quinta-feira, 20 de junho de 2019

Apocalipse 1:5

Apocalipse 1:5 - E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados.
E DA PARTE DE JESUS CRISTO. O autor continua em sua saudação aos seus leitores refletindo que a graça e a paz de Deus Pai para com os homens passam por Jesus Cristo, o Filho de Deus. Até porque Cristo veio em sua missão messiânica para estabelecer a nova aliança da graça divina, que veio por meio da paz que ele conquistou pela reconciliação das criaturas com o Criador. O homem, Jesus de Nazaré, que é o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens cumpriu com sucesso absoluto a sua missão de Redentor da humanidade pelo sacrifício de si mesmo em nosso lugar.

QUE É A FIEL TESTEMUNHA. O escritor do Apocalipse quando fala sobre o testemunho de Jesus Cristo, ele trata de algo real e não empírico. Neste período, assim como hoje, a história verídica sobre tudo que aconteceu com Jesus de Nazaré já era conhecida por todos. O que os apóstolos e a igreja vinham testemunhando e os escritores do Novo Testamento escrevendo sobre o Cristo de Deus não era factoide, mas eram fatos verídicos sobre tudo que Deus havia prometido com relação ao seu Messias que havia de se manifestar na terra como o Emanuel, Deus conosco, Deus entre os homens.

O PRIMOGÊNITO DENTRE OS MORTOS. Era crença religiosa entre os Judeus a ressurreição de mortos e o Velho Testamento fala sobre isso. O ministério do Senhor Jesus deu veracidade real a esta verdade, quando ele próprio pelo seu grande poder ressuscitou pessoas dentre os mortos. No entanto, todos os casos de ressurreições, as pessoas voltaram a morrer novamente. Mas o Cristo de Deus, como primogênito dentre os mortos, ele ressuscitou e não tornou mais a morrer, subiu aos céus e está vivo para todo o sempre. Por isso que ele é o Senhor da vida e da ressurreição sempre.

E O PRÍNCIPE DOS REIS DA TERRA. Esta expressão usada pelo autor se refere à posição proeminente de Cristo sobre todos e sobre tudo. Na realidade o seu domínio e governo é sobre tudo e sobre todos. Daniel 7:14 - E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. Essa era uma profecia messiânica que já falava sobre o Cristo de Deus e descendente de Davi.

AQUELE QUE NOS AMOU. Deus pergunta: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Cristo responde: Eis-me aqui, envia-me a mim (Isaías 6:8). O amor de Cristo pela humanidade foi o combustível motivador pelo qual Ele se deu a si mesmo em resgate de muitos. Foi este amor que fez com que Ele suportasse tantos sofrimentos por nós.

E EM SEU SANGUE NOS LAVOU DOS NOSSOS PECADOS. O autor esta se reportando sobre o sacrifício voluntário do Filho de Deus em nosso lugar. É a isso que a palavra de Deus chama de redenção, porque pelo seu sacrifício ganhamos o perdão de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...