1 Coríntios 11:17 - Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior.
NISTO, POREM. Paulo muda de assunto a partir de então, para falar a respeito de algumas coisas desagradáveis que aconteciam naquela comunidade cristã, que não estava de acordo com o que ele tinha ensina, quando em Corinto esteve para fundar aquela igreja. Mas em seguida o apóstolo dos gentios também deixa escrito nesta sua carta um texto muito importante, no que diz respeito à celebração da Ceia do Senhor. Na realidade, todas as igrejas fundadas por Paulo eram muito novas, e com isso ainda estavam como que se adaptando aos moldes do que os líderes cristãos desejavam.
QUE VOU DIZER-VOS. Não há dúvida que os ensinos aqui transmitidos por Paulo já fossem conhecidos dos seus leitores, mas que ainda não estavam eles pondo em prática aquilo que efetivamente foram ensinados. Paulo era um missionário transcultural, que tinha de levar as boas novas de Cristo em muitas partes do mundo, por isso que não tinham como ficar o tempo suficiente em determinada cidade para ensinar tudo que dizia respeito às doutrinas cristãs. Daí a importância de suas cartas para que por elas completar os ensinos necessários para o fortalecimento das igrejas.
NÃO VOS LOUVO. No início deste mesmo capítulo, o apóstolo dos gentios havia elogiado seus leitores e filhos na fé, porque eles vinham demostrando afeto e consideração a sua pessoa. Todavia, no que o escritor passa a escrever, quanto ao comportamento dos irmãos, no que diz respeito à celebração da Santa Ceia do Senhor, Paulo tinha algumas críticas a serem feitas aos coríntios. Certamente, Paulo estava informado de algumas desordem praticadas pelos irmãos da igreja cristã de Corinto.
PORQUANTO, VOS AJUNTAIS. É correto se afirmar que o apóstolo se refere ao ajuntamento da comunidade cristã para celebrar a Ceia do Senhor, que também era conhecido como a festa do ágape, ou festa de amor fraternal. Não temos como saber com precisão quando se fazia este banquete no tempo da igreja primitiva, apenas algumas especulações são expostas sobre este assunto, porque há quem diga que era uma vez por semana, e se assim o era, provavelmente no domingo, que ficou sendo conhecido como o dia do Senhor, mas há quem diga que era uma vez no ano.
NÃO PARA MELHOR. Estava de fato havendo uma disfunção no que diz respeito aos fotos que ocorriam nesta tão importante festa para o cristianismo. A instituição da ceia do Senhor na verdade foi feita por Cristo para que os seus discípulos fossem abençoados, assim como era a páscoa para os seguidores do judaísmo. A celebração da santa ceia é um momento de comunhão com Cristo em que os participantes de maneira digna devem desenvolver a sua espiritualidade, por ser esta uma celebração destacada com a presença de Cristo no meio do seu povo, era isso que se esperava.
MAS PARA PIOR. No entanto, como as coisas estavam se dando na igreja cristã de Corinto, em vez de ser uma festa de amor fraternal, em que o nome de Cristo seria glorificado, os fatos levou a Paulo a especular que estavam indo de mal a pior. Como a ceia era uma refeição mesmo, então, tudo indica que uns comiam demais, enquanto que outros voltavam para casa sem provarem da santa ceia do Senhor.
Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
quarta-feira, 21 de março de 2018
1 Coríntios 11:15-16
1 Coríntios 11:15-16 - Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu. Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.
MAS TER A MULHER. Nestes dois versículos, Paulo faz sua conclusão deste tema, levando em consideração a questão das mulheres, quanto ao uso adequado dos seus cabelos para glória de Deus. Acredita-se que não ficou totalmente clara a posição do autor sobre este assunto, mas em linhas gerais, ele expressa seu desejo que era, a regra de que os homens deveriam ter cabelos curtos, enquanto que as irmãs da igreja de Corinto tivessem seus cabelos cumpridos, como sinal de submissão aos homens.
CABELOS CRESCIDOS. Conforme temos demostrado em comentários anteriores, era costume das mulheres prostitutas da cidade de Corinto, terem seus cabelos bem curtos, como sinal de que eram mulheres de vida livre e profissionais do sexo. Em contra partida, ou do outro lado, as mulheres mais dignas da sociedade, e principalmente da igreja, tinham por obrigação ter seus cabelos bastante longos.
LHE É HONROSO. Ter a mulher cabelos grandes era sinal de que aquela era efetivamente uma esposa que dava o bom exemplo de submissão ao seu marido, o que nas sociedades preconceituosas era algo louvável. A própria sociedade tem sua malha moral baseada em boas tradições e bons costumes, e desta forma, quem vive para o que é bom e certo, tem o seu reconhecimento natural pela própria sociedade.
PORQUE O CABELO FOI DADO EM LUGAR DO VÉU. Essa colocação feita por Paulo é que para alguns, ele desfez tudo que havia dito, no tocante a exigência das mulheres terem que usar o véu durante o culto, e principalmente quando em oração ou sendo usada por Deus no dom de profecia. Por isso que, nas igrejas modernas, não se usa mais o véu, porque a compreensão que se tem é que o cabelo foi dado em lugar do véu. Dificilmente se encontra alguma denominação em que as irmãs usem o véu.
MAS SE ALGUÉM QUISER SER CONTENCIOSO. Ao que tudo indica, Paulo tocou em um ponto fundamental, que era característica prioritária dos moradores de Corinto, que era justamente a questão dos debates. Pode-se perceber que os assuntos abordados pelo nosso autor nas duas cartas enviadas aquela comunidade cristã de Corinto, envolvem temas polêmicos, ao ponto de naquela igreja haverem partidos, e facções.
NÓS NÃO TEMOS TAL COSTUME. Quando Paulo fala em “nós” ele se refere a sua própria pessoa, bem como a seus companheiros de ministério, que não tinham o costume de viverem buscando debates sobre questões controvérsias. Já no que diz respeito aos seus leitores, não se podia dizer o mesmo, uma vez que, os cidadãos de Corinto viviam dos debates públicos, buscando ser um, mais sábio do que o outro.
NEM AS IGREJAS DE DEUS. Geralmente, quando o Novo Testamento fala sobre a igreja de Deus, que também é a igreja de Cristo, não está se referindo a uma organização religiosa, nem muito menos a uma denominação cristã. Mas se trata do povo de Deus e de Cristo, aqueles que aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador e que busca o reino de Deus e as coisas que são de cima, essa é a igreja de Deus e de Cristo Jesus.
MAS TER A MULHER. Nestes dois versículos, Paulo faz sua conclusão deste tema, levando em consideração a questão das mulheres, quanto ao uso adequado dos seus cabelos para glória de Deus. Acredita-se que não ficou totalmente clara a posição do autor sobre este assunto, mas em linhas gerais, ele expressa seu desejo que era, a regra de que os homens deveriam ter cabelos curtos, enquanto que as irmãs da igreja de Corinto tivessem seus cabelos cumpridos, como sinal de submissão aos homens.
CABELOS CRESCIDOS. Conforme temos demostrado em comentários anteriores, era costume das mulheres prostitutas da cidade de Corinto, terem seus cabelos bem curtos, como sinal de que eram mulheres de vida livre e profissionais do sexo. Em contra partida, ou do outro lado, as mulheres mais dignas da sociedade, e principalmente da igreja, tinham por obrigação ter seus cabelos bastante longos.
LHE É HONROSO. Ter a mulher cabelos grandes era sinal de que aquela era efetivamente uma esposa que dava o bom exemplo de submissão ao seu marido, o que nas sociedades preconceituosas era algo louvável. A própria sociedade tem sua malha moral baseada em boas tradições e bons costumes, e desta forma, quem vive para o que é bom e certo, tem o seu reconhecimento natural pela própria sociedade.
PORQUE O CABELO FOI DADO EM LUGAR DO VÉU. Essa colocação feita por Paulo é que para alguns, ele desfez tudo que havia dito, no tocante a exigência das mulheres terem que usar o véu durante o culto, e principalmente quando em oração ou sendo usada por Deus no dom de profecia. Por isso que, nas igrejas modernas, não se usa mais o véu, porque a compreensão que se tem é que o cabelo foi dado em lugar do véu. Dificilmente se encontra alguma denominação em que as irmãs usem o véu.
MAS SE ALGUÉM QUISER SER CONTENCIOSO. Ao que tudo indica, Paulo tocou em um ponto fundamental, que era característica prioritária dos moradores de Corinto, que era justamente a questão dos debates. Pode-se perceber que os assuntos abordados pelo nosso autor nas duas cartas enviadas aquela comunidade cristã de Corinto, envolvem temas polêmicos, ao ponto de naquela igreja haverem partidos, e facções.
NÓS NÃO TEMOS TAL COSTUME. Quando Paulo fala em “nós” ele se refere a sua própria pessoa, bem como a seus companheiros de ministério, que não tinham o costume de viverem buscando debates sobre questões controvérsias. Já no que diz respeito aos seus leitores, não se podia dizer o mesmo, uma vez que, os cidadãos de Corinto viviam dos debates públicos, buscando ser um, mais sábio do que o outro.
NEM AS IGREJAS DE DEUS. Geralmente, quando o Novo Testamento fala sobre a igreja de Deus, que também é a igreja de Cristo, não está se referindo a uma organização religiosa, nem muito menos a uma denominação cristã. Mas se trata do povo de Deus e de Cristo, aqueles que aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador e que busca o reino de Deus e as coisas que são de cima, essa é a igreja de Deus e de Cristo Jesus.
1 Coríntios 11:13-14
1 Coríntios 11:13-14 - Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta? Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?
JULGAI ENTRE VÓS MESMOS. Parece-nos que estava havendo discórdia entre os líderes locais da igreja cristã em Corinto, quanto ao que Paulo havia ensinado, quando esteve entre eles, na fundação daquela comunidade cristã. Neste particular, o autor apela para o bom censo entre os próprios irmãos, sobre o que ele vem escrevendo, tanto sobre as mulheres cristãs, quanto aos homens, dentro do tema abordado.
É DESCENTE QUE A MULHER. Certamente, o apóstolo dos gentios faz lembrar aos seus leitores que, ter as mulheres cristãs a cabeça sem o véu durante as celebrações, elas estariam se assemelhando as prostitutas de Corinto. Os historiadores nos fazem chegar à informação que as mulheres de vida livre usavam como sinal de que estava disponível para o sexo, como profissionais que eram, tendo cabelos curtos, sem o véu.
ORE A DEUS. Há quem diga que, já naquela época era tolerável que as irmãs tendo os cabelos crescidos, durante o culto, não fosse necessário o uso do véu sobre a cabeça, mas somente no momento em que elas fossem orar a Deus, ou se elas fossem ser usadas por Deus por meio de profecia. Porem, é mais honesto se pensar que as irmãs usassem o véu durante toda a celebração do culto ao Senhor, o que era mais comum.
DESCOBERTA? Verdade é que há muitos debates dentro deste assunto, no que diz respeito ao que era feito no tempo da igreja primitiva e o que se deve aplicar nos dias de hoje. Há quem pergunte: Será que Paulo está se referido ao véu ou aos cabelos naturais das mulheres? Se ele fala sobre o véu, então, as igrejas atuais descumprem totalmente esta regra. Mas se ele fala dos cabelos, então, tudo bem, porque hoje se entende que os cabelos foram dados em lugar do chamado véu daquela época.
OU NÃO VOS ENSINA A MESMA NATUREZA. Juntando-se o versículo anterior e este, podemos compreender que o escritor está pondo um ponto de diferenciação entre o que poderiam ser com os homens e do outro lado com as mulheres. Desde os começos da humanidade que, o natural é que os homens tenham cabelos curtos e que as mulheres tenham cabelos cumpridos. Isso funcionava na sociedade e nas religiões.
QUE É DESONRA PARA O HOMEM. O natural é que o homem tenha cabelos curtos, porque a própria natureza diz que deve ser assim. Quanto a religião, no judaísmo por exemplo; os filhos de Israel usavam cabelos curtos, a não ser quando eles faziam o voto de nazireu, porque conforme este costume, não se passava navalha sobre a cabeça. Em linhas gerais, e isso era assim, a maioria dos homens usam cabelos curtos.
TER CABELOS CRESCIDOS? Em algumas culturas mais machistas, ter o homem cabelos crescidos é sinal de que ele é efeminado, ou seja, que ele tenha tendências para ser homossexual. Entendemos com essa mensagem de Paulo a igreja de Corinto que, o correto é que as irmãs tivessem cabelos crescidos, e que durante o culto usassem o véu, e que os homens tivessem cabelos curtos para diferenciar das mulheres. A realidade é que muita coisa mudou no que diz respeito à igreja primitiva e a de hoje.
JULGAI ENTRE VÓS MESMOS. Parece-nos que estava havendo discórdia entre os líderes locais da igreja cristã em Corinto, quanto ao que Paulo havia ensinado, quando esteve entre eles, na fundação daquela comunidade cristã. Neste particular, o autor apela para o bom censo entre os próprios irmãos, sobre o que ele vem escrevendo, tanto sobre as mulheres cristãs, quanto aos homens, dentro do tema abordado.
É DESCENTE QUE A MULHER. Certamente, o apóstolo dos gentios faz lembrar aos seus leitores que, ter as mulheres cristãs a cabeça sem o véu durante as celebrações, elas estariam se assemelhando as prostitutas de Corinto. Os historiadores nos fazem chegar à informação que as mulheres de vida livre usavam como sinal de que estava disponível para o sexo, como profissionais que eram, tendo cabelos curtos, sem o véu.
ORE A DEUS. Há quem diga que, já naquela época era tolerável que as irmãs tendo os cabelos crescidos, durante o culto, não fosse necessário o uso do véu sobre a cabeça, mas somente no momento em que elas fossem orar a Deus, ou se elas fossem ser usadas por Deus por meio de profecia. Porem, é mais honesto se pensar que as irmãs usassem o véu durante toda a celebração do culto ao Senhor, o que era mais comum.
DESCOBERTA? Verdade é que há muitos debates dentro deste assunto, no que diz respeito ao que era feito no tempo da igreja primitiva e o que se deve aplicar nos dias de hoje. Há quem pergunte: Será que Paulo está se referido ao véu ou aos cabelos naturais das mulheres? Se ele fala sobre o véu, então, as igrejas atuais descumprem totalmente esta regra. Mas se ele fala dos cabelos, então, tudo bem, porque hoje se entende que os cabelos foram dados em lugar do chamado véu daquela época.
OU NÃO VOS ENSINA A MESMA NATUREZA. Juntando-se o versículo anterior e este, podemos compreender que o escritor está pondo um ponto de diferenciação entre o que poderiam ser com os homens e do outro lado com as mulheres. Desde os começos da humanidade que, o natural é que os homens tenham cabelos curtos e que as mulheres tenham cabelos cumpridos. Isso funcionava na sociedade e nas religiões.
QUE É DESONRA PARA O HOMEM. O natural é que o homem tenha cabelos curtos, porque a própria natureza diz que deve ser assim. Quanto a religião, no judaísmo por exemplo; os filhos de Israel usavam cabelos curtos, a não ser quando eles faziam o voto de nazireu, porque conforme este costume, não se passava navalha sobre a cabeça. Em linhas gerais, e isso era assim, a maioria dos homens usam cabelos curtos.
TER CABELOS CRESCIDOS? Em algumas culturas mais machistas, ter o homem cabelos crescidos é sinal de que ele é efeminado, ou seja, que ele tenha tendências para ser homossexual. Entendemos com essa mensagem de Paulo a igreja de Corinto que, o correto é que as irmãs tivessem cabelos crescidos, e que durante o culto usassem o véu, e que os homens tivessem cabelos curtos para diferenciar das mulheres. A realidade é que muita coisa mudou no que diz respeito à igreja primitiva e a de hoje.
segunda-feira, 19 de março de 2018
1 Coríntios 11:12
1 Coríntios 11:12 - Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus.
PORQUE, COMO A MULHER. Neste versículo, Paulo busca conciliar os valores entre ambos os sexos, homem e mulher, falando de suas origens, o que não seria nada fácil para o apóstolo dos gentios, uma vez que, a sociedade daquela época era bastante preconceituosa quanto a questão das mulheres. A título de hoje, essa mensagem do apóstolo já é quase que totalmente aceita, quando sabemos o avanço justo e igualitário que houve, no tocante a honesta valorização que se devem dar as mulheres.
PROVÉM. Não há dúvida que o nosso querido escritor se reporta ao que ouve lá nos começos da raça humana. Gênesis 2:21-23 - Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
DO HOMEM. Essa origem da mulher, que provem do homem, nos ensina alguma coisa sobre submissão, conforme o pensamento bíblico, dependência, mais também harmonia. No caso do casamento, tanto o judaísmo quanto o cristianismo defendem que a esposa seja submissa ao marido, para que haja paz. A dependência fala do homem como provedor, e a harmonia é o resultado que se deve buscar por ambos.
ASSIM TAMBÉM O HOMEM. A convivência harmoniosa entre os homens e as mulheres é algo que faz o mundo muito melhor. A igreja de Cristo, que ganhou avanços significativos em qualidade neste sentido, comparada ao judaísmo, sempre foi composta de homens e mulheres, e em linhas gerais, mais mulheres do que homens. A reconciliação de Cristo mudou tudo para melhor em todos os aspectos nesta terra.
PROVEM DA MULHER. Paulo não está diretamente falando da existência do homem, porque segundo a palavra de Deus, o homem teve sua origem em Deus. (Gênesis 1: 26-27, 2.7). Neste caso, o escritor fala do nascimento do homem, ele que precisa de uma mulher, sua mãe, para nascer. Desta forma, é que Deus mostra a dependência mútua entre ambos os sexos, homem e mulher, que precisam em muito um do outro.
MAS TUDO VEM. Termina então Paulo mostrando que tudo tem uma origem e dependência de uma mesma fonte que é Deus. O homem foi criado por Deus, usando o barro como matéria prima, a mulher foi formada do homem, usando sua costela como matéria prima, e por fim, para que o homem ou a mulher possam nascer, dependem de Deus, ele que é a fonte mesma da vida e da existência de todos.
DE DEUS. Portanto, em Deus é que todas as diferenças terminam, porque ele é o ser supremo de quem tudo depende, porque por ele vivemos, nos movemos e existimos. Neste tema, o que Paulo mais deseja é a boa convivência entre os irmãos e as irmãs, por isso que ele estabelece regras, ensina o modo correto de comportamento entre todos, mas dá o devido valor, tanto aos homens como as mulheres. A longo prazo, os ensinos do Novo Testamento sobre estes assuntos foram se harmonizando em tudo.
PORQUE, COMO A MULHER. Neste versículo, Paulo busca conciliar os valores entre ambos os sexos, homem e mulher, falando de suas origens, o que não seria nada fácil para o apóstolo dos gentios, uma vez que, a sociedade daquela época era bastante preconceituosa quanto a questão das mulheres. A título de hoje, essa mensagem do apóstolo já é quase que totalmente aceita, quando sabemos o avanço justo e igualitário que houve, no tocante a honesta valorização que se devem dar as mulheres.
PROVÉM. Não há dúvida que o nosso querido escritor se reporta ao que ouve lá nos começos da raça humana. Gênesis 2:21-23 - Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
DO HOMEM. Essa origem da mulher, que provem do homem, nos ensina alguma coisa sobre submissão, conforme o pensamento bíblico, dependência, mais também harmonia. No caso do casamento, tanto o judaísmo quanto o cristianismo defendem que a esposa seja submissa ao marido, para que haja paz. A dependência fala do homem como provedor, e a harmonia é o resultado que se deve buscar por ambos.
ASSIM TAMBÉM O HOMEM. A convivência harmoniosa entre os homens e as mulheres é algo que faz o mundo muito melhor. A igreja de Cristo, que ganhou avanços significativos em qualidade neste sentido, comparada ao judaísmo, sempre foi composta de homens e mulheres, e em linhas gerais, mais mulheres do que homens. A reconciliação de Cristo mudou tudo para melhor em todos os aspectos nesta terra.
PROVEM DA MULHER. Paulo não está diretamente falando da existência do homem, porque segundo a palavra de Deus, o homem teve sua origem em Deus. (Gênesis 1: 26-27, 2.7). Neste caso, o escritor fala do nascimento do homem, ele que precisa de uma mulher, sua mãe, para nascer. Desta forma, é que Deus mostra a dependência mútua entre ambos os sexos, homem e mulher, que precisam em muito um do outro.
MAS TUDO VEM. Termina então Paulo mostrando que tudo tem uma origem e dependência de uma mesma fonte que é Deus. O homem foi criado por Deus, usando o barro como matéria prima, a mulher foi formada do homem, usando sua costela como matéria prima, e por fim, para que o homem ou a mulher possam nascer, dependem de Deus, ele que é a fonte mesma da vida e da existência de todos.
DE DEUS. Portanto, em Deus é que todas as diferenças terminam, porque ele é o ser supremo de quem tudo depende, porque por ele vivemos, nos movemos e existimos. Neste tema, o que Paulo mais deseja é a boa convivência entre os irmãos e as irmãs, por isso que ele estabelece regras, ensina o modo correto de comportamento entre todos, mas dá o devido valor, tanto aos homens como as mulheres. A longo prazo, os ensinos do Novo Testamento sobre estes assuntos foram se harmonizando em tudo.
1 Coríntios 11:10-11
1 Coríntios 11:10-11 - Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de submissão, por causa dos anjos. Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.
PORTANTO, A MULHER. Percebe-se que na igreja cristã de Corinto havia vários problemas, no que diz respeito ao comportamento das mulheres, no tocante aos seus maridos, bem como no comportamento social das mesmas. É bem provável que fora e dentro da comunidade cristã de corinto, algumas ou muitas das mulheres, se achassem tão modernas, ao ponto de não se submeterem nem mesmo aos seus próprios maridos. Porem, elas precisavam saber que na igreja haviam regras cristãs.
DEVE TER SOBRE A CABEÇA. Continua Paulo falando sobre a necessidade das mulheres seguirem os costumes e tradições do judaísmo, do cristianismo e também da sociedade como malha moral para as famílias. O escritor se reporta sobre o uso do véu pelas mulheres de respeito, seja em lugres públicos, no seio da família e principalmente na hora dos cultos de oração e ministração da palavra de Deus.
SINAL DE SUBMISSÃO. As jovens mulheres que usavam o véu traziam consigo o respeito do seu pai, que era o seu protetor. Já as mulheres casadas carregavam consigo, a proteção e o respeito do seu marido, quando usavam o véu em lugares públicos. Se tais mulheres não usassem o véu, na sociedade preconceituosa de Corinto, facilmente elas seriam molestadas pelos homens, como se fossem prostitutas.
POR CAUSA DOS ANJOS. Mais um motivo porque as mulheres deveriam usar o véu na hora dos cultos era por conta da presença dos anjos. Há referencias bíblicas de que quando os anjos adoram ao grande Deus, eles cobrem os seus rostos em sinal de submissão a Deus. Da mesma forma, as mulheres deveriam mostrar sinal de submissão aos homens, bem como e principalmente a Deus, que estava presente no culto.
TODAVIA, NEM O HOMEM É SEM A MULHER. Neste versículo, Paulo dá uma aliviada na pressão que vinha fazendo as santas mulheres de Deus que faziam parte da igreja de Cristo em Corinto, para dizer que os homens também devem respeito às mulheres, porque segundo o nascimento natural, todos os homens nascem de uma progenitora mulher. O próprio Senhor Jesus precisou de uma mulher para nascer nesta terra.
NEM A MULHER SEM O HOMEM. Já neste caso, o apóstolo dos gentios fala sobre a origem da mulher, ela que foi formada da costela do homem. Portanto, ela é dependente do homem para que viesse a existir. Olhando por outro ângulo, o escritor fala da dependência social da mulher, que sempre foi discriminada nas sociedades mais antigas. Cristo veio e mudou e muito para melhor, o status das mulheres.
NO SENHOR. Com isso, o apóstolo Paulo está dizendo que ele não tem nada a ver com as mulheres que faziam parte da sociedade comum da cidade de Corinto. Mas que, com as irmãs que faziam parte da igreja de Cristo, ele como o líder fundador daquela comunidade cristã tinha suas regras a serem praticadas e obedecidas. Assim como no judaísmo, o cristianismo também tem suas exigências, ainda que sejam aplicadas de forma mais democrática. Paulo está escrevendo sobre as mulheres cristãs da igreja.
PORTANTO, A MULHER. Percebe-se que na igreja cristã de Corinto havia vários problemas, no que diz respeito ao comportamento das mulheres, no tocante aos seus maridos, bem como no comportamento social das mesmas. É bem provável que fora e dentro da comunidade cristã de corinto, algumas ou muitas das mulheres, se achassem tão modernas, ao ponto de não se submeterem nem mesmo aos seus próprios maridos. Porem, elas precisavam saber que na igreja haviam regras cristãs.
DEVE TER SOBRE A CABEÇA. Continua Paulo falando sobre a necessidade das mulheres seguirem os costumes e tradições do judaísmo, do cristianismo e também da sociedade como malha moral para as famílias. O escritor se reporta sobre o uso do véu pelas mulheres de respeito, seja em lugres públicos, no seio da família e principalmente na hora dos cultos de oração e ministração da palavra de Deus.
SINAL DE SUBMISSÃO. As jovens mulheres que usavam o véu traziam consigo o respeito do seu pai, que era o seu protetor. Já as mulheres casadas carregavam consigo, a proteção e o respeito do seu marido, quando usavam o véu em lugares públicos. Se tais mulheres não usassem o véu, na sociedade preconceituosa de Corinto, facilmente elas seriam molestadas pelos homens, como se fossem prostitutas.
POR CAUSA DOS ANJOS. Mais um motivo porque as mulheres deveriam usar o véu na hora dos cultos era por conta da presença dos anjos. Há referencias bíblicas de que quando os anjos adoram ao grande Deus, eles cobrem os seus rostos em sinal de submissão a Deus. Da mesma forma, as mulheres deveriam mostrar sinal de submissão aos homens, bem como e principalmente a Deus, que estava presente no culto.
TODAVIA, NEM O HOMEM É SEM A MULHER. Neste versículo, Paulo dá uma aliviada na pressão que vinha fazendo as santas mulheres de Deus que faziam parte da igreja de Cristo em Corinto, para dizer que os homens também devem respeito às mulheres, porque segundo o nascimento natural, todos os homens nascem de uma progenitora mulher. O próprio Senhor Jesus precisou de uma mulher para nascer nesta terra.
NEM A MULHER SEM O HOMEM. Já neste caso, o apóstolo dos gentios fala sobre a origem da mulher, ela que foi formada da costela do homem. Portanto, ela é dependente do homem para que viesse a existir. Olhando por outro ângulo, o escritor fala da dependência social da mulher, que sempre foi discriminada nas sociedades mais antigas. Cristo veio e mudou e muito para melhor, o status das mulheres.
NO SENHOR. Com isso, o apóstolo Paulo está dizendo que ele não tem nada a ver com as mulheres que faziam parte da sociedade comum da cidade de Corinto. Mas que, com as irmãs que faziam parte da igreja de Cristo, ele como o líder fundador daquela comunidade cristã tinha suas regras a serem praticadas e obedecidas. Assim como no judaísmo, o cristianismo também tem suas exigências, ainda que sejam aplicadas de forma mais democrática. Paulo está escrevendo sobre as mulheres cristãs da igreja.
1 Coríntios 11:9
1 Coríntios 11:9 - Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.
PORQUE TAMBÉM. Este tema abordado por Paulo tem sido motivo de muitos debates entre os homens e as mulheres, em que por parte dos mais machistas, se aguçam sentimentos de superioridade, quanto à discriminação das mulheres. Todavia, se faz necessário o entendimento que, com a vinda de Cristo, muita coisa mudou no tocante ao valor dos seres humanos em geral. O cristianismo busca desde o seu princípio amenizar as diferenças, uma vez que todos têm expressivos valores para Cristo.
O HOMEM. Não há dúvida que o autor expressa seu pensamento judaico quanto às diferenças gritantes que haviam do homem para as mulheres. Havia certos seguimentos do judaísmo mais ortodoxo em que se chegava a pensar que a mulher era desprovida de alma. Para estes, o homem era completo em sua tricotomia, porque foi criado por Deus, e o Senhor soprou em suas narinas o fôlego de vida, alma.
NÃO FOI CRIADO. Pelo que se percebe na cultura judaica, nunca jamais, a mulher foi considerada como legítima representante de Deus. Já no tocante aos homens, o próprio Moisés, que era considerado uma das personagens proeminente da nação de Israel, ele que escreveu o livro do Gênesis, o homem sim, desde sua origem foi criado como o ser mais elevado de toda a criação, até mesmo, mais do que os próprios anjos.
POR CAUSA DA MULHER. O homem na realidade foi criado à imagem e semelhança do seu Criador para ser coparticipante do governo de Deus. O homem reflete na terra a glória de Deus, enquanto que a mulher, segundo o pensamento bíblico, reflete a glória do homem. Deus quando criou o homem já tinha em seus decretos planos elevados para o homem, tanto na terra, quanto nos céus. Por isso que os pregadores e ensinadores da palavra de Deus afirmam que, o homem é a coroa da criação de Deus.
MAS A MULHER. Entende-se que, segundo o pensamento do nosso escritor, a mulher foi criada com planos voltados para o homem, enquanto que o homem foi criado com planos voltados para Deus. Até os dias de hoje, tudo isso é um tanto difícil de se compreender, porem, a eternidade futura nos revelará em profundidade o que a mensagem bíblica quer nos dizer sobre tudo isso, porque Deus nos mostrará tudo.
POR CAUSA. Tendo Deus criado o homem Gênesis 2:7 - E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Depois resolveu criar (do homem) a mulher Gênesis 2:18 - E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. O raciocínio do autor é que a mulher foi criada em segundo plano.
DO HOMEM. A mulher foi criada por causa do homem. Essa colocação feita por Moisés, que reflete o pensamento do escritor desta carta, se tornou uma cultura na história de Israel, como algo que discriminava a mulher, ao ponto desta se tornar um objeto de uso do homem. Graças a Deus que o Cristo de Deus veio contornar esta situação, cumprindo assim uma antiga promessa do Criador que, da semente da mulher, o Senhor levantaria o seus Messias, valorizando assim, um tanto as mulheres.
PORQUE TAMBÉM. Este tema abordado por Paulo tem sido motivo de muitos debates entre os homens e as mulheres, em que por parte dos mais machistas, se aguçam sentimentos de superioridade, quanto à discriminação das mulheres. Todavia, se faz necessário o entendimento que, com a vinda de Cristo, muita coisa mudou no tocante ao valor dos seres humanos em geral. O cristianismo busca desde o seu princípio amenizar as diferenças, uma vez que todos têm expressivos valores para Cristo.
O HOMEM. Não há dúvida que o autor expressa seu pensamento judaico quanto às diferenças gritantes que haviam do homem para as mulheres. Havia certos seguimentos do judaísmo mais ortodoxo em que se chegava a pensar que a mulher era desprovida de alma. Para estes, o homem era completo em sua tricotomia, porque foi criado por Deus, e o Senhor soprou em suas narinas o fôlego de vida, alma.
NÃO FOI CRIADO. Pelo que se percebe na cultura judaica, nunca jamais, a mulher foi considerada como legítima representante de Deus. Já no tocante aos homens, o próprio Moisés, que era considerado uma das personagens proeminente da nação de Israel, ele que escreveu o livro do Gênesis, o homem sim, desde sua origem foi criado como o ser mais elevado de toda a criação, até mesmo, mais do que os próprios anjos.
POR CAUSA DA MULHER. O homem na realidade foi criado à imagem e semelhança do seu Criador para ser coparticipante do governo de Deus. O homem reflete na terra a glória de Deus, enquanto que a mulher, segundo o pensamento bíblico, reflete a glória do homem. Deus quando criou o homem já tinha em seus decretos planos elevados para o homem, tanto na terra, quanto nos céus. Por isso que os pregadores e ensinadores da palavra de Deus afirmam que, o homem é a coroa da criação de Deus.
MAS A MULHER. Entende-se que, segundo o pensamento do nosso escritor, a mulher foi criada com planos voltados para o homem, enquanto que o homem foi criado com planos voltados para Deus. Até os dias de hoje, tudo isso é um tanto difícil de se compreender, porem, a eternidade futura nos revelará em profundidade o que a mensagem bíblica quer nos dizer sobre tudo isso, porque Deus nos mostrará tudo.
POR CAUSA. Tendo Deus criado o homem Gênesis 2:7 - E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Depois resolveu criar (do homem) a mulher Gênesis 2:18 - E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. O raciocínio do autor é que a mulher foi criada em segundo plano.
DO HOMEM. A mulher foi criada por causa do homem. Essa colocação feita por Moisés, que reflete o pensamento do escritor desta carta, se tornou uma cultura na história de Israel, como algo que discriminava a mulher, ao ponto desta se tornar um objeto de uso do homem. Graças a Deus que o Cristo de Deus veio contornar esta situação, cumprindo assim uma antiga promessa do Criador que, da semente da mulher, o Senhor levantaria o seus Messias, valorizando assim, um tanto as mulheres.
1 Coríntios 11:7-8
1 Coríntios 11:7-8 - O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem. Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher provém do homem.
O HOMEM, POIS. Em textos anteriores o autor vinha falando a respeito das mulheres e de como elas deveriam se comportar nos cultos ou na vida em sociedade, o que refletia os costumes daquela época, do tempo da igreja primitiva. Agora, Paulo também fala a respeito dos irmãos, quanto a como eles deveriam agir nos cultos, como representantes do reino de Deus. Há quem diga que Paulo era machista.
NÃO DEVE COBRIR A CABEÇA. Certamente o apóstolo dos gentios fala sobre a vida religiosa dos seus filhos na fé, em que eles deveriam agir diferente das irmãs, elas que durantes as celebrações deveriam se manter com um véu sobre suas cabeças. Mas os homens, principalmente aqueles que faziam parte do ministério, não cobrissem suas cabeças os cultos. As igrejas do mundo ocidental obedecem este mandamento.
PORQUE É A IMAGEM. Gênesis 1:26-27 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou. Entende-se com isso que o homem como coroada da criação de Deus é a sua imagem.
E A GLÓRIA DE DEUS. Paulo escreveu em 2 Coríntios 3:18 - Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. Essa glória de Deus na vida do homem foi ofuscada pela queda da raça humana, mas desde a manifestação do Messias de Deus, que a glória de Deus voltou à face dos filhos de Deus.
MAS A MULHER É A GLÓRIA DO HOMEM. Não há dúvida que o escritor está falando de procedência, origem e autoridade. O homem veio diretamente de Deus, que o criou segundo a sua imagem, conforme a sua semelhança. Já a mulher foi criada a partir do material que foi colhido do homem, e assim sendo, para que a mulher viesse a existir, ela é na realidade parte do homem, porque veio de sua costela, assim diz a bíblia.
PORQUE O HOMEM NÃO PROVÉM DA MULHER. Neste caso, Paulo não fala do nascimento natural do homem, mas sim de sua origem. O homem não foi feito da mulher, mas ele veio como criação de Deus, em que o Senhor usou o pó da terra. Gênesis 2:7 - E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Paulo fala de origem.
MAS A MULHER PROVÉM DO HOMEM. Gênesis 2:18,21-23 - E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Neste caso, a existência da mulher dependeu do homem em sua origem.
O HOMEM, POIS. Em textos anteriores o autor vinha falando a respeito das mulheres e de como elas deveriam se comportar nos cultos ou na vida em sociedade, o que refletia os costumes daquela época, do tempo da igreja primitiva. Agora, Paulo também fala a respeito dos irmãos, quanto a como eles deveriam agir nos cultos, como representantes do reino de Deus. Há quem diga que Paulo era machista.
NÃO DEVE COBRIR A CABEÇA. Certamente o apóstolo dos gentios fala sobre a vida religiosa dos seus filhos na fé, em que eles deveriam agir diferente das irmãs, elas que durantes as celebrações deveriam se manter com um véu sobre suas cabeças. Mas os homens, principalmente aqueles que faziam parte do ministério, não cobrissem suas cabeças os cultos. As igrejas do mundo ocidental obedecem este mandamento.
PORQUE É A IMAGEM. Gênesis 1:26-27 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou. Entende-se com isso que o homem como coroada da criação de Deus é a sua imagem.
E A GLÓRIA DE DEUS. Paulo escreveu em 2 Coríntios 3:18 - Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. Essa glória de Deus na vida do homem foi ofuscada pela queda da raça humana, mas desde a manifestação do Messias de Deus, que a glória de Deus voltou à face dos filhos de Deus.
MAS A MULHER É A GLÓRIA DO HOMEM. Não há dúvida que o escritor está falando de procedência, origem e autoridade. O homem veio diretamente de Deus, que o criou segundo a sua imagem, conforme a sua semelhança. Já a mulher foi criada a partir do material que foi colhido do homem, e assim sendo, para que a mulher viesse a existir, ela é na realidade parte do homem, porque veio de sua costela, assim diz a bíblia.
PORQUE O HOMEM NÃO PROVÉM DA MULHER. Neste caso, Paulo não fala do nascimento natural do homem, mas sim de sua origem. O homem não foi feito da mulher, mas ele veio como criação de Deus, em que o Senhor usou o pó da terra. Gênesis 2:7 - E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Paulo fala de origem.
MAS A MULHER PROVÉM DO HOMEM. Gênesis 2:18,21-23 - E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Neste caso, a existência da mulher dependeu do homem em sua origem.
Assinar:
Postagens (Atom)
Atos 28.30-31
Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...
-
Atos 12:8 - E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me....
-
Hebreus 12: 28-29 - Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente...
-
1 Coríntios 15:18-19 - E também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de ...