quinta-feira, 6 de outubro de 2016

1 Timóteo 1:4

1 Timóteo 1:4 - Nem se deem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora.
NEM SE DEEM A FÁBULAS. Paulo quis dizer que a igreja em Éfeso não se preocupasse com estas coisas fúteis, sobre as quais ele fala em seguida. Que os irmãos não gastassem seu tempo nem perdessem seu tempo com algo que não traz nenhum proveito. Que não desperdiçassem suas energias com futilidades. Em Tito 1:14 se fala sobre “fábulas judaicas” e isso nos remete a dizer que os judeus penetras na comunidade cristã de Éfeso, tentavam implantar na igreja de Cristo elementos mitológicos do judaísmo. Porque os elementos da lei que diziam respeito ao Messias de Deus se cumpriram na pessoa bendita de Jesus de Nazaré. Mas, eles se utilizavam do artifício de criarem lendas religiosas e fantasias legalistas como doutrinas.

OU A GENEALOGIAS INTERMINÁVEIS. Os Judeus se gastavam em suas intermináveis comprovações genealógicas para demostrarem de que pertenciam as mais importantes linhagens familiares. Usando instrumentos legalistas da antiga aliança é que se ufanavam de pertencerem às tribos das personagens que se destacaram na história de Israel. Já os gnósticos se utilizavam das árvores genealógicas para batizarem seus filhos em nome dos heróis históricos de suas nações. Na atualidade os mórmons são praticantes destes rituais, é tanto que em Salt Lake, nos Estados Unidos, possuem os mais completos registros genealógicos do mundo e que pertencem aos mórmons. Tudo isso o apóstolo refuta como descartáveis comparados ao evangelho de Cristo.

QUE MAIS PRODUZEM QUESTÕES. Coisas mais importantes do que as fábulas judaicas e as intermináveis genealogias era se voltar para as coisas que pertencem ao evangelho de Cristo. O religioso se ocupa de coisas pequenas que não levam a nada, enquanto que o cristão verdadeiro se aplica as coisas que produzem edificação espiritual. As escrituras falam sobre mandamentos de homens que são regras religiosas dos líderes tentando dominar os outros com suas intermináveis filosofias e ideologias pessoas. O evangelho é simples e qualquer pessoa que tem o Espírito de Deus tem condições de entender sua mensagem principal. A principal função do gnosticismo dentro das igrejas era para deturpar o evangelho de Cristo.

DO QUE EDIFICAÇÃO DE DEUS. O evangelho genuíno, esse sim produz na vida da igreja a benéfica edificação espiritual. A tentativa de implantar no cristianismo os elementos confusos da antiga aliança de Deus com Israel, só trazia confusão e divisão dentro da comunidade cristã. Assim como a bagagem mitológica do gnosticismo, nada de bom acrescentava no bem estar da igreja. Pelo contrário, estes chamados mistérios ocultos produzidos por mentes diabólicas, mas trazem confusão e destruição do que edificação da igreja de Cristo. Nem tudo que há nas igrejas vem da parte de Deus.

QUE CONSISTE NA FÉ, ASSIM O FAÇO AGORA. O evangelho de Cristo tem um fator primordial no crescimento de nossa fé, e na esperança que temos segundo nos promete a nova aliança de Deus com a humanidade. Tendo feito muitas atividades missionárias, agora, Paulo se ocupava na edificação das igrejas por ele fundadas. Transmitindo os ensinos do reino de Deus e provando que Cristo era o Messias prometido.

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

1 Timóteo 1:3

1 Timóteo 1:3 - Como te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina.
COMO TE ROGUEI. Paulo era de fato o pai na fé de Timóteo. Por isso ele usou de tal influencia sobre seu auxiliar. O verbo usado pelo escritor neste caso “roguei” tem o sentido de exortar, aconselhar, advertir. Com isso podemos dizer que o apóstolo insistiu com Timóteo para que ele permanecesse naquela região, porque ele tinha uma missão importante na cidade de Éfeso. Os comentaristas bíblicos seguem a sugestão de que Timóteo desejava mesmo era acompanhar o apóstolo rumo a Macedônia. Todavia, sabendo Paulo que as coisas não estavam bem com alguns líderes na igreja de Éfeso, achou por bem recomendar que ele ficasse naquela cidade.

QUANDO PARTI. Paulo era um missionário nato e para isso foi chamado e escolhido pelo Senhor Jesus para pregar o evangelho das boas novas aos gentios, além-fronteiras de Israel. O livro de Atos dos apóstolos narra suas idas e vindas em viagens missionárias para propagar as boas novas da nova aliança aonde Cristo ainda não era conhecido. E suas cartas às igrejas e epístolas pastorais também complementam as informações das muitas igrejas fundadas por ele. Seguindo a direção do Espírito de Cristo ele estava sempre pronto a partir em busca de novas terras para evangelizar.

PARA A MACEDÔNIA. Seguindo a cronologia das narrativas do livro de Atos não temos como identificar tal viagem de Paulo citada neste texto. Mas é comum a opinião de que esta viagem se deu após o período do seu primeiro aprisionamento, quando foi liberto. Sobre a Macedônia, era uma província romana, que ficava limitada pelas terras altas Albanesas a oeste, pelos montes Shar ao norte pelas montanhas Rodope a leste e pelo mar Egeu ao sul. O antigo território da Macedônia desde 1913 tem sido dividido entre a Grécia, Iugoslávia, (Sérvia antes de 1918) e a Bulgária. É o que se sabe.

QUE FICASSES EM ÉFESO. O pedido de Paulo em forma de exortação ao seu filho na fé Timóteo era para que ele permanecesse em Éfeso. Esta cidade se tornara uma província romana de notável importância. Era um centro de grandes atividades religiosas, com o culto de adoração ao imperador, além de naquela cidade ser a sede da grande deusa chamada Artemisa ou Diana. Não menos do que se tornou um lugar de muita grandeza para o cristianismo. Assim como as demais religiões encontrou solo fértil naquela cidade, o cristianismo chegou com força total também. Portanto, era de fundamental importância à permanência de Timóteo naquele lugar.

PARA ADVERTIRES A ALGUNS, QUE NÃO ENSINEM OUTRA DOUTRINA. Eis a razão do pedido do apóstolo para que Timóteo ficasse em Éfeso. Além do paganismo que prevalecia na cidade, a igreja tinha que lidar com as heresias que surgiram no próprio seio da igreja. Os judeus que entravam na comunidade cristã insistiam de que os cristãos deviam guardar a legislação de Moisés. Mas o pior era a heresia do gnosticismo, que tentava deturpar a mensagem do evangelho de Cristo.

1 Timóteo 1:2

1 Timóteo 1:2 - A Timóteo meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor.
A TIMÓTEO. Eis aqui o destinatário desta carta enviada por Paulo. Timóteo era filha de mãe judia, porem, de pai gentio. Vinha sendo instruído nas Sagradas Escrituras dos Judeus desde muito jovem, pela sua mãe Eunice e a sua avó Loide, mas nunca se tornou em um convertido ao judaísmo, razão porque ainda era incircunciso quando foi encontrado por Paulo. Ele era nativo de Lista e não de Derbe, como alguns costumam afirmar. Ao se tornar um pouco mais maduro foi consagrado ao ministério por se notabilizar como pregador do evangelho. Além de ter o dom profético, ao que tudo indica se tornou uma das principais lideranças em Éfeso.

MEU VERDADEIRO FILHO NA FÉ. Certamente ele era um dos discípulos do reino de Deus que foi alcançado com o evangelho por meio da pregação do apóstolo Paulo em sua segunda viagem missionária. Há quem diga que Timóteo tinha seus treze anos quando foi encontrado por Paulo. Mas o apóstolo teve que se afastar desta região (Galácia) por um período de mais ou menos seis anos e quando voltou o jovem já tinha seus dezoito a vinte anos. Havia crescido na fé e no conhecimento de Cristo de tal maneira que se tornou um dos companheiros de ministério do apóstolo. Mais tarde, se tornou líder da igreja em Éfeso, e responsável por toda aquela região.

GRAÇA. A palavra graça separada da palavra paz era uma saudação grega ou dos gentios convertidos ao cristianismo. Representando o modo gracioso como foram alcançados pelo evangelho das boas novas e receberam a Cristo como único Salvador. Na realidade os gentios ou os não Judeus eram povos que viviam separados da comunidade de Israel e não eram alcançados pela antiga aliança de Deus com o seu povo. Na nova aliança foram todos alcançados pela graça de Deus e de Cristo Jesus.

MISERICÓRDIA E PAZ. A palavra misericórdia na saudação como acréscimo nos fala sobre a bondade de Deus para com a humanidade. E a palavra paz sempre foi à saudação judaica dos filhos de Israel. Como sabemos, alguns dos bons elementos da antiga aliança foram transportados para o cristianismo. Até porque o fundador da nova aliança de Deus com a humanidade é um Israelita da gema, Jesus de Cristo. Incluir a palavra paz na saudação cristã tem todo o sentido, uma vez que, o Messias de Deus veio justamente estabelecer a paz entre Deus e os homens, isto foi possível mediante a reconciliação realizada pelo Senhor Jesus (Romanos 5:11).

DA PARTE DE DEUS NOSSO PAI, E DA DE CRISTO JESUS, NOSSO SENHOR. A graça, a misericórdia e a paz vêm da parte de Deus e de Cristo. Um dos textos mais conhecidos do evangelho é aquele que diz: Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha vida eterna. Deus derramou todas as bênçãos espirituais por meio do seu Filho Jesus Cristo. A missão salvadora do Messias de Deus produziu graça, misericórdia e paz no mundo.

1 Timóteo 1:1

1 Timóteo 1:1 - Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa.
PAULO. O nome original do Apóstolo Paulo era Saulo; no judaico Saulo, em hebreu Shaul (Saul) e no grego Saulus. O Apóstolo Paulo nasceu entre os anos 5 e 10 d.C. na cidade de Tarso da Cilícia . Por isso era e é chamado Paulo ou Saulo de Tarso. Atos 9:11 - E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando. Ele era da tribo de Benjamim e foi criado de conformidade com as tradições judaicas. Foi considerado como apóstolo de Jesus Cristo, reconhecido pela igreja de todos os tempos e pela tradição cristã. Um dos maiores missionários da igreja primitiva e fundador de comunidades cristãs no mundo gentílico. Grande escritor cristão.

APÓSTOLO DE JESUS CRISTO. Dada a importância do ministério de Paulo em explorar novos campos missionários e expandir a igreja além da palestina, foi reconhecido de forma justa como sendo um apóstolo de Jesus Cristo. Assim como os doze primeiros apóstolos foram chamados pelo próprio Cristo, assim também aconteceu com o apóstolo Paulo, que teve um encontro com Cristo. Se não foi reconhecido pelo grupo apostólico como fazendo parte do mesmo ministério, por Cristo sim, e pela igreja também. Não há como negar a importância do apóstolo Paulo nos começos da igreja primitiva, e o testemunho das tradições cristãs conta em favor do seu apostolado.

SEGUNDO O MANDADO DE DEUS. Esta frase significa a mesma coisa que: Segundo a vontade de Deus. Se não foi da vontade do grupo apostólico nomear Paulo como apóstolo de Cristo, no entanto, foi da vontade de Deus que ele fosse classificado e confirmado pela história do cristianismo como apóstolo do Cristo de Deus. Foi o Senhor quem o chamou e o capacitou para cumprir uma missão tão importante ou mais importante quanto aos demais apóstolos. O chamado de Paulo como apóstolo de Cristo não dependia de nenhuma organização religiosa porque foi direta de Deus e de Cristo em sua vida. Foi da vontade do Senhor chama-lo como apóstolo dos gentios.

NOSSO SALVADOR. Normalmente é o Senhor Jesus Cristo que é chamado pela mensagem do evangelho de salvador, e não Deus Pai. No novo testamento encontramos por vinte e quatro vezes esta mesma palavra, “Salvador”, sendo que dezesseis são dirigidas a Cristo e oito a Deus, o Pai. No velho testamento essa palavra é atribuída diretamente ao Deus de Israel, como o Deus que dar livramento aos seus servos. Todavia, na mensagem do evangelho essa palavra fala de Deus como salvador por meio do seu Cristo, mediante a missão do Messias. Seja como for, tanto Deus como Cristo é quem salva realmente o pecador dos seus pecados e da condenação.

E DO SENHOR JESUS CRISTO, ESPERANÇA NOSSA. Mais uma vez Paulo coloca o nome completo do Filho de Deus: “Senhor Jesus Cristo”. O Senhorio de Cristo é visto em toda a extensão do Novo Testamento. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus. Cristo é o substantivo que fala de Jesus como ungido e enviado de Deus Pai. Cristo como nossa esperança, nos fala de Jesus, como aquele que nos salva da perdição. Como salvador ele veio para nos proporcionar vida eterna, vida plena, vida feliz.

1 João 5:20-21

1 João 5:20-21 - E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.
E SABEMOS QUE JÁ O FILHO DE DEUS É VINDO. Os apóstolos e os demais líderes da igreja primitiva eram detentores das verdades mais profundas do cristianismo. E neste ponto de sua missiva, João aborda um assunto de relevante importância para o novo Israel de Deus, que era a volta de Cristo, para arrebatar a sua igreja remida. Todos aqueles que faziam parte da igreja de Cristo, estavam esperando a sua volta repentina.

E NOS DEU ENTENDIMENTO PARA CONHECERMOS O VERDADEIRO. O autor se reporta sobre que, Jesus de Nazaré era o verdadeiro Filho de Deus, e isso implicava em dizer que ele era o Messias prometido por Deus Pai, conforme as profecias messiânicas e escatológicas para a época. Além do mais, Jesus era o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens. Conforme o evangelho da graça, Jesus era o Cristo e Salvador prometido.

E NO QUE É VERDADEIRO ESTAMOS. Os judeus ficavam furiosos quando os cristãos confessavam a Jesus como sendo o Emanuel, isso porque eles eram extremamente monoteístas, ao ponto de não aceitarem a Jesus como sendo o Messias de Deus. Mas, os servos de Jesus Cristo, por onde andavam pregava de que Jesus era o Filho de Deus, e que ele também era o Cristo, o Salvador de sua igreja, que ele remiu com seu sacrifício.

ISTO É, EM SEU FILHO JESUS CRISTO. Os cristãos que buscavam o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima haviam deixado o judaísmo e as demais religiões pagãs, para agora, servirem a Cristo e ao seu reino. Jesus, além de ser aceito pelos seus discípulos como sendo o Filho de Deus, também era crido como sendo o Cristo, e Redentor da sua igreja, coisa que não era compreendida pelos judaizantes.

ESTE É O VERDADEIRO DEUS. Esta frase, se referindo a Jesus Cristo, cai como uma verdadeira bomba na cabeça dos judaizantes, eles que eram extremamente monoteístas, e por isso, não aceitaram a Jesus de Nazaré como sendo o Messias de Deus, e muito mais, como sendo o Emanuel de Deus, ou seja, Deus entre os homens. No entanto, para os seguidores do cristianismo, Cristo era o Filho de Deus digno de adoração e honra.

E A VIDA ETERNA. Quando lemos os termos da antiga aliança, logo percebemos que suas propostas eram mais baseadas, em promessas de bênçãos para esta vida terrena. Porem, a nova aliança de Cristo com sua igreja, trás um novo escopo, porque suas promessas são para esta vida, mas principalmente para a vida espiritual, ou seja, vida eterna e salvação para os seguidores de Cristo. Vida eterna é vida plena e feliz eternamente com Cristo.

FILHINHOS, GUARDAI-VOS DOS ÍDOLOS. AMÉM. Ao mesmo tempo em que, o autor diz e autoriza que os seguidores do cristianismo estão corretos em adorarem a Cristo, porque ele é o verdadeiro Deus. Também ataca o paganismo, do qual faziam parte as seitas heréticas, com seu politeísmo degradante, com a adoração e veneração aos ídolos e imagens de escultura que, nem o judaísmo e nem o cristianismo ensinam e permitem.

1 João 5:18-19

1 João 5:18-19 - Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca. Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.
SABEMOS QUE TODO AQUELE. Os judaizantes se ufanavam de serem detentores da verdadeira sabedoria, porque seguiam os ensinos contidos na legislação mosaica. Os gnósticos muito mais, porque seus movimentos religiosos e filosóficos eram baseados (para eles) no conhecimento absoluto de todas as ciências daquela época. Mas de fato, quem possuía o verdadeiro saber eram os servos de Deus, fundamentalizados que estavam, no evangelho das boas novas de Cristo, e estes eram seguidores do cristianismo.

QUE É NASCIDO DE DEUS NÃO PECA. Outra vez, o autor retoma esse mesmo tema, dada a importância que ele representava, como comprovação de que de fato alguém pertencia, ao reino de Deus e de Cristo. Quem é nascido pelo poder do evangelho, mediante a regeneração feita pelo Espírito de Deus, não tem prazer em viver pecando, mas renuncia tudo o que o mundo oferece, para viver para a santidade de vida em Cristo.

MAS O QUE DE DEUS É GERADO. O apóstolo usa esta expressão para representar o quanto o ser humano (conscientemente ou não) é dependente do Criador. Se atentarmos para o nascimento natural, é inegável a intervenção do Criador, no nascimento de todo ser humano. Todavia, este texto ensina, muito mais, ele revela sobre o nascimento espiritual, que é uma obra direta de Deus, pelo Espírito Santo.

CONSERVA-SE A SI MESMO. O novo nascimento, a regeneração espiritual e a transformação em uma nova criatura são um divisor de água na vida daquele que é nascido de Deus. Aquele que foi regenerado pelo Espírito de Deus, vive, não mais para si mesmo, nem para este mundo enganador, mas sim, vive para Cristo, buscando o reino de Deus e as coisas que são de cima, por isso que se conserva para a santidade de vida.

E O MALIGNO NÃO LHE TOCA. Primeiro, cada um dos seres humanos tem autonomia para fechar a porta para o inimigo, no sentido de resistir as suas influencias sobre sua vida. Segundo, o Deus Todo-poderoso vai estar se coloca a disposição daquele que vive a santidade cristã, a fim de lhe proteger. O maligno, sobre o qual escreve o apóstolo, diz respeito ao diabo com os seus demônios, que buscam prejudicar o homem sempre.

SABEMOS QUE SOMOS DE DEUS. O apóstolo fala de convicção, confiança, fé e esperança. No tempo da igreja primitiva, eram permanentes os ataques de forças opostas contra a fé dos seguidores do cristianismo. Isso porque os inimigos do evangelho procuravam de todas as formas, deter o crescimento da igreja de Cristo em todo o mundo. Mas, a igreja estava vencendo, porque ela era o novo Israel de Deus, o povo escolhido do Senhor.

E QUE TODO O MUNDO ESTÁ NO MALIGNO. Ser santo é ser separado. Quando Deus resgatou a Israel do Egito, sua proposta para o seu povo foi de que, eles fossem um povo separado das demais nações do mundo. Com a igreja, não é deferente, se alguém diz que é um servo de Cristo, e que faz parte do reino de Deus, tem que se abster das coisas deste mundo, renunciar os desejos da carnalidade e romper com o materialismo.

1 João 5:16-17

1 João 5:16-17 - Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore. Toda a iniquidade é pecado, e há pecado que não é para morte.
SE ALGUÉM VIR PECAR SEU IRMÃO. Não que João recomende que os servos de Deus vivam fiscalizando a vida uns dos outros, como muito acontece no dia a dia da igreja de Cristo, em que alguns se prestam ao serviço de ficarem olhando a vida alheia, para julgar e condenar a vida dos outros. O escritor não está recomendando isso, mas apenas sinalizando para a possibilidade de alguém vir a ser surpreendido por suas falhas mais graves. Quando isso acontecer o líder da igreja, deve tomar uma atitude.

PECADO QUE NÃO É PARA MORTE. É bem provável que o apóstolo esteja se referindo as falhas corriqueiras do dia a dia, sobre as quais ele havia se referido no capítulo primeiro desta carta. A palavra de Deus trata deste assunto de forma a dar a entender que existe pecado de maior gravidade e existem as falhas que são corriqueiras do dia a dia de um servo de Deus. Estes pecados de menor potencialidade têm consequências leves.

ORARÁ, E DEUS DARÁ A VIDA. Todo pecado, seja ele mais grave ou de menor potencialidade, tem suas consequências. Porem, existem certos tipos de pecados que atenta contra a própria vida do que a pratica. Se o pecado cometido por um servo de Deus lhe trouxer algum tipo de prejuízo, mais que não é pecado de morte, essa pessoa ou seus familiares deve trazer o líder da igreja local, a fim de orar por essa pessoa.

AQUELES QUE NÃO PECAREM PARA A MORTE. Paulo deixou escrito que, o salário do pecado é a morte, e isso ficou bem definido quando no princípio da história da raça humana, o Criador avisou ao nossos primeiros pais, que se pecassem contra sua determinação, que era não comer do fruto da arvore do conhecimento do bem e do mau, eles comeram e morreram espiritualmente, que gerou também a morte física.

HÁ PECADO PARA MORTE, E POR ESSE NÃO DIGO QUE ORE. Não se sabe ao certo, se o apóstolo se refere neste caso, aos dez mandamentos da legislação mosaica, ou aos pecados de ofensas contra o Espírito Santo. O que se percebe é que existem pecados de maior potencialidade sobre os quais não se negocia nem mesmo o perdão. Nestes casos, o autor recomenda que os líderes da igreja, não orem por tais pessoas.

TODA A INIQUIDADE É PECADO. Há quem diga que o escritor se refira aos mesmos pecados praticados pelo diabo e seus demônios contra Deus, como por exemplo: A rebelião e a apostasia, entre outros, que são um atentado contra a dignidade de Deus. A iniquidade fala sobre os pecados mais bestiais praticados pelo ser humano, que se traduz por um golpe direto contra a soberania de Deus, ou contra o ser essencial do próximo.

E HÁ PECADO QUE NÃO É PARA MORTE. É bem provável que, o apóstolo se refira as falhas humanas em geral, em que as pessoas muitas vezes erram o alvo, mais não há nisto uma intenção proposital. A todo o momento estamos sujeitos aos deslizes da vida, até porque vivemos cercados e pressionados por inúmeros motivos para cairmos em várias tentações. Em fim, aparece uma esperança de que nem tudo está perdido.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...