1 Coríntios 5:10 - Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.
ISSO NÃO QUE DIZER ABSOLUTAMENTE. Este versículo é uma continuação do texto anterior em que o escritor faz uma recomendação muito séria, aconselhando aos servos de Cristo que não se associassem com aqueles que se dizendo irmãos fossem pessoas de mau testemunho, tanto no mundo, e principalmente no seio da igreja. Mas no tocante aqueles que ainda não eram pessoas convertidas, que houvesse compreensão da parte dos irmãos, porque era necessário conviver com elas.
COM OS DEVASSOS. Estes são todos aqueles que são programados pela sociedade sem Deus a praticarem tudo aquilo que vem na mente, porque são dominados pelas concupiscências da carne e pela soberba da vida. O homem natural se deixa levar pelos vícios degradantes de uma sociedade corrompida, ao ponto de achar que o ser humano só existe para esta dimensão da sua existência, negando a sua eternidade.
DESTE MUNDO. O escritor fala sobre o sistema terreno de viver a existência nesta vida presente, bem como de tudo aquilo que serve de engano, no sentido de entrelaçar os filhos dos homens na degradação moral e ética. A terra esta cheia de homens profanos, que só acreditam nas coisas materiais, ou seja, naquilo que se pode ver, ouvir, tocar e ter acesso por meio dos sentidos físicos, o materialismo prático.
OU COM OS AVARENTOS, OU ROUBADORES. O avarento é aquele tipo de ser humano que coloca como seu deus os bens materiais, ele mata e faz qualquer coisa para adquirir riquezas. E os roubadores são aqueles que tomam dos outros, aquilo que não lhe pertence. Geralmente os ladrões são ao mesmo tempo avarentos, porque colocam a vida dos outros e a sua própria em risco pela ganância financeira do dinheiro.
OU COM OS IDÓLATRAS. A idolatria religiosa é aquela em que os politeístas deixam de adorar e confiar no verdadeiro Deus, para adorar ou venerar os ídolos e as imagens de escultura, um dos mais terríveis pecados contra Deus. Já a idolatria social diz respeito ao ser humano deixar de ter Deus em primeiro lugar, para ser dominado pelos ídolos diversos. A pessoa pode ter como ídolo a si mesmo, o dinheiro, outro homem e etc.
PORQUE ENTÃO SERIA NECESSÁRIO. Há uma necessidade da nossa convivência em sociedade, foi para isso que nascemos neste tão vasto planeta terra, para viver em sociedade e desfrutarmos das experiências com o nosso próximo. Temos os nossos familiares que ainda não se converteram, temos os nossos amigos do dia a dia, colegas de trabalho ou de estudos, além dos nossos conhecidos, com quem lidamos.
SAIR DO MUNDO. Não tem como viver nesta terra sem o contato com as pessoas, sejam elas da denominação da qual fazemos parte, ou da sociedade de um modo geral. Não ter contato com as pessoas é impossível. Nesta terra, a maioria das pessoas são incrédulas, de forma que, para vivermos a nossa experiência como ser humano, precisamos conviver em sociedade. Caso contrário, seria necessário sair deste mundo. Somente nas mansões celestiais é que, somente haverá pessoas do reino de Deus.
Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
segunda-feira, 15 de janeiro de 2018
domingo, 14 de janeiro de 2018
1 Coríntios 5:8-9
1 Coríntios 5:8-9 - Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade. Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem.
POR ISSO FAÇAMOS A FESTA. O autor esta falando nesta frase sobre a comemoração de um novo tempo, em que Deus estava tratando com a humanidade de maneira favorável. A igreja de Cristo tinha mais que motivo de fazer festa de alegria, porque o tempo da graça de Deus foi derramado sobre todos, e a igreja de Corinto era um testemunho de que Deus não faz acepção de pessoas. Os leitores de Paulo, antes de se converterem eram pessoas terríveis, como todos os moradores de Corinto também.
NÃO COM O FERMENTO VELHO. Há quem diga que o grupo de Cefas na igreja cristã em Corinto estava querendo levar os seguidores do evangelho a cumprirem as exigências da legislação de Moisés, o que Paulo não aceitava. Mas este fermento velho tem mais a ver com a vida velha de quando os irmãos daquela igreja ainda não haviam se convertido do paganismo para o cristianismo. Essa é a tese mais defendida.
NEM COM O FERMENTO DA MALDADE E DA MALÍCIA. O homem natural é programado a defender seus interesses, custe o que custar, nem que para isso ele tenha que prejudicar o seu próximo. A malícia caracteriza, neste caso da cidade de Corinto, todos os pecados sexuais daqueles que não viviam para Cristo. De forma que, os cristãos são exortados a deixarem a maldade dos ímpios e a malicia da carne.
MAS COM OS ÁZIMOS DA SINCERIDADE E DA VERDADE. Ao falar sobre os ázimos, o escritor está pensando nos pães ázimos, sem fermento, que eram compartilhados no tempo da páscoa pelos judeus. A sinceridade que Paulo pede dos seus filhos na fé, é que eles vivessem uma vida cristã sem falsidade, nem engano, mas que buscassem a verdade do evangelho de Cristo. O cristão verdadeiro tem que ser diferente de todos.
JÁ POR CARTA VOS TENHO ESCRITO. Há várias hipóteses sobre esta colocação feita por Paulo, e algumas delas sem comprovação. Alguns comentaristas afirmam que o escritor se refere sobre o que ele já escreveu até este ponto de sua carta. Mas ele não fala sobre este assunto. Outros dizem que trata de uma carta que foi perdida. Já outros defendem que diz respeito à parte da segunda carta, mas não há provas disto.
QUE NÃO VOS ASSOCIEIS. O apóstolo dos gentios estava se referindo a comunhão cristã com aqueles que vivem escandalizando o evangelho de Cristo. De acordo com o que se sabe, existem aqueles casos mais toleráveis, em que se aplica a disciplina, e dá um tempo para que o infrator se arrependa e se volte para a comunhão da igreja. Mas há aqueles casos de exclusão, não têm volta, porque o escândalo foi terrível.
COM OS QUE SE PROSTITUEM. No começo deste capítulo, Paulo dá um exemplo deste tipo de prostituição, em que o elemento nocivo forçou a ex-mulher do seu próprio pai, que era sua madrasta. Porem, a prostituição envolvia o próprio ato de adultério, bem como a prevaricação como também a fornicação. A vida cristã não tem lugar para a prática do sexo ilícito. A cidade de Corinto era tomada de prostíbulos e contava até mesmo com as prostitutas religiosas, que se prostituíam nos templos pagãos.
POR ISSO FAÇAMOS A FESTA. O autor esta falando nesta frase sobre a comemoração de um novo tempo, em que Deus estava tratando com a humanidade de maneira favorável. A igreja de Cristo tinha mais que motivo de fazer festa de alegria, porque o tempo da graça de Deus foi derramado sobre todos, e a igreja de Corinto era um testemunho de que Deus não faz acepção de pessoas. Os leitores de Paulo, antes de se converterem eram pessoas terríveis, como todos os moradores de Corinto também.
NÃO COM O FERMENTO VELHO. Há quem diga que o grupo de Cefas na igreja cristã em Corinto estava querendo levar os seguidores do evangelho a cumprirem as exigências da legislação de Moisés, o que Paulo não aceitava. Mas este fermento velho tem mais a ver com a vida velha de quando os irmãos daquela igreja ainda não haviam se convertido do paganismo para o cristianismo. Essa é a tese mais defendida.
NEM COM O FERMENTO DA MALDADE E DA MALÍCIA. O homem natural é programado a defender seus interesses, custe o que custar, nem que para isso ele tenha que prejudicar o seu próximo. A malícia caracteriza, neste caso da cidade de Corinto, todos os pecados sexuais daqueles que não viviam para Cristo. De forma que, os cristãos são exortados a deixarem a maldade dos ímpios e a malicia da carne.
MAS COM OS ÁZIMOS DA SINCERIDADE E DA VERDADE. Ao falar sobre os ázimos, o escritor está pensando nos pães ázimos, sem fermento, que eram compartilhados no tempo da páscoa pelos judeus. A sinceridade que Paulo pede dos seus filhos na fé, é que eles vivessem uma vida cristã sem falsidade, nem engano, mas que buscassem a verdade do evangelho de Cristo. O cristão verdadeiro tem que ser diferente de todos.
JÁ POR CARTA VOS TENHO ESCRITO. Há várias hipóteses sobre esta colocação feita por Paulo, e algumas delas sem comprovação. Alguns comentaristas afirmam que o escritor se refere sobre o que ele já escreveu até este ponto de sua carta. Mas ele não fala sobre este assunto. Outros dizem que trata de uma carta que foi perdida. Já outros defendem que diz respeito à parte da segunda carta, mas não há provas disto.
QUE NÃO VOS ASSOCIEIS. O apóstolo dos gentios estava se referindo a comunhão cristã com aqueles que vivem escandalizando o evangelho de Cristo. De acordo com o que se sabe, existem aqueles casos mais toleráveis, em que se aplica a disciplina, e dá um tempo para que o infrator se arrependa e se volte para a comunhão da igreja. Mas há aqueles casos de exclusão, não têm volta, porque o escândalo foi terrível.
COM OS QUE SE PROSTITUEM. No começo deste capítulo, Paulo dá um exemplo deste tipo de prostituição, em que o elemento nocivo forçou a ex-mulher do seu próprio pai, que era sua madrasta. Porem, a prostituição envolvia o próprio ato de adultério, bem como a prevaricação como também a fornicação. A vida cristã não tem lugar para a prática do sexo ilícito. A cidade de Corinto era tomada de prostíbulos e contava até mesmo com as prostitutas religiosas, que se prostituíam nos templos pagãos.
sábado, 13 de janeiro de 2018
1 Coríntios 5:7
1 Coríntios 5:7 - Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.
LIMPAI-VOS, POIS. O autor insiste em conscientizar aos seus leitores sobre as medidas necessários que deveriam tomar quanto àquele que estava escandalizando a igreja de Cristo com seu pecado inaceitável. Não importava se esse individuou era influente ou não dentro daquela comunidade cristã, mas para Paulo, ele deveria ser excluído da comunhão cristã para que a igreja de Cristo ficasse limpa desta chaga. Se não houvesse essa exclusão, outros membros seriam contaminados do mesmo modo.
DO FERMENTO VELHO. O que estava acontecendo naquela igreja e com alguns membros da comunidade cristã de Corinto era coisa de incrédulo e não de pessoas que diziam confessar o nome de Cristo. Neste caso, o fermento velho fala sobre a vida pregressa daqueles que agora diziam serem discípulos de Cristo. Quem aceita a Cristo como Senhor e Salvador não pode viver do mesmo jeito que vivem os ímpios.
PARA QUE SEJAIS. Assim como a legislação de Moisés exigia que os prosélitos do judaísmo se adaptassem as normas da lei de Moisés, com o cristianismo também era assim, quando alguém deixava o paganismo pelo cristianismo tinha que renunciar a tudo que o mundo oferece, para então viver para o reino dos céus. A vida cristã requer um novo estilo de procedimento, em que se busca fazer a vontade de Deus.
UMA NOVA MASSA. Quando se fala em uma nova vida em Cristo, é porque tal pessoa tem que passar pelo novo nascimento, ser transformado em uma nova criatura, passar pelo processo da regeneração espiritual, e a partir de então viver a santificação de vida. Essa santificação implica em renunciar as coisas deste mundo enganador, bem como em se dedicar de corpo, alma e espírito as coisas de Deus e da verdade.
ASSIM COMO ESTAIS SEM FERMENTO. O escritor fala de um novo tempo em que os seus leitores não mais vivem de acordo com a velha dispensação, porque Deus pela sua graça e misericórdia enviou seu Filho, Cristo Jesus, o Messias, para livrar o seu povo dos seus pecados. A igreja de Cristo foi liberta do mundo, das algemas da lei e da ira futura, por isso que a nova dispensação tem base em melhores promessas.
PORQUE CRISTO, NOSSA PÁSCOA. Cristo é o nosso Cordeiro pascal. Na instituição da páscoa, quando da saída do Egito, o sangue dos cordeiros era o sinal, em que o anjo da destruição passava por cima. Com Cristo, o Cordeiro de Deus, muito mais, porque ele prodigalizou para sua igreja uma redenção completa e perfeita. O sacrifício do Cordeiro de Deus tira o pecado do mundo, porque sua propiciação fez a reconciliação.
FOI SACRIFICADO POR NÓS. Os sofrimentos, crucificação e morte de Cristo Jesus, representa o sacrifício do Cordeiro de Deus em nosso lugar. Quem merecia o castigo que recaiu sobre o Cristo de Deus éramos nós. Mas por amor a humanidade, Deus enviou seu Filho unigênito para morrer em nosso lugar. Por isso que o profeta Isaías escreveu que, o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. O sacrifício de Cristo foi em nosso lugar, por conta de nossa redenção.
LIMPAI-VOS, POIS. O autor insiste em conscientizar aos seus leitores sobre as medidas necessários que deveriam tomar quanto àquele que estava escandalizando a igreja de Cristo com seu pecado inaceitável. Não importava se esse individuou era influente ou não dentro daquela comunidade cristã, mas para Paulo, ele deveria ser excluído da comunhão cristã para que a igreja de Cristo ficasse limpa desta chaga. Se não houvesse essa exclusão, outros membros seriam contaminados do mesmo modo.
DO FERMENTO VELHO. O que estava acontecendo naquela igreja e com alguns membros da comunidade cristã de Corinto era coisa de incrédulo e não de pessoas que diziam confessar o nome de Cristo. Neste caso, o fermento velho fala sobre a vida pregressa daqueles que agora diziam serem discípulos de Cristo. Quem aceita a Cristo como Senhor e Salvador não pode viver do mesmo jeito que vivem os ímpios.
PARA QUE SEJAIS. Assim como a legislação de Moisés exigia que os prosélitos do judaísmo se adaptassem as normas da lei de Moisés, com o cristianismo também era assim, quando alguém deixava o paganismo pelo cristianismo tinha que renunciar a tudo que o mundo oferece, para então viver para o reino dos céus. A vida cristã requer um novo estilo de procedimento, em que se busca fazer a vontade de Deus.
UMA NOVA MASSA. Quando se fala em uma nova vida em Cristo, é porque tal pessoa tem que passar pelo novo nascimento, ser transformado em uma nova criatura, passar pelo processo da regeneração espiritual, e a partir de então viver a santificação de vida. Essa santificação implica em renunciar as coisas deste mundo enganador, bem como em se dedicar de corpo, alma e espírito as coisas de Deus e da verdade.
ASSIM COMO ESTAIS SEM FERMENTO. O escritor fala de um novo tempo em que os seus leitores não mais vivem de acordo com a velha dispensação, porque Deus pela sua graça e misericórdia enviou seu Filho, Cristo Jesus, o Messias, para livrar o seu povo dos seus pecados. A igreja de Cristo foi liberta do mundo, das algemas da lei e da ira futura, por isso que a nova dispensação tem base em melhores promessas.
PORQUE CRISTO, NOSSA PÁSCOA. Cristo é o nosso Cordeiro pascal. Na instituição da páscoa, quando da saída do Egito, o sangue dos cordeiros era o sinal, em que o anjo da destruição passava por cima. Com Cristo, o Cordeiro de Deus, muito mais, porque ele prodigalizou para sua igreja uma redenção completa e perfeita. O sacrifício do Cordeiro de Deus tira o pecado do mundo, porque sua propiciação fez a reconciliação.
FOI SACRIFICADO POR NÓS. Os sofrimentos, crucificação e morte de Cristo Jesus, representa o sacrifício do Cordeiro de Deus em nosso lugar. Quem merecia o castigo que recaiu sobre o Cristo de Deus éramos nós. Mas por amor a humanidade, Deus enviou seu Filho unigênito para morrer em nosso lugar. Por isso que o profeta Isaías escreveu que, o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. O sacrifício de Cristo foi em nosso lugar, por conta de nossa redenção.
sexta-feira, 12 de janeiro de 2018
1 Coríntios 5:6
1 Coríntios 5:6 - Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?
NÃO É BOA. Além de conhecer bem a todos aqueles que faziam parte da igreja cristã de Corinto, por ser ele o fundador daquela comunidade cristã, Paulo estava bem informado de tudo que vinha transcorrendo naquela igreja. E não eram boas as mensagens que já haviam chegado até o autor desta carta, sobre os seus filhos na fé na cidade de Corinto. O escritor esperava coisas melhores daquela gente, no entanto, se encontrava decepcionado com o comportamento dos líderes locais e de todos.
A VOSSA JACTÂNCIA. As principais personagens daquela igreja estavam se vangloriando de coisas, que ao contrário deveriam mesmo era se envergonharem, isso porque estavam permitindo que o mundo entrasse na igreja, por meio de pessoas que escandalizavam a comunidade cristã. Os coríntios estavam se orgulhando de coisas que não se devia nem se nomear no meio do povo de Deus e na igreja de Cristo.
NÃO SABEIS. Os discípulos de Cristo naquela cidade se achavam os mais sábios de todos, passavam por lá os mais eloquentes pregadores daquela época, os líderes locais se achavam os mais espertos de todos que faziam parte das igrejas daquela época também. Mas não tinham visão para o que era correto, ao ponto de permitirem que os membros daquela comunidade cristã se conformassem com as coisas doeste mundo.
QUE UM POUCO. Os chamados pecados menos graves podem levar uma igreja por inteira a se desviar da verdade do evangelho. E isso se dá quando os líderes locais deixam de aplicar a correta e justa disciplina nos membros que fazem os seus deslizes e ficam por isso mesmo. A título de hoje, está difícil de se aplicar até mesmo a mais moderada disciplina, quanto mais o que se pode chamar de exclusão da igreja.
DE FERMENTO. O fermento se tornou um provérbio no meio do povo de Deus, como sendo a essência da hipocrisia religiosa, das doutrinas heréticas e do artificialismo cristão. No caso da aplicação desta metáfora por Paulo, neste texto, ele alerta aos seus leitores que, os erros que estavam sendo aceitos naquela igreja, se não fossem sanados e resolvidos, com o passar do tempo, poderiam contaminar toda a igreja local de Cristo naquele lugar, e até chegar em outras igrejas cristãs no mundo gentílico.
FAZ LEVEDAR. Este levedar, neste texto, fala da multiplicação da essência da massa e da multiplicação do seu conteúdo. No tocante aos pecados aceitos na igreja cristã de Corinto, tem o significado de multiplicação de ações erradas, que deveriam ser cortadas pela raiz, porque se assim não fosse, não demoraria muito, até que as coisas comuns lá do mundo fossem completamente aceitas e até aprovadas na igreja.
TODA A MASSA? Os líderes locais das igrejas tem um papel muito importante no tocante ao combate ao pecado dentro da comunidade cristã. A palavra de Deus nos faz entender que, aqueles erros praticados pelos membros das comunidades cristãs de pequena gravidade devem ser aplicada a correta disciplina. Já aqueles pecados mais graves, que causam escândalos e afetam a imagem da igreja, devem os seus praticantes ser excluídos da comunhão da igreja, é assim que ensina a bíblia.
NÃO É BOA. Além de conhecer bem a todos aqueles que faziam parte da igreja cristã de Corinto, por ser ele o fundador daquela comunidade cristã, Paulo estava bem informado de tudo que vinha transcorrendo naquela igreja. E não eram boas as mensagens que já haviam chegado até o autor desta carta, sobre os seus filhos na fé na cidade de Corinto. O escritor esperava coisas melhores daquela gente, no entanto, se encontrava decepcionado com o comportamento dos líderes locais e de todos.
A VOSSA JACTÂNCIA. As principais personagens daquela igreja estavam se vangloriando de coisas, que ao contrário deveriam mesmo era se envergonharem, isso porque estavam permitindo que o mundo entrasse na igreja, por meio de pessoas que escandalizavam a comunidade cristã. Os coríntios estavam se orgulhando de coisas que não se devia nem se nomear no meio do povo de Deus e na igreja de Cristo.
NÃO SABEIS. Os discípulos de Cristo naquela cidade se achavam os mais sábios de todos, passavam por lá os mais eloquentes pregadores daquela época, os líderes locais se achavam os mais espertos de todos que faziam parte das igrejas daquela época também. Mas não tinham visão para o que era correto, ao ponto de permitirem que os membros daquela comunidade cristã se conformassem com as coisas doeste mundo.
QUE UM POUCO. Os chamados pecados menos graves podem levar uma igreja por inteira a se desviar da verdade do evangelho. E isso se dá quando os líderes locais deixam de aplicar a correta e justa disciplina nos membros que fazem os seus deslizes e ficam por isso mesmo. A título de hoje, está difícil de se aplicar até mesmo a mais moderada disciplina, quanto mais o que se pode chamar de exclusão da igreja.
DE FERMENTO. O fermento se tornou um provérbio no meio do povo de Deus, como sendo a essência da hipocrisia religiosa, das doutrinas heréticas e do artificialismo cristão. No caso da aplicação desta metáfora por Paulo, neste texto, ele alerta aos seus leitores que, os erros que estavam sendo aceitos naquela igreja, se não fossem sanados e resolvidos, com o passar do tempo, poderiam contaminar toda a igreja local de Cristo naquele lugar, e até chegar em outras igrejas cristãs no mundo gentílico.
FAZ LEVEDAR. Este levedar, neste texto, fala da multiplicação da essência da massa e da multiplicação do seu conteúdo. No tocante aos pecados aceitos na igreja cristã de Corinto, tem o significado de multiplicação de ações erradas, que deveriam ser cortadas pela raiz, porque se assim não fosse, não demoraria muito, até que as coisas comuns lá do mundo fossem completamente aceitas e até aprovadas na igreja.
TODA A MASSA? Os líderes locais das igrejas tem um papel muito importante no tocante ao combate ao pecado dentro da comunidade cristã. A palavra de Deus nos faz entender que, aqueles erros praticados pelos membros das comunidades cristãs de pequena gravidade devem ser aplicada a correta disciplina. Já aqueles pecados mais graves, que causam escândalos e afetam a imagem da igreja, devem os seus praticantes ser excluídos da comunhão da igreja, é assim que ensina a bíblia.
1 Coríntios 5:4-5
1 Coríntios 5:4-5 - Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo. Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.
EM NOME DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. O nome de Cristo Jesus é o nome mais poderoso que se possa imaginar, porque o nome do Filho de Deus foi dado pelo próprio Deus, antes mesmo do seu nascimento, quando o anjo do Senhor apareceu ao nobre casal José e Maria. Nestes dois versículos encontramos a repetição por três vezes do título mais completo no nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, porque o que está se afirmando dentro deste texto é algo que envolve o grande poder de Cristo.
JUNTOS VÓS E O MEU ESPÍRITO. No texto anterior, o autor afirma que estaria ausente no corpo, porem, presente em espírito juntamente com a igreja cristã de Corinto, no momento em que os irmãos se reunissem para deliberar sobre a exclusão do elemento nocivo que estava escandalizado a comunidade cristã de Corinto. Tem um ditado que diz: A união faz a força, e tem tudo a ver com o que diz Paulo nesta sua afirmativa.
PELO PODER DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. No início, o apóstolo dos gentios dá o indicativo que esta ação da igreja juntamente com ele usaria o nome de Cristo Jesus como autoridade. Mas agora, nesta sua colocação, Paulo afirma que o próprio poder que há na pessoa bendita de Cristo Jesus era quem determinaria o resultado de tal ação da igreja do Senhor Jesus. A igreja pode determinar algo em nome de Cristo.
SEJA ENTREGUE A SATANÁS. O que Paulo escreve neste texto é algo esclarecedor sobre algumas coisas que somente o homem espiritual pode entender. Primeiro, o escritor afirma que existe uma forma operante neste mundo, que pode exercer influência sobre determinadas áreas da existência humana, e este ser espiritual do mal se chama satanás, que é adversário de Deus e de Cristo Jesus e dos filhos dos homens.
PARA DESTRUIÇÃO DA CARNE. A oração da igreja juntamente em comum acordo com o apóstolo Paulo, tiraria a proteção de Deus da vida do tal elemento incestuoso, e com isso, o adversário teria livre permissão para destruir a saúde do corpo desta pessoa excluída da comunhão da igreja. Esse fato foi parecido com o caso de Jó, e o próprio Paulo tinha em sua carne um mensageiro de satanás para lhe humilhar. Há quem diga que, as enfermidades em muitos casos servem como meio de purificação do espírito.
PARA QUE O ESPÍRITO SEJA SALVO. Neste caso, o escritor fala da unidade espiritual do ser humano, que é justamente a sua parte essencial e eterna. O corpo é matéria, e o pó, volte ao pó, mas o espírito é indestrutível. Baseado em textos como esse é que os defensores da predestinação defendem que os remidos serão salvos de todo jeito. Ser salvo é desfrutar da vida eterna em Cristo Jesus para todo o sempre, eternamente.
NO DIA DO SENHOR JESUS CRISTO. Este dia do Senhor pode ser compreendido como o dia em que o Senhor recolhe para si aqueles que irão para o paraíso. Como também este dia do Senhor pode ser visto como o dia do arrebatamento da igreja em que os vivos serão transformados e os mortos em Cristo ressuscitação para entrarem na nova Jerusalém de Deus. Este pode ainda ser o dia do julgamento no tribunal de Cristo.
EM NOME DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. O nome de Cristo Jesus é o nome mais poderoso que se possa imaginar, porque o nome do Filho de Deus foi dado pelo próprio Deus, antes mesmo do seu nascimento, quando o anjo do Senhor apareceu ao nobre casal José e Maria. Nestes dois versículos encontramos a repetição por três vezes do título mais completo no nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, porque o que está se afirmando dentro deste texto é algo que envolve o grande poder de Cristo.
JUNTOS VÓS E O MEU ESPÍRITO. No texto anterior, o autor afirma que estaria ausente no corpo, porem, presente em espírito juntamente com a igreja cristã de Corinto, no momento em que os irmãos se reunissem para deliberar sobre a exclusão do elemento nocivo que estava escandalizado a comunidade cristã de Corinto. Tem um ditado que diz: A união faz a força, e tem tudo a ver com o que diz Paulo nesta sua afirmativa.
PELO PODER DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. No início, o apóstolo dos gentios dá o indicativo que esta ação da igreja juntamente com ele usaria o nome de Cristo Jesus como autoridade. Mas agora, nesta sua colocação, Paulo afirma que o próprio poder que há na pessoa bendita de Cristo Jesus era quem determinaria o resultado de tal ação da igreja do Senhor Jesus. A igreja pode determinar algo em nome de Cristo.
SEJA ENTREGUE A SATANÁS. O que Paulo escreve neste texto é algo esclarecedor sobre algumas coisas que somente o homem espiritual pode entender. Primeiro, o escritor afirma que existe uma forma operante neste mundo, que pode exercer influência sobre determinadas áreas da existência humana, e este ser espiritual do mal se chama satanás, que é adversário de Deus e de Cristo Jesus e dos filhos dos homens.
PARA DESTRUIÇÃO DA CARNE. A oração da igreja juntamente em comum acordo com o apóstolo Paulo, tiraria a proteção de Deus da vida do tal elemento incestuoso, e com isso, o adversário teria livre permissão para destruir a saúde do corpo desta pessoa excluída da comunhão da igreja. Esse fato foi parecido com o caso de Jó, e o próprio Paulo tinha em sua carne um mensageiro de satanás para lhe humilhar. Há quem diga que, as enfermidades em muitos casos servem como meio de purificação do espírito.
PARA QUE O ESPÍRITO SEJA SALVO. Neste caso, o escritor fala da unidade espiritual do ser humano, que é justamente a sua parte essencial e eterna. O corpo é matéria, e o pó, volte ao pó, mas o espírito é indestrutível. Baseado em textos como esse é que os defensores da predestinação defendem que os remidos serão salvos de todo jeito. Ser salvo é desfrutar da vida eterna em Cristo Jesus para todo o sempre, eternamente.
NO DIA DO SENHOR JESUS CRISTO. Este dia do Senhor pode ser compreendido como o dia em que o Senhor recolhe para si aqueles que irão para o paraíso. Como também este dia do Senhor pode ser visto como o dia do arrebatamento da igreja em que os vivos serão transformados e os mortos em Cristo ressuscitação para entrarem na nova Jerusalém de Deus. Este pode ainda ser o dia do julgamento no tribunal de Cristo.
1 Coríntios 5:3
1 Coríntios 5:3 - Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou.
EU, NA VERDADE. Paulo usa o “eu” enfático, porque tinha autoridade própria para isso, enquanto que, por exemplo, os líderes legalistas se apoiavam na autoridade do grupo apostólico de Jerusalém. Apolo, não tinha tal autoridade, porque era comissionado e apoiado pelo próprio Paulo. Jesus usava os termos, na verdade, na verdade, que é a mesma coisa que Paulo dizer, na verdade, para enfatizar que, o que passa a dizer era a realidade dos fatos em transparência e em sinceridade mesmo.
AINDA QUE AUSENTE. E essa era justamente uma das acusações que os oponentes de Paulo em Corinto faziam contra ele, mas isso na tentativa de tomar a sua liderança naquela comunidade cristã. Não que Paulo desejasse estar ausente, mas como ele era um missionário transcultural, tinha que levar o evangelho em muitas partes do mundo gentílico. Há quem diga que ele estivesse em Éfeso ou na Macedônia.
NO CORPO. O ser humano, seja ele quem for, em suas limitações não tem como ocupar mais de um lugar físico ao mesmo tempo. Paulo, apesar de ser um gigante na fé, não tinha o atributo de Onipresença, porque este é um atributo exclusivo de Deus. Portanto, não poderia estar no corpo presente em mais de um lugar ao mesmo tempo. De forma que seu corpo estava provavelmente na cidade de Éfeso.
MAS PRESENTE NO ESPÍRITO. É difícil de interpretar esta colocação feita pelo escritor, porque existem algumas possibilidades, que para alguns, humanamente falando é complicado de entender. O próprio Paulo passou por experiência de arrebatamento em espírito, que ele próprio faz transparecer que, se no corpo ou fora do corpo, não sabe, mas ele foi arrebatado até ao terceiro céu, que é a presença de Deus mesmo. Mas o apóstolo pode estar se referindo as suas ações presente em Corinto.
JÁ DETERMINEI. Da mesma forma é difícil ter certeza destas mesmas palavras, em como Paulo determinou alguma coisa quanto àquele que deveria ser excluído da comunhão cristã da igreja de Corinto. Não se sabe se Paulo se refere a esta carta, se por meio de um representante ou ainda por meio de suas orações. Porem, é certo afirmar que o escritor já havia decidido o que fazer com o individuou incestuoso.
COMO SE ESTIVESSE PRESENTE. Seja por escrito ou por intermédio dos seus representantes na igreja cristã de Corinto, mas as deliberações de Paulo quanto a este negócio tinha que se tornar realidade. Isso porque, ele como uma autoridade eclesiástica, e como fundador daquela comunidade cristã, tinha o direito de tomar decisões deliberativas, mesmo estando, como ele já disse ausente no corpo físico.
QUE O QUE TAL ATO PRATICOU. Não se sabe ao certo o nome deste homem que estava provocando escândalo para a comunidade cristã de Corinto. O que se presume é que este homem era alguém influente, ao ponto de meter medo nas lideranças locais, para que não tomassem nenhuma atitude contra ele. Sendo desta forma necessária uma intervenção do próprio Paulo neste negócio. Esse falso cristão havia tomado, ainda que a força, a própria mulher de seu Pai, que era sua madrasta.
EU, NA VERDADE. Paulo usa o “eu” enfático, porque tinha autoridade própria para isso, enquanto que, por exemplo, os líderes legalistas se apoiavam na autoridade do grupo apostólico de Jerusalém. Apolo, não tinha tal autoridade, porque era comissionado e apoiado pelo próprio Paulo. Jesus usava os termos, na verdade, na verdade, que é a mesma coisa que Paulo dizer, na verdade, para enfatizar que, o que passa a dizer era a realidade dos fatos em transparência e em sinceridade mesmo.
AINDA QUE AUSENTE. E essa era justamente uma das acusações que os oponentes de Paulo em Corinto faziam contra ele, mas isso na tentativa de tomar a sua liderança naquela comunidade cristã. Não que Paulo desejasse estar ausente, mas como ele era um missionário transcultural, tinha que levar o evangelho em muitas partes do mundo gentílico. Há quem diga que ele estivesse em Éfeso ou na Macedônia.
NO CORPO. O ser humano, seja ele quem for, em suas limitações não tem como ocupar mais de um lugar físico ao mesmo tempo. Paulo, apesar de ser um gigante na fé, não tinha o atributo de Onipresença, porque este é um atributo exclusivo de Deus. Portanto, não poderia estar no corpo presente em mais de um lugar ao mesmo tempo. De forma que seu corpo estava provavelmente na cidade de Éfeso.
MAS PRESENTE NO ESPÍRITO. É difícil de interpretar esta colocação feita pelo escritor, porque existem algumas possibilidades, que para alguns, humanamente falando é complicado de entender. O próprio Paulo passou por experiência de arrebatamento em espírito, que ele próprio faz transparecer que, se no corpo ou fora do corpo, não sabe, mas ele foi arrebatado até ao terceiro céu, que é a presença de Deus mesmo. Mas o apóstolo pode estar se referindo as suas ações presente em Corinto.
JÁ DETERMINEI. Da mesma forma é difícil ter certeza destas mesmas palavras, em como Paulo determinou alguma coisa quanto àquele que deveria ser excluído da comunhão cristã da igreja de Corinto. Não se sabe se Paulo se refere a esta carta, se por meio de um representante ou ainda por meio de suas orações. Porem, é certo afirmar que o escritor já havia decidido o que fazer com o individuou incestuoso.
COMO SE ESTIVESSE PRESENTE. Seja por escrito ou por intermédio dos seus representantes na igreja cristã de Corinto, mas as deliberações de Paulo quanto a este negócio tinha que se tornar realidade. Isso porque, ele como uma autoridade eclesiástica, e como fundador daquela comunidade cristã, tinha o direito de tomar decisões deliberativas, mesmo estando, como ele já disse ausente no corpo físico.
QUE O QUE TAL ATO PRATICOU. Não se sabe ao certo o nome deste homem que estava provocando escândalo para a comunidade cristã de Corinto. O que se presume é que este homem era alguém influente, ao ponto de meter medo nas lideranças locais, para que não tomassem nenhuma atitude contra ele. Sendo desta forma necessária uma intervenção do próprio Paulo neste negócio. Esse falso cristão havia tomado, ainda que a força, a própria mulher de seu Pai, que era sua madrasta.
quinta-feira, 11 de janeiro de 2018
1 Coríntios 5:2
1 Coríntios 5:2 - Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação.
ESTAIS. Percebe-se que o autor está furioso, humanamente falando, por saber que na igreja que ele próprio fundou estivesse acontecendo coisas horrendas, em termos de práticas anticristãs, e isso com a anuência das lideranças locais. Não se sabe quanto tempo já se passaram desde que Paulo teve que sair da igreja de Corinto para levar o evangelho em outras localidades, mas certamente já se havia passado o tempo suficiente para que o mundo estivesse entrando de forma forte naquela igreja.
ENSOBERBECIDOS. Esse termo usado pelo escritor já é recorrente, demostrando o quanto as lideranças locais da igreja cristã de Corinto estavam fora do plano de Deus, ao aceitar que pessoas infiltradas no seio daquela igreja estivessem corrompendo a comunidade cristã por inteira, uma vez que, aceitavam pessoas imundas fazerem parte da igreja local, como se tudo estivesse bem, e tal coisa fosse normal, o que não era.
E NEM AO MENOS VOS ENTRISTEÇAIS. As lideranças locais da igreja de Corinto deveriam estar envergonhadas com tal situação, mas em vez disso estavam sendo tomados pelo sentimento de soberba. O pecado que estava reinando dentro daquela comunidade cristã deveria provocar a tristeza que produz arrependimento, mas ao contrário, as lideranças da igreja de Corinto estavam conformadas com tal situação.
POR NÃO TER SIDO. Não era nem para Paulo estar escrevendo sobre este assunto, porque ele preparava as lideranças locais de tal maneira que eles mesmos sabiam de como tomarem as devidas providências nestes casos. Como nenhuma providência ainda não havia sido tomada, isso ensina sobre que tal individuou era forte naquela igreja, e que por outro lado, os líderes locais estavam esperando a chegada de Paulo.
DENTRE VÓS TIRADO. Existem casos em que se faz necessário à aplicação correta da disciplina, no sentido de corrigir certas situações de membros das igrejas e até membros do ministério. Todavia, existem casos mais graves que se faz necessário que se aplique a exclusão de tal individuou do rol de membros da comunidade cristã, porque do contrário, mais pessoas serão prejudicadas e até pode levar ao desviou e a apostasia da maioria dos membros da igreja. Os casos graves cabem então, a exclusão.
QUEM COMETEU. Não se sabe ao certo quem de fato era este homem carnal que fazia parte da igreja de Corinto, e que estava levando os costumes do mundo para dentro da igreja cristã. Nos dias atuais, pode-se dizer que existem casos parecidos, em que membros influentes das denominações vivem cometendo pecados graves, mas por serem pessoas importantes perante a sociedade, nenhuma providência é tomada.
TAL AÇÃO. No primeiro versículo deste capítulo faz menção da ação deste homem pervertido e diz que ele havia forçado a se relacionar com a mulher do seu próprio pai. Essa ação maligna praticada por esse individuou nem mesmo a sociedade ímpia aceitava, nem a comunidade judaica também, e nem mesmo as leis romanas que eram feitas por homens imorais, não permitiam. De forma que, dentro da igreja cristã de Corinto, nem em qualquer outra, não poderia ser aceito tal pecado capital.
ESTAIS. Percebe-se que o autor está furioso, humanamente falando, por saber que na igreja que ele próprio fundou estivesse acontecendo coisas horrendas, em termos de práticas anticristãs, e isso com a anuência das lideranças locais. Não se sabe quanto tempo já se passaram desde que Paulo teve que sair da igreja de Corinto para levar o evangelho em outras localidades, mas certamente já se havia passado o tempo suficiente para que o mundo estivesse entrando de forma forte naquela igreja.
ENSOBERBECIDOS. Esse termo usado pelo escritor já é recorrente, demostrando o quanto as lideranças locais da igreja cristã de Corinto estavam fora do plano de Deus, ao aceitar que pessoas infiltradas no seio daquela igreja estivessem corrompendo a comunidade cristã por inteira, uma vez que, aceitavam pessoas imundas fazerem parte da igreja local, como se tudo estivesse bem, e tal coisa fosse normal, o que não era.
E NEM AO MENOS VOS ENTRISTEÇAIS. As lideranças locais da igreja de Corinto deveriam estar envergonhadas com tal situação, mas em vez disso estavam sendo tomados pelo sentimento de soberba. O pecado que estava reinando dentro daquela comunidade cristã deveria provocar a tristeza que produz arrependimento, mas ao contrário, as lideranças da igreja de Corinto estavam conformadas com tal situação.
POR NÃO TER SIDO. Não era nem para Paulo estar escrevendo sobre este assunto, porque ele preparava as lideranças locais de tal maneira que eles mesmos sabiam de como tomarem as devidas providências nestes casos. Como nenhuma providência ainda não havia sido tomada, isso ensina sobre que tal individuou era forte naquela igreja, e que por outro lado, os líderes locais estavam esperando a chegada de Paulo.
DENTRE VÓS TIRADO. Existem casos em que se faz necessário à aplicação correta da disciplina, no sentido de corrigir certas situações de membros das igrejas e até membros do ministério. Todavia, existem casos mais graves que se faz necessário que se aplique a exclusão de tal individuou do rol de membros da comunidade cristã, porque do contrário, mais pessoas serão prejudicadas e até pode levar ao desviou e a apostasia da maioria dos membros da igreja. Os casos graves cabem então, a exclusão.
QUEM COMETEU. Não se sabe ao certo quem de fato era este homem carnal que fazia parte da igreja de Corinto, e que estava levando os costumes do mundo para dentro da igreja cristã. Nos dias atuais, pode-se dizer que existem casos parecidos, em que membros influentes das denominações vivem cometendo pecados graves, mas por serem pessoas importantes perante a sociedade, nenhuma providência é tomada.
TAL AÇÃO. No primeiro versículo deste capítulo faz menção da ação deste homem pervertido e diz que ele havia forçado a se relacionar com a mulher do seu próprio pai. Essa ação maligna praticada por esse individuou nem mesmo a sociedade ímpia aceitava, nem a comunidade judaica também, e nem mesmo as leis romanas que eram feitas por homens imorais, não permitiam. De forma que, dentro da igreja cristã de Corinto, nem em qualquer outra, não poderia ser aceito tal pecado capital.
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