Apocalipse 1:7 - Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.
EIS QUE VEM. O Messias de Deus se manifestou na terra como sendo o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens, e cumpriu com sucesso absoluto a sua missão redentora para salvar os pecadores. Depois de sua ressurreição houve a sua ascensão para se assentar a destra da majestade celestial, mas prometeu que voltara em duas etapas futuras a terra. A primeira para arrebatar para si mesmo a sua igreja que ele comprou com o seu sacrifício de amor e a segunda para estabelecer o seu reino de mil anos sobre a terra. É justamente sobre esta segunda etapa da vinda de Cristo que o autor se reporta nesta referência bíblia. Com isto concorda o restante da mensagem deste mesmo texto exposto pelo vidente João escritor do Apocalipse, o livro da revelação.
COM AS NUVENS. Na sua ascensão para estar à destra de Deus nas maiores alturas também foi visto este evento com a participação deste fenômeno natural, a presença de nuvens (Atos 1:9-11). Na primeira etapa de sua vinda para arrebatar os remidos não será diferente. Já na segunda etapa de sua vinda, estas nuvens (além das nuvens atmosféricas) tem um sentido figurado para representar os milhares de anjos que estarão acompanhando o Rei dos reis e Senhor dos senhores na sua volta triunfal a terra para batalhar pelo seu povo. Como também esta nuvem nos fala dos salvos que também voltarão a terra para participarem do governo de Cristo. De forma que nesta segunda etapa da vinda de Cristo milhares participarão deste evento glorioso.
E TODO OLHO O VERÁ. Na vinda do Messias prometido por Deus poucos tiveram o privilégio de contempla-lo com os seus olhos, até porque ele concentrou suas atividades em Israel. Já na sua vinda para arrebatar a sua igreja da terra, a maioria dos comentaristas bíblicos concordam de que somente os que forem dignos de participarem do arrebatamento é que poderão ver o Filho de Deus vindo sobre as nuvens dos céus. Mas, na segunda etapa de sua vinda para reinar sobre a terra, todas as pessoas que estiverem sobre a terra hão de contemplar a volta do Leão da Tribo de Judá, até porque ele virá para estabelecer seu reino milenial sobre Jerusalém e de lá reinará com a sua igreja sobre todo o planeta terra. Todo honra e glória ao Rei Jesus.
ATÉ MESMO OS QUE O TRANSPASSARAM. Principalmente o Israel de Deus verá a volta gloriosa do Filho de Davi vindo para ajudá-lo. Os Judeus que rejeitaram o seu Messias foram cortados, nesta dispensação dos privilégios que desfrutavam com o seu Deus para que Cristo estabelecesse a nova aliança da graça. Mas, este mesmo Israel voltara a ter novamente plena comunhão com o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus durante o reinado de Cristo na terra. Por ignorância e incredulidade crucificaram o seu Messias, mas no futuro e durante o período do governo milenial de Cristo sobre a terra, eles reconhecerão que aquele mesmo Jesus de Nazaré que crucificaram na cruz do Calvário, era de fato o Messias de Deus ou Emanuel, ou seja, Deus entre os homens.
E TODA TRIBO DA TERRA SE LAMENTARÃO SOBRE ELE. SIM. AMÉM. Com a exaltação de Israel como nação, os demais povos da terra serão castigados, porque durante a grande tribulação as demais nações do mundo se renderão aos enganos do anticristo e farão batalha contra o povo de Deus. Mas Cristo virá para defender os judeus e Israel.
Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
quinta-feira, 20 de junho de 2019
Apocalipse 1:6
Apocalipse 1:6 - E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.
E NOS FEZ. Tudo que somos ou venhamos a ser devemos a Cristo Jesus, pelo seu grande amor com que nos amou e nos resgatou para si mesmo. Com relação às coisas da terra e a esta vida, o homem pode adquirir pela sabedoria e inteligência que o Criador lhe proporcionou muita coisa. Mas, com respeito às coisas do reino de Deus, o homem não tem nada, porque tudo provem de Cristo em nossas vidas. Todo aquele que exerce algum ministério no reino de Cristo não é pela sua capacidade pessoal, mas sim, pelos dons que o Espírito Santo desenvolve na vida de cada um para o que for útil. É Cristo que nos faz ser alguma coisa e que faz tudo por nós pela sua livre vontade.
REIS. No tocante as coisas do reino de Deus e a igreja de Cristo, somos participantes do governo do Senhor Jesus na terra. Antes mesmo da vinda do Messias para implantar o reino de Deus na vida das pessoas, já havia a promessa da participação dos remidos no reino de Cristo. Daniel 7:27 - E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão. Principalmente no reino milenial de Cristo na terra, estaremos reinando com ele e na eternidade também.
E SACERDOTES. Este sacerdote a que se refere o autor do Apocalipse não diz respeito à figura de um líder religioso que se tem interpretado por interesses excursos. Mas, diz respeito ao serviço prestado ao reino de Deus por todos aqueles que se engajam em de alguma forma representar o reino de Cristo na terra. Na atual dispensação só há um sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque, que é Jesus Cristo, o Filho de Deus. Todos os demais são sacerdotes no sentido de prestadores de serviços voluntários e por amor ao reino do Senhor Jesus. Neste sentido, todos são sacerdotes.
PARA DEUS E SEU PAI. Na legislação mosaica estabelecia uma linhagem sacerdotal a partir da tribo de Levi e todos que ocupassem esta posição tinham que ser desta mesma clã familiar. Assim como também, os reis da monarquia israelita deveriam ser da tribo de Judá. Com a implantação feita por Cristo de uma nova ordem para a humanidade tudo mudou e agora todos podem participar do reino de Deus como reis e sacerdotes do reino espiritual do Cristo de Deus, a quem pertence todo o poder.
A ELE GLÓRIA E PODER. A Cristo é que devemos tributar toda glória e poder. A mente limitada dos seres humanos por mais iluminada que possa ser não tem como reconhecer e calcular o valor de Cristo em trazer infinitos benefícios a sua igreja que ele resgatou com o seu sacrifício de amor. Com sofrimentos imensuráveis o Cristo de Deus teve que suportar a humilhação por meio da qual foi exaltado soberanamente por Deus Pai. E tendo sido exaltado por Deus recebeu todo poder no céu e na terra. Ao assentar a destra de Deus Pai nas maiores alturas Cristo foi coroado de glória e poder.
PARA TODO O SEMPRE. AMÉM. O homem por mais elevado que seja na sociedade, a sua glória é passageira e o seu poder limitado, porque mais cedo ou mais tarde há de passar. Mas o Cristo de Deus tem um domínio eterno e o seu poder jamais há de passar. Sua posição de proeminência perante toda a criação é para todo o sempre.
E NOS FEZ. Tudo que somos ou venhamos a ser devemos a Cristo Jesus, pelo seu grande amor com que nos amou e nos resgatou para si mesmo. Com relação às coisas da terra e a esta vida, o homem pode adquirir pela sabedoria e inteligência que o Criador lhe proporcionou muita coisa. Mas, com respeito às coisas do reino de Deus, o homem não tem nada, porque tudo provem de Cristo em nossas vidas. Todo aquele que exerce algum ministério no reino de Cristo não é pela sua capacidade pessoal, mas sim, pelos dons que o Espírito Santo desenvolve na vida de cada um para o que for útil. É Cristo que nos faz ser alguma coisa e que faz tudo por nós pela sua livre vontade.
REIS. No tocante as coisas do reino de Deus e a igreja de Cristo, somos participantes do governo do Senhor Jesus na terra. Antes mesmo da vinda do Messias para implantar o reino de Deus na vida das pessoas, já havia a promessa da participação dos remidos no reino de Cristo. Daniel 7:27 - E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão. Principalmente no reino milenial de Cristo na terra, estaremos reinando com ele e na eternidade também.
E SACERDOTES. Este sacerdote a que se refere o autor do Apocalipse não diz respeito à figura de um líder religioso que se tem interpretado por interesses excursos. Mas, diz respeito ao serviço prestado ao reino de Deus por todos aqueles que se engajam em de alguma forma representar o reino de Cristo na terra. Na atual dispensação só há um sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque, que é Jesus Cristo, o Filho de Deus. Todos os demais são sacerdotes no sentido de prestadores de serviços voluntários e por amor ao reino do Senhor Jesus. Neste sentido, todos são sacerdotes.
PARA DEUS E SEU PAI. Na legislação mosaica estabelecia uma linhagem sacerdotal a partir da tribo de Levi e todos que ocupassem esta posição tinham que ser desta mesma clã familiar. Assim como também, os reis da monarquia israelita deveriam ser da tribo de Judá. Com a implantação feita por Cristo de uma nova ordem para a humanidade tudo mudou e agora todos podem participar do reino de Deus como reis e sacerdotes do reino espiritual do Cristo de Deus, a quem pertence todo o poder.
A ELE GLÓRIA E PODER. A Cristo é que devemos tributar toda glória e poder. A mente limitada dos seres humanos por mais iluminada que possa ser não tem como reconhecer e calcular o valor de Cristo em trazer infinitos benefícios a sua igreja que ele resgatou com o seu sacrifício de amor. Com sofrimentos imensuráveis o Cristo de Deus teve que suportar a humilhação por meio da qual foi exaltado soberanamente por Deus Pai. E tendo sido exaltado por Deus recebeu todo poder no céu e na terra. Ao assentar a destra de Deus Pai nas maiores alturas Cristo foi coroado de glória e poder.
PARA TODO O SEMPRE. AMÉM. O homem por mais elevado que seja na sociedade, a sua glória é passageira e o seu poder limitado, porque mais cedo ou mais tarde há de passar. Mas o Cristo de Deus tem um domínio eterno e o seu poder jamais há de passar. Sua posição de proeminência perante toda a criação é para todo o sempre.
Apocalipse 1:5
Apocalipse 1:5 - E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados.
E DA PARTE DE JESUS CRISTO. O autor continua em sua saudação aos seus leitores refletindo que a graça e a paz de Deus Pai para com os homens passam por Jesus Cristo, o Filho de Deus. Até porque Cristo veio em sua missão messiânica para estabelecer a nova aliança da graça divina, que veio por meio da paz que ele conquistou pela reconciliação das criaturas com o Criador. O homem, Jesus de Nazaré, que é o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens cumpriu com sucesso absoluto a sua missão de Redentor da humanidade pelo sacrifício de si mesmo em nosso lugar.
QUE É A FIEL TESTEMUNHA. O escritor do Apocalipse quando fala sobre o testemunho de Jesus Cristo, ele trata de algo real e não empírico. Neste período, assim como hoje, a história verídica sobre tudo que aconteceu com Jesus de Nazaré já era conhecida por todos. O que os apóstolos e a igreja vinham testemunhando e os escritores do Novo Testamento escrevendo sobre o Cristo de Deus não era factoide, mas eram fatos verídicos sobre tudo que Deus havia prometido com relação ao seu Messias que havia de se manifestar na terra como o Emanuel, Deus conosco, Deus entre os homens.
O PRIMOGÊNITO DENTRE OS MORTOS. Era crença religiosa entre os Judeus a ressurreição de mortos e o Velho Testamento fala sobre isso. O ministério do Senhor Jesus deu veracidade real a esta verdade, quando ele próprio pelo seu grande poder ressuscitou pessoas dentre os mortos. No entanto, todos os casos de ressurreições, as pessoas voltaram a morrer novamente. Mas o Cristo de Deus, como primogênito dentre os mortos, ele ressuscitou e não tornou mais a morrer, subiu aos céus e está vivo para todo o sempre. Por isso que ele é o Senhor da vida e da ressurreição sempre.
E O PRÍNCIPE DOS REIS DA TERRA. Esta expressão usada pelo autor se refere à posição proeminente de Cristo sobre todos e sobre tudo. Na realidade o seu domínio e governo é sobre tudo e sobre todos. Daniel 7:14 - E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. Essa era uma profecia messiânica que já falava sobre o Cristo de Deus e descendente de Davi.
AQUELE QUE NOS AMOU. Deus pergunta: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Cristo responde: Eis-me aqui, envia-me a mim (Isaías 6:8). O amor de Cristo pela humanidade foi o combustível motivador pelo qual Ele se deu a si mesmo em resgate de muitos. Foi este amor que fez com que Ele suportasse tantos sofrimentos por nós.
E EM SEU SANGUE NOS LAVOU DOS NOSSOS PECADOS. O autor esta se reportando sobre o sacrifício voluntário do Filho de Deus em nosso lugar. É a isso que a palavra de Deus chama de redenção, porque pelo seu sacrifício ganhamos o perdão de Deus.
E DA PARTE DE JESUS CRISTO. O autor continua em sua saudação aos seus leitores refletindo que a graça e a paz de Deus Pai para com os homens passam por Jesus Cristo, o Filho de Deus. Até porque Cristo veio em sua missão messiânica para estabelecer a nova aliança da graça divina, que veio por meio da paz que ele conquistou pela reconciliação das criaturas com o Criador. O homem, Jesus de Nazaré, que é o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens cumpriu com sucesso absoluto a sua missão de Redentor da humanidade pelo sacrifício de si mesmo em nosso lugar.
QUE É A FIEL TESTEMUNHA. O escritor do Apocalipse quando fala sobre o testemunho de Jesus Cristo, ele trata de algo real e não empírico. Neste período, assim como hoje, a história verídica sobre tudo que aconteceu com Jesus de Nazaré já era conhecida por todos. O que os apóstolos e a igreja vinham testemunhando e os escritores do Novo Testamento escrevendo sobre o Cristo de Deus não era factoide, mas eram fatos verídicos sobre tudo que Deus havia prometido com relação ao seu Messias que havia de se manifestar na terra como o Emanuel, Deus conosco, Deus entre os homens.
O PRIMOGÊNITO DENTRE OS MORTOS. Era crença religiosa entre os Judeus a ressurreição de mortos e o Velho Testamento fala sobre isso. O ministério do Senhor Jesus deu veracidade real a esta verdade, quando ele próprio pelo seu grande poder ressuscitou pessoas dentre os mortos. No entanto, todos os casos de ressurreições, as pessoas voltaram a morrer novamente. Mas o Cristo de Deus, como primogênito dentre os mortos, ele ressuscitou e não tornou mais a morrer, subiu aos céus e está vivo para todo o sempre. Por isso que ele é o Senhor da vida e da ressurreição sempre.
E O PRÍNCIPE DOS REIS DA TERRA. Esta expressão usada pelo autor se refere à posição proeminente de Cristo sobre todos e sobre tudo. Na realidade o seu domínio e governo é sobre tudo e sobre todos. Daniel 7:14 - E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. Essa era uma profecia messiânica que já falava sobre o Cristo de Deus e descendente de Davi.
AQUELE QUE NOS AMOU. Deus pergunta: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Cristo responde: Eis-me aqui, envia-me a mim (Isaías 6:8). O amor de Cristo pela humanidade foi o combustível motivador pelo qual Ele se deu a si mesmo em resgate de muitos. Foi este amor que fez com que Ele suportasse tantos sofrimentos por nós.
E EM SEU SANGUE NOS LAVOU DOS NOSSOS PECADOS. O autor esta se reportando sobre o sacrifício voluntário do Filho de Deus em nosso lugar. É a isso que a palavra de Deus chama de redenção, porque pelo seu sacrifício ganhamos o perdão de Deus.
Apocalipse 1:4
Apocalipse 1:4 - João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono.
JOÃO. Supõe-se que este é o mesmo João que também foi o escritor do evangelho segundo João e das três epístolas universais. No livro escatológico do Apocalipse este João é tratado como servo de Jesus Cristo. Já na sua terceira idade e próximo do final de sua vida na terra, o vidente João, que neste momento era o último dos apóstolos deu todas as provas de que realmente serviu ao Senhor Jesus durante toda a sua vida. Se realmente este João era de fato o apóstolo de Cristo, sua convivência com Jesus demonstrou que ele era uma pessoa bem próxima do Mestre amado. Ele próprio se classificou de presbítero que é a mesma coisa que bispo ou ancião da igreja de Cristo.
AS SETE IGREJAS QUE ESTÃO NA ÁSIA. Estas sete igrejas sobre as quais o autor do livro do Apocalipse se refere dizem respeito a: Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodiceia. Quando se fala somente sobre estas sete igrejas, não quer dizer que na Ásia Menor só houvessem sete comunidades cristas estabelecidas nesta época. No entanto, se refere as sete igrejas matrizes daquela região, em que seus líderes eram responsáveis por uma área maior, além da comunidade local. O número sete tem vários significados dentro das Sagradas Escrituras, principalmente neste livro, que é um livro que usa muita simbologia.
GRAÇA E PAZ SEJA CONVOSCO. Essa era e sempre foi à saudação usada nos tempos da igreja primitiva no mundo gentílico. Já na igreja mãe em Jerusalém, composta de Judeus convertidos ao cristianismo, entre eles, manteve a tradição judaica de saudar uns aos outros apenas com a palavra paz. Em algumas comunidades só de gentios, às vezes eles usavam entre si apenas a palavra graça. Hoje, cada denominação tem sua própria maneira de saudação entre os seus membros, e isso é de menos importância. O importante mesmo é que esta graça e esta paz representam a forma graciosa com que o Cristo de Deus estabeleceu a paz entre Deus e os homens pela reconciliação.
DA PARTE DAQUELE QUE É. Quem é o nosso Deus? Esta frase se refere ao Deus Todo-poderoso, Criador de todas as coisas. Quando se diz Aquele que é; está se falando no Deus que é tudo para todos. Aquele que é a fonte mesmo da existência de todas as coisas criadas ou formadas. Isto porque Nele tudo tem a sua origem e Ele é a fonte originária de todas as coisas. Até mesmo os céus e a terra hão de passarem, porem, o nosso Deus é eternamente. Ele é aquele que age agora, porque é o Deus de já, e tudo executa em prol dos que Nele confiam. Aquele que é o Senhor de tudo e de todos.
QUE ERA E QUE HÁ DE VIR E DA DOS SETE ESPÍRITOS QUE ESTÃO DIANTE DO SEU TRONO. O autor fala sobre a eternidade passada de Deus, com isso ele nos ensina de que Deus sempre existiu, mesmo antes da existência de todas as coisas criadas. O escritor também nos fala a respeito da vinda de Deus com providência para punir com rigor os rebeldes que não se submetem aos seus mandamentos. Na tradição judaica fala sobre sete arcanjos poderosos que estão na presença do trono do Deus Criador.
JOÃO. Supõe-se que este é o mesmo João que também foi o escritor do evangelho segundo João e das três epístolas universais. No livro escatológico do Apocalipse este João é tratado como servo de Jesus Cristo. Já na sua terceira idade e próximo do final de sua vida na terra, o vidente João, que neste momento era o último dos apóstolos deu todas as provas de que realmente serviu ao Senhor Jesus durante toda a sua vida. Se realmente este João era de fato o apóstolo de Cristo, sua convivência com Jesus demonstrou que ele era uma pessoa bem próxima do Mestre amado. Ele próprio se classificou de presbítero que é a mesma coisa que bispo ou ancião da igreja de Cristo.
AS SETE IGREJAS QUE ESTÃO NA ÁSIA. Estas sete igrejas sobre as quais o autor do livro do Apocalipse se refere dizem respeito a: Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodiceia. Quando se fala somente sobre estas sete igrejas, não quer dizer que na Ásia Menor só houvessem sete comunidades cristas estabelecidas nesta época. No entanto, se refere as sete igrejas matrizes daquela região, em que seus líderes eram responsáveis por uma área maior, além da comunidade local. O número sete tem vários significados dentro das Sagradas Escrituras, principalmente neste livro, que é um livro que usa muita simbologia.
GRAÇA E PAZ SEJA CONVOSCO. Essa era e sempre foi à saudação usada nos tempos da igreja primitiva no mundo gentílico. Já na igreja mãe em Jerusalém, composta de Judeus convertidos ao cristianismo, entre eles, manteve a tradição judaica de saudar uns aos outros apenas com a palavra paz. Em algumas comunidades só de gentios, às vezes eles usavam entre si apenas a palavra graça. Hoje, cada denominação tem sua própria maneira de saudação entre os seus membros, e isso é de menos importância. O importante mesmo é que esta graça e esta paz representam a forma graciosa com que o Cristo de Deus estabeleceu a paz entre Deus e os homens pela reconciliação.
DA PARTE DAQUELE QUE É. Quem é o nosso Deus? Esta frase se refere ao Deus Todo-poderoso, Criador de todas as coisas. Quando se diz Aquele que é; está se falando no Deus que é tudo para todos. Aquele que é a fonte mesmo da existência de todas as coisas criadas ou formadas. Isto porque Nele tudo tem a sua origem e Ele é a fonte originária de todas as coisas. Até mesmo os céus e a terra hão de passarem, porem, o nosso Deus é eternamente. Ele é aquele que age agora, porque é o Deus de já, e tudo executa em prol dos que Nele confiam. Aquele que é o Senhor de tudo e de todos.
QUE ERA E QUE HÁ DE VIR E DA DOS SETE ESPÍRITOS QUE ESTÃO DIANTE DO SEU TRONO. O autor fala sobre a eternidade passada de Deus, com isso ele nos ensina de que Deus sempre existiu, mesmo antes da existência de todas as coisas criadas. O escritor também nos fala a respeito da vinda de Deus com providência para punir com rigor os rebeldes que não se submetem aos seus mandamentos. Na tradição judaica fala sobre sete arcanjos poderosos que estão na presença do trono do Deus Criador.
Apocalipse 1:3
Apocalipse 1:3 - Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
BEM-AVENTURADO. Só no Novo Testamento encontramos esta expressão por mais de quarenta vezes e em toda a bíblia o dobro disso. E descreve sobre aqueles que são sortudos porque foram alcançados pela felicidade. Essa expressão fala sobre os que realmente são felizes em seus feitos e em tudo que fazem. De forma que todos aqueles que se deparam com a mensagem deste livro profético pode dizer que é uma pessoa feliz. Sinto-me abençoado por Deus me conceder o privilégio de ser um comentarista deste livro escatológico e você que esta lendo o nosso comentário também é uma pessoa bem-aventura por estar conhecendo esta mensagem.
AQUELE QUE LÊ. Existem muitas maneiras de se conhecer o conteúdo do livro do Apocalipse, e uma delas é a leitura. O autor deste comentário teve o privilégio de ler ainda quando criança, o seu primeiro livro, que foi quase todo o novo testamento, menos o livro do Apocalipse, porque para a época entendi que não estava preparado para conhecer os fortes eventos que estão previstos para acontecerem nos últimos dias. Depois de convertido, já li dezenas de vezes e é um dos livros que mais gosto de estudar, porque é um livro profético e escatológico com notícias futuras.
E OS QUE OUVEM. Bem-aventurados os que ouvem as profecias que estão contidas neste livro profético. Alguém pode dizer que não conhece a mensagem do livro do apocalipse porque não sabe ler. No entanto, Deus tem iluminado aos seus atalaias que gostam de pregar sobre temas escatológicos para anunciarem as profecias deste livro que falam dos eventos que estão se cumprindo neste últimos dias, de forma que ninguém pode dizer que não ouviu ainda nenhuma pregação sobre os fatos previsto nas profecias do Apocalipse, ou seja, das coisas que estão para acontecer.
AS PALAVRAS DESTA PROFECIA. O livro do Apocalipse é o único livro profético do Novo Testamento. Quase todo o conteúdo deste livro escatológico é de cunho profético e revela as coisas que estão e ainda hão de acontecerem, antes mesmo que estes fatos sucedam. No período da velha dispensação, Deus se utilizou dos seus profetas para falar sobre os eventos que aconteceram antes e durante o tempo da vinda do Messias, Jesus de Nazaré. Já na nova dispensação, o Senhor deixou para a história da humanidade esta obra literária de cunho profético para falar do futuro.
E GUARDAM AS COISAS QUE NELA ESTÃO ESCRITAS. Bem-aventurados os que guardam as coisas que estão escritas neste livro do Apocalipse. Este verbo “guardar” a que se reporta o autor, diz respeito à por em prática as recomendações e profecias que falam sobre os últimos acontecimentos com a humanidade. Quem conhece as profecias que estão para se cumprirem durante a grande tribulação, se prepara para participar do arrebatamento da igreja e poder escapar do que está por vir a terra.
PORQUE O TEMPO ESTÁ PRÓXIMO. Todos que conhecem a mensagem do apocalipse e vivem pelo evangelho de Cristo, sabem que estamos vivendo os últimos tempos previstos pelas profecias deste livro. Os sinais que Cristo deixou como aviso, dos fatos que antecedem o arrebatamento da igreja, estão se cumprindo e Jesus está voltando.
BEM-AVENTURADO. Só no Novo Testamento encontramos esta expressão por mais de quarenta vezes e em toda a bíblia o dobro disso. E descreve sobre aqueles que são sortudos porque foram alcançados pela felicidade. Essa expressão fala sobre os que realmente são felizes em seus feitos e em tudo que fazem. De forma que todos aqueles que se deparam com a mensagem deste livro profético pode dizer que é uma pessoa feliz. Sinto-me abençoado por Deus me conceder o privilégio de ser um comentarista deste livro escatológico e você que esta lendo o nosso comentário também é uma pessoa bem-aventura por estar conhecendo esta mensagem.
AQUELE QUE LÊ. Existem muitas maneiras de se conhecer o conteúdo do livro do Apocalipse, e uma delas é a leitura. O autor deste comentário teve o privilégio de ler ainda quando criança, o seu primeiro livro, que foi quase todo o novo testamento, menos o livro do Apocalipse, porque para a época entendi que não estava preparado para conhecer os fortes eventos que estão previstos para acontecerem nos últimos dias. Depois de convertido, já li dezenas de vezes e é um dos livros que mais gosto de estudar, porque é um livro profético e escatológico com notícias futuras.
E OS QUE OUVEM. Bem-aventurados os que ouvem as profecias que estão contidas neste livro profético. Alguém pode dizer que não conhece a mensagem do livro do apocalipse porque não sabe ler. No entanto, Deus tem iluminado aos seus atalaias que gostam de pregar sobre temas escatológicos para anunciarem as profecias deste livro que falam dos eventos que estão se cumprindo neste últimos dias, de forma que ninguém pode dizer que não ouviu ainda nenhuma pregação sobre os fatos previsto nas profecias do Apocalipse, ou seja, das coisas que estão para acontecer.
AS PALAVRAS DESTA PROFECIA. O livro do Apocalipse é o único livro profético do Novo Testamento. Quase todo o conteúdo deste livro escatológico é de cunho profético e revela as coisas que estão e ainda hão de acontecerem, antes mesmo que estes fatos sucedam. No período da velha dispensação, Deus se utilizou dos seus profetas para falar sobre os eventos que aconteceram antes e durante o tempo da vinda do Messias, Jesus de Nazaré. Já na nova dispensação, o Senhor deixou para a história da humanidade esta obra literária de cunho profético para falar do futuro.
E GUARDAM AS COISAS QUE NELA ESTÃO ESCRITAS. Bem-aventurados os que guardam as coisas que estão escritas neste livro do Apocalipse. Este verbo “guardar” a que se reporta o autor, diz respeito à por em prática as recomendações e profecias que falam sobre os últimos acontecimentos com a humanidade. Quem conhece as profecias que estão para se cumprirem durante a grande tribulação, se prepara para participar do arrebatamento da igreja e poder escapar do que está por vir a terra.
PORQUE O TEMPO ESTÁ PRÓXIMO. Todos que conhecem a mensagem do apocalipse e vivem pelo evangelho de Cristo, sabem que estamos vivendo os últimos tempos previstos pelas profecias deste livro. Os sinais que Cristo deixou como aviso, dos fatos que antecedem o arrebatamento da igreja, estão se cumprindo e Jesus está voltando.
Apocalipse 1:2
Apocalipse 1:2 - O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.
O QUAL. O autor se refere ao apóstolo João que também foi o escritor do evangelho segundo João e das três epístolas universais. No Apocalipse ele é tratado como servo de Jesus Cristo, já na sua terceira idade e próximo do final de sua vida na terra deu todas as provas de que realmente serviu ao Senhor Jesus durante toda a sua vida. Fazia parte do grupo apostólico e era classificado como aquele que era bem chegado ao Senhor Jesus, assim como Pedro também era. Ele próprio se classificou de presbítero que é a mesma coisa que bispo ou ancião. Na realidade ele era a principal liderança da igreja de Cristo na Ásia Menor, e líder da igreja na cidade de Éfeso, com isso ele era reconhecido como supervisor da comunidade cristã na Ásia Menor.
TESTIFICOU. Como um dos primeiros apóstolos do Senhor Jesus viu e acompanhou todos os ensinos transmitidos pelo grande Mestre, Jesus de Nazaré. E tendo com Cristo aprendido as coisas do reino de Deus, depois da ascensão de Cristo passou a exercer plenamente o seu ministério de pregação, testificando das coisas concernentes ao evangelho da graça de Deus. Permanentemente exercia seu ministério em testificar e provar pelas Sagradas Escrituras de que Jesus de Nazaré era o Messias enviado e ungido por Deus como Salvador e Mediador de uma nova aliança de Deus com a humanidade. Tanto dava testemunho nas igrejas de Cristo como também em suas campanhas evangelísticas, além das suas obras literárias que nos deixou por escrito.
DA PALAVRA DE DEUS. Não há dúvida que a mensagem transmitida pelo apóstolo, como também seus escritos e o livro do Apocalipse, sobre o qual estamos comentando era e é de fato a palavra de Deus. O autor está sendo apenas um instrumento nas mãos de Deus para transmitir a sua bendita palavra. Com isso entende-se que o escritor foi na realidade inspirado por Deus para nos deixar esta tão significante obra literária de cunho religioso, como sendo o único livro profético do novo testamento, com sua mensagem na grande maioria de temas puramente escatológicos, ou seja, falando das coisas que se sucederiam no futuro. O livro do Apocalipse não tem em seu conteúdo uma mensagem humana, mas sim, de Deus.
E DO TESTEMUNHO DE JESUS CRISTO. Os apóstolos que conviveram todo o tempo do ministério de Jesus de Nazaré, com ele tinham mais que legitimidade para darem testemunho da veracidade de que o Cristo de Deus era o Emanuel de Deus. Os Judeus e o império romano mataram ao Cristo de Deus por não aceitarem de que Jesus de Nazaré era de fato o Messias. Com a morte de Jesus, agora, estas mesmas forças opostas tentavam acabarem com a religião fundada por Cristo, que era o cristianismo. E o apóstolo João, assim como os demais do grupo dos dozes, tiveram papeis fundamentais na sustentação da legitimidade do testemunho de Jesus como sendo o rei da descendência de Davi, sacerdote eterno e profeta ungido de Deus.
E DE TUDO O QUE TEM VISTO. Certamente o autor se reporta ao que viu durante o ministério de Cristo como sinais de que ele era efetivamente o Messias de Deus. No entanto, mais especificamente as visões que ele teve sobre a mensagem do livro do Apocalipse. As revelações deste livro foram dadas a João em forma de visões.
O QUAL. O autor se refere ao apóstolo João que também foi o escritor do evangelho segundo João e das três epístolas universais. No Apocalipse ele é tratado como servo de Jesus Cristo, já na sua terceira idade e próximo do final de sua vida na terra deu todas as provas de que realmente serviu ao Senhor Jesus durante toda a sua vida. Fazia parte do grupo apostólico e era classificado como aquele que era bem chegado ao Senhor Jesus, assim como Pedro também era. Ele próprio se classificou de presbítero que é a mesma coisa que bispo ou ancião. Na realidade ele era a principal liderança da igreja de Cristo na Ásia Menor, e líder da igreja na cidade de Éfeso, com isso ele era reconhecido como supervisor da comunidade cristã na Ásia Menor.
TESTIFICOU. Como um dos primeiros apóstolos do Senhor Jesus viu e acompanhou todos os ensinos transmitidos pelo grande Mestre, Jesus de Nazaré. E tendo com Cristo aprendido as coisas do reino de Deus, depois da ascensão de Cristo passou a exercer plenamente o seu ministério de pregação, testificando das coisas concernentes ao evangelho da graça de Deus. Permanentemente exercia seu ministério em testificar e provar pelas Sagradas Escrituras de que Jesus de Nazaré era o Messias enviado e ungido por Deus como Salvador e Mediador de uma nova aliança de Deus com a humanidade. Tanto dava testemunho nas igrejas de Cristo como também em suas campanhas evangelísticas, além das suas obras literárias que nos deixou por escrito.
DA PALAVRA DE DEUS. Não há dúvida que a mensagem transmitida pelo apóstolo, como também seus escritos e o livro do Apocalipse, sobre o qual estamos comentando era e é de fato a palavra de Deus. O autor está sendo apenas um instrumento nas mãos de Deus para transmitir a sua bendita palavra. Com isso entende-se que o escritor foi na realidade inspirado por Deus para nos deixar esta tão significante obra literária de cunho religioso, como sendo o único livro profético do novo testamento, com sua mensagem na grande maioria de temas puramente escatológicos, ou seja, falando das coisas que se sucederiam no futuro. O livro do Apocalipse não tem em seu conteúdo uma mensagem humana, mas sim, de Deus.
E DO TESTEMUNHO DE JESUS CRISTO. Os apóstolos que conviveram todo o tempo do ministério de Jesus de Nazaré, com ele tinham mais que legitimidade para darem testemunho da veracidade de que o Cristo de Deus era o Emanuel de Deus. Os Judeus e o império romano mataram ao Cristo de Deus por não aceitarem de que Jesus de Nazaré era de fato o Messias. Com a morte de Jesus, agora, estas mesmas forças opostas tentavam acabarem com a religião fundada por Cristo, que era o cristianismo. E o apóstolo João, assim como os demais do grupo dos dozes, tiveram papeis fundamentais na sustentação da legitimidade do testemunho de Jesus como sendo o rei da descendência de Davi, sacerdote eterno e profeta ungido de Deus.
E DE TUDO O QUE TEM VISTO. Certamente o autor se reporta ao que viu durante o ministério de Cristo como sinais de que ele era efetivamente o Messias de Deus. No entanto, mais especificamente as visões que ele teve sobre a mensagem do livro do Apocalipse. As revelações deste livro foram dadas a João em forma de visões.
Apocalipse 1:1
Apocalipse 1:1 - Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo.
REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO. A primeira palavra deste maravilhoso livro escatológico já retrata o seu conteúdo futurístico dos desvendamentos das coisas que a partir de então passariam a ter lugar na história da igreja de Cristo e da humanidade. Esta revelação dada por Jesus Cristo nos fala dos acontecimentos previstos no cronograma das realizações futuras de Deus com o mundo. Muitas das revelações contidas nas previsões deste livro já se cumpriram, porem, a grande maioria ainda se dará, principalmente depois do arrebatamento da igreja de Cristo, porque Jesus voltará.
A QUAL DEUS LHE DEUS. Como Deus é a fonte primária de todas as coisas e em essência da sabedoria divina, tudo provem Dele em Cristo Jesus. O autor deixa claro o intercâmbio entre o Deus Pai e o seu Filho Jesus Cristo, demonstrando assim de que Jesus e Deus são um em propósitos e comunhão. O que está escrito neste livro das revelações passou pelo aval do Deus único e verdadeiro, Criador de todas as coisas e que é o Deus que anuncia as coisas futuras, antes mesmo de elas acontecerem. Isso porque Ele é o Deus de sabedoria e que conhece todas as coisas eternamente.
PARA MOSTRAR AOS SEUS SERVOS. Esta frase nos revela o destino do conteúdo literário do livro do Apocalipse, que são os servos de Jesus Cristo. Por isso que o mundo não acredita nas coisas que estão escritas neste livro, como profecias escatológicas para os últimos dias. Os servos de Jesus Cristo do qual o autor escreve neste ponto de sua obra, dizem respeito a todos aqueles que servem fielmente ao Cristo de Deus, são aqueles que nasceram de novo e que buscam o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima, tudo de conformidade com o evangelho.
AS COISAS QUE BREVEMENTE DEVEM ACONTECER. No período em que foi escrito o livro do Apocalipse, a igreja primitiva vivia como se a vinda de Cristo fosse se dá naquele mesmo tempo, sem, no entanto, entender que havia um hiato de tempo entre a vinda do Messias como o Filho do homem, e a sua vinda para arrebatar a sua igreja que Ele comprou com o seu sacrifício. Desde que estas revelações foram dadas ao apóstolo João, muitas coisas já se cumpriram e outras tantas estão se cumprindo em nossos dias, mas a grande maioria das previsões são para um futuro breve. A grande verdade reveladora é que tudo que está previsto há de ter fiel cumprimento.
E PELO SEU ANJO AS ENVIOU, E AS NOTIFICOU A JOÃO SEU SERVO. A revelação do livro do Apocalipse teve sua fonte originária em Deus, foi dada a Jesus Cristo, que por sua vez enviou pelo seu anjo, que repassou estas revelações a João, servo de Cristo e João, agora, tinha a responsabilidade de repassar tais revelações à igreja do Senhor Jesus. O envolvimento de todas estas personagens dá veracidade ao conteúdo escrito neste livro, que contem muitos elementos simbólicos, mas, que são verdadeiros.
REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO. A primeira palavra deste maravilhoso livro escatológico já retrata o seu conteúdo futurístico dos desvendamentos das coisas que a partir de então passariam a ter lugar na história da igreja de Cristo e da humanidade. Esta revelação dada por Jesus Cristo nos fala dos acontecimentos previstos no cronograma das realizações futuras de Deus com o mundo. Muitas das revelações contidas nas previsões deste livro já se cumpriram, porem, a grande maioria ainda se dará, principalmente depois do arrebatamento da igreja de Cristo, porque Jesus voltará.
A QUAL DEUS LHE DEUS. Como Deus é a fonte primária de todas as coisas e em essência da sabedoria divina, tudo provem Dele em Cristo Jesus. O autor deixa claro o intercâmbio entre o Deus Pai e o seu Filho Jesus Cristo, demonstrando assim de que Jesus e Deus são um em propósitos e comunhão. O que está escrito neste livro das revelações passou pelo aval do Deus único e verdadeiro, Criador de todas as coisas e que é o Deus que anuncia as coisas futuras, antes mesmo de elas acontecerem. Isso porque Ele é o Deus de sabedoria e que conhece todas as coisas eternamente.
PARA MOSTRAR AOS SEUS SERVOS. Esta frase nos revela o destino do conteúdo literário do livro do Apocalipse, que são os servos de Jesus Cristo. Por isso que o mundo não acredita nas coisas que estão escritas neste livro, como profecias escatológicas para os últimos dias. Os servos de Jesus Cristo do qual o autor escreve neste ponto de sua obra, dizem respeito a todos aqueles que servem fielmente ao Cristo de Deus, são aqueles que nasceram de novo e que buscam o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima, tudo de conformidade com o evangelho.
AS COISAS QUE BREVEMENTE DEVEM ACONTECER. No período em que foi escrito o livro do Apocalipse, a igreja primitiva vivia como se a vinda de Cristo fosse se dá naquele mesmo tempo, sem, no entanto, entender que havia um hiato de tempo entre a vinda do Messias como o Filho do homem, e a sua vinda para arrebatar a sua igreja que Ele comprou com o seu sacrifício. Desde que estas revelações foram dadas ao apóstolo João, muitas coisas já se cumpriram e outras tantas estão se cumprindo em nossos dias, mas a grande maioria das previsões são para um futuro breve. A grande verdade reveladora é que tudo que está previsto há de ter fiel cumprimento.
E PELO SEU ANJO AS ENVIOU, E AS NOTIFICOU A JOÃO SEU SERVO. A revelação do livro do Apocalipse teve sua fonte originária em Deus, foi dada a Jesus Cristo, que por sua vez enviou pelo seu anjo, que repassou estas revelações a João, servo de Cristo e João, agora, tinha a responsabilidade de repassar tais revelações à igreja do Senhor Jesus. O envolvimento de todas estas personagens dá veracidade ao conteúdo escrito neste livro, que contem muitos elementos simbólicos, mas, que são verdadeiros.
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