1 Tessalonicenses 5:15-17 - Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos. Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar.
VEDE QUE NINGUÉM. No texto anterior o escritor havia rogado aos líderes da igreja local de Tessalônica a fim de que eles agissem com lealdade aos seus ensinos, no sentido de serem compreensíveis com os fracos na fé e pacientes para com todos. Neste ponto, ele procura ensinar aos seus filhos na fé a se comportarem devidamente de acordo com a nova vida cristã. O evangelho estabelece um padrão de convivência para os seguidores de Cristo, que é justamente a prática do amor fraternal para todos.
DÊ A OUTREM MAL POR MAL. Primeiro, se os desordeiros (mesmo fazendo parte da comunidade cristã), se os fracos na fé, se os de pouca disposição na jornada cristã porventura chegassem a prejudicar os verdadeiros representantes de Cristo, estes deveriam perdoar, em vez de revidar. Segundo, se os incrédulos chegassem a perseguir, e a maltratar os filhos de Deus naquela cidade, em vez de corresponder a altura fazendo o mesmo, os irmãos precisam perdoar a todos e não revidar com o mal.
MAS SEGUI SEMPRE O BEM. Seguir o bem é seguir a Deus e obedecer aos seus mandamentos, bem como executar a sua vontade. O apóstolo aconselha aos seus filhos na fé a que sejam pessoas que sempre estão disponíveis a praticarem o bem, porque quem faz o bem ao seu próximo agrada ao coração de Deus. A vida de Cristo Jesus foi o maior exemplo de quem só fez o bem a todos, porque Deus era com ele (Atos 10:38). A sociedade de um modo geral espera sempre o que é bom dos salvos.
TANTO UNS PARA COM OS OUTROS. A igreja do Senhor Jesus neste mesmo tempo e em todas as partes do mundo estava sendo maltratada pelos inimigos do cristianismo, que além de matarem o fundador da nova religião, buscavam exterminar os seus seguidores. De forma que os cristãos precisavam se unir em torno de se mesmos para socorrerem os que eram mais perseguidos. Os que tinham melhores posses e influencias deveriam ajudar os que caiam nas mãos dos opositores do evangelho.
COMO PARA COM TODOS. O mesmo comportamento que os seguidores de Cristo devem ter uns para com os outros, também devem ser demostrado e praticado para com os que não fazem parte da igreja de Cristo, o que o evangelho chama de “os de fora”. As boas novas do evangelho recomendam que os filhos de Deus não devem fazer acepção de pessoa. Portanto, se deve fazer o bem a todos, sem olhar a quem.
REGOZIJAIS-VOS SEMPRE. Mesmo sendo maltratados pelas autoridades romanas, mesmo sendo perseguidos pelos judaizantes, pelos falsos mestres gnósticos, pelos líderes das seitas heréticas do paganismo. Contudo, os que faziam parte da igreja do Senhor Jesus, tinham muitos mais motivos para viverem alegres, do que tristes.
ORAI SEM CESSAR. Esta expressão usada pelo apóstolo tem levado muitos cristãos a exageros quanto à vida de oração, sem estabelecerem um equilíbrio ideal. No entanto, o que o apóstolo quis de fato ensinar é que a igreja deve persevera no exercício das orações, a fim de, manter sempre comunhão com Deus, por meio da oração.
Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
terça-feira, 27 de outubro de 2015
1 Tessalonicenses 5:14
1 Tessalonicenses 5:14 - Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.
ROGAMO-VOS, TAMBÉM, IRMÃOS. O autor faz um apelo forte aos seus leitores e a todos aqueles que se diziam seguidores de Cristo em Tessalônica, para que os irmãos se preocupassem com o bem estar espiritual uns dos outros. O fato de o escritor chamar os seus filhos na fé de “irmãos”, isso confirma uma tradição antiga entre os seguidores do cristianismo, uma vez que, todos aqueles que recebem a Cristo como Senhor e Salvador passam a ser filhos de Deus e, portanto, irmãos uns dos outros.
QUE ADMOESTEIS OS DESORDEIROS. Como o apóstolo neste momento não podia estar presente no meio da comunidade cristã, por conta de que a bem pouco tempo havia sido expulso daquela cidade pelos opositores do evangelho de Cristo. Ele apela para as lideranças locais da igreja de Tessalônica que não deixassem que o rebanho se transformasse em uma bagunça. Para tanto, se fazia necessário de que aqueles que estavam na frente dos trabalhos pusessem em ordem às coisas pertinentes a igreja.
CONSOLEIS. Por outro lado, o escritor recomenda a todos aqueles que estavam encarregados de transmitir as mensagens de Deus para a igreja, que cuidassem de consolar os que por qualquer motivo se encontrassem desanimados. Na realidade os tempos eram difíceis para os seguidores de Cristo em qualquer parte do mundo, uma vez que os judaizantes, os falsos mestres gnósticos, os líderes das seitas heréticas das religiões pagãs, e as autoridades romanas perseguiam os seguidores do cristianismo.
OS DE POUCO ÂNIMO. Sempre vão existir na igreja de Cristo aqueles que se sentem desmotivados para seguir os passos do Mestre por diversos motivos alegados. Muito mais na época em que esta carta foi escrita, até porque neste tempo, não era nada fácil ser um cristão, porque em muitos casos isso era motivo para muitas perseguições, prisões e até morte. Como a apóstolo, no momento, não podia estar presente entre eles para lhes animar, pede que uns ajudem aos outros sempre que for possível.
SUSTENTAI OS FRACOS. As perseguições, tribulações e aflições enfrentadas pelos cristãos em Tessalônica levavam a muitos a fracassarem na fé e perderem completamente a esperança proposta pelo evangelho das boas novas. Porem, o escritor solicita dos que escaparam da queda que sustentem os fracos na fé. Isso significa levar nos braços aqueles que por qualquer motivo desanimam da jornada cristã. Chega a hora em que se perde a força, neste momento, só a graça de Deus.
E SEJAIS PACIENTES. Aqueles que são mais firmes nos caminhos do Senhor devem em todo o tempo demostrar paciência para com os mais fracos na fé. A tolerância e a compreensão são os melhores remédios para quem tem o desejo de ajudar os débeis na fé a continuarem na caminhada. Suportabilidade é a palavra ideal neste caso.
PARA COM TODOS. Por fim, o apóstolo pede que os irmãos se unam uns com os outros em todos os sentidos, até porque a prática do amor fraternal é a melhor coisa para se manter a comunhão cristã, e vencer juntos os desafios da jornada do dia a dia.
ROGAMO-VOS, TAMBÉM, IRMÃOS. O autor faz um apelo forte aos seus leitores e a todos aqueles que se diziam seguidores de Cristo em Tessalônica, para que os irmãos se preocupassem com o bem estar espiritual uns dos outros. O fato de o escritor chamar os seus filhos na fé de “irmãos”, isso confirma uma tradição antiga entre os seguidores do cristianismo, uma vez que, todos aqueles que recebem a Cristo como Senhor e Salvador passam a ser filhos de Deus e, portanto, irmãos uns dos outros.
QUE ADMOESTEIS OS DESORDEIROS. Como o apóstolo neste momento não podia estar presente no meio da comunidade cristã, por conta de que a bem pouco tempo havia sido expulso daquela cidade pelos opositores do evangelho de Cristo. Ele apela para as lideranças locais da igreja de Tessalônica que não deixassem que o rebanho se transformasse em uma bagunça. Para tanto, se fazia necessário de que aqueles que estavam na frente dos trabalhos pusessem em ordem às coisas pertinentes a igreja.
CONSOLEIS. Por outro lado, o escritor recomenda a todos aqueles que estavam encarregados de transmitir as mensagens de Deus para a igreja, que cuidassem de consolar os que por qualquer motivo se encontrassem desanimados. Na realidade os tempos eram difíceis para os seguidores de Cristo em qualquer parte do mundo, uma vez que os judaizantes, os falsos mestres gnósticos, os líderes das seitas heréticas das religiões pagãs, e as autoridades romanas perseguiam os seguidores do cristianismo.
OS DE POUCO ÂNIMO. Sempre vão existir na igreja de Cristo aqueles que se sentem desmotivados para seguir os passos do Mestre por diversos motivos alegados. Muito mais na época em que esta carta foi escrita, até porque neste tempo, não era nada fácil ser um cristão, porque em muitos casos isso era motivo para muitas perseguições, prisões e até morte. Como a apóstolo, no momento, não podia estar presente entre eles para lhes animar, pede que uns ajudem aos outros sempre que for possível.
SUSTENTAI OS FRACOS. As perseguições, tribulações e aflições enfrentadas pelos cristãos em Tessalônica levavam a muitos a fracassarem na fé e perderem completamente a esperança proposta pelo evangelho das boas novas. Porem, o escritor solicita dos que escaparam da queda que sustentem os fracos na fé. Isso significa levar nos braços aqueles que por qualquer motivo desanimam da jornada cristã. Chega a hora em que se perde a força, neste momento, só a graça de Deus.
E SEJAIS PACIENTES. Aqueles que são mais firmes nos caminhos do Senhor devem em todo o tempo demostrar paciência para com os mais fracos na fé. A tolerância e a compreensão são os melhores remédios para quem tem o desejo de ajudar os débeis na fé a continuarem na caminhada. Suportabilidade é a palavra ideal neste caso.
PARA COM TODOS. Por fim, o apóstolo pede que os irmãos se unam uns com os outros em todos os sentidos, até porque a prática do amor fraternal é a melhor coisa para se manter a comunhão cristã, e vencer juntos os desafios da jornada do dia a dia.
quinta-feira, 22 de outubro de 2015
1 Tessalonicenses 5:12-13
1 Tessalonicenses 5:12-13 - E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam. E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.
ROGAMO-VOS, IRMÃOS. O cuidado que o apóstolo tinha para com os seus filhos na fé era tão grande, que ele roga a todos que atendam as suas recomendações quanto ao que ele passa a expor por meio desta carta. O fato de o escritor chamar os seus leitores de irmãos, isso se dar por ele não se achar superior aos demais seguidores do Senhor Jesus, além do mais, era um costume na igreja primitiva, todos se considerarem irmãos, conforme a palavra de Deus em (João 1:11-12).
QUE RECONHEÇAIS OS QUE TRABALHAM ENTRE VÓS. Ficamos sabendo neste ponto de sua carta, que o apóstolo quando ainda presente com os irmãos daquela igreja, teve o cuidado de preparar lideranças locais para mais tarde, com sua ausência, eles tomarem conta da comunidade cristã naquele lugar. O líder ideal, não é aquele que se acha o rei da cocada preta, mas sim, aquele que prepara seus sucessores, porque ele sabe que não é insubstituível. Havia na igreja de Tessalônica lideranças locais.
E QUE PRESIDEM ENTRE VÓS NO SENHOR. Neste texto, o autor fala sobre os que trabalham, os que presidem, e os que admoestam. Porem, não são três grupos de pessoas, mais sim, os mesmos, que nesta frase significa, os que eram lideranças locais da comunidade cristã. Como o apóstolo era um missionário, que vivia de fundar igrejas em várias partes do mundo, enquanto estava em uma cidade evangelizando, já se preocupava em preparar lideranças locais para darem continuidade à obra de Deus.
E VOS ADMOESTAM. Estes a quem o escritor se refere podem ser os pregadores itinerantes ou missionários cristãos que viviam visitando as igrejas espalhadas por todas as partes para lhes transmitirem as doutrinas cristãs. Como também podem ser os mestres locais de cada igreja, constituídos por Paulo como ensinadores das doutrinas da nova dispensação da graça. Por fim, podem representar os obreiros locais que administravam a comunidade cristã, alimentando o rebanho com as doutrinas da palavra de Deus.
E QUE OS TENHAIS EM GRANDE ESTIMA. Assim como o próprio apóstolo gostava de receber o bom tratamento da igreja de Cristo a sua pessoa, da mesma forma ele deseja que os seguidores do Senhor Jesus na igreja que estava em Tessalônica dessem o mesmo tratamento aos seus líderes locais. A bíblia diz que, profeta de casa não tem honra, e por saber desta verdade é que, o escritor tenta apaziguar esta questão.
E AMOR, POR CAUSA DA OBRA. Além de tratar os líderes locais da igreja de Cristo em consideração, o apóstolo recomenda também que os irmãos fossem amorosos com os tais. Eles cuidavam da obra de Deus e administravam a comunidade cristã, por isso mereciam ser bem tratados e que o amor fraternal fosse algo prático, caso contrário, quem teria os prejuízos e as consequências seria a obra de Deus.
TENDE PAZ ENTRE VÓS. É bem provável que naqueles dias, algumas contendas existissem entre os irmãos daquela igreja por questões locais. No entanto, o escritor mostra uma saída viável e do bem, que era justamente o fruto da paz entre eles. É provável que estivesse havendo algum tipo de movimento contra as lideranças locais daquela igreja, e que somente a harmonia poderia reverter o quadro, pela paz entre todos.
ROGAMO-VOS, IRMÃOS. O cuidado que o apóstolo tinha para com os seus filhos na fé era tão grande, que ele roga a todos que atendam as suas recomendações quanto ao que ele passa a expor por meio desta carta. O fato de o escritor chamar os seus leitores de irmãos, isso se dar por ele não se achar superior aos demais seguidores do Senhor Jesus, além do mais, era um costume na igreja primitiva, todos se considerarem irmãos, conforme a palavra de Deus em (João 1:11-12).
QUE RECONHEÇAIS OS QUE TRABALHAM ENTRE VÓS. Ficamos sabendo neste ponto de sua carta, que o apóstolo quando ainda presente com os irmãos daquela igreja, teve o cuidado de preparar lideranças locais para mais tarde, com sua ausência, eles tomarem conta da comunidade cristã naquele lugar. O líder ideal, não é aquele que se acha o rei da cocada preta, mas sim, aquele que prepara seus sucessores, porque ele sabe que não é insubstituível. Havia na igreja de Tessalônica lideranças locais.
E QUE PRESIDEM ENTRE VÓS NO SENHOR. Neste texto, o autor fala sobre os que trabalham, os que presidem, e os que admoestam. Porem, não são três grupos de pessoas, mais sim, os mesmos, que nesta frase significa, os que eram lideranças locais da comunidade cristã. Como o apóstolo era um missionário, que vivia de fundar igrejas em várias partes do mundo, enquanto estava em uma cidade evangelizando, já se preocupava em preparar lideranças locais para darem continuidade à obra de Deus.
E VOS ADMOESTAM. Estes a quem o escritor se refere podem ser os pregadores itinerantes ou missionários cristãos que viviam visitando as igrejas espalhadas por todas as partes para lhes transmitirem as doutrinas cristãs. Como também podem ser os mestres locais de cada igreja, constituídos por Paulo como ensinadores das doutrinas da nova dispensação da graça. Por fim, podem representar os obreiros locais que administravam a comunidade cristã, alimentando o rebanho com as doutrinas da palavra de Deus.
E QUE OS TENHAIS EM GRANDE ESTIMA. Assim como o próprio apóstolo gostava de receber o bom tratamento da igreja de Cristo a sua pessoa, da mesma forma ele deseja que os seguidores do Senhor Jesus na igreja que estava em Tessalônica dessem o mesmo tratamento aos seus líderes locais. A bíblia diz que, profeta de casa não tem honra, e por saber desta verdade é que, o escritor tenta apaziguar esta questão.
E AMOR, POR CAUSA DA OBRA. Além de tratar os líderes locais da igreja de Cristo em consideração, o apóstolo recomenda também que os irmãos fossem amorosos com os tais. Eles cuidavam da obra de Deus e administravam a comunidade cristã, por isso mereciam ser bem tratados e que o amor fraternal fosse algo prático, caso contrário, quem teria os prejuízos e as consequências seria a obra de Deus.
TENDE PAZ ENTRE VÓS. É bem provável que naqueles dias, algumas contendas existissem entre os irmãos daquela igreja por questões locais. No entanto, o escritor mostra uma saída viável e do bem, que era justamente o fruto da paz entre eles. É provável que estivesse havendo algum tipo de movimento contra as lideranças locais daquela igreja, e que somente a harmonia poderia reverter o quadro, pela paz entre todos.
1 Tessalonicenses 5:10-11
1 Tessalonicenses 5:10-11 - Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele. Por isso, exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.
QUE MORREU POR NÓS. O escritor está se referindo ao Senhor Jesus Cristo, que morreu para nos curar da chaga do pecado e nos remir das nossas transgressões. Isaías 53:4-5 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. A morte de Cristo em nosso lugar foi uma morte expiatória ou vicária.
PARA QUE, QUER VIGIEMOS. A partir do momento que exercemos a nossa fé plenamente no Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, podemos descansar nos efeitos positivo de sua morte redentora, porque o resultado é a vida eterna. Nesta aliança com Deus mediante Cristo Jesus, o ser humano entra com sua fé, enquanto que, o Senhor Jesus já entrou com tudo o mais que é necessário para que sejamos ricamente beneficiados com os favores divino. Nisto está a grande bondade de Deus.
QUE DURMAMOS. Percebe-se pela expressão do autor que o ser humano, que é predestinado pela chamada e eleição do Criador para a salvação e, não pode nem tem muito o que fazer por si próprio, até porque o que Cristo já realizou é suficiente para trazer o homem de volta aos braços de Deus. Tanto acordado, quanto dormindo, ou vivo ou morto, de todas as formas, os remidos em Cristo estão protegidos, e são beneficiados com a obra redentora do Filho de Deus em prol de sua igreja remida.
VIVAMOS JUNTAMENTE COM ELE. Cristo é a ressurreição e a vida, bem como todos aqueles que creem nele são beneficiados com sua ressurreição também. João 11:25-26 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? Certamente o escritor se refere a vida biológica, mas, principalmente a vida espiritual, com destaque na vida eterna, que será a vida plena dos remidos em Cristo.
POR ISSO, EXORTAI-VOS UNS AOS OUTROS. No momento, o apóstolo não podia estar pessoalmente com os irmãos que faziam parte da igreja de Cristo naquela cidade, por isso que ele estimula os seguidores do Senhor Jesus a que se dessem o privilégio de ensinar uns aos outros de como viverem dignamente perante o Deus poderoso. Exortar, neste caso, é aconselhar para o que é melhor e sempre positivo.
EDIFICAI-VOS UNS AOS OUTROS. Nem Paulo, nem tão pouco os seus amigos de missões podiam estar interagindo neste momento com a igreja de Cristo naquela cidade por enquanto para poderem instruir os irmãos de como viverem uma vida digna perante o Senhor. Por isso que, os seguidores de Cristo deviam edificar uns ao outros.
COMO TAMBÉM O FAZEIS. Quando ainda estava presente entre eles, certamente o apóstolo já os aconselhava de que na ausência dos missionários, os irmãos procurassem se ajudarem uns aos outros na prática do amor fraternal e compreensão.
QUE MORREU POR NÓS. O escritor está se referindo ao Senhor Jesus Cristo, que morreu para nos curar da chaga do pecado e nos remir das nossas transgressões. Isaías 53:4-5 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. A morte de Cristo em nosso lugar foi uma morte expiatória ou vicária.
PARA QUE, QUER VIGIEMOS. A partir do momento que exercemos a nossa fé plenamente no Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, podemos descansar nos efeitos positivo de sua morte redentora, porque o resultado é a vida eterna. Nesta aliança com Deus mediante Cristo Jesus, o ser humano entra com sua fé, enquanto que, o Senhor Jesus já entrou com tudo o mais que é necessário para que sejamos ricamente beneficiados com os favores divino. Nisto está a grande bondade de Deus.
QUE DURMAMOS. Percebe-se pela expressão do autor que o ser humano, que é predestinado pela chamada e eleição do Criador para a salvação e, não pode nem tem muito o que fazer por si próprio, até porque o que Cristo já realizou é suficiente para trazer o homem de volta aos braços de Deus. Tanto acordado, quanto dormindo, ou vivo ou morto, de todas as formas, os remidos em Cristo estão protegidos, e são beneficiados com a obra redentora do Filho de Deus em prol de sua igreja remida.
VIVAMOS JUNTAMENTE COM ELE. Cristo é a ressurreição e a vida, bem como todos aqueles que creem nele são beneficiados com sua ressurreição também. João 11:25-26 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? Certamente o escritor se refere a vida biológica, mas, principalmente a vida espiritual, com destaque na vida eterna, que será a vida plena dos remidos em Cristo.
POR ISSO, EXORTAI-VOS UNS AOS OUTROS. No momento, o apóstolo não podia estar pessoalmente com os irmãos que faziam parte da igreja de Cristo naquela cidade, por isso que ele estimula os seguidores do Senhor Jesus a que se dessem o privilégio de ensinar uns aos outros de como viverem dignamente perante o Deus poderoso. Exortar, neste caso, é aconselhar para o que é melhor e sempre positivo.
EDIFICAI-VOS UNS AOS OUTROS. Nem Paulo, nem tão pouco os seus amigos de missões podiam estar interagindo neste momento com a igreja de Cristo naquela cidade por enquanto para poderem instruir os irmãos de como viverem uma vida digna perante o Senhor. Por isso que, os seguidores de Cristo deviam edificar uns ao outros.
COMO TAMBÉM O FAZEIS. Quando ainda estava presente entre eles, certamente o apóstolo já os aconselhava de que na ausência dos missionários, os irmãos procurassem se ajudarem uns aos outros na prática do amor fraternal e compreensão.
1 Tessalonicenses 5:9
1 Tessalonicenses 5:9 - Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo.
PORQUE DEUS. O Criador, desde o princípio, sempre teve um programa de redenção para aqueles que corresponderem ao seu chamamento. Quando a raça humana se desviou dos planos de Deus por meio da queda, mesmo em meio ao caos, o Senhor fez promessa de redenção para suas criaturas (Gênesis 3:15). E a vinda do Messias, Jesus de Nazaré foi à concretização deste cronograma das realizações de Deus pela igreja remida de Cristo. E o arrebatamento dos salvos será o resultado final deste plano.
NÃO NOS DESTINOU. Deus não criou os seres humanos para serem condenados, pelo contrário, João 3:17 – Porque Deus enviou seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Deus nos destinou para a redenção, Efésios 1:5-7 - E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade. Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado. Em quem temos a redenção pelo seu sangue, à remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.
PARA A IRA. Deus não nos destinou para a ira. A igreja do Senhor Jesus foi escolhida para ser remida e salva da perdição eterna. Essa “ira”, da qual se reporta o escritor, diz respeito a condenação dos ímpios e de todos aqueles que se mantem no ateísmo e na rebelião contra o Criador. Para os remidos de Cristo o que Deus tem reservado é a salvação e a vida eterna. O lugar desta “ira” é justamente o inferno para onde irão o diabo com os seus demônios e todos aquele que não aceitam o plano da salvação.
MAS PARA A AQUISIÇÃO. O Deus único e verdadeiro nos destinou para adquirir a salvação. Tudo isso se traduz no que o Messias de Deus já realizou em prol de nossas vidas. Nisto é que está à mensagem das boas novas do evangelho de Cristo que nos fala sobre a redenção e propiciação feita pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. A parte humana nesta aliança é que o ser humano entra com a sua fé, que gera a transformação de vida, pela regeneração feita no evangelho pelo Espírito Santo.
DA SALVAÇÃO. Esta salvação da qual nos destinou o Deus de amor e misericórdia, diz respeito à vida eterna em Cristo Jesus. A igreja do Deus vivo e verdadeiro foi eleita desde a fundação do mundo para ser propriedade do reino de Deus e de Cristo. Cristo mesmo disse: Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós.
POR NOSSO SENHOR. O Senhorio de Cristo é algo recorrente em toda a palavra de Deus e com maiores detalhes dentro da mensagem do Novo Testamento. Antes mesmo de sua vinda, o Messias de Deus já era chamado de Senhor e dominador, e com a sua chegada, sua vida, ministério e ressurreição deu todas as provas disto.
JESUS CRISTO. “Jesus” é o nome próprio do Filho de Deus, também conhecido por Jesus de Nazaré. Este nome significa Salvador do mundo e nos fala sobre a humanidade do Cristo de Deus. Já a palavra Cristo nos fala de sua missão redentora.
PORQUE DEUS. O Criador, desde o princípio, sempre teve um programa de redenção para aqueles que corresponderem ao seu chamamento. Quando a raça humana se desviou dos planos de Deus por meio da queda, mesmo em meio ao caos, o Senhor fez promessa de redenção para suas criaturas (Gênesis 3:15). E a vinda do Messias, Jesus de Nazaré foi à concretização deste cronograma das realizações de Deus pela igreja remida de Cristo. E o arrebatamento dos salvos será o resultado final deste plano.
NÃO NOS DESTINOU. Deus não criou os seres humanos para serem condenados, pelo contrário, João 3:17 – Porque Deus enviou seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Deus nos destinou para a redenção, Efésios 1:5-7 - E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade. Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado. Em quem temos a redenção pelo seu sangue, à remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.
PARA A IRA. Deus não nos destinou para a ira. A igreja do Senhor Jesus foi escolhida para ser remida e salva da perdição eterna. Essa “ira”, da qual se reporta o escritor, diz respeito a condenação dos ímpios e de todos aqueles que se mantem no ateísmo e na rebelião contra o Criador. Para os remidos de Cristo o que Deus tem reservado é a salvação e a vida eterna. O lugar desta “ira” é justamente o inferno para onde irão o diabo com os seus demônios e todos aquele que não aceitam o plano da salvação.
MAS PARA A AQUISIÇÃO. O Deus único e verdadeiro nos destinou para adquirir a salvação. Tudo isso se traduz no que o Messias de Deus já realizou em prol de nossas vidas. Nisto é que está à mensagem das boas novas do evangelho de Cristo que nos fala sobre a redenção e propiciação feita pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. A parte humana nesta aliança é que o ser humano entra com a sua fé, que gera a transformação de vida, pela regeneração feita no evangelho pelo Espírito Santo.
DA SALVAÇÃO. Esta salvação da qual nos destinou o Deus de amor e misericórdia, diz respeito à vida eterna em Cristo Jesus. A igreja do Deus vivo e verdadeiro foi eleita desde a fundação do mundo para ser propriedade do reino de Deus e de Cristo. Cristo mesmo disse: Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós.
POR NOSSO SENHOR. O Senhorio de Cristo é algo recorrente em toda a palavra de Deus e com maiores detalhes dentro da mensagem do Novo Testamento. Antes mesmo de sua vinda, o Messias de Deus já era chamado de Senhor e dominador, e com a sua chegada, sua vida, ministério e ressurreição deu todas as provas disto.
JESUS CRISTO. “Jesus” é o nome próprio do Filho de Deus, também conhecido por Jesus de Nazaré. Este nome significa Salvador do mundo e nos fala sobre a humanidade do Cristo de Deus. Já a palavra Cristo nos fala de sua missão redentora.
domingo, 18 de outubro de 2015
1 Tessalonicenses 5:8
1 Tessalonicenses 5:8 - Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação.
MAS NÓS. Nos textos anteriores o escritor vinha falando a respeito daqueles que dormem espiritualmente como se estivessem mortos, porque são defuntos ambulantes e sobre aqueles que se embriagam, quando perdem o controle da sua própria vida, por passarem a ser dominados pelas forças das trevas. A partir de agora, o apóstolo se dirige aos filhos da luz, que vivem para as verdades do evangelho, uma vez que, voluntariamente optaram em fazer a vontade de Deus para suas vidas.
QUE SOMOS DO DIA. Essa é uma expressão bíblica para falar sobre as obras transparentes que os filhos do reino de Deus praticam porque não tem do que se envergonharem, até porque quem é convertido de verdade tudo faz para não envergonhar o evangelho do Senhor Jesus. Ser do dia é dignificar ao Senhor nosso Deus por meio das nossas obras, das nossas ações, pensamentos e palavras. Ser do dia é viver bem consigo mesmo, com o próximo e principalmente com Deus que tudo ver.
SEJAMOS SÓBRIOS. Neste caso, tanto significa, não viver embriagado com bebidas alcoólicas, bem como e principalmente se manter consciente de tudo que envolve os planos de Deus para a igreja de Cristo nestes últimos dias. Os que não dão importância às coisas do reino de Deus vivem como embriagados com as coisas desta vida, por isso que são enganados e se tornam presas fáceis do diabo e de seus demônios. A incredulidade é como a dormência da inteligência humana contra sua própria alma.
VESTINDO-NOS DA COURAÇA DA FÉ. E continua o autor com sua linguagem metafórica para explicar de como se deve comportar todo aquele que diz ser um seguidor do Senhor Jesus. Com isso, o apóstolo quis dizer que a fé cristã é de fato uma ferramenta de proteção contra os ataques do mundo, dos vícios e do diabo com os seus demônios. Se vestir da couraça da fé é acima de tudo renunciar as coisas do mundo, lutar contra os desejos carnais, e tudo isso para fazer a vontade do Pai.
E DO AMOR. Certamente, o escritor está se referindo ao amor que devemos ter para conosco mesmo, no sentido de lutar para preservar nossa alma e espírito para a vida terna, bem como o amor para com Deus, que é o primeiro e grande mandamento da lei de Cristo. E por fim, o amor fraternal, que é a essência mesmo da vida cristã. Quem se diz filho da luz e do dia, precisa ser um praticante do amor em todos os sentidos.
E TENDO POR CAPACETE. O apóstolo ver o seguidor do Senhor Jesus como um soldado do reino de Deus. O capacete tinha uma importância fundamental de proteção para todos aqueles que lutavam nas guerras antigas, porque protegia a cabeça do guerreiro contra ataques dos seus inimigos. O ensinamento que podemos tirar desta frase é que precisamos proteger a nossa mente dos ataques do inimigo de nossa alma, o diabo.
A ESPERANÇA DA SALVAÇÃO. Da parte de Deus, a aliança da salvação já foi promulgada por Cristo Jesus, pelo seu sacrifício expiatório. O Messias de Deus veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lucas 19:10). A salvação é pela graça de Deus como sendo um dom ou presente do Pai para suas criaturas. Da parte do ser humano, cabe a sua esperança e fé nesta salvação dada gratuitamente por Deus. Somos salvos pela esperança de que o Cristo de Deus vem nos buscar para si mesmo.
MAS NÓS. Nos textos anteriores o escritor vinha falando a respeito daqueles que dormem espiritualmente como se estivessem mortos, porque são defuntos ambulantes e sobre aqueles que se embriagam, quando perdem o controle da sua própria vida, por passarem a ser dominados pelas forças das trevas. A partir de agora, o apóstolo se dirige aos filhos da luz, que vivem para as verdades do evangelho, uma vez que, voluntariamente optaram em fazer a vontade de Deus para suas vidas.
QUE SOMOS DO DIA. Essa é uma expressão bíblica para falar sobre as obras transparentes que os filhos do reino de Deus praticam porque não tem do que se envergonharem, até porque quem é convertido de verdade tudo faz para não envergonhar o evangelho do Senhor Jesus. Ser do dia é dignificar ao Senhor nosso Deus por meio das nossas obras, das nossas ações, pensamentos e palavras. Ser do dia é viver bem consigo mesmo, com o próximo e principalmente com Deus que tudo ver.
SEJAMOS SÓBRIOS. Neste caso, tanto significa, não viver embriagado com bebidas alcoólicas, bem como e principalmente se manter consciente de tudo que envolve os planos de Deus para a igreja de Cristo nestes últimos dias. Os que não dão importância às coisas do reino de Deus vivem como embriagados com as coisas desta vida, por isso que são enganados e se tornam presas fáceis do diabo e de seus demônios. A incredulidade é como a dormência da inteligência humana contra sua própria alma.
VESTINDO-NOS DA COURAÇA DA FÉ. E continua o autor com sua linguagem metafórica para explicar de como se deve comportar todo aquele que diz ser um seguidor do Senhor Jesus. Com isso, o apóstolo quis dizer que a fé cristã é de fato uma ferramenta de proteção contra os ataques do mundo, dos vícios e do diabo com os seus demônios. Se vestir da couraça da fé é acima de tudo renunciar as coisas do mundo, lutar contra os desejos carnais, e tudo isso para fazer a vontade do Pai.
E DO AMOR. Certamente, o escritor está se referindo ao amor que devemos ter para conosco mesmo, no sentido de lutar para preservar nossa alma e espírito para a vida terna, bem como o amor para com Deus, que é o primeiro e grande mandamento da lei de Cristo. E por fim, o amor fraternal, que é a essência mesmo da vida cristã. Quem se diz filho da luz e do dia, precisa ser um praticante do amor em todos os sentidos.
E TENDO POR CAPACETE. O apóstolo ver o seguidor do Senhor Jesus como um soldado do reino de Deus. O capacete tinha uma importância fundamental de proteção para todos aqueles que lutavam nas guerras antigas, porque protegia a cabeça do guerreiro contra ataques dos seus inimigos. O ensinamento que podemos tirar desta frase é que precisamos proteger a nossa mente dos ataques do inimigo de nossa alma, o diabo.
A ESPERANÇA DA SALVAÇÃO. Da parte de Deus, a aliança da salvação já foi promulgada por Cristo Jesus, pelo seu sacrifício expiatório. O Messias de Deus veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lucas 19:10). A salvação é pela graça de Deus como sendo um dom ou presente do Pai para suas criaturas. Da parte do ser humano, cabe a sua esperança e fé nesta salvação dada gratuitamente por Deus. Somos salvos pela esperança de que o Cristo de Deus vem nos buscar para si mesmo.
1 Tessalonicenses 5:6-7
1 Tessalonicenses 5:6-7 - Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios. Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite.
NÃO DURMAMOS. O autor continua usando sua linguagem metafórica para dar exemplo aos seguidores de Cristo na cidade de Tessalônica, e para a igreja de Cristo de todos os tempos e lugares, sobre o que se deve e o que não se deve fazer na vida espiritual. Quando alguém esta dormindo, sistematicamente esta pessoa esta despercebida das coisas que estão ocorrendo ao seu redor, da mesma forma, quando alguém está dormindo espiritualmente, esta pessoa fica desatenta a tudo que ocorre.
COMO OS DEMAIS. Essa é uma referência a todos aqueles que vivem sem dar importância às cosas espirituais, mesmo sabendo que as verdades da palavra de Deus são reais, mais, os materialistas preferem da mais importância às coisas desta vida. Todos aqueles que nasceram de novo pela regeneração da palavra de Cristo não podem se igualar aos que são dominados pelas concupiscências carnais e vivem para os prazeres deste mundo enganador, quem segue a Cristo tem que ser diferente.
MAS VIGIEMOS. Está frase posta pelo apóstolo serve como alerta de que os servos de Cristo precisam estar atentos aos fatos que envolvem as profecias escatológicas para os últimos dias da igreja de Cristo aqui na terra. O que esta escrito na palavra de Deus, para nós que vivemos os últimos minutos do relógio de Deus para a igreja de Cristo sobre a terra, já era pregado pelos apóstolos, por Paulo e seus companheiros de ministério. O Espírito e a igreja dizem: ora, vem, Senhor Jesus. Maranata.
E SEJAMOS SÓBRIOS. Neste caso, tanto significa, não viver embriagado com bebidas alcoólicas, bem como e principalmente se manter consciente de tudo que envolve os planos de Deus para a igreja de Cristo nestes últimos dias. Os que não dão importância às coisas do reino de Deus vivem como embriagados com as coisas desta vida, por isso que são enganados e se tornam presas fáceis do diabo e de seus demônios. A incredulidade é como a dormência da inteligência humana contra sua própria alma.
PORQUE OS QUE DORMEM, DORMEM DE NOITE. Na realidade este é um costume natural da maioria dos seres humanos, que procuram exercerem suas atividades mais diversas durante o dia e reservam a noite para dormirem e repor suas energias gastas durante o dia. Na vida espiritual, não é diferente, porque é durante a noite da vida que as pessoas se embrenham nas mais sórdidas canalhices que o mundo oferece. A noite, neste caso, fala sobre as obras mais reprováveis que se podem praticar no dia a dia.
E OS QUE SE EMBEBEDAM. Se embriagar significa perder o controle e passar a ser dominado por uma força exterior. O autor persiste em usar sua linguagem metafórica para representar aqueles que se deixam dominar pelo mundo, pelos vícios ante sociais e pelo diabo com os seus demônios, o que é mais perigoso ainda.
EMBEBEDAM-SE DE NOITE. Nesta frase se percebe o mecanismo que o diabo com os seus demônios utilizam para dominar e escravizar as pessoas. E isso se dar pelas práticas mais sórdidas que os rebeldes se deixam enredar pelas obras das trevas.
NÃO DURMAMOS. O autor continua usando sua linguagem metafórica para dar exemplo aos seguidores de Cristo na cidade de Tessalônica, e para a igreja de Cristo de todos os tempos e lugares, sobre o que se deve e o que não se deve fazer na vida espiritual. Quando alguém esta dormindo, sistematicamente esta pessoa esta despercebida das coisas que estão ocorrendo ao seu redor, da mesma forma, quando alguém está dormindo espiritualmente, esta pessoa fica desatenta a tudo que ocorre.
COMO OS DEMAIS. Essa é uma referência a todos aqueles que vivem sem dar importância às cosas espirituais, mesmo sabendo que as verdades da palavra de Deus são reais, mais, os materialistas preferem da mais importância às coisas desta vida. Todos aqueles que nasceram de novo pela regeneração da palavra de Cristo não podem se igualar aos que são dominados pelas concupiscências carnais e vivem para os prazeres deste mundo enganador, quem segue a Cristo tem que ser diferente.
MAS VIGIEMOS. Está frase posta pelo apóstolo serve como alerta de que os servos de Cristo precisam estar atentos aos fatos que envolvem as profecias escatológicas para os últimos dias da igreja de Cristo aqui na terra. O que esta escrito na palavra de Deus, para nós que vivemos os últimos minutos do relógio de Deus para a igreja de Cristo sobre a terra, já era pregado pelos apóstolos, por Paulo e seus companheiros de ministério. O Espírito e a igreja dizem: ora, vem, Senhor Jesus. Maranata.
E SEJAMOS SÓBRIOS. Neste caso, tanto significa, não viver embriagado com bebidas alcoólicas, bem como e principalmente se manter consciente de tudo que envolve os planos de Deus para a igreja de Cristo nestes últimos dias. Os que não dão importância às coisas do reino de Deus vivem como embriagados com as coisas desta vida, por isso que são enganados e se tornam presas fáceis do diabo e de seus demônios. A incredulidade é como a dormência da inteligência humana contra sua própria alma.
PORQUE OS QUE DORMEM, DORMEM DE NOITE. Na realidade este é um costume natural da maioria dos seres humanos, que procuram exercerem suas atividades mais diversas durante o dia e reservam a noite para dormirem e repor suas energias gastas durante o dia. Na vida espiritual, não é diferente, porque é durante a noite da vida que as pessoas se embrenham nas mais sórdidas canalhices que o mundo oferece. A noite, neste caso, fala sobre as obras mais reprováveis que se podem praticar no dia a dia.
E OS QUE SE EMBEBEDAM. Se embriagar significa perder o controle e passar a ser dominado por uma força exterior. O autor persiste em usar sua linguagem metafórica para representar aqueles que se deixam dominar pelo mundo, pelos vícios ante sociais e pelo diabo com os seus demônios, o que é mais perigoso ainda.
EMBEBEDAM-SE DE NOITE. Nesta frase se percebe o mecanismo que o diabo com os seus demônios utilizam para dominar e escravizar as pessoas. E isso se dar pelas práticas mais sórdidas que os rebeldes se deixam enredar pelas obras das trevas.
Assinar:
Postagens (Atom)
Atos 28.30-31
Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...






