sexta-feira, 25 de junho de 2021

Atos 18:26

Atos 18:26 - Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Áquila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus.
ELE COMEÇOU A FALAR OUSADAMENTE. Como Apolo tinha ouvido falar sobre o batismo de João Batista, certamente por alguém que falava a respeito do que o Batista falava de Cristo. Então, este pregador discursava sobre o arrependimento de pecados, bem como sobre a necessidade das pessoas mudarem de vida, porque o reino de Deus já era chegado. Além do mais, João Batista tinha, ele próprio, batizado o Senhor Jesus, como sendo a inauguração de um novo tempo para o mundo, à nova dispensação. NA SINAGOGA. O cristianismo ainda estava nos seus começos e nem em todo lugar havia uma comunidade cristã para que os seguidores de Cristo pudessem congregar, de sorte que, os judeus, onde chegavam, mesmo sendo cristãos, costumavam visitar as sinagogas dos judeus, até para pregarem o evangelho da circuncisão para os seus compatriotas judeus, como era o caso de Paulo, e neste momento também com Apolo. E QUANDO O OUVIRAM. Os líderes do judaísmo ficaram felizes que chegasse uma nova visita no ambiente da sinagoga, e, não perderam a oportunidade de ouvirem o visitante, como acontecem nas igrejas da atualidade, de quando chega o visitante. Como um bom pregador, e excelente expositor das Escrituras, Apolo faz um brilhante discurso que chama a atenção de todos, porque ele tinha muita facilidade de pregar. PRISCILA E ÁQUILA. Não muito tempo atrás, este nobre casal tinha sido expulsos de Roma, pelo imperador Cláudio, foram encontrados por Paulo em Corinto, vieram com o apóstolo dos gentios e ficaram em Éfeso. Estavam frequentando a sinagoga dos judeus, que por sinal receberam a Paulo e a este casal muito bem. Quando Priscila e Áquila ouviram a pregação de Apolo, logo perceberam que ele era um cristão. O LEVARAM CONSIGO. O nobre casal sentiu em seus corações que Apolo deveria ficar com eles para que o preparasse para ser um grande pregador do evangelho das boas novas de Cristo. Desde que Paulo viajou para Jerusalém, que Priscila e Áquila já tinha se organizado na cidade de Éfeso, ao ponto de terem uma residência, não se sabe se deles próprios ou alugada. Eles tomaram a decisão de darem acolhimento a Apolo. E LHE DECLARARAM MAIS PRECISAMENTE. Apolo era eloquente, tinha muita ousadia na pregação, era bem instruído nos caminhos de Deus, era poderoso nas Escrituras, pregava e ensinava a palavra de Deus, mas ainda não conhecia bem o evangelho da graça de Cristo. Aprendemos com o exemplo de Apolo que o ser humano, por mais sábio que seja, ele vai sempre ter suas limitações e que vai sempre precisar aprender dos outro. Encontramos pessoas que são bons em uma área, mas limitados em outras. O CAMINHO DE DEUS. Este caminho de Deus sobre o qual fala o texto, não diz respeito à lei de Moisés, como alguns dizem, mas o que este versículo nos esclarece é que Priscila e Áquila ensinavam a Apolo sobre o plano da salvação, projetado por Deus e executado pelo seu Filho Jesus Cristo. Paulo ensinou a Priscila e a Áquila e agora eles estavam compartilhando o que aprenderam com o mais novo pregador do evangelho.

Atos 18:25

Atos 18:25 - Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João.
ESTE ERA INSTRUÍDO NO CAMINHO. Essa declaração feita pelo escritor nos faz entender que Apolo era de fato um homem zeloso das coisas de Deus, praticando no seu dia a dia tudo aquilo que determinava as Sagradas Escrituras. Provavelmente, Apolo vinha estudando de forma criteriosa as literaturas dos hebreus, o seu povo, e Deus estava lhe preparando para ser um eloquente pregador do evangelho das boas novas da graça divina. Esse caminho tanto pode ser do judaísmo como do cristianismo. DO SENHOR. No Velho Testamento, a palavra “Senhor” com sua inicial maiúscula, diz respeito ao Deus de Israel, Ele só que é o Deus único e verdadeiro, Criador de todas as coisas. No Novo Testamento, esta palavra tanto se refere ao Deus de Israel, como também ao Senhor Jesus Cristo, Ele que é Rei dos reis e Senhor dos senhores. Portanto, Apolo, antes era um seguidor do judaísmo, mas agora era seguidor de Jesus. E, FERVOROSO DE ESPÍRITO. Algumas versões bíblicas tem a palavra “Espírito” com sua inicial maiúscula, já em outras esta mesma palavra está posta com sua inicial minúscula, se referindo ao espírito de Apolo. Assim sendo, podemos dizer que Apolo era um pregador profundamente espiritual, mas também podemos declarar que ele era um servo de Cristo, cheio do Espírito Santo de Deus, isso tudo é cabível no texto. FALAVA E ENSINAVA DILIGENTEMENTE. No versículo anterior nos foi informado que Apolo era um pregador eloquente e poderoso nas Sagradas Escrituras, e isso, nos faz compreender que ele era um homem que tinha tremendas habilidades na transmissão da sua mensagem. O que o Dr. Lucas nos passa de informação é que Apolo se aplicava de forma zelosa no aprendizado para transmitir com perfeição a palavra do evangelho. AS COISAS DO SENHOR. Tenho um amigo e irmão, que está começando no ministério da pregação do evangelho, e já lhe ouvi dizer várias vezes, que o ministério de pregação é muito difícil, porque requer muita dedicação e preparação para pregar bem o evangelho da verdade. Todo aquele que prega ou ensina a palavra de Deus tem que se dedicar ao máximo para transmitir com perfeição o que diz as Sagradas Escrituras. CONHECENDO SOMENTE. Um homem extremamente dedicado ao estudo das Sagradas Escrituras, que falava e ensinava de forma perfeita a palavra do Senhor, mas que tinha suas limitações. Apolo pregava aquilo que ele havia aprendido com as Escrituras dos hebreus, portanto, ele ainda não conhecia bem a totalidade do evangelho de Cristo. Tem muitos pregadores e ensinadores que não conhecem o evangelho pleno, porque ele só conhece o quadrado teológico de sua denominação. O BATISMO DE JOÃO. Essa colocação feita por Lucas a respeito de Apolo nos faz pensar que, apesar de Apolo ser um pregador de mão cheia e um ensinador por excelência, mas ele precisa de algo mais. João Batista apresentava aos seus ouvintes o batismo de arrependimento como necessidade de mudança de vida. Por outro lado, este batismo de João pode ser o de Jesus, apresentando o Mestre como o Messias.

Atos 18:24

Atos 18:24 - E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente e poderoso nas Escrituras.
E CHEGOU A ÉFESO. A bem pouco tempo atrás, o apóstolo Paulo esteve nesta cidade e percebeu que a comunidade judaica de Éfeso estava sedenta para ouvir o evangelho da circuncisão. Porem, naquele momento, não foi possível Paulo permanecer nesta cidade, porque estava com um compromisso na cidade de Jerusalém. Todavia, como havia um grande interesse da parte de Deus que os judeus ouvissem o evangelho das boas novas de Cristo, o Senhor mandou um servo seu a Éfeso para fazer a sua obra. UM CERTO JUDEU. Neste momento da história do cristianismo este judeu não era nem de longe conhecido pela comunidade cristã do primeiro século, e a prova disto é que Lucas o trata como um “certo judeu”. Já no que diz respeito a história do povo hebreu, por conta dos cativeiros assírio e babilônicos, eles estavam espalhados por todas as partes do mundo, não porque quisessem, mais por conta das circunstâncias. CHAMADO APOLO. O nome Apolo é derivado do nome de Apolônio, ou seja, essa era uma abreviatura do nome de Apolônio. É provável que Apolo tenha chegado na cidade de Éfeso por volta do ano cinquenta e dois de nossa era cristã, vindo de Alexandria no Egito, de onde era natural. Apesar de aparecer pela primeira vez no Novo Testamento na cidade de Éfeso, mas foi em Corinto que ele se destacou mais como mestre cristão. NATURAL DE ALEXANDRIA. Podemos dizer que esta cidade capital era a mais importante do Egito, tendo sido fundada as margens do rio Nilo por Alexandre o grande a quem dedicou ao seu próprio nome. Alexandria era uma cidade marítima que foi construída pelos de acordo com um planejamento feito pelos melhores engenheiros do exército de Alexandre, o Grande. Alexandria era voltada para a cultura, tendo nela uma das maiores bibliotecas daquela época, onde Apolo aprendeu muito. HOMEM ELOQUENTE. Não temos como saber se Apolo já era convertido ao cristianismo ha muito tempo, mais ficamos sabendo que ele era apenas conhecedor do assunto, sobre a nova religião, por meio de um dos discípulos de João Batista (Atos 18:25). Apolo tinha um dom da parte de Deus que fazia dele um eloquente expositor das Sagradas Escrituras dos hebreus, porque neste tempo não havia Novo Testamento. E PODEROSO. Foi na cidade de Alexandria, no Egito, que foi feita a transliteração do Velho Testamento para o grego, o que chamam de septuaginta. Certamente Apolo se apropriou de um exemplar da versão do Velho Testamento vertido para o grego a fim de se tornar um poderoso expositor das literaturas religiosas do seu povo. O que é dito neste versículo sobre Apolo se tem extrapolado seus limites nos dias de hoje no mundo acadêmico, em que muitos têm imitado o que aconteceu na cidade de Corinto. NAS ESCRITURAS. Os escribas e fariseus, seguidores do tradicional judaísmo, faziam vista grossa quanto às profecias do Velho Testamento que apontavam como sendo Jesus o Messias prometido por Deus. Mas, no caso de Apolo, bem como de Paulo também, eles se utilizavam dos conhecimentos que tinha das Escrituras dos hebreus para provarem que Jesus era o Messias de Deus. Apolo era um forte defensor disto.

Atos 18:22-23

Atos 18:22-23 - E, chegando a Cesaréia, subiu a Jerusalém e, saudando a igreja, desceu a Antioquia. E, estando ali algum tempo, partiu, passando sucessivamente pela província da Galácia e da Frígia, confirmando a todos os discípulos.
E CHEGANDO A CESARÉIA. Existem duas Cesaréias que são mencionadas nas páginas do Novo Testamento, que são elas: Cesaréia da Palestina, e a outra é Cesaréia de Filipos. Certamente esta Cesaréia citada por Lucas, o escritor de Atos do Apóstolo era a Cesaréia da Palestina, porque logo de Imediato diz o texto que Paulo subiu para Jerusalém. Como Paulo partiu de Éfeso para Cesaréia, e esta Cesaréia da Palestina era uma cidade marítima, as margens do mar Mediterrâneo, então é esta Cesaréia citada. SUBIU A JERUSALÉM. Já no país de Israel, Jerusalém ficava em uma posição geográfica muito alta, por isso que se diz sempre: Subiu a Jerusalém. Por outro lado, havia entre os hebreus um conceito em que nas esferas espirituais, sempre que alguém ia para a cidade de Jerusalém, tal pessoa estava subindo, isso por conta do nível espiritual altíssima desta cidade em comparação com outras. Esta é chamada a cidade de Deus. E, SAUDANDO A IGREJA. O motivo da viagem de Paulo a Jerusalém ficou explícito em textos anteriores que seria um voto do grande apóstolo dos gentios em estar na Pascoa em Jerusalém para servir ao Senhor no templo. Todavia, como Paulo era um discípulo de Cristo e missionário do cristianismo, ele não poderia de forma alguma deixar de congregar com a igreja de Cristo em Jerusalém e ver dos demais apóstolos. DESCEU A ANTIOQUIA. Cumprida a sua agenda na cidade de Jerusalém, certamente fazendo um relatório de suas atividades evangelísticas no mundo gentílico, era o momento de Paulo retornar a igreja que lhe enviou para fazer missões na Europa, que foi justamente a igreja de Antioquia da Síria. Foi efetivamente desta cidade que Paulo e Barnabé foram enviados como missionários para pregar nos campos transculturais. E, ESTANDO ALI ALGUM TEMPO. Na realidade, foi Barnabé o maior desbravador da igreja que estava na cidade de Antioquia da Síria, mas que Paulo, quando esteve naquele lugar também fez suas campanhas evangelísticas. Portanto, nesta cidade onde ficava o núcleo principal das igrejas gentílicas, Paulo era muito querido pelos irmãos. Não temos como saber quanto tempo Paulo ficou em Antioquia da Síria com a igreja. PARTIU, PASSANDO SUCESSIVAMENTE PELA PROVÍNCIA DA GALÁCIA E DA FRÍGIA. No que diz respeito à província da Galácia o apóstolo tinha feito um trabalho naquela localidade em sua primeiro viagem missionária, bem como na segunda, porem nesta última, foi como que impedido de trabalhar mais, por conta de sua missão na Europa. Quanto a Frígia, já existia uma igreja cristã nesta província, citada em (Atos 2:10). CONFIRMANDO A TODOS OS DISCÍPULOS. O retorno de Paulo as cidades por ele evangelizada anteriormente tinha mais o intuito de confirmar a fé dos seus filhos espirituais, bem como o fortalecimento e o apoio as lideranças locais das igrejas. Como o principal líder das igrejas gentílicas, o apóstolo Paulo tinha um zelo muito grande para com a edificação do rebanho de Cristo. Agora, o apóstolo foi às igrejas não para evangelizar, mas para transmitir os ensinos cristãos e as doutrinas do evangelho.

Atos 18:21

Atos 18:21 - Antes se despediu deles, dizendo: É-me de todo preciso celebrar a solenidade que vem em Jerusalém; mas querendo Deus, outra vez voltarei a vós. E partiu de Éfeso.
ANTES SE DESPEDIU DELES. Realmente não dá para saber se neste curto período de tempo que Paulo ficou em Éfeso, ele tenha conseguido convencer muitas pessoas a seguirem o evangelho de Cristo. O que temos de informação mais precisa é que ele voltou a pregar o evangelho da circuncisão aos judeus desta cidade, inclusive frequentando a sinagoga dos seus compatriotas judeus. Como o apóstolo dos gentios tinha feito um voto de ir até a cidade de Jerusalém, então, tomou a decisão de partir. DIZENDO: É-ME DE TODO PRECIOSO. O apóstolo Paulo tinha um zelo muito forte pelas coisas de Deus, e nesta sua colocação ele demonstra que estava com muita ansiedade por chegar à cidade de Jerusalém e cumprir o seu voto diante do Deus de Israel. O fato de Paulo ser um cristão autêntico, isso não quer dizer que ele tenha perdido totalmente o respeito às tradições dos judeus, que era o seu povo de sangue e raça. CELEBRAR A SOLENIDADE QUE VEM. Há quem diga que esta solenidade a que se refere o apóstolo dos gentios diz respeito à Páscoa dos judeus, que era uma das festas que o povo hebreu celebrava todos os anos. Comumente, os judeus da dispersão, que naquela época estavam espalhados por todas as partes do mundo voltavam a sua pátria mãe para renovar os seus votos de fé no Deus de Abraão, Isaque e Jacó. EM JERUSALÉM. Além do mais, podemos dizer que Paulo era um missionário do reino de Cristo que tinha certo compromisso com os líderes cristão da igreja matriz de Jerusalém, e ele desejava muito rever os apóstolos da igreja matriz e matar a saudade dos irmãos. Todos os filhos de Israel tinham um amor muito grande por essa cidade que era chamada de cidade de Davi ou como muitos deles chamavam: Cidade de Deus. MAS QUERENDO DEUS. Essa frase utilizada por Paulo deve ser a principal finalidade de vida de todo aquele que diz que serve ao Deus Todo-poderoso, Criador de todas as coisas, o Deus único e verdadeiro. É verdade que Deus deu o livre arbítrio a todos os seres humanos, mas isso não quer dizer que devemos fazer tudo que vem na nossa mente realizar. Quem é na realidade, guiado pelo Espírito de Deus, faz a sua vontade. Um dos objetivos da regeneração espiritual é trazer o homem ao reino de Deus. OUTRA VEZ VOLTAREI A VÓZ. Esse era o grande desejo da parte de Paulo, que era retornar a cidade de Éfeso para dar continuidade ao seu trabalho de evangelização, até porque ele foi bem recebido pelos judeus. Depois, não demorou muito, voltou a Éfeso, Atos 19:1 - E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos. E PARTIU DE ÉFESO. A bíblia diz que, é melhor que não votes, do que votando não cumpras. Paulo havia feito o seu voto de passar a próxima Pascoa na cidade de Jerusalém por isso que se apressava em chegar ao seu destino. No entanto, o seu coração estava ficando ligado na cidade de Éfeso, para onde depois voltou, deu continuidade as suas campanhas evangelísticas, fundando nesta cidade uma igreja.

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Atos 18:19-20

Atos 18:19-20 - E chegou a Éfeso, e deixou-os ali; mas ele, entrando na sinagoga, disputava com os judeus. E, rogando-lhe eles que ficasse por mais algum tempo, não conveio nisso.
E CHEGANDO A ÉFESO. Não há como prevê se antes desta passagem de Paulo pela cidade de Éfeso já havia uma comunidade cristã naquele lugar. Como o apóstolo dos gentios teve que procurar uma sinagoga judaica para pregar a palavra de Deus, é mais conveniente dizermos que esta rápida passagem por Éfeso foi o começo das atividades do evangelho neste lugar. Porem, o que sabemos é que mais tarde Paulo volta a esta cidade para pregar as boas novas de Cristo e fundar uma grande igreja em Éfeso. E DEIXOU-OS ALI. No versículo anterior Lucas fala a respeito de Áquila e Priscila sua esposa que saíram de Corinto e vieram de viagem com Paulo, Atos 18:18 - E Paulo, ficando ainda ali muitos dias, despediu-se dos irmãos, e dali navegou para a Síria, e com ele Priscila e Áquila, tendo rapado a cabeça em Cencréia, porque tinha voto. Agora, Paulo deixava o nobre casal nesta cidade até que viesse a capital de Jerusalém. MAS ELE, ENTRANDO NA SINAGOGA. Porem, antes de tomar o caminho para Jerusalém, o missionário sentiu em seu coração em pregar o evangelho da circuncisão para os judeus. Ainda na cidade de Corinto, o apóstolo dos gentios havia dito que não mais pregava pra os judeus, porque sempre que chegava a um novo campo missionário encontrava a oposição dos seus compatriotas aos seus trabalhos. DISPUTAVA COM OS JUDEUS. Há quem diga que a resolução tomada por Paulo na cidade de Corinto, dizia respeito apenas aos judeus daquela cidade e não ao seu ministério ou ao restante de sua vida. Essa disputa de Paulo com os seguidores do judaísmo era no tocante as provas que o apóstolo apresentava para os judeus, dentro das Escrituras do Velho Testamento, que Jesus de Nazaré era o Messias de Deus. E, ROGANDO-LHE ELES. Neste caso, da cidade de Éfeso, pelo menos neste momento, não houve perseguição da parte dos judeus contra o apóstolo dos gentios, pelo contrário, eles foram cordiais e hospitaleiros para com o servo de Cristo. Pelo menos uma lição os judeus de Éfeso deixaram para a história do cristianismo, que é possível se conviver de forma harmoniosa, mesmo que se faça parte de religiões diferentes. QUE FICASSE POR MAIS ALGUM TEMPO. Essa forma harmoniosa de convivência entre o líder do cristianismo na cidade de Éfeso e os judeus foi que teve como resultado a formação de uma grande comunidade cristã naquela cidade. Uma das coisas que mais escandaliza o povo de Deus e a sociedade de todos os lugares é quando se percebe a desavença entre aqueles que se dizem povo de Deus, mas que vivem fazendo guerras uns contra os outros. Em Éfeso se estabeleceu a verdadeira paz entre os diferentes. NÃO CONVEIO NISSO. Não que Paulo não estivesse gostando daquela harmonia que estava acontecendo dos judeus para com ele. Pelo contrário, este fato era uma providência de Deus, mostrando ao apóstolo Paulo que ele deveria continuar pregando o evangelho da circuncisão. O fato é que o missionário tinha um compromisso consigo mesmo de passar à próxima pascoa na cidade de Jerusalém.

Atos 18:18

Atos 18:18 - E Paulo, ficando ainda ali muitos dias, despediu-se dos irmãos, e dali navegou para a Síria, e com ele Priscila e Áquila, tendo rapado a cabeça em Cencréia, porque tinha voto.
E PAULO. Diferente do que aconteceu na cidade de Atenas, em Corinto, o apóstolo dos gentios ficou apaixonado pelas suas campanhas evangelísticas, ao ponto de fazer um trabalho muito robusto nesta cidade. Em Atenas, Paulo ficou mais preocupado em suas atividades profissionais, para ganhar recursos para trazer a sua companhia seus amigos de ministério Silas e Timóteo. Já em Corinto, que ele contava com a companhia deles, se dedicou mais a pregação do evangelho e ao ensino do discipulado cristão. FICANDO AINDA ALI MUITOS DIAS. Um pouco antes, segundo nos faz saber o escritor Lucas, Paulo esteve em Corinto durante um ano e meio, conforme Atos 18:11 - E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus. Este foi o tempo suficiente para que o apóstolo dos gentios fizesse um grande trabalho em prol do reino de Cristo. Neste tempo, Paulo preparou a igreja de Cristo Jesus como ele gostava. DESPEDIU-SE DOS IRMÃOS. Desta vez, o missionário não teve que sair como fugitivo, porque os judeus, depois do que aconteceu com o procônsul Gálio, não mais intentaram perseguição com o servo de Cristo. Percebendo o apóstolo que tudo estava no seu devido lugar, então, era hora de partir para novas atividades em outros lugares. Não há dúvida que houve um grande culto de despedida com a igreja de Cristo Jesus. E DALI NAVEGOU PARA A SÍRIA. A partir de então, o apóstolo Paulo buscava fazer o caminho inverso de sua segunda viagem missionária, porque no seu coração pairava o desejo de passar a próxima páscoa em Jerusalém. A Síria era uma grande região do mundo gentílico de onde havia partido o apóstolo dos gentios, rumo ao continente europeu. Podemos afirmar que era em Antioquia da Síria que ficava a maior igreja. E COM ELE PRICILA E ÁQUILA. Quando Paulo chegou na cidade de Corinto, encontrou este nobre casal que lhe deu todo o apoio necessário para que ele pudesse de início se estabelecer naquele lugar. Não sabemos por que motivo Áquila e sua esposa estavam saindo da cidade de Corinto, ou quem sabe eles estavam apenas acompanhando o apóstolo dos gentios, uma vez que este era um costume das igrejas enviar alguém acompanhado o missionário até o próximo porto ou até a próxima cidade ou parada. TENDO RASPADO A CABEÇA EM CENCRÉIA. Cencréia era uma cidade portuária, que ficava cerca de quatorze quilômetros da banda leste da cidade de Corinto. Sendo que mais perto de Corinto havia um outro porto, que ficava na localidade chamada de Laqueum, mais ou menos a dois quilómetros e meio, sendo no lado leste desta cidade. Paulo foi para Cencréia porque este era o destino de sua viagem a Síria e palestina. PORQUE TINHA VOTO. Que voto foi este feito pelo apóstolo Paulo? Os comentaristas concordam que este foi o voto do nazireado, que incluía a abstinência de vinho ou bebidas fortes, não ter qualquer contato com cadáver algum, ainda que fosse de um parente e o crescimento dos cabelos por um determinado tempo, ou em alguns casos para a vida toda. Essa era uma tradição antiga que prevalecia entre o povo hebreu.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...