Filipenses 3:12 - Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. NÃO QUE JÁ A TENHA ALCANÇADO. Nos textos anteriores o autor vem escrevendo sobre o seu empenho para agradar a Deus, realizar a obra para a qual foi chamado e ter o privilégio de participar da ressurreição dos mortos em Cristo Jesus, no dia do arrebatamento da igreja. E movido pela esperança ele destaca o fato de que precisa fazer muito mais do que já fez pelo reino de Cristo para ser digno de participar do arrebatamento da igreja. Se um homem como Paulo que é um dos heróis do cristianismo sustenta e afirma de que precisa melhorar mais ainda como cristão. Porque os santarrões não reconhecem que precisam também de mais humildade?
OU QUE SEJA PERFEITO. Ser humano perfeito só existiu um que foi o Cristo de Deus, porque ele não pecou, não falhou nem errou. Ele viveu de forma digna perante os homens e diante de Deus. Se um homem como Paulo não se acha perfeito, porque os hipócritas religiosos vivem se achando melhor do que todo mundo? Quem for digno de participar do arrebatamento da igreja e herdar a vida eterna, isso será, não por méritos pessoas, mas sim, fruto da bondade, da misericórdia e da benevolência de Deus. Ninguém está imune a práticas de erros e ninguém é blindado ao pecado.
MAS PROSSIGO. Reconhecendo que não é perfeito e que ainda não é digno de ser participante do arrebatamento dos salvos, Paulo nem por isso desiste de buscar a graça de Deus para que possa ser envolvido na infinita misericórdia do Pai. Mais adiante ele escreve: Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Recuar não fazia parte dos plenos de Paulo no que concerne a tudo aquilo que ele abraçou no reino de Cristo. Mesmo estando preso, sendo perseguido e correndo risco de morte, ele não pretendia voltar atrás e deixar o evangelho de Cristo.
PARA ALCANÇAR AQUILO. O apóstolo sabia o que queria da vida e tinha metas para alcançar seus objetivos, para tanto, ele fazia tudo com planejamento e um programa de realizações, isso porque ele tinha convicção que chegaria ao porto desejado. Ele tinha um alvo a ser alcançado, e com isso prosseguir era o seu lema de vida. Todo aquele que faz a sua decisão em seguir a Cristo de conformidade com o seu evangelho, não pode nem deve coxear em dois pensamentos, nem tão pouco se deixar levar por dúvidas, pelo contrário, deve seguir em frente para alcançar a salvação.
PARA O QUE FUI TAMBÉM PRESO. Não se sabe ao certo sobre que tipo de prisão o apóstolo se refere, se ele está tratando da prisão física ou se está escrevendo em figura de linguagem para representar a forma como ele se achava tão ligado a Cristo ao ponto de não mais ver condições de se afastar do seu Mestre. O autor pode também está se referindo aos vários aprisionamentos que já teve que enfrentar por Cristo Jesus, inclusive, no momento em que escrevia esta carta, ele estava preso.
POR CRISTO JESUS. O que aconteceu com Paulo, é justamente o que acontece com os cristãos verdadeiros, ele foi efetivamente transformado pelo poder da palavra de Cristo, e o seu encontro com o Senhor Jesus o fez ser mudado em uma nova criatura. Por isso que o apóstolo se achava apto a sofrer e até morrer por Cristo Jesus.
Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
quinta-feira, 26 de março de 2015
quarta-feira, 25 de março de 2015
Filipenses 3:10-11
Filipenses 3:10-11 - Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte. Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos.
PARA CONHECÊ-LO. A decisão de se converter do judaísmo para o cristianismo de Paulo, sua renúncia dos cargos elevados perante a comunidade religiosa de Israel, o abandono dos privilégios de ser um fariseu da elite religiosa dos israelitas, e todas as demais perdas que ele sofreu, humanamente falando. Tudo isso, para que ele tivesse o privilégio de conhecer a Cristo Jesus, o Filho de Deus. O Messias, Jesus de Nazaré era muito esperado pelo povo de Israel, e ele veio, mas eles não o receberam. Porem, Paulo o recebeu e passou a conhecê-lo pelas revelações dele recebidas.
E À VIRTUDE DA SUA RESSURREIÇÃO. Cristo é o Senhor da vida e da ressurreição, por isso que a morte não o pode detê-lo naquela tumba fria. Já em vida e no seu ministério, o Cristo de Deus deu várias demonstrações de que tinha o poder sobre a morte, quando ressuscitou dentre os mortos algumas pessoas. No entanto, a mais clara demonstração de que ele era e é o Senhor da vida e da ressurreição ele deu quando ressuscitou ao terceiro dia de entre os mortos, para nunca mais morrer. Se Jesus não tivesse ressuscitado, seria apenas mais um profeta, como muitos outros.
E À COMUNICAÇÃO DE SUAS AFLIÇÕES. Já nas profecias messiânicas eram anunciadas sobre o Messias como Servo sofredor, porque pelas suas muitas e intensas aflições ele realizaria a redenção da humanidade. Tudo que Jesus teve que enfrentar de perseguições já era esperado, e a sua rejeição por parte da comunidade de Israel era prevista para que se inaugurasse uma nova dispensação com os gentios e todas as nações e povos do mundo. Os sofrimentos do Cristo de Deus faziam parte da obra de expiação realizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
SENDO FEITO CONFORME A SUA MORTE. As nossas chagas e as nossas dores caíram sobre o Cristo de Deus, e a sua morte foi em nosso lugar para nos remir de nossos pecados e das nossas transgressões. Isaías 53:4-5 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. A morte de Jesus foi para nos dar a salvação.
PARA VER SE DE ALGUMA MANEIRA POSSO CHEGAR. Tudo isso da parte de Paulo: Filipenses 3:8 - E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo. Para que ele tivesse a possibilidade de ser salvo em Cristo.
A RESSURREIÇÃO DENTRE OS MORTOS. É de comum acordo entre os muitos comentaristas do Novo Testamento de que, o apóstolo neste ponto de sua carta, não tinha mais esperança de que poderia sair da prisão, mas que seria julgado pelas autoridades romanas e condenado à morte. Neste sentido é que, ele agora aponta para a esperança de que na volta de Cristo, ele participaria do arrebatamento da igreja.
PARA CONHECÊ-LO. A decisão de se converter do judaísmo para o cristianismo de Paulo, sua renúncia dos cargos elevados perante a comunidade religiosa de Israel, o abandono dos privilégios de ser um fariseu da elite religiosa dos israelitas, e todas as demais perdas que ele sofreu, humanamente falando. Tudo isso, para que ele tivesse o privilégio de conhecer a Cristo Jesus, o Filho de Deus. O Messias, Jesus de Nazaré era muito esperado pelo povo de Israel, e ele veio, mas eles não o receberam. Porem, Paulo o recebeu e passou a conhecê-lo pelas revelações dele recebidas.
E À VIRTUDE DA SUA RESSURREIÇÃO. Cristo é o Senhor da vida e da ressurreição, por isso que a morte não o pode detê-lo naquela tumba fria. Já em vida e no seu ministério, o Cristo de Deus deu várias demonstrações de que tinha o poder sobre a morte, quando ressuscitou dentre os mortos algumas pessoas. No entanto, a mais clara demonstração de que ele era e é o Senhor da vida e da ressurreição ele deu quando ressuscitou ao terceiro dia de entre os mortos, para nunca mais morrer. Se Jesus não tivesse ressuscitado, seria apenas mais um profeta, como muitos outros.
E À COMUNICAÇÃO DE SUAS AFLIÇÕES. Já nas profecias messiânicas eram anunciadas sobre o Messias como Servo sofredor, porque pelas suas muitas e intensas aflições ele realizaria a redenção da humanidade. Tudo que Jesus teve que enfrentar de perseguições já era esperado, e a sua rejeição por parte da comunidade de Israel era prevista para que se inaugurasse uma nova dispensação com os gentios e todas as nações e povos do mundo. Os sofrimentos do Cristo de Deus faziam parte da obra de expiação realizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
SENDO FEITO CONFORME A SUA MORTE. As nossas chagas e as nossas dores caíram sobre o Cristo de Deus, e a sua morte foi em nosso lugar para nos remir de nossos pecados e das nossas transgressões. Isaías 53:4-5 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. A morte de Jesus foi para nos dar a salvação.
PARA VER SE DE ALGUMA MANEIRA POSSO CHEGAR. Tudo isso da parte de Paulo: Filipenses 3:8 - E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo. Para que ele tivesse a possibilidade de ser salvo em Cristo.
A RESSURREIÇÃO DENTRE OS MORTOS. É de comum acordo entre os muitos comentaristas do Novo Testamento de que, o apóstolo neste ponto de sua carta, não tinha mais esperança de que poderia sair da prisão, mas que seria julgado pelas autoridades romanas e condenado à morte. Neste sentido é que, ele agora aponta para a esperança de que na volta de Cristo, ele participaria do arrebatamento da igreja.
terça-feira, 24 de março de 2015
Filipenses 3:9
Filipenses 3:9 - E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé. E SEJA ACHADO NELE. O importante para o escritor agora, não eram seus privilégios de quando ainda estava no judaísmo, por naquela época pertencer à classe dos mais favorecidos dentre os religiosos de Israel. O que importava agora para ele, era estar em Cristo, viver para Cristo e por Cristo. A saída do judaísmo e sua conversão ao cristianismo era o divisor de águas na vida de Paulo, ao ponto dele afirmar que perdeu tudo, inclusive as posições de destaques para agora ganhar a Cristo Jesus.
NÃO TENDO A MINHA JUSTIÇA. Paulo era demasiadamente zeloso das tradições religiosas dos hebreus, ao ponto de ser melhor do que muitos de sua época, no que concerne a guardar os mandamentos, estatutos e ordenanças da legislação mosaica. E isso lhe fornecia o senso mental de que, ele podia ser considerado justo perante a comunidade de Israel, como também lhe proporcionava o conforto mental de que também, se achava justificado perante a justiça de Deus, por ser fiel à lei de Moisés.
QUE VEM DA LEI. Conforme o que determinava a lei, para que alguém fosse considerado justo perante o povo de Deus e diante das ordenanças da legislação mosaica, essa pessoa devia em tudo ser obediente ao que mandava a lei de Moisés. De forma que os seguidores do judaísmo eram pressionados a serem mais religiosos do que praticantes da fé, da confiança e da esperança em Deus.
MAS A QUEM VEM PELA FÉ. Quando Paulo entendeu pelas revelações de Cristo, que no tempo da nova dispensação o que importava mesmo era o exercício da fé e não a prática da lei de Moisés, então ele optou a viver pela fé, ou seja, a justiça que vem pela fé. Essa justiça que vem pela fé é a crença inabalável de que, a obra perfeita de redenção realizada por Cristo é capaz e suficiente para nos justificar diante de Deus.
EM CRISTO. Quem tiver o privilégio de estar bem na foto diante da justiça de Deus, não mais é por ser um seguidor do judaísmo, nem da legislação de Moisés. Também não é por se achar santo, justo e bom perante a justiça divina. Mas é unicamente pelo fato de que o Cristo de Deus realizou plenamente a reconciliação entre o homem e o seu Criador. Isso Cristo fez por meio da expiação pelos nossos pecados.
A JUSTIÇA QUE VEM DE DEUS. Todos aqueles que forem dignos de herdarem a vida eterna, assim o farão não por méritos pessoais, não por serem justos aos próprios olhos, nem bonzinhos perante a sociedade. Todos os créditos devem ser atribuídos ao grande amor de Deus, sua misericórdia para com a humanidade e sua compaixão.
PELA FÉ. O homem entra apenas com sua fé para adquirir todos os benefícios do perdão de Deus em Cristo Jesus. Essa fé é demonstrada no pleno reconhecimento de que cada um de nós não podemos fazer nada para nos salvar. Mais apenas confiar de que a obra de redenção feita pelo Cristo de Deus nos dá o direito à salvação eterna.
NÃO TENDO A MINHA JUSTIÇA. Paulo era demasiadamente zeloso das tradições religiosas dos hebreus, ao ponto de ser melhor do que muitos de sua época, no que concerne a guardar os mandamentos, estatutos e ordenanças da legislação mosaica. E isso lhe fornecia o senso mental de que, ele podia ser considerado justo perante a comunidade de Israel, como também lhe proporcionava o conforto mental de que também, se achava justificado perante a justiça de Deus, por ser fiel à lei de Moisés.
QUE VEM DA LEI. Conforme o que determinava a lei, para que alguém fosse considerado justo perante o povo de Deus e diante das ordenanças da legislação mosaica, essa pessoa devia em tudo ser obediente ao que mandava a lei de Moisés. De forma que os seguidores do judaísmo eram pressionados a serem mais religiosos do que praticantes da fé, da confiança e da esperança em Deus.
MAS A QUEM VEM PELA FÉ. Quando Paulo entendeu pelas revelações de Cristo, que no tempo da nova dispensação o que importava mesmo era o exercício da fé e não a prática da lei de Moisés, então ele optou a viver pela fé, ou seja, a justiça que vem pela fé. Essa justiça que vem pela fé é a crença inabalável de que, a obra perfeita de redenção realizada por Cristo é capaz e suficiente para nos justificar diante de Deus.
EM CRISTO. Quem tiver o privilégio de estar bem na foto diante da justiça de Deus, não mais é por ser um seguidor do judaísmo, nem da legislação de Moisés. Também não é por se achar santo, justo e bom perante a justiça divina. Mas é unicamente pelo fato de que o Cristo de Deus realizou plenamente a reconciliação entre o homem e o seu Criador. Isso Cristo fez por meio da expiação pelos nossos pecados.
A JUSTIÇA QUE VEM DE DEUS. Todos aqueles que forem dignos de herdarem a vida eterna, assim o farão não por méritos pessoais, não por serem justos aos próprios olhos, nem bonzinhos perante a sociedade. Todos os créditos devem ser atribuídos ao grande amor de Deus, sua misericórdia para com a humanidade e sua compaixão.
PELA FÉ. O homem entra apenas com sua fé para adquirir todos os benefícios do perdão de Deus em Cristo Jesus. Essa fé é demonstrada no pleno reconhecimento de que cada um de nós não podemos fazer nada para nos salvar. Mais apenas confiar de que a obra de redenção feita pelo Cristo de Deus nos dá o direito à salvação eterna.
segunda-feira, 23 de março de 2015
Filipenses 3:8
Filipenses 3:8 - E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo. E, NA VERDADE, TENHO POR PERDA. Esse texto descreve sobre o antes e o depois na vida de Paulo, antes de seu encontro com Cristo, e depois de sua transformação de vida. Este é o grande lema da vida de muitas pessoas, que até sentem que tem a chamada de Deus para sua vida, mas começa a calcular entre os ganhos e perdas, e com isso terminam por ficarem com a vida velha, em vez de se transformarem em novas criaturas. Mas, quem tem experiência real com Cristo sabe que só tem a ganhar, quem faz uma aliança com Cristo.
TODAS AS COISAS. Humanamente, Paulo era uma pessoa que gozava de muitos privilégios sociais perante a comunidade judaica, como fariseu que era, ele tinha livre acesso as reuniões mais importantes da vida religiosa dos hebreus, além do mais, contava com o apoio dos principais dos sacerdotes para fazer e desfazer naquilo que bem entendesse. Mas agora, por ter tido um real encontro com Cristo, ele considerava todas as coisas que lhe eram favoráveis, como perdas, sem retorno, coisa do passado.
PELA EXCELÊNCIA DO CONHECIMENTO. Nenhum outro do grupo dos doze, teve em profundidade as revelações que Paulo teve, no que concerne aos mistérios de Cristo para com a sua igreja, e os parâmetros da nova aliança da graça de Deus. Ele diz ter sido arrebatado até a presença de Deus. e teve revelações e experiências das boas novas de Cristo, que para a mente humana é até certo ponto incompreensível.
DE CRISTO JESUS, MEU SENHOR. Encontramos mais uma vez nos escritos de Paulo, o título completo do Filho de Deus, O Senhor, Jesus Cristo. Antes mesmo da sua vinda, o Cristo de Deus já era conhecido pelas profecias messiânicas como Senhor de tudo e de todos, e isso foi confirmado na era do Novo Testamento. O Nome Jesus quer dizer: aquele que veio ou que se manifestou como Salvador. Já o Sobrenome Cristo, nos fala a respeito da missão redentora do Emanuel, que fez a expiação pelo pecado do povo.
PELO QUAL SOFRI A PERDA DE TODAS AS COISAS. Tendo um encontro com Cristo, e recebendo a revelação de sua missão redentora em prol da humanidade, Paulo fez a opção por viver para Cristo e o seu reino, e isso implicou em mudança radical no seu modo de viver, por isso que ele afirmou: Não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim.
E AS CONSIDERO COMO ESCÓRIA. Os privilégios sociais e religiosos dos quais desfrutava o apóstolo, antes de sua conversão ao cristianismo, ele as considera como algo que não vale absolutamente nada, é o que ele chama de escória, algo desprezível, porque Cristo Jesus é superior a tudo que o mundo oferece.
PARA QUE POSSA GANHAR A CRISTO. O próprio Cristo falou que: Ninguém pode servir a dois Senhores. Essa é uma questão de prioridade que o ser humano pode fazer, se quer viver para Cristo e com Cristo, precisa renunciar o mundo e o que nele há.
TODAS AS COISAS. Humanamente, Paulo era uma pessoa que gozava de muitos privilégios sociais perante a comunidade judaica, como fariseu que era, ele tinha livre acesso as reuniões mais importantes da vida religiosa dos hebreus, além do mais, contava com o apoio dos principais dos sacerdotes para fazer e desfazer naquilo que bem entendesse. Mas agora, por ter tido um real encontro com Cristo, ele considerava todas as coisas que lhe eram favoráveis, como perdas, sem retorno, coisa do passado.
PELA EXCELÊNCIA DO CONHECIMENTO. Nenhum outro do grupo dos doze, teve em profundidade as revelações que Paulo teve, no que concerne aos mistérios de Cristo para com a sua igreja, e os parâmetros da nova aliança da graça de Deus. Ele diz ter sido arrebatado até a presença de Deus. e teve revelações e experiências das boas novas de Cristo, que para a mente humana é até certo ponto incompreensível.
DE CRISTO JESUS, MEU SENHOR. Encontramos mais uma vez nos escritos de Paulo, o título completo do Filho de Deus, O Senhor, Jesus Cristo. Antes mesmo da sua vinda, o Cristo de Deus já era conhecido pelas profecias messiânicas como Senhor de tudo e de todos, e isso foi confirmado na era do Novo Testamento. O Nome Jesus quer dizer: aquele que veio ou que se manifestou como Salvador. Já o Sobrenome Cristo, nos fala a respeito da missão redentora do Emanuel, que fez a expiação pelo pecado do povo.
PELO QUAL SOFRI A PERDA DE TODAS AS COISAS. Tendo um encontro com Cristo, e recebendo a revelação de sua missão redentora em prol da humanidade, Paulo fez a opção por viver para Cristo e o seu reino, e isso implicou em mudança radical no seu modo de viver, por isso que ele afirmou: Não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim.
E AS CONSIDERO COMO ESCÓRIA. Os privilégios sociais e religiosos dos quais desfrutava o apóstolo, antes de sua conversão ao cristianismo, ele as considera como algo que não vale absolutamente nada, é o que ele chama de escória, algo desprezível, porque Cristo Jesus é superior a tudo que o mundo oferece.
PARA QUE POSSA GANHAR A CRISTO. O próprio Cristo falou que: Ninguém pode servir a dois Senhores. Essa é uma questão de prioridade que o ser humano pode fazer, se quer viver para Cristo e com Cristo, precisa renunciar o mundo e o que nele há.
domingo, 22 de março de 2015
Filipenses 3:6-7
Filipenses 3:6-7 - Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. SEGUNDO O ZELO. Conforme os costumes e as tradições do judaísmo, todo aquele que era um Judeu guardador da legislação mosaica, devia com todo empenho defender a religião de Israel com zelo e devoção irrestrita. No caso de Paulo, que pertencia à classe dos fariseus e que estava a serviço dos líderes do judaísmo, ele tinha o dever de combater qualquer outra religião ou conjunto de crenças, que se tornasse uma ameaça ao judaísmo. Desde a vinda do Messias e com a fundação da nova religião, que o clero religioso de Israel, se posicionou em combater o cristianismo de forma dura e cruel.
PERSEGUIDOR DA IGREJA. Os líderes religiosos do judaísmo por inveja condenaram a morte o Senhor Jesus Cristo, porque eles perceberam de que, o Messias estava representando uma ameaça a eles próprios e aos princípios da legislação de Moisés. Não satisfeitos por terem matado o Cristo de Deus, agora, tentavam barrar a qualquer custo, o crescimento e expansão do cristianismo em tudo o mundo. Paulo tinha carta branca da parte dos sacerdotes do judaísmo para perseguir, prender e até mandar matar os seguidores de Cristo. Por isso ele diz ter sido um dos perseguidores da igreja.
SEGUNDO A JUSTIÇA QUE HÁ NA LEI. Na nova dispensação da graça, seguir a justiça do evangelho é crer de forma absoluta na obra perfeita, realizada por Cristo Jesus para redimir a humanidade. Já na antiga aliança de Deus com Israel, seguir a justiça da lei era guardar todos os mandamentos, estatutos e juízos da legislação mosaica. E Paulo se encaixava neste perfil, por ser um seguidor padrão da lei de Moisés. Conforme a antiga aliança, o homem estabelecia a sua própria justiça, baseada na legislação de Moisés, porque disto dependia sua fidelidade ao que estava escrito na lei.
IRREPREENSÍVEL. Essa é uma expressão que descreve um seguidor da lei de Moisés, que guardava com zelo total tudo que determinavas as regras estabelecias na lei. Com isso, o autor afirma que era um legítimo seguidor do judaísmo, porque havia sido circuncidado, conforme a lei, era da linhagem de Israel, hebreu de hebreu, segundo a tradição religiosa do seu país, era fariseu, instruído nos estatutos da lei de Moisés e nas tradições e costumes dos Judeus. Ninguém encontrava motivos na vida de Paulo para acusá-lo de transgressor de tudo aquilo que determinava sua religião.
MAS O QUE PARA MIM ERA GANHO. Na realidade, Paulo era um homem de elevada posição entre os seus pares, quando ainda pertencia ao judaísmo. Por ser um fariseu, ele ocupava lugar na elite religiosa do seu país e contava com o apoio direto e exclusivo dos sacerdotes para usufruir de todos os privilégios religiosos. Tinha uma dedicação irrefutável em conhecer e praticar a sua religião, vindo a superar a muitos de sua época em profundidade no tocante a ser zeloso com os mandamentos da lei.
REPUTEI-O PERDA POR CRISTO. No entanto, ao ter um encontro com Cristo Jesus, no caminho de Damasco, ele, Paulo, rompeu definitivamente com o judaísmo para seguir as regras do cristianismo, fundado pelo Cristo de Deus. Depois de sua conversão ao cristianismo, não mais interessava para Paulo, as posições, os cargos e os privilégios que ele desfrutava perante as autoridades religiosas do judaísmo.
PERSEGUIDOR DA IGREJA. Os líderes religiosos do judaísmo por inveja condenaram a morte o Senhor Jesus Cristo, porque eles perceberam de que, o Messias estava representando uma ameaça a eles próprios e aos princípios da legislação de Moisés. Não satisfeitos por terem matado o Cristo de Deus, agora, tentavam barrar a qualquer custo, o crescimento e expansão do cristianismo em tudo o mundo. Paulo tinha carta branca da parte dos sacerdotes do judaísmo para perseguir, prender e até mandar matar os seguidores de Cristo. Por isso ele diz ter sido um dos perseguidores da igreja.
SEGUNDO A JUSTIÇA QUE HÁ NA LEI. Na nova dispensação da graça, seguir a justiça do evangelho é crer de forma absoluta na obra perfeita, realizada por Cristo Jesus para redimir a humanidade. Já na antiga aliança de Deus com Israel, seguir a justiça da lei era guardar todos os mandamentos, estatutos e juízos da legislação mosaica. E Paulo se encaixava neste perfil, por ser um seguidor padrão da lei de Moisés. Conforme a antiga aliança, o homem estabelecia a sua própria justiça, baseada na legislação de Moisés, porque disto dependia sua fidelidade ao que estava escrito na lei.
IRREPREENSÍVEL. Essa é uma expressão que descreve um seguidor da lei de Moisés, que guardava com zelo total tudo que determinavas as regras estabelecias na lei. Com isso, o autor afirma que era um legítimo seguidor do judaísmo, porque havia sido circuncidado, conforme a lei, era da linhagem de Israel, hebreu de hebreu, segundo a tradição religiosa do seu país, era fariseu, instruído nos estatutos da lei de Moisés e nas tradições e costumes dos Judeus. Ninguém encontrava motivos na vida de Paulo para acusá-lo de transgressor de tudo aquilo que determinava sua religião.
MAS O QUE PARA MIM ERA GANHO. Na realidade, Paulo era um homem de elevada posição entre os seus pares, quando ainda pertencia ao judaísmo. Por ser um fariseu, ele ocupava lugar na elite religiosa do seu país e contava com o apoio direto e exclusivo dos sacerdotes para usufruir de todos os privilégios religiosos. Tinha uma dedicação irrefutável em conhecer e praticar a sua religião, vindo a superar a muitos de sua época em profundidade no tocante a ser zeloso com os mandamentos da lei.
REPUTEI-O PERDA POR CRISTO. No entanto, ao ter um encontro com Cristo Jesus, no caminho de Damasco, ele, Paulo, rompeu definitivamente com o judaísmo para seguir as regras do cristianismo, fundado pelo Cristo de Deus. Depois de sua conversão ao cristianismo, não mais interessava para Paulo, as posições, os cargos e os privilégios que ele desfrutava perante as autoridades religiosas do judaísmo.
sábado, 21 de março de 2015
Filipenses 3:4-5
Filipenses 3:4-5 - Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu. Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu. AINDA QUE TAMBÉM PODIA CONFIAR NA CARNE. Paulo se refere não as obras da carne nem as concupiscências da carne, mas sim, ele esta tratando de sua genealogia, como pertencente ao povo Judeu. No texto anterior ele se refere à circuncisão como motivo de orgulho e gabação dos Judeus, ao pertencerem a linhagem de Israel. Os Israelitas por serem Judeus, se achavam melhores do que as demais pessoas do mundo, coisa que na igreja de Cristo não deve ser assim.
SE ALGUM OUTRO CUIDA QUE PODE CONFIAR NA CARNE, AINDA MAIS EU. A igreja de Filipos ficava nas dimensões do mundo gentílico, porem, alguns dos apóstolos originais, nesta mesma época, já circulavam pelo mundo, visitando as igrejas fundadas por Paulo. E alguns destes apóstolos do grupo dos doze, se aproveitavam da posição que ocupavam para se acharem melhores do que os ministros do evangelho, que não eram pertencentes à nação de Israel, no sangue e na carne.
CIRCUNCIDADO AO OITAVO DIA. No entanto, com Paulo era diferente, porque ele além de ser um verdadeiro Israelita, também carregava consigo a marca da circuncisão, que era um sinal de um verdadeiro Judeu de sangue. Seguindo o pacto abraâmico, um puro Judeu de sangue e carne devia ser circuncidado no seu oitavo dia de vida. Já os prosélitos do judaísmo podia ser circuncidado a qualquer tempo, desde que se convertessem ao judaísmo e passasse a guardar a lei de Moisés.
DA LINHAGEM DE ISRAEL. Essa era na época uma expressão que representava um verdadeiro Israelita de sangue e de carne. No caso de Paulo, ele era descendente de Jacó, e não somente de Abraão e Isaque. Existiam os ismaelitas e os edomitas que eram descendentes de Abraão e Isaque, mas não eram descendentes de Jacó ou Israel. Ser descendente de Jacó ou Israel tinha um significado especial, porque eles se consideravam o verdadeiro povo de Deus. Paulo era desta linhagem de Israel.
DA TRIBO DE BENJAMIM. Pertencer à tribo de Benjamim era motivo de orgulho para quem pertencia a esta tribo, porque este patriarca era o filho da esposa favorita de Jacó, conhecida por Raquel. Foi desta mesma tribo que surgiu o primeiro monarca de Israel, chamado Saul, nome do qual se derivou o nome de Saulo, que depois veio a ser Paulo. Depois do cativeiro Babilônico e sua volta a terra prometida, essa tribo veio a ser o núcleo do povo de Israel na palestina, por isso sua grande importância.
HEBREU DE HEBREU. Essa era uma frase usada por um verdadeiro israelita para dizer que podia ser feita uma pesquisa em sua arvore genealógica nos registros dos Hebreus, que os seus ancestrais eram puros de sangue e de língua, o hebraico.
SEGUNDO A LEI, FUI FARISEU. Com isso Paulo quis escrever de que, ele pertencia a elite religiosa do judaísmo, e, portanto, antes de se converter ao cristianismo fazia parte da nata social e religiosa de Israel. Os fariseus, na época da igreja primitiva, ocupavam posições de destaque entre os seguidores do judaísmo e da lei de Moisés.
SE ALGUM OUTRO CUIDA QUE PODE CONFIAR NA CARNE, AINDA MAIS EU. A igreja de Filipos ficava nas dimensões do mundo gentílico, porem, alguns dos apóstolos originais, nesta mesma época, já circulavam pelo mundo, visitando as igrejas fundadas por Paulo. E alguns destes apóstolos do grupo dos doze, se aproveitavam da posição que ocupavam para se acharem melhores do que os ministros do evangelho, que não eram pertencentes à nação de Israel, no sangue e na carne.
CIRCUNCIDADO AO OITAVO DIA. No entanto, com Paulo era diferente, porque ele além de ser um verdadeiro Israelita, também carregava consigo a marca da circuncisão, que era um sinal de um verdadeiro Judeu de sangue. Seguindo o pacto abraâmico, um puro Judeu de sangue e carne devia ser circuncidado no seu oitavo dia de vida. Já os prosélitos do judaísmo podia ser circuncidado a qualquer tempo, desde que se convertessem ao judaísmo e passasse a guardar a lei de Moisés.
DA LINHAGEM DE ISRAEL. Essa era na época uma expressão que representava um verdadeiro Israelita de sangue e de carne. No caso de Paulo, ele era descendente de Jacó, e não somente de Abraão e Isaque. Existiam os ismaelitas e os edomitas que eram descendentes de Abraão e Isaque, mas não eram descendentes de Jacó ou Israel. Ser descendente de Jacó ou Israel tinha um significado especial, porque eles se consideravam o verdadeiro povo de Deus. Paulo era desta linhagem de Israel.
DA TRIBO DE BENJAMIM. Pertencer à tribo de Benjamim era motivo de orgulho para quem pertencia a esta tribo, porque este patriarca era o filho da esposa favorita de Jacó, conhecida por Raquel. Foi desta mesma tribo que surgiu o primeiro monarca de Israel, chamado Saul, nome do qual se derivou o nome de Saulo, que depois veio a ser Paulo. Depois do cativeiro Babilônico e sua volta a terra prometida, essa tribo veio a ser o núcleo do povo de Israel na palestina, por isso sua grande importância.
HEBREU DE HEBREU. Essa era uma frase usada por um verdadeiro israelita para dizer que podia ser feita uma pesquisa em sua arvore genealógica nos registros dos Hebreus, que os seus ancestrais eram puros de sangue e de língua, o hebraico.
SEGUNDO A LEI, FUI FARISEU. Com isso Paulo quis escrever de que, ele pertencia a elite religiosa do judaísmo, e, portanto, antes de se converter ao cristianismo fazia parte da nata social e religiosa de Israel. Os fariseus, na época da igreja primitiva, ocupavam posições de destaque entre os seguidores do judaísmo e da lei de Moisés.
sexta-feira, 20 de março de 2015
Filipenses 3:2-3
Filipenses 3:2-3 - Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão. Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne. GUARDA-VOS DOS CÃES. O autor está se referindo aos judaizantes, aos falsos mestres gnósticos, aos líderes das seitas heréticas e chefes das religiões pagãs e naturais, além é claro das autoridades romanas que faziam oposição à nova religião de Cristo. Todos eles viviam em pé de guerra contra os seguidores de Cristo, buscando motivos para lhes perseguirem, prenderem e mata-los. Desde a morte de Jesus de Nazaré, em sacrifício expiatório em prol da humanidade, que os inimigos de Deus e do evangelho buscavam ocasião para tentarem barrar o cristianismo.
GUARDAI-VOS DOS MAUS OBREIROS. Além dos opositores externos, dos quais escrevemos no parágrafo anterior, existiam dentro da própria comunidade cristã, aqueles que em vez de contribuírem para o crescimento do cristianismo, atrapalhavam seus avanços pelo mondo dos gentios. Estes maus obreiros são aqueles que se infiltram no meio do povo de Deus, com segundas intenções, para tirarem proveito dos cargos que ocupam e das posições que alcançam.
GUARDAI-VOS DA CIRCUNCISÃO. Os judaizantes, que eram aqueles enviados pelos líderes do judaísmo para se infiltrarem no seio da comunidade cristã, tinham como objetivo combater o cristianismo buscando fazer com que os Judeus convertidos a religião de Cristo voltassem a sua antiga religião. Além de alguns dos líderes do próprio cristianismo, que vieram do judaísmo, pregavam de que mesmo a pessoa se convertendo ao cristianismo precisava ser circuncidada e guardar a lei de Moisés.
PORQUE A CIRCUNCISÃO SOMOS NÓS. Com a implantação da nova dispensação ou aliança da graça de Deus, por Cristo Jesus, mediante o evangelho das boas novas, não se faz mais necessário alguém ser circuncidado, como acontecia com o povo do antigo pacto ou aliança de Deus com Israel, pela legislação mosaica. Depois da vinda do Messias de Deus, a circuncisão não é feita na carne, como acontecia com os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, porque a nova aliança é espiritual.
QUE SERVIMOS A DEUS EM ESPÍRITO. Quando a legislação mosaica foi escrita, como sendo a aliança de Deus com Israel, e os parâmetros estabelecidos daquele pacto, era uma aliança com previsões para esta vida, e não para a vida eterna, como acontece com a nova aliança da graça. A nova aliança é um conserto espiritual e não carnal, material e terreno.
E NOS GLORIAMOS EM JESUS CRISTO. Até os dias de hoje, os seguidores do judaísmo tem Moisés como o grande líder de Israel. Mas para nós que fazemos parte do verdadeiro cristianismo, temos a Cristo Jesus, como nosso grande líder espiritual, nosso Rei, nosso Profeta e nosso Sacerdote Eterno, único Mediador de uma nova aliança.
E NÃO CONFIAMOS NA CARNE. Os judaizantes confiavam de que, ser circuncidado de acordo com a legislação de Moisés era que dava direito a qualquer pessoa ganhar as promessas de Deus. Os Judeus sempre se gabaram de pertencerem à família dos antigos patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó, e com isso se achavam mais importantes do que as demais nações do mundo.
GUARDAI-VOS DOS MAUS OBREIROS. Além dos opositores externos, dos quais escrevemos no parágrafo anterior, existiam dentro da própria comunidade cristã, aqueles que em vez de contribuírem para o crescimento do cristianismo, atrapalhavam seus avanços pelo mondo dos gentios. Estes maus obreiros são aqueles que se infiltram no meio do povo de Deus, com segundas intenções, para tirarem proveito dos cargos que ocupam e das posições que alcançam.
GUARDAI-VOS DA CIRCUNCISÃO. Os judaizantes, que eram aqueles enviados pelos líderes do judaísmo para se infiltrarem no seio da comunidade cristã, tinham como objetivo combater o cristianismo buscando fazer com que os Judeus convertidos a religião de Cristo voltassem a sua antiga religião. Além de alguns dos líderes do próprio cristianismo, que vieram do judaísmo, pregavam de que mesmo a pessoa se convertendo ao cristianismo precisava ser circuncidada e guardar a lei de Moisés.
PORQUE A CIRCUNCISÃO SOMOS NÓS. Com a implantação da nova dispensação ou aliança da graça de Deus, por Cristo Jesus, mediante o evangelho das boas novas, não se faz mais necessário alguém ser circuncidado, como acontecia com o povo do antigo pacto ou aliança de Deus com Israel, pela legislação mosaica. Depois da vinda do Messias de Deus, a circuncisão não é feita na carne, como acontecia com os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, porque a nova aliança é espiritual.
QUE SERVIMOS A DEUS EM ESPÍRITO. Quando a legislação mosaica foi escrita, como sendo a aliança de Deus com Israel, e os parâmetros estabelecidos daquele pacto, era uma aliança com previsões para esta vida, e não para a vida eterna, como acontece com a nova aliança da graça. A nova aliança é um conserto espiritual e não carnal, material e terreno.
E NOS GLORIAMOS EM JESUS CRISTO. Até os dias de hoje, os seguidores do judaísmo tem Moisés como o grande líder de Israel. Mas para nós que fazemos parte do verdadeiro cristianismo, temos a Cristo Jesus, como nosso grande líder espiritual, nosso Rei, nosso Profeta e nosso Sacerdote Eterno, único Mediador de uma nova aliança.
E NÃO CONFIAMOS NA CARNE. Os judaizantes confiavam de que, ser circuncidado de acordo com a legislação de Moisés era que dava direito a qualquer pessoa ganhar as promessas de Deus. Os Judeus sempre se gabaram de pertencerem à família dos antigos patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó, e com isso se achavam mais importantes do que as demais nações do mundo.
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