quinta-feira, 20 de junho de 2019

Apocalipse 1:2

Apocalipse 1:2 - O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.
O QUAL. O autor se refere ao apóstolo João que também foi o escritor do evangelho segundo João e das três epístolas universais. No Apocalipse ele é tratado como servo de Jesus Cristo, já na sua terceira idade e próximo do final de sua vida na terra deu todas as provas de que realmente serviu ao Senhor Jesus durante toda a sua vida. Fazia parte do grupo apostólico e era classificado como aquele que era bem chegado ao Senhor Jesus, assim como Pedro também era. Ele próprio se classificou de presbítero que é a mesma coisa que bispo ou ancião. Na realidade ele era a principal liderança da igreja de Cristo na Ásia Menor, e líder da igreja na cidade de Éfeso, com isso ele era reconhecido como supervisor da comunidade cristã na Ásia Menor.

TESTIFICOU. Como um dos primeiros apóstolos do Senhor Jesus viu e acompanhou todos os ensinos transmitidos pelo grande Mestre, Jesus de Nazaré. E tendo com Cristo aprendido as coisas do reino de Deus, depois da ascensão de Cristo passou a exercer plenamente o seu ministério de pregação, testificando das coisas concernentes ao evangelho da graça de Deus. Permanentemente exercia seu ministério em testificar e provar pelas Sagradas Escrituras de que Jesus de Nazaré era o Messias enviado e ungido por Deus como Salvador e Mediador de uma nova aliança de Deus com a humanidade. Tanto dava testemunho nas igrejas de Cristo como também em suas campanhas evangelísticas, além das suas obras literárias que nos deixou por escrito.

DA PALAVRA DE DEUS. Não há dúvida que a mensagem transmitida pelo apóstolo, como também seus escritos e o livro do Apocalipse, sobre o qual estamos comentando era e é de fato a palavra de Deus. O autor está sendo apenas um instrumento nas mãos de Deus para transmitir a sua bendita palavra. Com isso entende-se que o escritor foi na realidade inspirado por Deus para nos deixar esta tão significante obra literária de cunho religioso, como sendo o único livro profético do novo testamento, com sua mensagem na grande maioria de temas puramente escatológicos, ou seja, falando das coisas que se sucederiam no futuro. O livro do Apocalipse não tem em seu conteúdo uma mensagem humana, mas sim, de Deus.

E DO TESTEMUNHO DE JESUS CRISTO. Os apóstolos que conviveram todo o tempo do ministério de Jesus de Nazaré, com ele tinham mais que legitimidade para darem testemunho da veracidade de que o Cristo de Deus era o Emanuel de Deus. Os Judeus e o império romano mataram ao Cristo de Deus por não aceitarem de que Jesus de Nazaré era de fato o Messias. Com a morte de Jesus, agora, estas mesmas forças opostas tentavam acabarem com a religião fundada por Cristo, que era o cristianismo. E o apóstolo João, assim como os demais do grupo dos dozes, tiveram papeis fundamentais na sustentação da legitimidade do testemunho de Jesus como sendo o rei da descendência de Davi, sacerdote eterno e profeta ungido de Deus.

E DE TUDO O QUE TEM VISTO. Certamente o autor se reporta ao que viu durante o ministério de Cristo como sinais de que ele era efetivamente o Messias de Deus. No entanto, mais especificamente as visões que ele teve sobre a mensagem do livro do Apocalipse. As revelações deste livro foram dadas a João em forma de visões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...