quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Gálatas 4:9

Gálatas 4:9 - Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
MAS AGORA. O antes seria o tempo da lei, em que os judeus eram obrigados a guardarem listas intermináveis e impraticáveis de regras do judaísmo, como também os gentios que antes pertenciam ao paganismo da mesma forma eram obrigados a cumprirem os rituais e cerimônias dedicados aos que não eram deuses. Mas agora, se refere ao novo tempo em que tanto judeus quanto gentios faziam parte da igreja de Cristo e que não eram mais submetidos à servidão das seitas heréticas do paganismo.

CONHECENDO A DEUS. Esse Deus sobre o qual se refere o apóstolo diz respeito ao Deus Pai, mas que dentro do Novo Testamento pode ser o Deus Filho, que como o Emanuel era Deus conosco, e ele próprio confessou ser Deus, ao declarar: Eu e o Pai somos um (João 10:30) O apóstolo dos gentios, por meio do evangelho por ele pregado, tornou Deus conhecido dos seus leitores, e assim sendo, eles todos sabiam de quem era Deus.

OU, ANTES SENDO CONHECIDOS POR DEUS. No entanto, muito mais do que conhecer a Deus era o fato de que Deus também conhecia os leitores de Paulo. E isso nos ensina sobre a comunhão que havia de Deus para com os cristãos da Galácia. Como também nos fala da importância que o grande Deus estava dando, pelo fato de que os leitores de Paulo tiveram o privilégio de serem escolhidos de Deus e conviverem com o Senhor.

COMO TORNAIS OUTRA VEZ. O fundador das igrejas na Galácia percebia que os seus filhos na fé estavam tendo uma tendência a apostatarem de sua fé. E apostatar é o abandono consciente das convicções e conhecimentos adquiridos das verdades do evangelho. Era triste para o apóstolo dos gentios ver que os seus trabalhos e labutas em prol dos seus filhos na fé, estava a ponto de se tornarem em vão, por se desviarem da fé.

A ESSES RUDIMENTOS. Que tipos de rudimentos são esses que o autor se refere? Certamente o escritor se reporta sobre aqueles que vieram do judaísmo, se converteram ao cristianismo, e que agora estava voltando às fábulas da lei de Moisés. Como também ele se dirige aos gentios que antes pertenciam ao paganismo, chegaram a se converter ao cristianismo e que outra vez estavam se desviando para o legalista judaico.

FRACOS E POBRES. Paulo chama a legislação de Moisés de rudimentos fracos e pobres, porque ela não teve condições de melhorar a condição dos seguidores do judaísmo, pelo contrário, pelas suas regras impraticáveis mostrou o quanto o ser humano é fraco e falho. Da mesma forma, o autor chama os elementos religiosos do paganismo de fracos e pobres, porque em vez de levarem as pessoas a Deus, os afastavam cada vez mais.

AOS QUAIS DE NOVO QUEREIS SERVIR. Este “servir” ao qual Paulo se reporta, diz respeito à vida religiosa em que as pessoas buscavam levar. A apostasia dos seus leitores deixava o escritor atônito, porque em vez de progredirem na fé do evangelho, eles estavam recuando para rudimentos fracos e pobres, que só levavam os seus seguidores a serem submergidos na destruição, na degradação e na condenação eterna.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Gálatas 4:7-8

Gálatas 4:7-8 - Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo. Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses.
ASSIM QUE JÁ NÃO ÉS MAIS SERVO. O escritor volta a falar sobre o filho que era colocado pelo seu pai sob a tutela de um escravo ou servo dele, até que se completasse sua maioridade. O que acontecia também em uma metáfora comparativa com aqueles que estavam debaixo da tutela da lei de Moisés, até que veio o tempo da dispensação da graça de Deus, por Jesus Cristo. Depois da vinda do descendente de Abrão, Jesus Cristo, a quem foi feita a promessa, os que são de Cristo, são filhos de Deus e herdeiros de Deus.

MAS FILHO. Como se tornar um filho de Deus, conforme a sua palavra? Mesmo cumprindo as exigências da legislação de Moisés, os judeus não tinham a garantia de que eram filhos de Deus, poderiam dizer que eram descendentes de Abraão, Isaque e Jacó. Agora, já no tempo da nova aliança de Deus com a igreja de Cristo, quem aceita a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, tem a garantia de que é filho de Deus (João 1:11).

E SE ÉS FILHO. Por que o autor condiciona “se” és filho? Porque somente os que se enquadram nos parâmetros da nova legislação de Cristo é que podem dizer que são filhos de Deus. Em termos gerais, todos são filhos de Adão, os judeus são filhos de Abraão por descendência, mas os filhos de Deus, de acordo com o evangelho da verdade, são aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus, conforme (Romanos 8:14,16).

ÉS TAMBÉM HERDEIRO DE DEUS. Como os judeus se achavam descendentes de Abraão, e com isso herdeiros das promessas que Deus fez ao patriarca, da mesma forma, os que por meio de Cristo se tornam filhos por adoção de Deus, são herdeiros de todas as promessas do Pai. E estas promessas conforme o evangelho das boas novas de Cristo é a salvação, vida eterna em Deus por Cristo Jesus e todas as promessas eternas feitas à igreja.

POR CRISTO. Cristo é o elo de cumprimento de todas as promessas presentes e futuras de Deus para a igreja remida. Primeiro, porque conforme as explicações que o autor vem dando, Cristo é o descendente de Abraão, em que as promessas se cumprem. Depois, em Cristo é que Deus fez se cumprir a nova aliança da graça divina. Portanto, como Moisés foi um dos mediadores da lei para Israel, Cristo é o único Mediador da nova aliança.

MAS, QUANDO NÃO CONHECÍEIS A DEUS. Tendo escrito de forma ostensiva para os judaizantes e também para os cristãos legalistas, que queriam harmonizar o cristianismo com o judaísmo. Agora Paulo se volta para os gentios que haviam se convertido ao cristianismo. Eles que não conheciam a Deus, porque não seguiam o judaísmo, mais sim, ao paganismo, fazendo parte das seitas heréticas e das religiões pagãs.

SERVÍEIS AOS QUE POR NATUREZA NÃO SÃO DEUSES. Essa palavra não é dirigida aos judeus, porque eles não adoravam nem serviam aos ídolos nem as imagens de esculturas, porque sempre foram monoteístas. Mas, esta mensagem é dirigida aos gentios que se converteram ao cristianismo, mas que antes serviam aos falsos deuses. O cristão verdadeiro não pode nem deve adorar ou servir aos ídolos e as imagens de escultura.

Gálatas 4:5-6

Gálatas 4:5-6 - Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
PARA REMIR. A lei expirou, quando cumpriu suas funções para as quais havia sido entregue pro Moisés aos filhos de Israel. Deus enviou o seu filho com propósitos bem definidos e a vinda do Messias de Deus já havia sido prometida e programada pelo Deus que fez aliança com Abraão de abençoar em seu descendente, Cristo, todas as nações do mundo. E o apóstolo dos gentios declara com muita propriedade neste texto o principal motivo da vinda do Cordeiro de Deus, que era remir a humanidade do pecado e da morte.

OS QUE ESTAVAM DEBAIXO DA LEI. Antes da vinda do Messias de Deus, o único caminho que havia para que o ser humano se aproximasse de Deus, somente por meio da legislação de Moisés, o que era exclusividade dos israelitas, porque o pacto da lei era nacionalista e exclusivista para os judeus. A vinda de Cristo foi efetivamente para libertar o seu povo dos seus pecados. Como Israel rejeitou o seu Cristo, a igreja o aceitou.

A FIM DE RECEBERMOS A ADOÇÃO DE FILHOS. Com a manifestação do Emanuel de Deus, em que por meio do seu Messias Deus mesmo veio remir os seus escolhidos, a porta se abriu para os gentios, cumprindo assim a promessa feita a Abraão, em que por meio do seu descendente, todas as nações do mundo seriam benditas, inclusive Israel. Agora, todos quantos recebem a Cristo como senhor e Salvador são filhos de Deus (João 1:11-12)

E PORQUE SOIS FILHOS. Quem não conhece a palavra de Deus, na tentativa de se incluir entre os que fazem parte da família de Deus, afirma que são filhos de Deus. Todavia, segundo as Escrituras, todos são criaturas de Deus, mas, nem todos são filhos de Deus. De acordo com o evangelho, os filhos de Deus são aqueles que aceitam a Cristo como Senhor e Salvador, bem como todos aqueles que são guiados pelo Espírito Santo (Romanos 8:14).

DEUS ENVIOU AOS VOSSOS CORAÇÕES. Este próprio texto confirma de que somente aqueles que são filhos de Deus (por adoção) são quem têm o privilégio de receberem em seus corações o Espírito Santo de Deus. Essa promessa já havia sido feita, ainda no tempo da Velha dispensação da lei (Joel 2:28-29). Cristo também confirmou essa mesma promessa (João 16:7) que foi cumprida no dia de pentecostes, conforme (Atos 2:1-4).

O ESPÍRITO DE SEU FILHO. Este é o mesmo Espírito de Deus, que gerou a Jesus Cristo e o acompanhou durante toda a sua vida e ministério. Neste texto se percebe a presença da Trindade Santa de Deus, com a presença do Deus pai, que envia aos corações dos seguidores do evangelho o Espírito Santo, que também é o mesmo Espírito do Filho de Deus, Jesus Cristo. Deus é um em três pessoas, Deus Pai, Deus Espírito Santo e Deus Filho.

QUE CLAMA: ABA, PAI. Romanos 8:14-16 - Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. A expressão “Aba Pai” nos dá a certeza de que somos filhos verdadeiros de Deus.

Gálatas 4:4

Gálatas 4:4 - Mas, vindo à plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.
MAS, VINDO. Este capítulo quatro de Gálatas põe um limite no que concerte a lei e a graça de Deus, porque nos ensina sobre os diferentes modos de agir do Criador quanto as suas alianças, em que a primeira foi com Israel, os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, enquanto que, a segunda foi com todas as nações do mundo, incluindo os judeus e principalmente os gentios, de quem é composta a igreja de Cristo em sua grande maioria. O destaque é que, a primeira aliança deixou de ser para dar lugar a nova dispensação.

A PLENITUDE. Esta palavra, com destaque do artigo, nos ensina sobre um limite de tempo em que se completou em sua plenitude. E isso nos leva a pensar, e esta era a intenção do autor, que a lei de Moisés se completou em seu círculo de conclusão, quanto ao seu papel já cumprido. Com isso, o apóstolo dos gentios declara que, a legislação de Moisés fez o que era para se fazer, porque levou a cumprir inteiramente sua tarefa de mostrar aos israelitas, que eles não tinham condições de cumprir as regras, que eram muito duras.

DOS TEMPOS. Mas, vindo à plenitude dos tempos. É próprio do apóstolo dos gentios em trazer a tona a verdade de que, a lei de Moisés não tinha validade eterna, uma vez que o seu limite já estava previsto. E este limite era justamente a vinda do legítimo descendente de Abraão, que seria o Messias. Com a chegada do Cristo de Deus, a lei cessaria de cumprir seu papel de instruir o povo, porque no Cristo de Deus haveria uma nova aliança.

DEUS ENVIOU. Partiu do próprio Deus esta nova modalidade de ação do Criador para com as suas criaturas. Foi Deus quem enviou o seu Messias em cumprimento das promessas feitas em todas as profecias messiânicas. O verbo “enviou” fala sobre a ação diretiva de Deus em planejar, programar e executar seu plano de redenção pela sua graça e não pela legislação de Moisés. Deus mesmo tomou a iniciativa em tudo feito.

SEU FILHO. Já era profetizado que o Messias seria Filho de Deus, quando se falava que uma virgem conceberia e daria a luz um filho, desta forma, o nascimento do Cristo de Deus não teria a participação de um pai biológico, mas que o Emanuel de Deus seria gerado pelo Espírito do Senhor. E foi justamente o que aconteceu, Jesus foi gerado pelo Espírito de Deus, no ventre de sua mãe, não de uma relação sexual entre Maria e José.

NASCIDO DE MULHER. Isaías 7:14 - Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. Essa era uma profecia messiânica que anunciava a chegada do Messias de Deus. Já no princípio, quando da queda da raça humana, Deus havia prometido que do descendente da mulher, o Senhor levantaria o seu Messias como redentor da humanidade (Gênesis 3:15).

NASCIDO SOB A LEI. Jesus era descendente de Abraão, da tribo de Judá, nascido sob a lei, e que se manifestou para cumprir todas as exigências da legislação de Moisés. Quando o Messias de Deus nasceu de forma milagrosa, pela intervenção de Deus, a lei de Moisés ainda estava em vigor, e ele cumpriu tudo aquilo que as exigências da legislação de Moisés determinavam, bem como as profecias messiânicas anunciadas a seu respeito.

Gálatas 4:3

Gálatas 4:3 - Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo.
ASSIM TAMBÉM NÓS. O apóstolo faz uma comparação entre o menino do texto anterior e todos aqueles que viviam sobre o regime da lei de Moisés. Em que o menino quando ainda era de menor, ou seja, antes de completar seus dezesseis anos, não tinha direito a tomar posse de sua herança, mesmo que dela, por direto fosse sua. No tocante aos que viviam sob o regime do judaísmo, da mesma forma, se sentiam prisioneiros as regras da lei, e mesmo sabendo que havia a promessa de liberdade tiveram que esperar.

QUANDO. Essa é uma palavra que fala do tempo em que prevaleceu o regime da lei para os descendentes de Abraão, incluindo o pacto da circuncisão, em que todos aqueles que dele participavam eram obrigados a estarem debaixo da tutela de suas exigências. Esse foi o tempo em que o evangelho chama de período da escravidão ou servidão. Durante o regime da lei, os filhos de Israel, tinham direito a promessa feita a Abraão de um novo libertador, que era o messias, mas que deviam esperar o tempo certo de Deus agir.

ÉRAMOS MENINOS. O menino era filho de alguém que tinha condições financeiras, por direito era o herdeiro de tudo que o pai possuía, mas por determinação do próprio pai, devia ficar sob os cuidados de um tutor, até que completasse a maioridade. Os judeus eram considerados filhos de Abraão, tinham direito a promessa (herança) feita pelo Criador ao patriarca, mas só podiam tomar posse, quando deixassem de ser menino.

ESTÁVAMOS REDUZIDOS. Essa era uma condição imposta pelas tradições da época em que o menino, mesmo sendo dono de tudo que o pai possuía, mas pelas condições de imaturidade tinha a obrigação de ser reduzido ao regime de um escravo ou servo de seu pai, chamado de tutor ou aio. No pensamento de Paulo e de acordo com o que podemos conjecturar, a lei era de fato inferior à promessa feita a Abraão para seu descendente.

A SERVIDÃO. O menino era submetido a um regime de servidão, é tanto que, durante o tempo em que ficava sob os cuidados do seu tutor ou aio, era acompanhado a todo o momento por um escravo ou servo de seu pai. No tocante aos judaizantes, desde o momento da circuncisão que o menino era obrigado a cumprir todas as regras impostas pela legislação de Moisés, o que para Paulo era um regime de servidão ou escravidão.

DEBAIXO DOS PRIMEIROS. Essa tradição sobre a qual o apóstolo se refere, deveria ser muito antiga, e não se sabe se era aplicada ainda em Israel e nem em que país isso funcionava, mas é certo se supor que este era de foto um costume muito antigo. Em se tratando da lei de Moisés, para o apóstolo dos gentios era coisa do passado, em que neste novo tempo da dispensação da graça, não tinha mais valor algum para os cristãos.

RUDIMENTOS DO MUNDO. Ao que tudo indica, a metáfora ou exemplo dado pelo escritor sobre o regime aplicado ao menino, em textos anteriores, não estava mais em vigor nos seus dias, mas que era conhecido dos seus leitores. Com isso, o apóstolo dos gentios chama o tempo da lei de rudimentos do mundo, coisa do passado, e que não volta mais, porque um novo pacto ou aliança substituiu o primeiro tratado ou aliança.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Gálatas 4:1-2

Gálatas 4:1-2 - Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo. Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai.
DIGO, POIS, QUE TODO O TEMPO QUE O HERDEIRO. O autor começa o capítulo quatro desta sua carta, com mais uma de suas metáforas, o que era muito usado pelos escritores daquele tempo, para explicar verdades espirituais, quanto ao tempo da lei e o período da graça de Deus e da fé em Jesus Cristo. E o escritor começa falando a respeito de um filho, que era de menor, e por isso ainda não tinha maturidade para ser considerado independente para tomar posse das heranças deixadas pelo seu pai.

É MENINO. Não está se tratando de uma criança, que conforme as culturas antigas, tinha menos de seis anos de idade, mas está se tratando de um menino, que conforme o povo e sua cultura social, poderia ter de seis a dezesseis anos de Idade, que era quando se pensava que tinha maturidade o suficiente para gerir os bens do próprio pai ou a herança deixada por ele, quando havia caso de morte do pai ou incapacidade administrativa.

EM NADA DIFERE DO SERVO. De forma que o menino ficava, até se tornar adulto, sob a tutela de um servo de confiança do seu pai, tudo de acordo com as determinações do próprio pai do menino. Durante o período dos seis anos aos dezesseis, o filho que era herdeiro dos bens do próprio pai, em termos de direitos, era igual ao escravo que a serviço do seu pai, era constituído de aio, ou seja, o servo que aplicava a disciplina.

AINDA QUE SEJA SENHOR DE TUDO. É bem provável que o apóstolo dos gentios esteja se referindo a um filho primogênito ou ainda a um filho único que tinha direito a todos os bens do seu pai. Mas, durante o tempo em que este tal menino ainda estava sob a tutela do seu tutor e curador, mesmo tempo direitos sobre todos os bens de seu pai, e para isso era feito um testamento, porem, o menino não estava apto a tomar posse da herança.

MAS ESTÁ DEBAIXO. Assim como havia um testamento, que prescreviam os direitos do menino sobre as heranças do seu pai, da mesma forma haviam ordens expressas por escrito ou oral do pai do herdeiro para que o tutor aplicasse tais disciplinas sobre o menino que estava sob seus cuidados, até alcançar a maturidade expressa no testamento. Assim sendo, o menino tinha que atender as exigências do seu tutor.

DE TUTORES E CURADORES. Esses tutores eram escravos ou servos de confiança dos homens ricos das sociedades antigas, que eram responsabilizados sobre cuidar de um menino dos seus seis anos até os dezesseis anos de idade. Já os curadores, tanto podiam ser os próprios tutores, ou eram autoridades do estado que faziam cumprir os testamentos, quanto aos direitos de heranças, os curadores também eram de confiança.

ATÉ AO TEMPO DETERMINADO PELO PAI. Geralmente esse tempo determinado pelo pai, em média era de dezesseis anos, mas isso variava de cultura para cultura. Essa determinação poderia ser feita por meio de um testamento ou também poderia ser feita de forma oral na presença de testemunhas ou de familiares. Quando o menino alcançava sua maturidade ele estava apto a tomar posse da herança com o aval do curador.

Gálatas 3:28-29

Gálatas 3:28-29 - Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.
NISSO NÃO HÁ JUDEU NEM GREGO. A implantação do verdadeiro cristianismo na terra foi o maior avanço religioso do mundo, porque Deus em Cristo estava efetivamente implantando a democracia religiosa em todo o mundo. Na nova dispensação da graça, o evangelho como sendo a legislação de Cristo, determina que não há exclusivismo religioso nem para o povo de Israel nem para as demais nações do mundo, isso porque, Deus não faz acepção de Pessoas. As barreiras do monopólio religioso foram derribadas.

NEM SERVO NEM LIVRE. Desde os tempos mais remotos da história da humanidade que a sociedade sempre foi dividida em classes sociais, com a grande massa de proletariado em que, do outro lado se encontrava uma minoria de ricos privilegiados. Na igreja de Cristo, em termos de comunhão com Deus, não tem escravos nem livres, nem ricos nem pobres, porque todos são iguais perante os olhos de Deus, e é assim que deve ser.

NÃO HÁ MACHO NEM FÊMEA. Mas, foi justamente neste ponto, onde houve o maior de todos os avanços, principalmente em comparação entre o cristianismo e o judaísmo. Uma vez que, o judaísmo desenvolveu uma cultura machista em que não era diferente das demais religiões pagãs, neste aspecto. Já o cristianismo implantou com o passar dos séculos, a boa democracia de convivência entre as mulheres cristãs e os homens.

PORQUE TODOS VÓS SOIS UM EM CRISTO JESUS. Um dos pontos fortes do cristianismo foi à implantação da reconciliação horizontal e vertical, em que Deus estava reconciliando consigo mesmo o mundo, com a implantação da cultura da paz também entre todos os homens. Em torno na igreja de Cristo a unidade e a união é que fortalece o elo de ligação entre todos os membros do corpo espiritual de Cristo, que é a igreja.

E SE SOIS DE CRISTO. Neste debate, ou a pessoa era da lei ou então de Cristo. Para Paulo não tinha como reconciliar uma coisas com a outra, ou a pessoa seguia ao judaísmo ou havia se convertido ao cristianismo e, portanto, se era alguém de Cristo, agora tinha que optar pelo evangelho das boas novas, como sendo a legislação de Cristo. E ser de Cristo era fazer parte da família de Deus, que fez promessas a Abraão.

ENTÃO SOIS DESCENDENTES DE ABRAÃO. Por que o escritor diz que os cristão são descendentes de Abraão? Porque a promessa de Deus para o patriarca era de que por meio dele, todas as nações do mundo seriam abençoadas, e isto é confirmado na vida daqueles que acreditavam no verdadeiro descendente de Abraão, que não era Isaque, nem Jacó, e nem muito menos os israelitas, mas era Cristo Jesus, conforme a promessa.

E HERDEIROS CONFORME A PROMESSA. Herdeiro de Que? Pela palavra defendida pelo apóstolo dos gentios, das promessas de Deus feitas a Abraão. Tais promessas foram feita a Abraão, porem, se cumpririam no seu descendente, que é Cristo. E por meio de Cristo, tais promessas também alcançariam todas as nações do mundo, e isso se tornou realidade na vida da igreja de Cristo. Todos que fazem parte da igreja são herdeiros.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...