sábado, 3 de março de 2018

1 Coríntios 9:15

1 Coríntios 9:15 - Mas eu de nenhuma destas coisas usei, e não escrevi isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, do que alguém fazer vã esta minha glória.
MAS EU. Temos comentado deste o versículo quatro deste capítulo que tudo que Paulo vinha falando, não dizia respeito ao seu ministério, nem ao modo operante das igrejas por ele fundadas. Mas, todos os argumentos citados pelo autor diziam respeito a como funcionavam nas igrejas ligadas ao ministério das lideranças religiosas de Israel e da igreja matriz de Jerusalém. Isso porque, o ministério dos apóstolos de Jerusalém estava vivendo um momento de transição do judaísmo para o cristianismo.

DE NENHUMA DESTAS COISAS USEI. Tudo que Paulo falou desde o início desde capítulo, se o apóstolo dos gentios desejasse poderia fazer, como prerrogativa de que as lideranças de Jerusalém faziam. Mas, Paulo entendeu que, o cristianismo verdadeiro era diferente do judaísmo, e, portanto, ele não recebia salário para fazer a obra de Deus, nem permitia que os ministros das igrejas gentílicas recebessem também.

E NÃO ESCREVI ESTO. O escritor esta falando de tudo que ele vem escrevendo sobre seus argumentos desde o início deste capítulo, como se ele tivesse se utilizando do ministério como se fosse uma profissão para tirar proveito financeiro da igreja. Nem tão pouco usando a palavra de Deus para fazer o comercio da fé. Paulo escreve, explicando se ele fosse um aproveitador, usaria destes direito, mas ele renuncia tudo.

PARA QUE ASSIM SE FAÇA COMIGO. Não escrevi isto, para que assim se faça comigo. O que Paulo escreveu desde o começo deste capítulo, não foi para que alguém lesse na igreja como se Paulo quisesse usar do método de ganhar dinheiro com seu ministério nem vendendo indulgências, por fazer a obra de Deus. O versículo doze e este também deixam bem claro que Paulo não recebia salário para fazer a obra de Deus.

PORQUE MELHOR ME FORA MORRER. Paulo preferia morrer, de que receber dinheiro para fazer a obra de Deus. Será que os gananciosos mercenários não percebem que estão correndo o risco da desaprovação de Deus, quando usam seus ministérios para ganhar dinheiro e vendem a palavra de Deus como se fosse uma mercadoria? As nossas igrejas são gentílicas, e devem seguir as regras gerais praticadas por Paulo.

DO QUE ALGUÉM FAZER VÃ. Paulo era realmente radical, no sentido de não aceitar salário ou recompensas financeiras para fazer a obra de Deus. Ele não abria mão disto, nem que alguém lhe matasse, ele preferia morrer de que ganhar dinheiro para fazer e executar a obra do Senhor. Ele convivia com todos os tipos de injustiça dos seus oponentes, mas que ninguém chegasse lhe acusando de explorar quem quer que seja.

ESTA MINHA GLÓRIA. Qual era a glória de Paulo? É que ele era diferente dos outros, quando não recebia recompensas financeiras de ninguém para pregar, orar, cantar ou fazer a obra de Deus. Nos versículos que se seguem, o apóstolo explica porque não recebia suborno ou ajuda financeira de ninguém, nem mesmo das igrejas por ele fundadas para fazer a obra de Deus. A maior vergonha para o evangelho nos dias de hoje é quando os líderes religiosos praticam de forma escandalosa o comercio da fé.

1 Coríntios 9:14

1 Coríntios 9:14 - Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.
ASSIM. Onde está escrito esta citação pelo Senhor Jesus? Nos quatro evangelhos não tem esta mesma colocação feita neste texto. Certamente esta era uma tradição oral que os apóstolos de Jerusalém faziam de que o Senhor Jesus tinha lhes dito quando ainda estava entre eles. A segunda pergunta é, quando Paulo se encontrou com Cristo na estrada de Damasco Jesus lhe falou isso, se falou não está escrito no Novo Testamento. Este é mais um argumento usando pelos líderes da igreja matriz.

ORDENOU TAMBÉM. Quando Cristo viveu e exerceu seu ministério, ele veio para guardar a lei de Moisés, e assim o fez de maneira perfeita, ele não veio para desobedecer à legislação de Moisés, mas sim para cumpri-la. Os apóstolos do mesmo modo entenderam que deveriam viver de acordo com os costumes e tradições da lei, porque eles estavam vivendo a transição entre o judaísmo de Israel e o cristianismo.

O SENHOR. A pergunta é: Paulo aplicava esta regra para seu ministério e para o ministério de seus companheiros? A resposta é não! Tanto Paulo como seus amigos de ministério trabalhavam com suas próprias mãos para não serem pesados às igrejas por eles fundadas no mundo gentílico. O que Paulo esta demostrando para seus leitores, que o acusavam de não receber ajuda financeira, é que se quisesse poderia se aproveitar financeiramente deles, Porque os outros faziam isso, mas ele não.

AOS QUE ANUNCIAM. Ninguém mais do que Paulo anunciava as boas novas do evangelho de Cristo no mundo gentílico, de forma que, se ele bem quisesse poderia se utilizar deste argumento, como faziam os líderes ligados a igreja matriz de Jerusalém, deixar de trabalhar nas coisas seculares para ser sustentado de boa vida pelos irmãos das igrejas por ele fundadas. Porem, no versículo doze ele diz: Não usamos disto.

O EVANGELHO. Quem conhece bem como funcionava o sistema financeiro do ministério de Paulo nas igrejas por ele fundadas no mundo gentílico, sabe que o escritor está exatamente falando de como funcionava nas igrejas fundadas pelos líderes ligados a igreja de Jerusalém. Justificando porque não recebia ajuda financeira das igrejas fundadas por ele é que Paulo diz que se quisesse poderia fazer o mesmo.

QUE VIVAM. O que os apóstolos de Jerusalém faziam nesta parte de seus ministérios? Eles recebiam salários para ministrarem o evangelho? Não, eles só queriam ter o pão de cada dia, a mesma coisa que acontecia com os sacerdotes da lei de Moisés, eles só queria ter o sustento de cada dia, o que de resto sobrava, de acordo com a lei, deveria ser distribuído com as viúvas, com os órfãos e com os pobres, e eles assim procediam.

DO EVANGELHO. Paulo vivia do evangelho? Não! Ele trabalhava na construção de tendas para tirar seu sustento para não depender de ninguém. Mas nas igrejas em Israel, dada à eminência da volta de Cristo e porque o Estado romano estava confiscando os bens dos cristãos, criou-se um fundo comum para que toda a comunidade cristã, e não somente os apóstolos vivessem deste fundo comum. Esse sistema não deu certo, e Paulo fazia campanhas para as igrejas pobres da Judeia.

sexta-feira, 2 de março de 2018

1 Coríntios 9:13

1 Coríntios 9:13 - Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar?
NÃO SABEIS VÓS. Não há dúvida que os cristão legalistas de Jerusalém já estavam completamente infiltrados na comunidade cristã de Corinto, e que Paulo por meio dos seus informantes também já estava ciente de que eles pregavam a legislação de Moisés naquela igreja. Isso porque, o autor volta a falar de como funcionava o lado financeiro do ministério, no tocante aqueles que estavam ligados às lideranças cristãs da igreja matriz de Jerusalém, que era diferente das igrejas fundadas por Paulo.

QUE OS QUE ADMINISTRAM. Observa-se que o escritor está se reportando a como funcionava o judaísmo, no que diz respeito aos sacerdotes, eles que, por determinação de Moisés, havia prescrito que a tribo de Levi não receberia terras como herança em Canaã, porque todos que faziam parte daquela tribo ficariam encarregados de administrarem as celebrações concernentes aos serviços do tabernáculo e da lei.

O QUE É SAGRADO. Certamente esta frase se refere ao cerimonialismo, e ao sacramentalismo praticados pelos sacerdotes levíticos, no que tange, de princípio ao tabernáculo, e depois aos templos que foram edificados em Jerusalém. Haviam os sacrifícios diários oferecidos pelos sacerdotes bem como as celebrações anuais, que estavam a cargo dos sumos sacerdotes, como por exemplo: O dia da expiação.

COMEM DO QUE É DO TEMPLO? De forma que, os filhos de Israel traziam, uma vez no ano, uma recompensa em alimentos (e não em dinheiro) para os que trabalhavam no templo, que eram da tribo de Levi, porque eles não receberam heranças em terras na terra de Canaã. No tempo da lei, o dízimo não era um dever religioso, mas um tributo social, como compensação pelo fato de que os levitas não receberam terras em Canaã.

E QUE OS QUE DE CONTÍNUO. Em compensação, os que faziam parte da tribo de Levi, que eram sacerdotes, com seus familiares, não podiam exercer atividades econômicas de qualquer espécie, pois foram, de acordo com a lei de Moisés, designados a cuidarem do tabernáculo, e mais tarde dos templos, bem como de ensinarem a lei de Moisés aos filhos de Israel. Isso prevaleceu no tempo da lei até a vinda do Messias.

ESTÃO JUNTOS AO ALTAR. No próprio tabernáculo haviam dois altares, aquele que ficava no primeiro compartimento do tabernáculo, bem como o outro que ficava depois do segundo véu. No primeiro tabernáculo, serviam os sacerdotes comuns, que ofereciam de contínuo sacrifícios e oferendas em favor do povo. Mas no santo dos santos, ou lugar santíssimo do tabernáculo, somente o sumo sacerdote podia entrar para fazer o sacrifício de expiação em favor de toda a nação de Israel, dia da expiação.

PARTICIPAM DO ALTAR. Esta carta foi escrita antes do ano setenta de nossa era cristã, portanto, o templo de Jerusalém ainda estava de pé, e assim sendo, os sacrifícios no templo estavam sendo praticados em pleno vapor. Como as lideranças das igrejas em Israel viviam um momento de transição entre o judaísmo e o cristianismo, muita coisa do judaísmo prevaleceu como tradição mesmo dentro do cristianismo. Já nas igrejas fundadas por Paulo, funcionava o cristianismo como deve ser, e que prevaleceu.

1 Coríntios 9:12

1 Coríntios 9:12 - Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, e mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo.
SE OUTROS PARTICIPAM. Estes outros, sobre os quais fala o apóstolo Paulo eram os obreiros fraudulentos que se aproveitavam da inocência ou da boa vontade do povo de Deus para tirarem proveito financeiro do rebanho do Senhor. Eram os falsos líderes que faziam do ministério uma profissão e da palavra de Deus uma mercadoria para praticarem o comercio da fé. Eram os falsos pregadores do outro evangelho que praticavam a venda da indulgência, pregando por dinheiro e apenas visando o lucro.

DESTE PODER SOBRE VÓS. Como a igreja cristã de Corinto era uma comunidade cristã de boas posses financeiras, sempre apareciam por lá lideranças vindas de Jerusalém para ganharem algumas somas financeiras com a pregação da palavra. Há quem diga que a venda de indulgências foi inspirada no que acontecia justamente na igreja cristã de Corinto, em que os supostos líderes cristãos vendiam seus serviços.

PORQUE NÃO, E MAIS JUSTAMENTE, NÓS. Veja o que diz Paulo, se estes falsários que se aproveitavam de vós tinham o direito de vos explorar, se eu quisesse, juntamente com meus companheiros de ministério, muito mais do que eles, porque eu foi o fundador desta comunidade cristã. Muito mais do que os obreiros fraudulentos trabalhou Paulo, Apolo, Tito e outros ministros fiéis pelo bem daquela igreja cristã.

MAS NÓS NÃO USAMOS DESTE DIREITO. Essa frase de Paulo esclarece tudo que foi dito desde o começo deste capítulo, quando o apóstolo dos gentios não praticava nada do que foi dito até este momento, mesmo que se quisesse ele e seus amigos de ministério poderiam usufruir de tudo isso. A verdade é que Paulo e seus amigos de ministério, não aceitavam salário das igrejas para fazerem a obra e o serviço de Deus.

ANTES SUPORTAMOS TUDO. Era regra geral nas igrejas fundadas por Paulo, que os ministros do evangelho não deviam receber ajuda financeira nem das igrejas nem de quem quer que seja para fazerem a obra de Deus. Paulo e seus amigos de ministério trabalhavam com as suas próprias mãos para se manterem e sustentarem os seus próprios ministério. E isso era regra geral nas igrejas fundadas no mundo gentílico.

PARA NÃO PORMOS IMPENDIMENTO ALGUM. O interesse de Paulo e seus companheiros de ministério era levar as boas novas do evangelho de Cristo por amor ao Senhor Jesus. Para Paulo e seus amigos de ministério, receber salários ou recompensas financeiras para pregar a palavra de Deus ou fazer a obra de Deus era motivo de empecilho para o progresso do evangelho, porque era motivo de escândalo.

AO EVANGELHO DE CRISTO. Nos dias de hoje, muitas pessoas deixam o caminho do evangelho por se sentirem exploradas pelos mercenários da fé. Lamentavelmente, o conceito no meio da sociedade sobre os que se dizem líderes cristãos é de que os pastores são ladrões. Um dos grandes erros de um determinado ramo do suposto cristianismo foi à prática da venda das indulgências, e isso vem se repetindo pelas denominações atuais de outras formas, com a venda dos serviços religiosos.

1 Coríntios 9:11

1 Coríntios 9:11 - Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais?
SE NÓS. Se Paulo desejasse, juntamente com seus companheiros de ministério, assim como os líderes da igreja matriz de Jerusalém, cobrava dos seus filhos na fé das igrejas por eles fundadas no mundo gentílico, principalmente da igreja de Corinto, que era uma comunidade cristã rica, em termos materiais. No entanto, a partir do versículo seguinte, Paulo rechaça toda e qualquer possibilidade de ter recebido dinheiro para fazer a obra de Deus, porque ele entende que isso é feito por amor e gratidão a Deus.

VOS SEMEAMOS. Esse mesmo argumento era usado por aqueles que cobravam pelos seus trabalhos em prol da comunidade cristã. Ao que tudo indica, na igreja de Corinto, era um costume em que, os pregadores itinerantes recebiam altas recompensas financeiras para fazerem seus sermões, como se estivessem exercendo uma profissão de professor de filosofia, psicologia, pedagogia, sociologia, teologia ou outra matéria.

AS COISAS ESPIRITUAIS. O problema não está no que pregam os profissionais do evangelho, porque Paulo diz que não importa se alguém prega o evangelho por contenção, o que tem que ser observar é a intenção do que faz do evangelho uma mercadoria para tirar proveito financeiro das fiéis. O evangelho cumpre o seu papel, porque é a palavra de libertação, mesmo que, quem prega, ele não seja liberto.

SERÁ MUITO. Se Paulo fosse um mercenário, teria ganhado muito dinheiro usando o evangelho como um produto de troca por riquezas matérias, coisa que ele não fez. Se Paulo tivesse segundas intenções no seu ministério, se aproveitaria dos trabalhos que ele realizou em prol das igrejas gentílica para arrancar a lá das ovelhas, beber o leite e comer a carne. Tudo isso é o que mais se ver nos dias de hoje, são pessoas que se aproveita da inocência do rebanho, bem como da falta de conhecimento dos fiéis.

QUE DE VÓS. Quem prega o evangelho por dinheiro só espera recolher dos seus prosélitos o resultado econômico de suas atividades, porque faz do seu ministério uma profissão, e não uma confissão de fé genuína em Cristo. O próprio Senhor Jesus ensinou que: Dai de graça, o que de graça recebestes. Desta forma, como que alguém não tem o temor de Deus, que um dia vai prestar contas do que fez de errado nisso.

RECOLHAMOS. O pior de tudo é que os charlatões da religiosidade tornam o extorquir as ovelhas de Cristo em algo normal, ao ponto de não sentirem nenhum peso em suas consciências. O negócio hoje em dia é inventar meios os mais diversos para arrancar o último centavo daqueles que frequentam as mais diversas religiões. Devemos até os cabelos da cabeça a Deus, e como alguém ousa cobrar por seus serviços prestados a Ele. Todos estes argumentos eram usados pelos cristãos legalistas de Jerusalém.

AS CARNAIS? Os falsos apóstolos e os obreiros fraudulentos, dos quais Paulo falou, se utilizavam da tese de que, o Senhor Jesus estava voltando a qualquer momento, e que as coisas materiais iriam ficar na terra, para provocar o desapego dos fiéis as coisas desta vida, e com isso, os profissionais do evangelho extorquia o rebanho inocente de Cristo. O negócio é colocar as ovelhas no curral e tirar até o último centavo delas.

1 Coríntios 9:10

1 Coríntios 9:10 - Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante.
OU NÃO O DIZ CERTAMENTE POR NÓS. Por que Paulo está falando como se praticasse as normas das que eram postas em prática com as lideranças de Jerusalém? Porque se ele e os seus amigos de ministério quisessem, poderiam se aproveitar das igrejas por eles fundadas, tirar proveito delas todas, ganhar muito dinheiro com a exploração dos fiéis, como faziam alguns que estavam invadindo seus campos missionários. Porem, dentro dos seus escritos, ele diz que não fazia isso, nem seus amigos de ministério.

CERTAMENTE QUE POR NÓS. Uma das acusações dos oponentes de Paulo na igreja cristã de Corinto era de que seus trabalhos não tinham valor, é tanto que ele não cobrava para pregar. Isso porque, muitos dos pregadores itinerantes que passavam por aquela igreja cobravam para pregar a palavra de Deus. Estes pregadores não agiam diferentes dos profissionais da oratória, da homilética secular e dos professores.

ESTÁ ESCRITO. Certamente, o autor se reporta a vários textos do antigo regime da lei, bem como algumas passagens dos escritos dos antigos profetas, que tais profissionais do evangelho utilizavam como base para cobrar pelos supostos serviços prestados aos fiéis. Quem faz a obra de Deus por dinheiro está praticando o que se chama de venda de indulgências, que nada mais é do que a venda dos serviços de ordem religiosos.

PORQUE O QUE LAVRA. Mais um dos argumentos dos que pregavam ou faziam a obra de Deus por dinheiro, que eles se baseavam, para então, fazer do evangelho uma mercadoria e do ministério uma profissão. É que aqueles que trabalham na agricultura assim se esforçam com a esperança de que haverá um bom inverno, e que no final das contas haverá automaticamente uma boa colheita de frutos do campo.

DEVE LAVRAR COM ESPERANÇA. Os trabalhadores da rosa empregam grande esforço, desde os primeiros momentos, quando decidiam fazer uma plantação, justamente para no final do inverno ter o que comer, tudo que fazem são movidos pela esperança da lucratividade. Não é diferente com os profissionais do evangelho, aqueles que praticam o comercio da fé, os pregadores profissionais só visam tirar proveito disto.

E O QUE DEBULHA DEVE DEBULHAR COM ESPERANÇA. Estes trabalhadores que trabalhavam na colheita dos frutos produzidos e que eram contratados para debulharem o milho, por exemplo, esperavam do mesmo modo receberem uma parte dos frutos daquela colheita. Hoje são os pregadores itinerantes, que são convidados para pregarem nos eventos e que cobram altas sumas de dinheiro por seus sermões.

DE SER PARTICIPANTE. Os lavradores eram os donos de terras que preparavam seus campos com vários tipos de plantações, mas que no momento da colheita dos frutos, precisavam de outros tipos de trabalhadores para ajuda-los na colheita. Existem muitos que se acham donos das igrejas que tomam conta, e que chamam outros, como pregadores e cantores famosos para alimentarem o comercio da fé. Na atualidade se tornou normal dentro das corporações religiosas a negociata com o evangelho.

quinta-feira, 1 de março de 2018

1 Coríntios 9:8-9

1 Coríntios 9:8-9 Digo eu isto segundo os homens? Ou não diz a lei também o mesmo? Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois?
DIGO EU ISTO. Continua o autor tratando de um assunto, que não dizia respeito a ele próprio nem aos seus amigos de ministério, nem muitos menos era prática nas igrejas fundadas por ele no mundo gentílico. Há quem diga que Paulo fala deste assunto com zombaria das lideranças de Jerusalém, que ainda estavam presos às tradições do judaísmo, aproveitando, neste caso, dos benefícios previstos na legislação de Moisés, quanto ao ministério viver a custa dos filhos de Israel durante a velha dispensação.

SEGUNDO OS HOMENS. Por incrível que pareça, aqueles que vivem explorando o povo de Deus, no tocante a fazer a obra do Senhor, se utilizam de textos bíblicos distorcidos para apoiarem o comercio da fé. Bem como, o povo simples, que não tem profundo conhecimento da palavra de Deus alimenta o comercio da fé dos mercenários, pensando que estão cumprindo determinadas exigências das Sagradas Escrituras.

OU NÃO DIZ A LEI TAMBÉM O MESMO. No tempo da lei, dez tribos entraram na terra de Canaã, e duas ficaram do outro lado do Rio Jordão. Portanto, a terra de Canaã foi dividida em nove partes iguais, sendo que a tribo de Levi não herdou heranças da terra em Canaã. Esta mesma tribo, foi designada por Moisés que ficaria responsável em cuidar do tabernáculo e da lei, mas em compensação receberia alimentos das demais.

PORQUE NA LEI DE MOISÉS ESTÁ ESCRITO. Esta é uma citação feita com base em Deuteronômio 25:4 - Não atarás a boca ao boi, quando trilhar. A pergunta é: A igreja gentílica está no tempo da lei ou no tempo da dispensação da graça de Deus, em que o seguidor do evangelho recebe a salvação de maneira gratuita? Agora, a verdade é que, as lideranças da igreja matriz de Jerusalém, viviam mais a lei do que o evangelho.

NÃO ATARÁS A BOCA AO BOI. Isso era algo que na prática até os que não servem a Deus fazem, porque sabem que se não alimentarem o boi, como que ele vai ter força para trabalhar na limpeza da lavoura? Isso não tem nada a ver com religião, nem tudo que está na lei de Moisés era algo a ser aplicado como dever religioso, Moisés escreveu para os hebreus uma legislação com regras para todas as áreas da vida social.

QUE TRILHA O TRIGO. Os argumentos dos líderes de Jerusalém eram de que eles estavam no lugar do boi, que trabalha com muito esforço para cortar a terra, a fim de preparar o terreno para que seu dono colhesse os seus frutos, como resultado de uma grande plantação. A partir do versículo doze, Paulo demostra que ele estava falando de como funcionava nas igrejas ligadas às lideranças da igreja matriz de Jerusalém.

PORVENTURA TEM DEUS CUIDADO DOS BOIS? O ser humano é muito astucioso e perspicaz, no sentido de tirar proveito do seu próximo. Se utilizam dos mais sofisticados argumentos para sustentarem suas teses, e no final das contas sair ganhando em tudo. Aqueles que tiravam proveito dos costumes e tradições da lei de Moisés, não queriam largar o osso para levarem uma vida fácil à custa dos outros. Hoje tem muita gente se fazendo de discípulos de Cristo, mas são discípulos de Moisés.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...