quarta-feira, 6 de março de 2019

Romanos 5:18

Romanos 5:18 - Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
POIS ASSIM COMO POR UMA SÓ OFENSA. Por que Paulo fala sobre “ofensa”? Porque o pecado de Adão foi na verdade uma ofensa contra o governo de Deus sobre a sua vida, e por consequente, sobre a vidas dos moradores da terra, a partir daquele ato de desobediência praticado pelo primeiro homem. Deus criou o homem, vinha todos os dias ter comunhão e comunicação com ele, deu a sua criatura tudo que ele precisava, porque no Jardim do Éden tinha de tudo, mesmo assim, o homem pecou contra Deus.

VEIO O JUÍZO. Deus é soberano e não se deixa escarnecer, por isso que de imediato, Ele tomou as devidas providências, e com isso os filhos dos homens passaram a colher os resultados pelos atos recorrentes de apostasia. Percebe-se que não demorou muito e todos os filhos dos homens tiveram que provar a severidade e o furor de Deus, quando o Criador de todas as coisas mandou o dilúvio como destruição.

SOBRE TODOS OS HOMENS PARA CONDENAÇÃO. Já dentro da dispensação da graça de Deus esta palavra “condenação” tem uma outra conotação de quando Moisés escreveu o livro do gênesis, bem como as demais literaturas do Pentateuco. Para aquela época, a condenação era a morte espiritual, como separação da comunhão com Deus, por isso que se diz que, a morte passou a reinar sobre todos os homens.

ASSIM TAMBÉM POR UM SÓ ATO DE JUSTIÇA. Neste texto exposto pelo apóstolo dos gentios podemos ver a suprema importância da perfeita obra de redenção realizada pelo Cristo de Deus. Ninguém tinha condições de se aproximar de Deus e com ele ter comunhão por méritos próprios, foi quando Cristo fez a propiciação pelos nossos pecados, e com isso veio a reconciliação dos homens com o Criador de todas as coisas.

VEIO A GRAÇA. Essa graça de Deus sobre a humanidade foi conquistada pelo Messias de Deus, quando o Pai envia seu próprio Filho para resolver o problema da inimizade das criaturas com o seu Criador, por isso que o evangelho declara que: Deus estava em Cristo reconciliando o mundo consigo mesmo. Por meio desta graça a pena é removida dos remidos de Cristo, e com isso temos livre acesso ao trono da graça de Deus.

SOBRE TODOS OS HOMENS. Porque que esta graça está derramada sobre todos os homens? Porque o sacrifício expiatório do Cordeiro de Deus é suficiente para redimir toda a humanidade. Agora, o mesmo evangelho defende a necessidade do homem de forma individual aceitar a Cristo como Senhor e Salvador para ser beneficiado diretamente por esta graça de Deus. A igreja de Cristo é beneficiária desta graça.

PARA JUSTIFICAÇÃO DE VIDA. Com a prática do pecado veio como recompensa à morte, o que Paulo chama neste versículo de condenação. Todas as consequências do pecado do homem tem como resultado a morte. Já a obre de redenção feita pelo Cristo de Deus foi justamente para neutralizar e anular os efeitos do pecado de todos aqueles que se atiram em seus braços, e com isso produzir vida e vida com abundância. Quem vive para Cristo e com Cristo, no final colhe a vida eterna em Cristo.

Romanos 5:17

Romanos 5:17 - Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
PORQUE, SE PELA OFENSA DE UM SÓ. É lógico que Paulo esteja falando sobre Adão, ele que foi o primeiro homem criado por Deus, como representante de toda a humanidade, e que tinha tudo em suas mãos para fazer e executar a vontade de Deus, mas que agiu ao contrário do que devia. Esta ofensa sobre a qual fala o autor diz respeito ao pecado de Adão, que violou diretamente o governo de Deus sobre a sua vida. Compreende-se que, quando o homem erra, ele peca contra o seu Criador.

A MORTE REINOU POR ESSE. No caso de Adão, havia um mandamento expresso que, se Adão comesse da arvore do conhecimento do bem e do mal, teria como resultado a morte. A cultura judaica compreendia que, essa morte, seria a influência do diabo e de seus demônios na vida das pessoas. Portanto, o mal passou a ter gerência direta na vida dos filhos dos homens, por isso que o texto diz que a morte passou a reinar.

OS QUE RECEBEM A ABUNDÂNCIA DA GRAÇA. A partir de então, o apóstolo mostra como Deus virou a sorte dos seres humanos quando manifestou a sua graça por meio do seu Messias, Jesus Cristo de Nazaré. Efetivamente, a graça de Deus reverteu o quadro, oferecendo gratuitamente todos os benefícios da parte do Criador para suas criaturas. Quando se diz que esta graça é abundante é que ela abrange a todos.

E O DOM DA JUSTIÇA. Que justiça? A dos homens ou de Deus? A resposta é: a justiça de Deus por Jesus Cristo. Nem judeu, nem muito menos os gentios eram merecedores do perdão divino, porem, Deus de forma espontânea resolveu dar de forma graciosa suas melhores promessas aos seres humanos, isso por meio de seu filho Jesus Cristo. É por meio da redenção realizada por Cristo que somos justificados diante de Deus.

REINARÃO EM VIDA. O plano de Deus, pela nova dispensação, com a igreja de Cristo, já estava no coração de Deus. Daniel 7:27 - E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão. Não se ver com os olhos físicos, mas a igreja de Cristo exerce grande influência na terra.

POR UM SÓ. Os que recebem o dom da abundante da graça e da justiça de Deus, são todos aqueles que estão ligados diretamente a Cristo Jesus, nosso Senhor, Ele que é o Rei dos reis e Senhor dos senhores. De forma que, os que aceitam a Cristo Jesus como Senhor e Salvador passam a influenciar positivamente a sociedade por meio do domínio de Cristo. (Daniel 7:14) nos ensina sobre o governo universal de Cristo.

JESUS CRISTO. Falar sobre Jesus é dizer que o Nazareno veio a terra para mudar para melhor em tudo o relacionamento entre os filhos dos homens e o Criador de todas as coisas. Falar de Cristo é dizer que o Messias de Deus fez e executou o melhor programa de Salvação que a humanidade precisava. Cristo é o Emanuel de Deus, ou seja, que Deus, por meio de Jesus de Nazaré veio habitar em os filhos dos homens. Cristo implantou por sua justiça a nova dispensação da graça em benefício de todos.

Romanos 5:16

Romanos 5:16 - E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
E NÃO FOI ASSIM O DOM. Paulo fala do dom da graça de Deus que foi oferecida aos filhos dos homens por Deus, mediante a vinda do Messias prometido, Jesus de Nazaré, ele que também é chamado de Redentor da humanidade. De acordo com o evangelho da nova aliança, este dom também pode ser classificado de dom da salvação em que a obra perfeita de redenção realizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo proporcionou para todos aqueles que creem em Cristo Jesus, o Salvador.

COMO A OFENSA. Certamente, o autor se reporta ao pecado praticado ainda no jardim do Éden pelo primeiro homem chamado Adão, ele que tinha apenas um mandamento a ser cumprido, “não comer da arvore do conhecimento do bem e do mal”, mas que em um ato de desobediência deliberada resolveu, por meio do seu livre arbítrio, ofender a soberania de Deus, quando foi influenciado pela prática do pecado.

POR UM SÓ QUE PECOU. Adão é o nome que vem na mente do apóstolo dos gentios, porque por meio dele toda a humanidade sofreu as mais terríveis consequências que possamos imaginar. Com o pecado de Adão, uma força que até então estava oculta na terra, passou a influenciar as ações de rebelião sobre os seres humanos. Porque o diabo com os seus demônios começou a construir o império do mal de das trevas.

PORQUE O JUÍZO VEIO DE UMA SÓ EFENSA. O pecado praticado por Adão contra a Deus foi algo que deferiu um golpe contra o governo de Deus. Porque até então, o Criador quem reinava sobre a vida de Adão. E com a desobediência da criatura contra o Criador, então, não deu outra, porque já havia uma sentença demarcada para a desobediência, o que não tardou em ser executada, com consequências horríveis.

NA VERDADE, PARA CONDENAÇÃO. Antes da lei de Moisés, a condenação era o juízo da morte, como consequência dos pecados cometidos, seja a morte física, como também a morte espiritual. Durante a lei, a condenação era ser banido por ser transgressor das exigências da legislação de Moisés. Hoje a condenação é a morte espiritual, mas principalmente a destinação eterna para a segunda morte no inferno.

MAS O DOM GRATUITO VEIO DE MUITAS OFENSAS. Os estudiosos da soteriologia, ou seja, da doutrina da salvação, compreendem que a nova aliança da graça de Deus, pelo evangelho das boas novas de Cristo é a melhor e mais preciosa aliança de Deus com a humanidade, porque a multiforme graça de Deus superabundou em meio ao caos. Tudo convergia para o juízo, quando Deus resolveu manifestar sua graça salvadora.

PARA JUSTIFICAÇÃO. Quando a graça de Deus se manifestou por meio do seu Messias foi na verdade o maior ato de amor, bondade e misericórdia de Deus para com sua criação, principalmente para os filhos dos homens. Desde Adão, até a vinda do Emanuel de Deus, foram praticadas incontáveis ofensas pelos seres humanos contra a vontade de Deus. A expectação de juízo era premente, porque a medida da justiça de Deus estava cheia. No entanto, prevaleceu o amor de Deus por todos os viventes.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Romanos 5:15

Romanos 5:15 - Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
MAS NÃO É ASSIM O DOM GRATUITO. Louvamos a Deus por termos nascido neste tempo favorável, tão favorável que as portas da graça estão escancaradas para os que vieram a este mundo depois da manifestação do Messias de Deus sobre a terra. Os próprios filhos de Israel tinham que se submeterem as exigências da legislação de Moisés, que com o passar do tempo se tornaram impraticáveis. Já os que viveram antes da lei de Moisés tinham que lidar com a morte e outras consequências.

COMO A OFENSA. Antes do tempo da graça de Deus, os filhos dos homens tinham que enfrentar diretamente a justiça e a punição pelos seus próprios erros, e isso valia muito mais até mesmo para os filhos de Israel, em que pela quebra das regras da lei se tinha que colher os frutos amargos pela desobediência imediatamente. A severidade era o que prevalecia e o castigo não demorava a chegar aos filhos rebeldes.

PORQUE SE PELA OFENSA DE UM. Não há dúvida que o autor se reporta ao que aconteceu com o primeiro homem Adão, que tinha apenas um mandamento a cumprir, mas que terminou caindo em ofensa contra a ordem de Deus. Com isso, o que se percebe é que o mal passou a reinar sobre a vida de todos, porque a influência do diabo com os seus demônios passou a demarcar as práticas dos homens.

MORRERAM MUITOS. Paulo fala da morte, como primeira consequência imediata pelas transgressões cometidas durante o tempo antes da lei. No entanto, eram terríveis as consequências pela rebelião dos seres humanos. Os próprios filhos dos homens teriam que conviver com a lei da sobrevivência de forma horrível, e que uns matavam uns aos outros como se fossem animais devoradores, muitas guerras e etc.

MUITO MAIS A GRAÇA DE DEUS, E O DOM PELA GRAÇA. A chegada da nova dispensação implantada pelo Filho de Deus, Jesus Cristo, deu aos filhos dos homens a melhor e mais preciosa possibilidade de receber da parte de Deus todas as suas mais importantes bênçãos. A multiforme graça de Deus encerrou um velho ciclo para dar início em um novo jeito de Deus tratar com a humanidade com amor e compaixão.

QUE É DE UM HOMEM, JESUS CRISTO. Adão por meio de sua desobediência inaugurou um tempo em que a morte reinava. Moisés implantou a lei que os filhos de Israel, com o passar do tempo, não tinha condições de cumprir suas exigências. Porem, Cristo inaugurou um tempo favorável, em que a graça do Pai traz benefício para todos, até mesmo para o mais vil pecador, porque a graça é favor não merecido.

ABUNDOU SOBRE MUITOS. Por que Paulo fala sobre muitos e não sobre todos? Porque a fé não é de todos. Na realidade, a dom da graça está disponível para todos os seres humanos, porem, o Criador respeita o livre arbítrio de suas criaturas. Na nova dispensação, há uma aliança individual, em que o homem entra com a sua fé em Cristo Jesus e na sua obra perfeita de Salvação, enquanto que, Deus já fez o resto pelos filhos dos homens, quando deu seu Filho para redimir toda a humanidade perdida.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Romanos 5:14

Romanos 5:14 - No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.
NO ENTANTO, A MORTE REINOU. Certamente, o apóstolo fala tanto da morte física, mais principalmente sobre a morte espiritual. A marte física passou a ser uma realidade no dia a dia dos moradores da terra. Já a morte espiritual não tem efeitos imediatos, porem, ela tem efeitos eternos na vida dos que pecam contra Deus e os seus mandamentos. Se a morte é consequência do pecado, isto nos faz entender que, o pecado também passou a prevalecer sobre os filhos dos homens de maneira geral.

DESDE ADÃO. Adão foi o primeiro homem criado por Deus sobre a face da terra, e já deste o primeiro homem, que o pecado e a morte passaram a ter domínio sobre os seres humanos. Se a morte, como consequência do pecado passou a reinar sobre os filhos dos homens, confirma então que todos pecaram contra a vontade do Criador de todas as coisas. De Adão a Moisés, somente Enoque escapou da morte.

ATÉ MOISÉS. Quando Paulo fala sobre Moisés, neste texto, ele se refere a legislação de Moisés, que ofereceu aos filhos de Israel a possibilidade de vencer a morte espiritual pela obediência aos mandamentos de Deus. Este era um dos principais objetivos da lei de Moisés, livrar os filhos de Abraão da morte espiritual, isso se eles guardassem as ordenanças de Deus. A lei foi importante, como gerador da vida para o povo de Deus.

ATÉ SOBRE AQUELES QUE NÃO TINHAM PECADO. Adão pecou de maneira expressa, porque havia um mandamento também bem claro da parte de Deus para ele. Gênesis 2:16-17 - E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente. Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Esta era a regra.

A SEMELHANÇA DA TRANSGRESSÃO DE ADÃO. Depois que Adão foi expulso do Jardim do Éden, as regras eram outras, porque Deus passou a colocar dentro do coração e da mente sua vontade para cada vida, o que podemos chamar de lei da consciência do bem e do mal, do certo e do errado. O fato de Adão ter comido da arvore do conhecimento, agora, ninguém era mais inocente diante da justiça de Deus.

O QUAL É A FIGURA. Quando Adão foi criado, diz a palavra de Deus que ele foi criado a imagem e semelhança do seu Criador. Gênesis 1:26-27 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou. A prática do pecado de Adão é que deformou esta perfeição do homem, e teve como consequência, a morte e tantos outros prejuízos.

DAQUELE QUE HAVIA DE VIR. Para recuperar a imagem e semelhança de Deus no homem, tinha que vir alguém perfeito, como era Adão antes de pecar contra o mandamento de Deus. Cristo cumpriu tais requisitos, porque ele não pecou, não falhou, nem se achou engano em suas palavras. Como também, todos aqueles que com fé se atiram aos braços de Cristo, são justificados pelo sacrifício expiatório do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, porque os remidos são justificados.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Romanos 5:12-13

Romanos 5:12-13 - Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.
PORTANTO, COMO POR UM HOMEM. Não há dúvida que Paulo fala a respeito de Adão, que juntamente com sua mulher, pecaram contra a ordem de Deus. Gênesis 2:15-17 - E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente. Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

ENTROU O PECADO NO MUNDO. Gênesis 3:4-6 - E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Por conta da desobediência de Adão, o espírito de rebelião entrou no mundo, como aconteceu com o diabo e os seus demônios, quando ainda estavam nos céus.

E PELO PECADO A MORTE. A morte foi à primeira consequência terrível que caiu como julgamento e pena sobre os filhos dos homens. Certamente a morte espiritual foi imediata, como separação de Deus, é tanto que, o homem foi expulso do Jardim do Éden, que era um lugar de santidade, bem como de comunhão com Deus.

ASSIM TAMBÉM A MORTE PASSOU A TODOS OS HOMENS. Paulo fala da morte espiritual, que é a separação de Deus, mas também da morte física, como resultado pela desobediência ao mandamento do Senhor. Acredita-se que o diabo com os seus demônios passaram a ter influência direta nas vidas e nas ações de todos os filhos dos homens. A situação dos seres humanos era horrível antes da vinda de Cristo.

POR ISSO QUE TODOS PECARAM. Romanos 3:23 – Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Romanos 3:10 – Como está escrito: Não há um justo, nenhum sequer. O sentimento de apostasia passou a reinar em todos, e a alienação passou a ser o padrão comum para todos os habitantes da terra. A legislação de Moisés tentou ajudar aos filhos de Israel, porem, nem mesmo assim deu certo.

PORQUE ATÉ A LEI ESTAVA O PECADO NO MUNDO. Nota-se que desde a queda da raça humana por meio de Adão, até a proclamação da lei de Moisés, poucos homens foram aqueles que se voltado para a comunhão com o Criador, com raríssimas exceções, como foram os casos de Abel, Enoque e Abraão e outros poucos. A prova de que o pecado dominava é que Deus teve que intervir e destruir o mundo com o dilúvio.

MAS O PECADO NÃO É IMPUTADO, NÃO HAVENDO LEI. No caso de Adão havia uma lei expressa, para que ele não comesse da arvore do conhecimento do bem e do mal. Porem, de Adão até a legislação de Moisés, não havia um código de lei expresso, mas Deus resolveu esta questão, implantando a lei de Moisés, com todas as regras em que os filhos dos homens deveriam por obrigação guardarem. Deus deu a legislação de Moisés para provar para os homens que eles eram realmente escravos do pecado.

Romanos 5:11

Romanos 5:11 - E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.
E NÃO SOMENTE ISTO. O autor começa este capítulo dando continuidade ao que ele vinha falando no capítulo anterior, em que aponta sobre a nossa justificação pela fé em Jesus Cristo. Entra então depois, no tema da reconciliação com Deus, que foi o resultado de nossa justificação com Deus, mediante a obra perfeita de redenção pela propiciação realizada por Cristo. Com todo isto, o plano de Deu estava em plena fruição, em que Cristo inaugura uma nova dispensação da graça com a humanidade.

MAS TAMBÉM NOS GLORIAMOS. Esta expressão exposta por Paulo nos faz entender que nem judeu nem gentio é merecedor dos inumeráveis benefícios advindos da nossa reconciliação com os céus. Se existe alguém a quem devemos remeter dota horam glória e louvor é ao Deus de bondade compaixão e graça, que nos deu seu unigênito Filho que nos proporcionou esta graça, produzindo a nossa real paz dom Deus.

EM DEUS. Tudo provem de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo, por nosso Senhor Jesus Cristo. Os gentios nada faziam para buscarem ter paz com o Criador de todas as coisas, e os judeus, na época em que o Messias se manifestou como sendo o Emanuel, Deus entre os filhos dos homens, eles se encontravam completamente afastados dos planos de Deus, isso porque, desprezavam a legislação de Moisés.

POR NOSSO SENHOR. Como é recorrente nos escritos de Paulo, e supomos que também era em suas pregações, ele busca colocar sempre Cristo em evidência juntamente com o Deus de Israel. O senhorio de pode ser visto em toda a extensão do Novo Testamento, porque já era profetizado antes mesmo de sua vinda ao planeta terra. Cristo foi exaltado a destra de Deus como Rei dos reis e Senhor dos senhores.

JESUS CRISTO. O nome Jesus é uma transliteração do nome de Josué, e quer dizer: aquele que veio salvar o seu povo dos seus pecados. O nome próprio do Filho de Deus foi colocado pelo próprio Deus, quando ele enviou seu anjo para anunciar a redenção do seu povo. Já o sobrenome ou adjetivo Cristo, nos fala da missão do Senhor Jesus, em que o Messias de Deus se manifestou para efetuar a redenção da humanidade por meio da expiação e propiciação, o que resultou a reconciliação com Deus.

PELO QUAL AGORA. Moisés foi de fato o promulgador da antiga aliança de Deus com o seu povo Israel, e todo judeu reconhecia a importância deste personagem na história dos descendentes de Abraão, Isaque e Jacó. Todavia, a nova aliança da graça de Deus, tem a Cristo Jesus nosso Senhor como único Mediador, Aquele que inaugurou um novo tempo favorável de Salvação e redenção para sua igreja amada, o novo Israel.

ALCANÇAMOS A RECONCILIAÇÃO. Antes da queda da raça humana, ainda lá no Jardim do Éden, o primeiro livro da bíblia nos faz saber que havia plena comunhão e comunicação entre Deus e o nobre casal Adão e Eva. A prática do pecado, pela desobediência regou a quebra da comunhão entre os seres humanos e Deus. No entanto, a missão redentora de Cristo Jesus reatou novamente aquela comunhão do homem com Deus, por isso que agora, podemos nos aproximar do trono da graça.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...