terça-feira, 20 de novembro de 2018

Romanos 3:27-28

Romanos 3:27-28 - Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
ONDE ESTÁ LOGO A JACTÂNCIA? A finalidade destes três primeiros capítulos de Romanos é justamente demostrar aos leitores desta carta que, na nova dispensação da graça de Deus a economia divina funciona diferente do exclusivismo que houve na velha dispensação, em que a aliança da lei de Moisés foi feita apenas com os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó. Esta jactância se refere aos privilégios que Israel recebeu pelo pacto celebrado de Deus com os judeus, que era o povo de Deus.

É EXCLUÍDA. POR QUAL LEI? Na lei e nos profetas já haviam propostas da parte de Deus sobre uma aliança geral com a humanidade por meio do Messias prometido. E quando o Cristo de Deus se manifestou para implantar a nova dispensação da graça, então, a antiga aliança da lei foi abolida para dar lugar a um novo jeito de Deus tratar os filhos dos homens. A interrogação feita por Paulo foi para explicar algo importante.

DAS OBRAS? NÃO. A lei das obras fala mais exclusivamente sobre o que a legislação de Moisés exigia dos seguidores do judaísmo como prática dos seus mandamentos, o que os judeus não mais estavam fazendo. No tocante aos gentios, Paulo também afirma que eles, mesmo sem conhecerem a lei de Moisés praticavam coisas que estavam na lei, isso pela lei da consciência. Nada disso tem mais valor, senão a fé em Cristo Jesus.

MAS PELA FÉ. Hebreus 11:1 - Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. O apóstolo fala exatamente em tudo que diz respeito à nova legislação de Cristo que nós encontramos no evangelho das boas novas da graça de Deus. Esta fé é a entrega total e absoluta aos cuidados de Cristo, na confiança plena que sua obra de redenção é suficiente para nos justificar.

CONCLUÍMOS, POIS, QUE. Certamente o escritor se dar por satisfeito no tocante a sua exposição destes assuntos abordados até o momento em sua belíssima carta aos Romanos. A mesma convicção parte do coração de Paulo que seus leitores, no caso os judeus que habitavam na capital do império romano ao tomarem conhecimento do conteúdo desta sua correspondência seriam convencidos destas relevantes verdades.

O HOMEM É JUSTIFICADO PELA FÉ. Antes da implantação da lei de Moisés, o homem era justificado pela sua fé, como no caso de Abraão, o amigo de Deus. Vinda a dispensação da lei, o homem passou a ser justificado pela sua obediência a legislação de Moisés. Como a lei de Moisés foi ab-rogada por Cristo, pela implantação da nova dispensação, agora, o homem, seja ele judeu ou gentio é justificado pela sua fé.

SEM AS OBRAS DA LEI. Com a implantação da nova dispensação da graça de Deus em Cristo Jesus, o modo operante de Deus mudou, no sentido de prevalecer às regras contidas no evangelho das boas novas de Cristo e não na legislação de Moisés. Na lei, as obras de justiça, pela obediência dos filhos de Israel a legislação de Moisés era o que valia perante a justiça de Deus. Depois da vinda do Messias de Deus, Jesus Cristo, o homem não precisa mais cumprir a lei, porque Cristo já cumpriu tudo por nós.

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Romanos 3:26

Romanos 3:26 - Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
PARA DEMOSTRAÇÃO DA SUA JUSTIÇA. Cristo é a justiça de Deus (1 Coríntios 1:30). Com isso entendemos que, a manifestação de Cristo para realizar a redenção dos homens pela sua propiciação, foi na realidade a manifestação da justiça de Deus. Todo aquele que aceita a Cristo Jesus como Senhor e Salvador, é tornado justo, não pela justiça própria que porventura tenha feita, mas pela perfeita obre de redenção que Cristo já fez. Não havia possibilidade de salvação sem a manifestação de Cristo Jesus.

NESTE TEMPO PRESENTE. Paulo fala a respeito do tempo mais que favorável da dispensação da graça, que Deus manifestou em Cristo Jesus, em que neste novo tempo, qualquer ser humano que se entregar aos cuidados de Cristo está apto a receber todos os benefícios dos favores divino. Cristo por meio da redenção, expiação, propiciação e reconciliação implantou este novo tempo de paz do homem com Deus.

PARA QUE ELE. O apóstolo dos gentios se refere ao Deus de amor, bondade, misericórdia, perdão e benevolência, Ele que enviou seu Filho amado para resgatar os filhos dos homens, que estavam todos perdidos. Os gentios sempre estiveram fora dos planos de Deus, e os judeus se encontravam completamente desviados da legislação de Moisés, por isso que Ele, o Deus bondoso e compassivo nos deu seu Filho Jesus.

SEJA JUSTO. O Deus único e verdadeiro sempre foi conhecido como o Deus justo e reto em todos os seus procedimentos para com os seres humanos e com toda a sua criação. No entanto, o fato de Deus ter dado o Filho do seu amor para resgatar a humanidade perdida, o faz concentrar em si mesmo a totalidade de sua justiça, isso porque, ninguém jamais vai atribuir a se mesmo qualquer mérito pessoa no processo de justificação. Mas tudo procede de Deus que reconciliou os homens consigo mesmo.

E JUSTIFICADOR. A manifestação da justiça graciosa de Deus em favor dos seres humanos é que torna o pecador aceitável diante da justiça de Deus, como inocentado de todas as suas culpas. Pela sua justiça graciosa do Deus de amor é que o réu sai inocentado de sua culpa, mesmo sendo completamente digno da condenação. Somente aqueles que permanecerem alienados de Cristo é que serão condenados.

DAQUELE QUE TEM FÉ. Esta é a fé que leva o mais viu pecador a se atirar aos pés de Cristo, clamando por misericórdia, e é absolvido de suas culpas gratuitamente pela redenção que há em Cristo Jesus. Esta mesma fé é que leva o homem arrependido a entregar absolutamente sua alma aos cuidados de Cristo, confiando totalmente que a obre de redenção já feita com sucesso por Cristo é suficiente para nossa salvação.

EM JESUS CRISTO. Este é o Messias prometido como Redentor, desde a queda da raça humano, por meio de Adão e Eva (Gênesis 3:15). Também é o Emanuel de Deus, ou seja, Deus entre os filhos dos homens (Isaías 7:14). O Filho unigênito de Deus Pai, porque foi gerado pelo Espírito de Deus. Mas que também é Jesus de Nazaré, o Verbo que se fez carte e habitou entre nós. O nome Jesus quer dizer: Salvador do seu povo, e o sobrenome Cristo é o adjetivo que nos fala da missão redentora do Filho de Deus.

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Romanos 3:25

Romanos 3:25 - Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus.
AO QUAL. O que Paulo nos faz saber neste versículo do Novo Testamento é algo extraordinário como mensagem das boas novas do evangelho da graça de Deus. “Ao qual” fala sobre Cristo Jesus, que deu a sua própria vida para nos remir dos nossos pecados. A intervenção de Deus por meio do seu Messias, Jesus Cristo, trouxe benefícios incalculáveis para toda a criação de Deus, principalmente para sua igreja remida, que ele comprou com seu precioso sangue, Ele deu a sua vida pela sua igreja.

DEUS PROPÔS. O escritor fala de Cristo como pacto entre Deus e os filhos dos homens, como muitas outras alianças que foram estabelecidas entre o Criador e suas criaturas. Todavia, a proposta de Deus por meio de Cristo representa a mais preciosa de todos os acordos que Deus já fez com a humanidade, porque o que Cristo realizou em prol de toda a criação é algo que a mente humana é pequena para compreender tudo isso.

PARA PROPICIAÇÃO. Está palavra “propiciação” nos ensina sobre um Deus irado e que com justiça deveria destruir a todos os seus inimigos, mas que em uma atitude positiva aplacou a sua ira e o seu furor. O sacrifício expiatório do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo tocou na sensibilidade de Deus o suficiente para que o Juiz dos vivos e dos mortos se contivesse de seu furor, porque agradou o moê-lo, como está escrito.

PELA FÉ NO SEU SANGUE. Esta colocação feita pelo apóstolo dos gentios nos ensina sobre a fé perfeita no sacrifício do Cristo de Deus, como suficiente para tornar nula a sentença de condenação dos seus remidos, porque a morte de Cristo foi para desfazer a cédula de acusação que havia contra nós. Sangue é vida, portanto, Cristo deu a coisa mais preciosa que Ele tinha por nós, porque Ele deu a sua vida pela nossa redenção.

PARA DEMOSTRAR A SUA JUSTIÇA. Cristo é a justiça de Deus (1 Coríntios 1:30). Com isso entendemos que, a manifestação de Cristo para realizar a redenção dos homens pela sua propiciação foi na realidade, a manifestação da justiça de Deus. Todo aquele que aceita a Cristo Jesus como Senhor e Salvador, é tornado justo, não pela justiça própria que porventura tenha feita, mas pela perfeita obra de redenção que Cristo fez.

PELA REMISSÃO DOS PECADOS DANTES COMETIDOS. Antes mesmo de Adão e Eva pecarem, Deus os fez saber, que haveriam consequências pela prática do pecado. O evangelho declara que o salário do pecado é a morte, portanto, como todos pecaram, consequentemente todos passaram a ser escravos do pecado com suas consequências. Cristo veio justamente para redimir os seus escolhidos do pecado e dos seus efeitos.

SOB A PACIÊNCIA DE DEUS. Essa paciência da parte de Deus é que se traduz por seu amor ilimitado pela humanidade, porque isso nos faz ver que a tolerância da parte de Deus o fez esperar a plenitude dos tempos em que de acordo com o cronograma de suas realizações ele enviou Cristo Jesus para nos comprar com o seu sacrifício de amor. Por isso que o evangelho nos diz que Deus é longânimo, compassivo e gracioso, porque ele teve paciência o suficiente para suportar as falhas dos filhos dos homens.

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Romanos 3: 23-24

Romanos 3: 23-24 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
PORQUE TODOS PECARAM. Conforme fica bem claro na leitura do primeiro capítulo desta epístola, Paulo escreveu para os gentios, ou seja, para quem não fazia parte do povo de Israel. Já o capítulo dois e até o momento do capítulo três, Paulo escreve para os filhos de Israel. Mas neste versículo, ele fala diretamente para todos os moradores da terra. Todos pecaram, e no versículo dez o escritor afirma que não há um justo, nem um sequer. Esta era a realidade da humanidade em que todos estavam perdidos.

E DESTITUÍDOS ESTÃO. Com a queda da raça humana por meio de Adão e Eva, foram terríveis as consequências sobre a vida de todos que passaram a nascer sobre a terra. Israel teve o privilégio de por meio da legislação de Moisés reparar o erro dos filhos dos homens, realizando a vontade de Deus, mas também os filhos de Abraão fracassaram na missão e na aliança com Deus. Os gentios estavam todos alienado.

DA GLORIA DE DEUS. Quando o homem foi criado sobre a face da terra, e do pó da terra, diz as Santas Escrituras que Deus o criou segundo a sua imagem, conforme a sua semelhança. O pecado tirou a glória de Deus e os privilégios que os seres humanos desfrutavam diante de Deus, e a perda desta glória de Deus teria como resultado a perdição eterna de todos os filhos dos homens como resultado da prática do pecado.

SENDO JUSTIFICADOS GRATUITAMENTE. No versículo vinte e três Paulo mostra o caos em que os filhos dos homens se encontravam, para neste versículo também mostrar a luz no fim do túnel. Esta é uma das mensagens bíblicas mais fortes que possamos imaginar, quando pensamos que não havia mais esperança para a humanidade, no entanto, o amor de Deus e a sua misericórdia triunfou diante do caos eminente.

PELA SUA GRAÇA. O que Deus fez em prol da humanidade mediante o enviou se seu Filho Jesus Cristo foi algo que somente a graça divina é que explica, isso porque a graça é favor não merecido. Qualquer esforço humano, no sentido de se justificar diante da justiça divina é em vão. Porem, o ilimitado amor de Deus, mediante a sua multiforme graça é suficiente para declarar o homem justificado gratuitamente diante do Pai.

PELA REDENÇÃO QUE HÁ. O Messias de Deus veio nesta tão importante missão de resgatar os que estavam perdidos. Esta relevante redenção prodigalizada pelo Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, nos fala do alto preço que Cristo teve que pagar para nos comprar para si mesmo. E envolve a expiação como sacrifício em nosso lugar, bem como a propiciação, que foi o ato sublime da reconciliação com Deus.

EM CRISTO JESUS. Isaías 6:8 - Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Cristo Jesus deu tudo de si mesmo para prodigalizar o resgate da humanidade e depois de sua missão cumprida na terra com sucesso, todos aqueles que o aceita como Senhor e Salvador tem direito a Salvação e vida eterna. Ninguém tem condições de salvar-se-á a si próprio, por méritos pessoais, todos precisam de Cristo, o Redentor e Salvador.

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Romanos 3:22

Romanos 3:22 - Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença.
ISTO É, A JUSTIÇA DE DEUS. Percebe-se que, de acordo com a aliança da lei de Moisés, que era condicional, para que os judeus fossem abençoados pelas promessas contidas na própria legislação de Moisés, dependia da capacidade de cada um em se esforçar para cumprir as exigências da lei. Mas, de acordo com a nova dispensação da graça de Deus, o homem é justificado por Cristo Jesus, a parte de méritos pessoais, porque a justiça de Deus a declara como justificado pela graça de Deus, mediante a fé em Cristo.

PELA FÉ. Alguém ouve o evangelho das boas novas de Cristo, e nasce a fé, porque a fé vem pelo ouvir, e o ouvir a palavra de Deus. Esta fé, a que se reporta o autor desta carta, nos ensina sobre atitude de confiança e entrega da alma aos cuidados de Cristo. Quando o homem exerce esta fé, então, o Espírito de Deus se encarrega de tudo o mais, como o novo nascimento, regeneração, transformação e santificação de vida.

EM JESUS CRISTO. Paulo apresenta o Filho de Deus como Redentor de todo aquele que crer no seu poderoso nome e em sua obra perfeita de redenção em prol da humanidade. A bíblia diz que, Cristo Jesus é a justiça de Deus em prol dos que se achegam a ele com o coração cheio de fé. Neste caso, a justiça própria dos filhos dos homens não vale mais, nem mesmo dos que seguiam o tradicional judaísmo de Israel.

PARA TODOS. O pacto feito por meio da legislação de Moisés era nacionalista e exclusivista, em que somente os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó foram participantes. Porem, a nova dispensação da graça de Deus em que Cristo, justifica o homem que crer no seu nome e em sua obra de redenção, não tem nacionalidade nem exclusividade, porque ela abrange a todos os povos, tanto judeus quanto gentios. O novo Israel de Deus, a igreja do Senhor Jesus está presente em todas as nações.

E SOBRE TODOS. A obra benevolente de redenção que Cristo prodigalizou, mediante a propiciação, que aplacou a ira de Deus, e também mediante a expiação como sacrifício substituto em lugar dos pecadores produziu efeitos benéficos, não somente para os remidos, a igreja amada de Cristo, mas para toda a criação, porque ou Deus salvava o mundo, como o fez por meio de Cristo, ou por outro lado destruiria tudo.

OS QUE CREEM. Novamente o apóstolo dos gentios fala da fé dos remidos que exercem sua plena confiança no nome de Cristo e em tudo aquilo que propõe o evangelho da nova aliança de Deus. Dentro do que podemos chamar de livre arbítrio dos seres humanos, eles entram apenas com a fé, porque o resto, Cristo já fez em prol dos que confiam em sua obra. Por essa fé é que alguém aceita a Cristo como Salvador.

PORQUE NÃO HÁ DIFERENÇA. Depois que o Messias de Deus veio ao mundo, com a importante missão de remir a humanidade, por meio de sua obra de expiação, foi que a parede de separação foi derribada. Agora, em Cristo Jesus, não há exclusivismo, nem diferença por raça, povo ou etnia, todas as nações do mundo podem ser beneficiadas com a redenção do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Foram e são incalculáveis os benefícios universais que Cristo fez pelos filhos dos homens.

sábado, 10 de novembro de 2018

Romanos 3:21

Romanos 3:21 - Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas.
MAS AGORA. Louvado seja Deus pela sua bondade misericórdia e graça manifestas na plenitude dos tempos em Cristo Jesus. A partir de então, o apóstolo dos gentios mostra de como Deus resolveu o problema do impasse da salvação da humanidade, judeus e gentios. Este “agora” nos fala sobre um novo tempo no agir de Deus para com todas as nações do mundo, em que todos os povos recebem a feliz oportunidade de se reconciliar com Deus, pela nova aliança da graça em Cristo Jesus, o nosso Redentor.

SE MANIFESTOU. Tudo foi preparado pelo Deus de amor, que em vez de agir com juízo contra os filhos dos homens, resolveu manifestar sua graça salvadora, cumprindo suas promessas de enviar o seu Messias, o Cristo de Deus, Jesus de Nazaré, também o Emanuel, Deus entre os homens. A manifestação do Verbo de Deus na pessoa bendita de Cristo Jesus foi em essência a benevolência e a boa vontade de Deus em ação.

SEM A LEI. A lei e os profetas duraram até João, desde então, a lei foi ab-rogada por Cristo para dar lugar a nova dispensação da graça de Deus. Na realidade, Cristo foi o único que teve condições de cumprir fielmente a lei em nosso lugar, e, portanto, já dentro da nova dispensação da graça de Deus, não mais há necessidade dos discípulos de Cristo se submeterem as exigências impraticáveis da legislação de Moisés.

A JUSTIÇA. Esta justiça que se manifestou diretamente do coração de Deus é absolutamente diferente da suposta justiça dos homens. Os judeus, em atos recorrentes de desobediências aos estatutos da lei de Moisés, demonstravam uma religiosidade falsa. Os gentios, de forma generalizada nunca praticaram atos verdadeiros de Justiça. Mas Deus, esse sim, reconciliando os filhos dos homens consigo mesmo, justifica agora de forma gratuita a todos que tem fé genuína em Jesus Cristo.

DE DEUS. Desde o Jardim do Éden que os seres humanos fracassaram em todas as suas promessas de fidelidade para com Deus. Os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, por meio do alto nível de revelação que foi a lei de Moisés tiveram a chance de serem abençoados, mas desprezaram a luz de Deus. Em meio aos caos generalizado, só existiam duas soluções, destruir a humanidade ou manifestar a justiça da graça.

TENDO O TESTEMUNHO DA LEI. Certamente o apóstolo Paulo fala a respeito de todos os escritos e Escrituras de cunho religioso dos filhos de Israel, que estavam pontilhadas de profecias messiânicas a respeito da vinda do Cristo de Deus, bem como da implantação de uma nova aliança, baseada não em méritos pessoas dos seres humanos, mas na bondade, misericórdia, compaixão e amor de Deus por todos.

E DOS PROFETAS. Praticamente todos os profetas da antiga dispensação falaram a respeito da manifestação da justiça de Deus, Cristo Jesus, bem como a respeito de um novo tempo em que o Senhor Deus Todo-poderoso derramaria sua graça salvadora para com todas as nações. O profeta Isaías é um exemplo dos atalaias de Deus que dedicou seu ministério em anunciar diversas profecias a respeito da vinda do Messias de Deus a este mundo, é tanto que ele é considerado o profeta messiânico.

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Romanos 3:20

Romanos 3:20 - Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
POR ISSO NENHUMA CARNE. Neste momento de sua carta, o escritor deixa bem claro que, nem judeu, nem gentio tem como se salvar por méritos pessoas. Quando Paulo diz: Por isso, ele se reporta ao que vinha falando anteriormente, em que ninguém poderia abrir sua boca contra a justiça do céu, e que todos de um modo geral estavam em situação de condenação ou reprovação pela justiça divina. E este realmente é o objetivo dos começos desta carta, mostrar a situação difícil dos filhos dos homens.

SERÁ JUSTIFICADA. Agora, Paulo entre em um tema de fundamental importância para todos aqueles que tomassem conhecimento deste tema, que é efetivamente a justificação diante de Deus. Os judeus de maneira hipócrita tentavam se justificar com uma suposta obediência a legislação de Moisés, quando de foto, se encontravam em estado de rebelião. Os gentios, por natureza eram todos alienados dos planos de Deus.

DIANTE DELE. Os judeus até que conseguiam enganar com sua hipocrisia religiosa ao seu próximo, se passando de amantes da lei de Moisés, quando na verdade desprezavam aos mandamentos de Deus. Se os gentios tentassem se esquivar de suas responsabilidades, por não conhecerem a lei de Moisés, também estavam reprovados perante Deus, porque existem as leis naturais, morais e da consciência no indivíduo.

PELAS OBRAS. O apóstolo dos gentios fala da suposta obediência à legislação de Moisés, por parte dos filhos de Israel, quando na realidade, eles já estavam em estado de rebelião a muito tempo. E em se tratando na velha dispensação da lei, não estava mais em vigor, porque o próprio Deus vendo que a lei não era respeitada pelos descendentes de Abraão, então, providenciou a nova aliança por meio de Cristo Jesus.

DA LEI. As promessas de Deus, conforme a lei de Moisés era de que, se os hebreus guardassem todos os mandamentos da legislação de Moisés, então, o Senhor cuidaria em abençoar em todos os aspectos os filhos de Israel. Mas como o povo do antigo pacto se tornou rebelde contra os estatutos do seu Deus, desta forma, veio à reprovação dos céus, por isso que os judeus foram massacrados por seus inimigos. Com isso é que se entende que, a própria lei se tornou obsoleta para os judeus.

PORQUE PELA LEI VEM O CONHECIMENTO. Paulo põe o dedo em cima da ferida e mostra aos seus leitores que a reprovação deles por Deus, não se tratava de injustiça da parte dos céus, mas que na própria lei de Moisés já haviam advertências de que, se os filhos de Israel não cumprissem sua parte no pacto seriam levados cativos para outras nações e que, no tempo determinado pelo Senhor, viria uma nova aliança.

DO PECADO. Na condição em que os judeus se encontravam diante da justiça divina, não havia escapatória do juízo justo de Deus para eles. Quando o Messias de Deus se manifestou no meio do seu povo, os hebreus, a situação de Israel era a mais difícil que se possa imaginar, porque o povo de Deus se encontrava numa situação deplorável, depois de dois cativeiros, assírio e babilônico, agora estavam sob o julgo cruel dos romanos. E tudo isso lhes veio como demonstração de seus pecados contra Deus.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...