sábado, 23 de dezembro de 2017

1 Coríntios 3:6-7

1 Coríntios 3:6-7 - Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
EU PLANTEI. Não há dúvida que Paulo fala a respeito de suas atividades evangelísticas na cidade de Corinto, quando naquele lugar pregava o evangelho das boas novas de Cristo, com o objetivo de ganhar vidas para o reino dos céus. Com isso, o autor deixa transparecer que foi de fato ele, quem na realidade fundou a igreja cristã de Corinto. E que os seus leitores eram todos seus filhos na fé, porque nasceram quando o apóstolo esteve naquela cidade semeando o evangelho de Cristo pelo Espírito Santo.

APOLO REGOU. Também se percebe que Apolo veio a se integrar aquela igreja em Corinto, depois que ela já estava implantada pelo grande apóstolo Paulo. Certamente o próprio Paulo foi quem o levou para ajuda-lo no discipulado cristão e no ensino da palavra de Deus. A tradição cristã afirma que Apolo era um bom expositor da palavra de Deus e que tinha facilidade em pregar com eloquência as doutrinas cristãs.

MAS DEUS DEU O CRESCIMENTO. A obra de Deus, no que diz respeito à igreja de Cristo é perfeita, porque o Espírito Santo capacita os obreiros do Senhor para semear a palavra com os dons espirituais e ministeriais e o Deus Todo-poderoso faz a obra prosperar. O desenvolvimento espiritual do rebanho de Cristo é sempre acompanhado por Deus, ele que cuida em fazer progredir a igreja remida de Cristo em todo lugar.

POR ISSO, NEM O QUE PLANTA É ALGUMA COISA. Plantar neste caso é preparar o terreno, desde os primeiros momentos, e isso com muito trabalho, que foi o caso de Paulo, quando de sua missão em Corinto para levar o evangelho aquela gente. Ariscamos em dizer que Paulo estava combatendo neste texto qualquer possibilidade de idolatria a sua pessoa, bem como a Apolo na cidade de Corinto. A igreja de Cristo é sempre tentada a idolatrar seus líderes. É preciso se ter muito cuidado nisto.

NEM O QUE REGA. O regar, apontado pelo escritor, fala do discipulado cristão aos novos convertidos, como também o ensino adequado das doutrinas cristãs, com o objetivo de edificar a igreja do Senhor Jesus. Por conta de sua facilidade em ensinar a palavra de Deus, e porque os coríntios valorizavam muito a sabedoria, então, alguns estavam como quem querendo idolatrar a Apolo, o que Paulo prontamente combate.

MAS DEUS. O texto deste versículo é muito claro em deter qualquer forma de elevação de qualquer liderança cristã, em detrimento a pessoa bendita do grande Deus. Ninguém tem capacidade própria para fazer a obra de Deus. Quando Paulo pregava o evangelho das boas novas, ele era consciente de que, assim procedia pelo poder de Deus, com Apolo não era diferente, até porque seus dons vinham de Deus.

QUE DÁ O CRESCIMENTO. O que os embaixadores de Cristo têm que fazer é realizarem suas tarefas designadas pelo Espírito do Senhor, porque quanto a obra de Deus e o crescimento da igreja de Cristo é responsabilidade do grande Deus. Pensam errado, aqueles que acham que a igreja local é grande por conta de suas atividades em prol da obra de Deus. Quem dá o crescimento da igreja do Senhor Jesus e quem faz prosperar o desenvolvimento do rebanho do Senhor é Deus, ele que dá o crescimento.

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

1 Coríntios 3:5

1 Coríntios 3:5 - Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um?
POIS, QUEM É. Neste texto, o escritor busca acabar com o partidarismo e o faccionismo na igreja cristã de Corinto, mostrando que nem ele nem também Apolo são dignos de terem seguidores. Alguns afirmam que havia uma disputa entre Apolo e Paulo pela liderança da igreja cristã de Corinto, o que não era verdade, até porque, eles eram amigos de ministério, sendo Paulo quem indicava Apolo para fazer missões em algumas igrejas fundadas pelo próprio Paulo. Portanto, eles eram amigos.

PAULO. Quem é Paulo? Quanto à igreja cristã de Corinto, ele era o fundador daquela comunidade cristã, e, portanto, pai na fé de quase todos os seguidores de Cristo naquela igreja. Quanto ao cristianismo, Paulo foi, na época da igreja cristã primitiva, o maior missionário transcultural, levando as boas novas do evangelho de Cristo na Europa e Ásia, e fundando igrejas cristãs em todas as nações do mundo de sua época.

E QUEM É APOLO? Quanto à igreja cristã de Corinto, ele era um missionário cristão, provavelmente consagrado ao ministério por Paulo, e que estava cumprindo missão importante como ensinador das doutrinas cristãs naquela cidade, tendo sido instruído por Paulo sobre as coisas da nova dispensação da graça de Deus. Como conhecedor que era das literaturas religiosas dos judeus, convencia a muitos de que Jesus de Nazaré era de fato e na verdade o Messias prometido por Deus nas Escrituras.

SENÃO MINISTROS. Neste caso, ser ministro de Cristo, era ser um representante legítimo do seu reino aqui na terra. De forma que, Paulo tenta esclarecer aos seus leitores que, tanto ele quanto Apolo, não eram merecedores de ter seguidores, porque no cristianismo, a única pessoa digna de ter discípulo é Cristo Jesus, ele que é o verdadeiro Mestre. Paulo e Apolo eram simples representantes de Cristo na terra.

PELOS QUAIS CRESTES. No caso de Paulo, quando esteve fazendo suas campanhas evangelísticas naquela cidade, bem como quanto esteve aplicando o discipulado cristão naquela igreja, ele foi apenas instrumento do Espírito Santo para pregar o evangelho de Cristo para seus leitores. E depois, Deus estava do mesmo modo usando a Apolo para edificar a fé dos irmãos, naquela comunidade cristã abençoada.

E CONFORME O QUE O SENHOR DEU. É provável que o apóstolo dos gentios esteja se reportando aos dons espirituais e ministeriais que ele e Apolo exerciam em benefício da igreja cristã de Corinto. Quando Paulo pregava com poder e virtude e quando Apolo pregava com eloquência e sabedoria, estes dons exercidos por eles, não eram propriedades deles próprios, mas o Senhor quem os capacitava para tal missão.

A CADA UM. Ninguém é igual ao outro, nem nas coisas desta vida, nem tão pouco quanto às coisas do reino de Deus. Assim sendo, Deus usava a Paulo de uma maneira como também usava a Apolo de outra maneira, porem, no final das contas, tudo era para honra e glória no nome de Jesus Cristo. O problema não estava entre Paulo e Apolo, que eram amigos de ministério. O problema da divisão estava na igreja de Corinto, que era tendenciosa ao partidarismo, isso porque eles gostavam das disputas.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

1 Coríntios 3:4

1 Coríntios 3:4 - Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?
PORQUE. Até o momento de sua carta, o apóstolo Paulo tenta combater a falsa gnose, tanto valorizada pelos que faziam parte da igreja cristã de Corinto. Na realidade existiam pelo menos quatro partidos ideológicos naquela comunidade cristã, que eram os partidários de Paulo, de Apolo, de Cefas e de Cristo. No caso do nosso texto em estudo, o autor fala de dois, o de Paulo e o de Apolo, porque se trata do tema, sabedoria humana deste mundo (gnose) e a sabedoria que vem do alto.

DIZENDO UM. Percebe-se que os debates eram acalorados entre estas duas facções na igreja de Cristo em Corinto, em que um grupo, talvez neste momento, o segundo mais forte, dizia que Paulo era a principal liderança daquela comunidade cristã. Se diz o segundo, porque o grupo de Apolo era muito forte, uma vez que, os coríntios davam muito valor a sabedoria humana, como a exposição do conhecimento pela oratória.

EU SOU. O grupo mais antigo, composto por aqueles primeiros cristãos, convertidos ao cristianismo naquela cidade, quando Paulo chegou com sua mensagem do evangelho das boas novas de Cristo, tomava partido em defesa do fundador daquela comunidade cristã. De forma que, este grupo demostrava o amor que tinha pelo apóstolo dos gentios, sendo justo e reconhecendo os trabalhos de Paulo em favor deles mesmos.

DE PAULO. Neste caso, o escritor aponta para os que se diziam defensores de seu modo de liderar aquela comunidade cristã. Paulo, neste caso, representava aquele estilo de ministério simples e humilde, que tinha dificuldade para se adequar aos padrões de eloquência na oratória, o que era muito valorizado em Corinto. Paulo não tinha facilidade de comunicação, o quanto tinha Apolo e os mestres da Homilética.

E OUTRO. Do outro lado, estavam aqueles que desejavam que o líder local da igreja de Corinto fosse Apolo. O autor fala do outro grupo, talvez neste momento o mais forte, que defendia Apolo como o homem ideal para dirigir aquela comunidade cristã, porque Apolo era um homem eloquente, que dominava bem a oratória. Este partido estava bastante influenciado pelo gnosticismo, como mistura de religião e ciências.

EU DE APOLO. Apolo era um judeu de Alexandria, que se converteu ao cristianismo, juntando-se ao grupo de amigos de ministério de Paulo no mundo gentílico. Tinha vasto conhecimento das literaturas religiosas dos judeus, mas quanto ao cristianismo foi instruído por Paulo. Provavelmente enviado pelo próprio Paulo, estava fazendo um bom trabalho na comunidade cristã de Corinto, tendo mesmo exercido seu ministério em Éfeso. Com sua sabedoria granjeou muitos discípulos para Cristo em Corinto.

PORVENTURA NÃO SOIS CARNAIS. Mostrando de princípio o faccionismo daquela comunidade cristã, o apóstolo dos gentios ataca um problema que ele já havia demostrado existir naquela igreja, que era justamente a falta de transformação de vida, naqueles que seguiam o partidarismo, o faccionismo e as divisões. Nem Paulo, nem Apolo estavam interessados em construir um reino para se mesmo. Mas não entendendo isso, os que eram carnais tomavam partido, quanto aos ministros.

1 Coríntios 3:3

1 Coríntios 3:3 - Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?
PORQUE AINDA SOIS. Este “ainda” de Paulo, nos ensina que, os seus leitores não progrediram na caminhada espiritual, mas que a estagnação tomou conta de muita gente na igreja de Corinto. E isso não se devia ao fato de haver Paulo negligenciado no ensino da palavra de Deus, quando esteve fundando aquela comunidade cristã. Até porque, neste particular, o apóstolo dos gentios era cuidadoso, no sentido de só sair para outro campo missionário, depois de aplicar bem o discipulado cristão.

CARNAIS. Porque ainda sois carnais. Ser carnal, isso não significa dizer que a pessoa não tenha aceitado a Cristo como Salvador, mas o problema é que a pessoa ainda não aceitou, em muitos casos, a Cristo como Senhor. Quem aceita a Cristo como Senhor, sistematicamente, esta pessoa deixa de fazer a sua própria vontade para se submeter às doutrinas do evangelho de Cristo, e com isso vem a transformação de vida.

POIS, HAVENDO ENTRE VÓS INVEJAS. A inveja é uma das obras da carne, e que caracteriza de que a pessoa por ela possuída, ainda não é guiada pelo Espírito Santo de Deus. Este tipo de sentimento carnal leva a pessoa a buscar ser ou ter o que o outro é ou possui, mesmo que para isso, ela tenha que prejudicar o seu semelhante. No meio do povo de Deus, este tipo de sentimento não pode predominar de forma alguma.

CONTENDAS. Por conta do partidarismo prevalecente na igreja de Corinto, aquela comunidade cristã se tornou um campo de batalha, principalmente entre as lideranças eclesiásticas. Nos dias atuais, o que mais acontece são as contendas entre os que querem se destacar perante a igreja de Cristo, isso porque, os cargos e as posições elevadas na hierarquia da igreja são mais importantes do que a própria obra de Deus em si para alguns. Nestas guerras, muitos entram na carne para levar vantagens.

E DISSENSÕES. O autor fala por meio desta palavra, da falta de consenso, das discórdias, das disputas sobre assuntos diversos, das divergências de opiniões, da diversidade de partidos e das facções instaladas naquela igreja. Por conta de não ter uma linha de pensamento bem definida ainda, quanto às doutrinas cristãs, algumas comunidades cristãs passavam por esse problema, porque o Novo Testamento, como temos hoje, ainda não estava escrito e adotado como literatura cristã da igreja.

NÃO SOIS PORVENTURA CARNAIS? A inveja, as contendas, dissensões e outras características reinantes naquela igreja, fazia com que o apóstolo Paulo identificasse que muitos que faziam parte da comunidade cristã de Corinto, ainda não haviam sido transformados, conforme o poder libertador do evangelho de Cristo. O que falamos e o que fazemos é quem vai testificar se somos ou não regenerados pelo evangelho.

E NÃO ANDAIS SEGUNDO OS HOMENS? O andar é uma linguagem muito usada por Paulo para descrever o modo de vida de uma pessoa, porque fala de suas ações e atitudes como servos de Cristo ou não. Andar segundo os homens, neste caso, é viver conforme vivem os homens profanos deste mundo. Quem é verdadeiramente regenerado pelo evangelho da verdade, deve ser uma nova criatura em Cristo Jesus.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

1 Coríntios 3:1-2

1 Coríntios 3:1-2 - E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis.
E EU, IRMÃOS, NÃO VOS PUDE FALAR COMO A ESPIRITUAIS. Paulo bem podia usando de sua autoridade apostólica se achar superior aos seus leitores, mas ele prefere os chamar de irmãos, até porque, esse era um bom costume na igreja primitiva, porque somos irmãos em Cristo Jesus. O apóstolo conhecia bem os seus filhos na fé e tinha consciência do grau de maturidade espiritual de cada um deles. Ao que tudo indica, a igreja de Corinto ainda era nova na fé do evangelho de Cristo Jesus, o nosso Salvador.

MAS COMO A CARNAIS. A cidade de Corinto era conhecida como um antro de prostituição, de idolatria e de rebelião contra as coisas de Deus. Paulo chegou com o evangelho de Cristo e até alcançou muitas vidas para o reino de Cristo, mas era um povo difícil de se dobrar diante das doutrinas cristãs. Em suas cartas, Paulo dá a entender que muitos dos que faziam parte daquela igreja ainda não eram convertidos.

COMO A MENINOS EM CRISTO. Outros tantos, também não haviam alcançado maturidade espiritual, isso porque, não davam muita importância aos ensinos transmitidos por Paulo e seus amigos de ministério. Poucos haviam fechado questão, no que diz respeito a um compromisso mais forte com a palavra de Deus. E isso tem acontecido de forma recorrente nas igrejas atuais, com pessoas descompromissadas.

COM LEITE VOS CRIEI. Uma das acusações que os oponentes de Paulo lhe faziam na igreja de Corinto era de que ele era fraco na palavra e que não tinha coragem de aplicar a disciplina nos que andavam desordenadamente. Quando a realidade é que o problema estava nos seus ouvintes, os seguidores de Cristo naquela igreja, que não suportavam uma doutrina mais pesada. Eles só suportavam uma palavra mais branda.

E NÃO COM CARNE. A própria ciência orienta que o organismo de um recém-nascido só suporta se alimentar com leite, principalmente seus primeiros seis meses de vida. Depois disto é que sua mãe pode aos poucos incrementar outros complementos alimentares. Até então, para Paulo, levar uma doutrina mais radical aos seus filhos na fé em Corinto, era mata-los e não edificar as suas vidas espirituais na fé em Cristo.

PORQUE AINDA NÃO PODEIS. Essa era uma igreja melindrosa, com seus membros cheios de não me toquem. Ao que tudo indica, a igreja de Corinto era composta de pessoas da alta sociedade, que em muitos casos, não aceitam ser controladas por nenhuma liderança religiosa, mas querem sempre dominar o ambiente do qual fazem parte. De forma que, aplicar a disciplina, se tornava difícil naquela igreja.

NEM TAMPOUCO AINDA AGORA PODEIS. A segunda carta aos Coríntios, principalmente do capítulo dez ao treze, chamada de carta severa, Paulo usa de uma mensagem mais forte. Mas nesta sua Primeira carta, ele transmite uma mensagem mais branda, porque sabia que seus leitores eram novos convertidos. O correto é que, nos começos da fé se aplique o discipulado cristão aos novos convertidos, a fim de que amadureçam na fé, só depois sejam submetidos às doutrinas cristãs mais fortes.

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

1 Coríntios 2:15-16

1 Coríntios 2:15-16 - Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
MAS O QUE É ESPIRITUAL. Nos textos anteriores o autor vem demostrando à diferença do homem natural para o homem espiritual. Do conhecimento da sabedoria deste mundo da sabedoria que vem do alto, que é revelada pelo Espírito de Deus. O homem espiritual é aquele que dá prioridade em fazer a vontade de Deus, porque vive buscando o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima. O homem espiritual é aquele que se deixa guiar pelo Espírito Santo de Deus e a sua palavra.

DISCERNE BEM TUDO. Discernir, neste caso é compreender as coisas do Espírito de Deus, bem como a tudo que envolve as coisas do reino de Cristo. Quem tem comunhão perfeita com o Espírito de Deus, recebe o conhecimento na medida certa, quanto às coisas de Deus. A palavra de Deus nos afirma que o Senhor revela seus segredos aos seus servos, por isso que a verdadeira inteligência é dada por Deus.

E ELE DE NINGUÉM É DISCERNIDO. O homem verdadeiramente espiritual é um mistério para este mundo, por isso que o mundo não nos compreende, e muito mais, o mundo nos odeia, porque não somos do mundo. O mundo sempre trata os servos de Deus como pessoas estranhas ao convívio social. E é assim que deve ser, porque não somos deste mundo, mas vivemos aqui como peregrinos e forasteiros neste mundo.

PORQUE, QUEM CONHECE A MENTE DO SENHOR? O homem natural só conhece as coisas desta vida, porque busca os conhecimentos que envolvem todas as atividades concernentes a esta existência terrena. Mas o homem espiritual busca com dedicação e empenho descobrir qual é a vontade de Deus, e conhecer a vontade de Deus é se adequar aos seus planos, projetos, empreendimentos e vontades.

PARA QUE POSSA INSTRUÍ-LO? Aqueles que na igreja cristã de Corinto estavam envolvidos nas heresias do gnosticismo, diziam que eram conhecedores de todos os mistérios ocultos, e assim afirmavam para enganar as pessoas. Como hoje, e sempre, as religiões de mistérios afirmam ser conhecedoras das coisas que envolvem o ocultismo. Paulo rechaçava o ocultismo dizendo que, Deus sim, é que é Onisciente.

MAS NÓS TEMOS A MENTE. O escritor fala sobre o quanto os remidos são parecidos com Cristo, ao ponto de pensar como Cristo pensa. Cristo é o modelo de homem perfeito, isso porque ele não pecou. E o evangelho nos diz que estamos sendo transformados de glória em glória na imagem de Cristo. Quem de fato é um verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, busca em tudo ser o seu fiel imitador sempre.

DE CRISTO. Ter a mente de Cristo é pensar como Cristo pensa, e com isso, é passar a agir como Cristo. Antes de fazermos ou falarmos qualquer coisa, era para sempre fazermos a seguinte pergunta: Cristo falaria tal coisa? Ou Cristo faria tal coisa? Ter a mente de Cristo é ser guiado pelo seu Santo Espírito, por isso que, a mensagem das boas novas declara que, os filhos de Deus, são guiados pelo Espírito de Deus. Mas o homem natural se deixa dominar pelas concupiscências carnais e só aborrece a Deus.

1 Coríntios 2:14

1 Coríntios 2:14 - Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
ORA, O HOMEM NATURAL. Quem é o homem natural? É todo ser humano, homem ou mulher, que ainda não nasceu de novo, pelo poder regenerador do Espírito Santo de Deus. O homem natural é aquele que vive para as coisas desta vida, que busca somente as coisas materiais e não o reino de Deus, e que vive dominado pelas concupiscências da carne. O homem natural é aquele que se deixa levar pela incredulidade, é o ateu, confesso ou não, é o homem ímpio que vive para a maldade.

NÃO COMPREENDE A COISAS. O homem natural compreende todas as transações desta vida terrena, em que se envolve, menos as coisas concernentes ao reino de Deus. Com sua inteligência, muitos dos filhos dos homens chegam a altas posições sociais, econômicas ou políticas, mas no que diz respeito às coisas do Espírito de Deus é um zero a esquerda. Não se interessa pelas coisas espirituais do evangelho.

DO ESPÍRITO DE DEUS. O Espírito de Deus é aquele que veio do Pai, enviado por Cristo para dar continuidade à missão de Cristo para com a sua igreja. Ele é o revelador dos mistérios do reino de Deus, e todo aquele que tem o Espírito Santo, tem conhecimento da vontade do Deus de amor. É o Espírito Santo quem está preparando os remidos de Cristo para a vida eterna, por meio do arrebatamento da igreja amada de Cristo Jesus.

PORQUE LHE PARECEM LOUCURA. Para os pregadores da legislação de Moisés, para os ensinadores das filosofias sufistas e para os defensores do gnosticismo, estas ideologias que estavam predominando em Corinto, falar das coisas do Espírito Santo era insanidade mental. Por isso que, alguns que faziam oposição a Paulo naquela igreja diziam que Paulo estava delirando sobre as revelações em que ele pregava.

E NÃO PODE ENTENDÊ-LAS. Os tais que citamos no parágrafo anterior, entendiam muito bem as fábulas artificiais dos judaizantes, compreendiam tudo que se falasse das coisas deste mundo, bem como eram versados nas filosofias sufistas do gnosticismo. Porem, não entendiam nem compreendiam coisa alguma dos mistérios de Deus, isso porque, não tinham o Espírito de Deus, que é o revelador do evangelho.

PORQUE ELAS SE DISCERNEM. Este discernimento, sobre o qual o escritor fala, nos ensina justamente sobre a inteligência espiritual de compreender as coisas espirituais reveladas pelo Espírito de Deus, sobre as coisas do evangelho de Cristo. Quem vive para a carne, não compreende as cosas do Espírito, porque a carne luta e guerreia contra as coisas do Espírito para cegar o entendimento espiritual do homem natural.

ESPIRITUALMENTE. A dimensão das coisas de Deus, não se sabe pela sabedoria meramente humana, as coisas que procedem das promessas de Deus, baseadas na sua palavra, o homem terreno não dá crédito, isso porque, os homens materialistas não acreditam nas realidades espirituais. Da mesma forma, as coisas do Espírito de Deus, parecem não existir para o homem natural. No entanto, elas são reais para os que nasceram de novo pelo poder da regeneração espiritual, os que são filhos de Deus.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...