI AS VOSSAS MISÉRIAS. O autor apela para a sensibilidade e para o senso de consciência dos seus leitores, no sentido de reconhecerem o estado lamentável em que eles se encontravam naquele momento. A hipocrisia religiosa tem o objetivo de adormecer a consciência das pessoas para que não possam perceber os seus próprios erros, e com isso, os praticantes da religiosidade artificial, mesmo que estejam errados, mas acham que estão certos. E isso é chamado pela bíblia de morte espiritual.

LAMENTAI E CHORAI. Em vez de se ufanarei da sua religiosidade, os leitores de Tiago deviam mesmo era se vestirem de sacos de estopas e se jogarem na cinza, como faziam os antigos em ato de humilhação, pelo estado deplorável em que eles se encontravam. No texto anterior o escritor acusa seus leitores de dupla personalidade, o que em outras palavras ele quer dizer a mesma coisa neste texto presente. Estava de fato acontecendo uma inversão de valores, e não a realidade.

CONVERTA-SE O VOSSO RISO EM PRATO. Aparentemente estava tudo bem, quando na verdade estava tudo mal, com todos aqueles que se mostravam perfeitos, mas que de foto eram os mais errados da sociedade. O escritor chama os seus leitores a responsabilidade para que assumam cada um o seu perfil verdadeiro, até porque, certamente eram lideranças religiosas que precisavam dar bons exemplos para os seus liderados. Em vez de ficarem rindo a tua, deviam mesmo era chorar e prantear.

E O VOSSO GOZO EM TRISTEZA. Os destinatários desta epístola viviam enganando os outros, assumindo um status, que não representava a realidade nem a verdade, é o que o autor chama de duplo ânimo no texto anterior. Eles não tinham motivos para viverem mostrando os dentes para os outros em seus sorrisos mascarados de felicidade, quando deviam estar tomados de tristeza e amargura, pela situação deplorável em que viviam. Todos os dias, precisamos nos concertar diante de Deus.

HUMILHAI-VOS. O que Deus espera dos homens é o reconhecimento de que são todos falhos, que todos os dias pecam por atos, palavras e pensamentos, e que para manter comunhão com o Deus que é santo, eles precisam de um verdadeiro arrependimento. Se humilhar é confessar perante o Senhor as iniquidades e as transgressões praticadas todos os dias, porque assim sendo, receberão perdão.

PERANTE O SENHOR. Esse é o devido reconhecimento da grandeza do Deus Criador, pelo homem, que é a imagem e semelhança do Senhor. O homem deve se prostrar perante o Senhorio do Deus Todo-poderoso em reconhecimento ao seu governo universal e domínio sem limites. O Senhor Deus está acima de tudo e de todos.

E ELE VOS EXALTARÁ. Quando os filhos dos homens reconhecem o poderio de Deus e que a ele deve honra e glória, o Senhor exalta o homem com o perdão dos seus pecados, e o abençoa com toda sorte de bênção. O amor e a misericórdia do Senhor são capazes de levantar o mais vil pecador e o honrar com os dons espirituais.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Tiago 4:7-8

Tiago 4:7-8 - Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpem as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os vossos corações.
SUJEITAI-VOS, POIS, A DEUS. Isso significa dizer que os remidos de Cristo precisam fazer a vontade de Deus, cumprindo assim os seus mandamentos. O evangelho nos convida a renunciar tudo que o mundo oferece, a renunciar as nossas próprias vontades para andar no caminho do evangelho da verdade. Se sujeitar a Deus é viver dignamente na presença do Senhor, de tal maneira que, vivamos não para nós mesmos, nem para o mundo, mas vivamos para Deus, buscando o seu reino.

RESISTI AO DIABO. Do outro lado, se faz necessário resistir às tentações do diabo com os seus demônios, que estão evolvidos em muitas atividades na tentativa de colocar o homem na contra mão da vontade de Deus. Desde o princípio da história do homem sobre a terra, que o diabo com os seus demônios exercem influencias negativas na vida das pessoas para fazer com que o homem se afaste do plano do Criador. Resistir ao diabo é a mesma coisa que resistir a vida de carnalidade e pecaminosidade.

E ELE FUGIRÁ DE VÓS. As Santas Escrituras afirmam de que o diabo com os seus demônios estão ao derredor dos que são remidos de Cristo, e isso com o objetivo de lhes tentarem para fazê-los pecar com os mandamentos de Deus. O próprio Senhor Jesus foi vítima das tentativas do inimigo para lhe fazer fracassar em sua missão. Não é diferente na vida dos discípulos de Cristo, o inimigo tenta de todas as formas exercer sua influencia sobre tais pessoas, a fim de fazê-los cair em tentações, e no pecado.

CHEGAI-VOS A DEUS. Esse é um conselho preciosíssimo do escritor para todos aqueles que buscam um bom desempenho em sua comunhão com Deus. A bíblia diz: Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. E outra vez: buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Os modos pelos quais podemos buscar a Deus é por meio de sua palavra, da oração, da adoração e da comunhão com o Espírito Santo, esses são caminhos em direção ao Pai.

E ELE SE CHEGARÁ A VÓS. A comunhão com Deus é de fato um relacionamento entre o Divino e o humano, porque Deus corresponde positivamente quando o buscamos de todo o nosso coração. As Sagradas Escrituras confirmam, e o próprio Deus declara: Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão. Percebe-se pelo teor da palavra de Deus, que o desejo do Pai celestial é justamente estar mais perto do homem, é habitar no coração de cada um de nós em plena comunhão.

ALIMPEM AS MÃOS, PECADORES. Mas, para que haja plena comunhão entre o homem e Deus, o ser humano tem que se separar do pecado, e é a isso que o evangelho chama de santificação. Deus é santo, e exige santidade dos seus servos.

E VÓS DE DUPLO ÂNIMO, PURIFICAI OS VOSSOS CORAÇÕES. Com Deus, não tem jeitinho, nem se pode ficar em cima do muro, porque ele não aceita o sentimento de dupla personalidade. O Senhor requer dos seus filhos que se separem da falsidade, do engano e da hipocrisia, até porque, para Deus o que vale é a sinceridade no coração.

Tiago 4:5-6

Tiago 4:5-6 - Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
OU CUIDAIS VÓS QUE EM VÃO DIZ A ESCRITURA. Não se sabe ao certo a que Escritura se refere o apóstolo, até porque não há paralelo deste texto em nenhuma parte do Velho Testamento. Mas, os comentaristas afirmam de que o autor pode estar se referindo a alguma literatura religiosa avulsa que não foi preservada pelas tradições religiosa dos judeus. Neste tempo, quando um escritor desejava dar um tom de autoridade aos seus escritos, ele fazia suas citações, chamando-as de Escritura.

O ESPÍRITO. A palavra “Espírito” começa com letra maiúscula, o que representa e destaca como sendo o Espírito Santo de Deus. É ele que cuida em trazer o pecador aos pés de Cristo, por meio do novo nascimento e da regeneração espiritual, porque é ele quem proporciona o novo nascimento (João 3:5), bem como produz a regeneração necessária para que alguém seja uma nova criatura em Cristo Jesus. Por fim, É ele que guia o discípulo de Cristo em fazer a vontade de Deus pelo evangelho (João 16:14).

QUE EM VÓS HABITA. Na antiga dispensação, o Espírito de Deus era dado a determinadas pessoas para cumprirem missões específicas a serviço do reino de Deus. Mas, na nova dispensação da graça, este mesmo Espírito é dado abundantemente a todos àqueles que nascem de novo pelo processo da regeneração espiritual e passa a ser uma nova criatura em Cristo Jesus. O Espírito de Deus visita o não convertido para convencê-lo, mas ele habita dentro dos seguidores de Cristo permanentemente.

TEM CIÚMES? Cristo veio na plenitude dos tempos e cumpriu sua missão redentora em prol de sua querida igreja, ele foi morto em prol dos remidos e ressuscitou e subiu aos céus para se assentar a destra de Deus nas maiores alturas. Mas ele enviou o Espírito Santo para cuidar da sua igreja. Portanto, ele cuida, guia, protege e com muito amor tem ciúme de todos os filhos de Deus, razão porque ele faz de tudo para levar os discípulos de Cristo a trilharem os mesmos passos do grande Mestre Jesus Cristo.

ANTES, ELE DÁ MAIOR GRAÇA. Entre tantas funções do Paráclito Divino, como guiar, consolar, interceder ele também leva diante do trono de Deus os bons frutos que cada um dar para o reino de Deus, e isso, faz com que o servo fiel, ache cada vez mais graça diante do coração do Pai. Quem faz a vontade de Deus é um canal receptível dos dons celestiais, porque o Espírito Santo o capacita cada vez mais com os dons.

PORTANTO DIZ: DEUS RESISTE AOS SOBERBOS. Isto é fato, e Cristo deu provas cabais desta verdade, quando ele próprio sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas se humilhou a si mesmo, tomando a forma de servo, e fazendo-se semelhante aos homens. Os soberbos, orgulhosos são abominações diante de Deus.

MAS DÁ GRAÇA AOS HUMILDES. O coração do Pai está aberto para os humildes e suas mãos estendidas para abençoá-los. Quem quiser conquistar a graça de Deus de forma abundante viva na simplicidade. E esta humildade e simplicidade significa dependência de Deus em tudo. É o ser humano reconhecer que Deus é que é grande.

Tiago 4:4

Tiago 4:4 - Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
ADÚLTEROS E ADÚLTERAS. É claro que o autor não está se referindo ao adultério matrimonial, como sendo a relação sexual entre duas pessoas casadas ou entre uma pessoa casada e outra solteira, mas sim, o adultério espiritual, que é justamente o pecado da idolatria. O adultério espiritual é um ato de traição contra o único Deus verdadeiro, por parte do ser humano, e isso se dá quando alguém deixa de servir e adorar somente ao Criador, e passa a adorar ou venerar os ídolos e as imagens.

NÃO SABEIS VÓS. Como o escritor estava escrevendo essa sua carta aos judeus da dispersão, que estavam não somente na palestina mais também em todas as partes do mundo daquela época, podemos dizer que os judeus se dedicavam ao conhecimento da vontade de Deus, por meio do estudo da legislação mosaica, desde a mais tenra idade. Os próprios pais das crianças israelitas eram obrigados a educarem os seus filhos nas sagradas letras desde o tempo de criança e na adolescência também.

QUE A AMIZADE DO MUNDO. Esta é uma expressão das Sagradas Escrituras que representa a associação com as coisas desta vida. Amizade é um relacionamento estreito de duas partes, que até certo ponto envolve cumplicidade, por isso que aquele que diz que é um servo ou uma serva de Deus, não pode nem deve ser amigo do mundo. Cristo disse que; ninguém pode servir a dois senhores, ou a pessoa renuncia o mundo para servir a Deus ou rompe com Deus para viver e servir ao mundo.

É INIMIZADE CONTRA DEUS? Jesus disse que o mundo nos odeia, porque primeiro odiou a ele. Aquele que diz que ama a Deus, não pode amar as coisas deste mundo enganador, 1 João 2:15-16 - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não são do Pai, mas do mundo. Quem ama o mundo anda na contra mão da vontade de Deus.

PORTANTO, QUALQUER QUE QUISER. Deus criou o homem com livre arbítrio para fazer suas próprias escolhas, de forma que, o ser humano deve tomar suas próprias decisões, em seguir os mandamentos de Deus, pela sua palavra, ou se desejar pode trilhar o caminho da rebelião, contrariando o plano do Criador na vida individual de cada um. O governo de Deus é transparentemente democrático neste mundo, em que as pessoas fazerem o que bem quiser de suas vidas, com livre escolha.

SER AMIGO DO MUNDO. Percebe-se que o autor deixa bem clara as regras, quando expõe diante dos seus leitores a escolha de uma opção, e com esse direcionamento, ele conjectura de que as pessoas se assim o quiserem pode viver para o mundo. Ser amigo do mundo é viver conforme as tradições enganosas de uma sociedade profana.

CONSTITUI-SE INIMIGO DE DEUS. Neste negócio não tem a opção terceira de ficar em cima do muro. Se alguém escolhe deliberadamente ser amigo do mundo, sistematicamente se constitui inimigo de Deus, o que não é uma boa escolha ou opção.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...