sexta-feira, 29 de março de 2019

Romanos 6:22

Romanos 6:22 - Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
MAS AGORA. Pelo menos duas coisas passam na mente de Paulo ao se expressar desta forma, em que na primeira, ele se refere ao novo tempo em que Cristo inaugurou uma nova dispensação, a nova aliança da graça de Deus, em que os remidos de Cristo podem desfrutar uma nova forma de relacionamento com Deus. Depois, o escritor pode também estar se referindo a nova vida em que os escolhidos do Senhor Jesus vivem, não mais como velhas criaturas, mas como nascidos de Deus.

LIBERTADOS. Com esta palavra também podemos conjecturar sobre duas coisas importantes. Na primeira delas precisamos pensar na obra poderosa de resgate que Cristo fez na vida dos seus remidos, em que com sucesso absoluto nos comprou para si mesmo. Depois podemos pensar no que realmente aconteceu conosco, de quando aceitamos a Cristo Jesus como Senhor e Salvador, e com isso fomos libertos do pecado.

DO PECADO. Não que os servos de Cristo não falhem em suas atitudes diárias, mas certamente Paulo fala sobre o fato de que os remidos do Senhor Jesus não se deixam dominar pelas práticas recorrentes da pecaminosidade, como fazem os homens naturais. Aqueles que vivem para Cristo e com Cristo quando sentem que fizeram qualquer coisa que desagrada a Deus, logo se arrependem, e se concertam do erro.

E FEITOS SERVOS DE DEUS. É justamente nisto que verdadeiramente se pode chamar de reino de Deus sobre a vida de Alguém, é quando tal pessoa se torna servo de Deus. Todos aqueles que são servos de Deus e de Cristo, não fazem mais as suas próprias vontades, mas dentro do possível buscam agradar em tudo a vontade de Deus. Para tanto, se faz necessário atos contínuo de renúncias de tudo que o mundo oferece para se executar a vontade do Pai, o que não é nada fácil, neste mundo de trevas.

TENDE O VOSSO FRUTO. Não há dúvida que o apóstolo dos gentios pensa no fato de que os remidos do Senhor Jesus vivem de acordo com as influências do Espírito De Deus, produzindo assim os frutos do Espírito Santo. Gálatas 5:22-23 - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. Esta é a vida cristã em potencialidade.

PARA A SANTIFICAÇÃO. Ser santo é ser separado das coisas do mundo, que são boas para a carne, mas que ao praticá-las o homem desagrada a Deus. Do outro lado, seguir a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, é também se dedicar completamente a vontade de Deus. Paulo não fala sobre ativismo religioso, misturado com hipocrisia, mas ele se refere à vida que o salvo vive para Deus e o seu reino.

E POR FIM A VIDA TERNA. Este versículo mostra realmente o caminho, que quando seguido corretamente, tem como ponto final a vida eterna ou salvação em Cristo Jesus nosso Senhor. Enquanto o homem natural, que é escravo do pecado, recebe como resultado a morte eterna, os remidos de Cristo, que foram libertos do pecado e da morte, tem como destino futuro a vida eterna, que será uma vida feliz, vida abundante, em que não haverá mais sofrimentos, nem dor, nem pranto, nem morte.

Romanos 6:20-21

Romanos 6:20-21 - Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça. E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte.
PORQUE, QUANDO ÉREIS SERVOS. Neste caso, o autor pode ter seu pensamento em duas situações. A primeira, de quando todos os seres humanos ainda estavam debaixo da velha dispensação, quando todos eram escravos do pecado como consequência da desobediência a vontade de Deus. Depois, o escritor pode também estar pensando na vida velha dos seus leitores, antes de se converterem para Cristo. Antes da vinda de Cristo ou antes de nascer de novo, todos eram escravos do pecado e da morte.

DO PECADO. O pecado é a quebra da aliança de submissão a vontade de Deus. um exemplo bem claro disto aconteceu ainda no começo da raça humana, quando Deus disse a Adão que não comesse da arvore do conhecimento do bem e do mal que estava no meio do Jardim do Éden. A título de hoje, temos o evangelho de Cristo que já se espalhou por todos os recantos do mundo, para que todos possam lhe obedecer.

ESTÁVEIS LIVRES. Com isso, Paulo deixa bem claro que, o homem tem que tomar a sua decisão e fazer uma escolha, ou viver a vida natural, da qual a grande maioria vive, porem sendo escravo do pecado, que tem como consequência a morte. Ou do outro lado se submeter ao senhorio de Cristo para desfrutar da vida. Quem não crer no evangelho das boas e por consequente rejeita a Cristo, está livre para pecar.

DA JUSTIÇA. Cristo Jesus e tudo que ele fez em prol dos filhos dos homens é que se compõe nesta justiça da qual fala o apóstolo dos gentios. Nestas justiça está inclusa a obra perfeita de redenção realizada pelo Filho de Deus, bem como o seu sacrifício de Expiação e propiciação que teve como resultado a reconciliação, que é a paz com Deus. Para que alguém possa desfrutar desta justiça, tem que romper com o pecado.

E QUE FRUTO TÍNHEIS DAS COISAS. Prejuízos em todos os aspectos, porque para toda causa existe um ou mais efeitos. Quando Deus disse a Adão que não comesse do fruto proibido, sistematicamente ele ditou a pena do pecado que era a morte. Esta morte citada ainda no começo, engloba todas as consequências advindas da prática do pecado, como sofrimentos, contrariedades, doenças e por fim a morte.

QUE AGORA VOS ENVERGONHAIS? Na verdade, para o homem natural, a prática deliberada do pecado é o seu prazer e contentamento, porque quem não é guiado pelo Espírito de Deus e de acordo com o evangelho da verdade, satisfaz seus desejos pelas concupiscências da carne. Mas os remidos de Cristo, ainda que venha a falhar, mas sente é tristeza quando é surpreendido pela prática do pecado e se arrepende.

PORQUE O FIM DELAS É A MORTE. Paulo fala do resultado da prática consciente do pecado praticado pelos seres humanos contra si mesmo e contra a vontade de Deus. Esta morte pode representar a morte física, ou morte clínica, que é a separação do espírito e da alma dom corpo físico. Mais acima de tudo, a morte espiritual, que é a separação de Deus e da vida. Por fim, a morte eterna, que é sinônimo de morte eterna ou condenação eterna. Os remidos já venceram a morte espiritual em Cristo Jesus.

Romanos 6:19

Romanos 6:19 - Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.
FALO COMO HOMEM, PELA FRAQUEZA DA VOSSA CARNE. Há quem diga que Paulo estava como que nervoso ao tratar deste assunto com seus leitores, ao afirmar, falo como homem. Certamente o escritor tinha conhecimento do que estava acontecendo na igreja cristã de Roma, em que os irmãos ainda estavam dando lugar as obras da carne, e não aos frutos do Espírito Santo, porque ainda eram carnais.

POIS QUE, ASSIM COMO APRESENTANTES VOSSOS MEMBROS. Não há dúvida que o autor fala dos seus leitores de quando eles ainda se comportavam como pessoas naturais, porque é assim que acontece com todos aqueles que vivem somente para esta dimensão da vida. O ser humano que ainda não é nascido de novo, entrega seu corpo totalmente para a prática de pecados graves contra si mesmo e com Deus.

PARA SERVIREM À IMUNDÍCIA. Esta expressão usada pelo apóstolo nos fala a respeito de todas as formas de pecados sexuais, o que na capital do império romano era permitido como coisa normal. Em termos sociais, não havia nenhuma lei que proibisse o adultério, que até certo ponto era bem aceito pela sociedade. Do mesmo modo, a prevaricação e a fornicação eram coisas elogiáveis, bem como o homossexualismo.

E A MALDADE PARA A MALDADE. Além dos pecados sexuais desenfreados, em Roma não se tinha limites para a prática da maldade de uns para com os outros. Fala-se que as autoridades romanas tinham o poder sobre a vida e sobre a morte de quem fazia parte do domínio romano, principalmente daqueles que pertenciam às classes sociais mais pobres. A história comprova isto, com fatos de crueldades praticadas por eles.

ASSIM APRESENTAI AGORA. Os leitores de Paulo ao se converterem ao cristianismo, não perdiam suas cidadanias romanas, nem deixavam de ser cidadãos da capital do império mais poderoso daquela época. Mas, quem quisesse fazer parte da igreja de Cristo tinha que mudar de vida, isso porque não se admitia nas fileiras do cristianismo casos recorrentes de prostituição, nem muito menos pessoas perversas.

OS VOSSOS MEMBROS PARA SERVIREM A JUSTIÇA. Com estas palavras, o apóstolo dos gentios estava explicando para os irmãos da igreja de Cristo na cidade de Roma que, eles não poderiam continuar como na vida velha. Até porque, que se converte ao verdadeiro cristianismo tem a obrigação de dar um bom testemunho de alguém que é discípulo de Cristo e que segue fielmente os seus passos e exemplo de vida.

PARA A SANTIFICAÇÃO. Esta santificação nos fala a respeito da separação das coisas comuns desta vida, ou seja, do mundanismo. E ao mesmo tempo, a santificação de vida também requer renuncia dos próprios desejos e vontades pessoas para se dedicar completamente as coisas de Deus. Por isso que Cristo ensinou: Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça. Portanto, a vida cristã autêntica requer do discípulo de Cristo uma verdadeira santificação, sem a qual ninguém verá a Deus.

quarta-feira, 13 de março de 2019

Romanos 6:17-18

Romanos 6:17-18 - Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
MAS GRAÇAS A DEUS QUE. Tudo provem de Deus que por ato contínuo de misericórdia fez tudo de bom para beneficiar as suas criaturas. O nosso escritor se achava o mais pecador de todos de sua época, porque antes de se converter ao verdadeiro cristianismo foi um terrível pecador contra a igreja amada do Senhor Jesus Cristo. Por isso que ele agradece muito a Deus, por ter manifestado sua graça salvadora para com todos os filhos dos homens, isso por meio de Cristo Jesus.

TENDO SIDO SERVOS DO PECADO. Desde Adão, passando por todas as gerações, nenhum homem teve condições de por méritos pessoais deixar de ser escravo do pecado, uma vez que, com a queda da raça humana, todos traziam consigo a síndrome do pecado cravada em sua alma. Nem mesmo os filhos de Israel, que receberam de Deus a legislação de Moisés, tiveram condições de se aperfeiçoarem pela própria lei.

OBEDECESTES DE CORAÇÃO. Porem, vindo a plenitude dos tempos, Deus por sua graça e misericórdia da humanidade enviou seu unigênito Filho como Redentor dos filhos dos homens. Por meio do evangelho das boas novas, depois da vinda do Messias de Deus, foi oferecida aos seres humanos a possibilidade de reconciliação, desde que o homem exerça sua fé genuína no nome de Cristo e em sua obra de redenção.

A FORMA DE DOUTRINA. Não mais conforme a legislação de Moisés, porque os filhos de Israel não tiveram capacidade de guardarem as recomendações contidas na lei, mas com a chegada de Cristo e da nova dispensação da graça de Deus, uma nova ordem de coisas estava estabelecida, não só com os judeus, mas principalmente com os gentios, de quem é constituída a igreja remida do Salvador da humanidade, Jesus Cristo.

A QUE FOSTES ENTREGUES. O apóstolo dos gentios fala sobre o evangelho das boas novas de Cristo, no qual contem a nova proposta de Deus para todas as nações do mundo. Este mesmo evangelho que Cristo ordenou aos seus seguidores que o levassem a todas as partes do mundo, como meio de revelar o plano da salvação a todos os filhos dos homens. Os remidos vivem com base nas promessas do evangelho.

E LIBERTADOS DO PECADO. João 8:32 – E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. O evangelho tem a potencialidade de libertar o homem natural do domínio e da servidão do pecado. Por meio de Cristo Jesus e da nova aliança da graça de Deus, qualquer ser humano tem a chance de ser liberto do pecado e de suas terríveis consequências. Basta que o homem creia no evangelho e receba a Cristo, o Salvador.

FOSTES FEITO SERVO DA JUSTIÇA. Paulo repete esta frase, por tê-la escrito antes, dada a sua importância, dentro do arcabouço da nova aliança da graça de Deus. O resgate que Cristo fez dos seus remidos para a nova ordem mundial da graça de Deus, além de libertar os seus escolhidos, também os lançou em uma condição favorável diante da justiça de Deus, uma vez que, quem está em Cristo Jesus, agora é servo da justificação gratuita perante o trono da graça. Cristo é tudo de bom para sua igreja.

Romanos 6:16

Romanos 6:16 - Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?
NÃO SABEIS VÓS QUE. O que Paulo passa a dizer neste versículo era algo que todos os seus leitores estavam mais que cientes até porque, o capital do império romano era controlada pelas autoridades romanas com mão de ferro. E quem se tornava vassalo do império era obrigado a se submeter completamente aos seus senhores. Neste mesmo tempo havia uma divisão de classe social bem definida, em que por um lado estava a grande maioria de escravos e do outro lado a elite dominante.

A QUEM VOS APRESENTARDES POR SERVOS. Como que alguém se apresentava a alguém como servo ou escravo? O império romano sugava os recursos da sociedade de forma avassaladora, e desta forma, o cidadão comum ia aos poucos perdendo suas poses financeiras. Chegava ao ponto de pobreza extrema, e com isso, se entregava a quem tinha mais recursos para não ver suas famílias morrendo de fome na miséria.

PARA LHES OBEDECER. Cada senhor de escrava tinha suas próprias leis internas, por meio das quais conduzia suas senzalas de escravos. Quando alguém se apresentava como um novo escravo de uma fazendo, por exemplo, o patrão lhe passava todas as exigências e regras de sua empresa, em que o servo era obrigado a cumprir todas as regras do jugo, se quisesse apenas escapar, tendo direito apenas ao pão de cada dia.

SOIS SERVO, DAQUELE A QUEM OBEDECEIS. Assim sendo, era lavrada uma escritura em que o cidadão perdia sua liberdade, passando a ser escravo de tal patrão que o acolhia nas condições impostas. Depois disto, dificilmente alguém conseguia se tornar outra vez livre do regime de escravidão, até porque o sistema da época e as condições de trabalho não permitiam alguém conseguisse sua carta de alforria ou liberdade.

OU AO PECADO. Tendo demostrado sua metáfora, então, o apóstolo dos gentios volta ao assunto que ele pretende explicar, que é justamente a forma como o ser humano se torna escrava do pecado, ou livre dele por meio de Cristo Jesus, o Redentor. O pecado escraviza o homem de tal maneira, que todos aqueles que se deixam dominar por ele, perdem a sua liberdade da alma, não tendo mais vontade própria, nem livre arbítrio.

PARA A MORTE. Esta é a regra que desde o princípio foi estabelecida. Gênesis 2:16-17 - E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente. Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Um pouco mais a frente, neste mesmo capitulo, Paulo diz que, o salário do pecado e a morte (Romanos 6:23).

OU DA OBEDIÊNCIA PARA A JUSTIÇA? Os versículos que temos a nossa frente explicam em detalhes sobre como os remidos de Cristo se tornam libertos do pecado para então serem servos da justiça. Paulo não está se referindo a justiça própria de quem quer que seja, mas ele se refere a justiça de Deus em Cristo Jesus, que liberta o mais vil pecador da escravidão do pecado, e o torna filhos por adoção do reino de Deus. E isso não acontece por méritos pessoas, mas sim pela redenção de Cristo Jesus.

Romanos 6:14-15

Romanos 6:14-15 - Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.
PORQUE O PECADO. Sobre isto, é bom lembrar, do que Paulo vinha falando, desde o começo deste capítulo, em que ele faz notório aos seus leitores dos tempos, em que os filhos dos homens viviam sob o reinado do pecado e da morte. Seja o modo operante em que o pecado dominou depois de Adão até a lei, ou seja, no próprio tempo em que a legislação de Moisés tentou concertar os filhos de Israel. Com a vinda do Messias de Deus, Cristo Jesus, o pecado não tem poder sobre a vida dos remidos de Cristo Jesus.

NÃO TERÁ DOMÍNIO SOBRE VÓS. Dois versículos falam sobre o golpe que a nova dispensação deu contra o pecado em João 8:32,36 – E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. O evangelho que substituiu a lei e o tempo da ignorância, regenerando o homem, que por crer no nome de Cristo recebe a libertação do pecado e suas consequências.

POIS NÃO ESTAIS DEBAIXO DA LEI. Não há dúvida que Paulo fala a respeito da lei de Moisés que foi dada depois de um longo período quando da queda da raça humana. A mensagem do evangelho das boas novas de Cristo deixa bem claro que o pacto da lei foi substituído pela nova aliança da graça de Deus. Portanto, Cristo cumpriu a lei em nosso lugar e como fundador da nova aliança nos deixou a evangelho da paz.

MAS DEBAIXO DA GRAÇA. Esse é o novo tempo inaugurado pelo Senhor Jesus, em que Deus faz uma nova tratativa com os seres humanos, propondo a aliança da reconciliação com todos. Estar debaixo da graça é viver em paz com Deus, porque a propiciação e expiação de Cristo nos tornaram justos diante de Deus. Na cruz do Calvário, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo anulou nossas culpas.

POIS QUE? PECAREMOS. Vem então, uma advertência de Paulo para seus leitores. Já que estamos debaixo da graça, desta forma podemos viver de maneira depravada, já que não existe mais acusação contra nós? De modo nenhum. Pelo contrário, a proposta das doutrinas cristãs é que os remidos de Cristo vivam uma vida de renúncia, buscando de todos os modos a santificação de vida, que é a separação do pecado.

PORQUE NÃO ESTAMOS DEBAIXO DA LEI. É fato que a legislação de Moisés deu lugar ao evangelho das boas novas de Cristo, através do qual fomos libertos das amarras do pecado. Houve na realidade mudanças significativas e por demais importantes no modo operante de Deus com os filhos dos homens, até porque, a nova dispensação da graça de Deus deu aos seres humanos a possibilidade de se reconciliarem com Deus.

MAS DEBAIXO DA GRAÇA? DE MODO NENHUM. Não se pode comparar em termos de favorecimento, o tempo da lei com o período da graça. A graça abriu a porta da salvação para todos, porque é o tempo aceitável do Senhor. Mas nem por isso, o homem pode se aproveitar da tolerância de Deus para viver nas concupiscências da carne. O remido de Cristo querer viver na pecaminosidade desenfreada é desejar crucificar novamente o Filho de Deus, o que não pode ser, conforme o evangelho.

terça-feira, 12 de março de 2019

Romanos 6:13

Romanos 6:13 - Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.
NEM TAMPOUCO APRESENTEIS OS VOSSOS MEMBROS AO PECADO. No versículo anterior o escritor fala sobre o nosso corpo, que deve ser preservado da prática deliberada do pecado, que gera a morte. Já neste versículo, Paulo trata dos membros do nosso corpo, que devem ser preservados da iniquidade, porque todo pecado, seja ele grave ou de menor potencialidade traz consigo determinadas consequências, sem negar que cada membro do nosso corpo deve ser usado para glória do nome de Cristo.

POR INSTRUMENTO DE INIQUIDADE. Podemos tomar como exemplo alguns dos membros do nosso corpo que deve ser usado para o bem e para o que é correto e não para o que é errado. Nossas mãos devem ser utilizadas na prática de boas obras para o bem do nosso próximo. Não devemos usar nossos olhos para olhar para o que não se deve, nem os nossos ouvidos para ouvir coisas imorais. Todo cuidado é pouco.

MAS APRESENTAI-VOS A DEUS. Esse é um dos melhores conselhos que Paulo estava passando para seus leitores, no sentido de incentivar a igreja de Cristo a viver com exclusividade em busca do reino de Deus e das coisas que são de cima. Cristo abriu-nos o caminho do trono da graça, pelo qual temos acesso direto ao Deus de amor bondade e misericórdia. Desta forma, podemos chegar como remidos na presença do Pai.

COMO VIVOS. Não porque tenhamos vida em nós mesmos, mas porque Deus ressuscitou a Cristo dentre os mortos, e como estávamos representados na morte de Cristo, também ressuscitamos com ele e estamos vivos diante de Deus. Todos aqueles que estão em Cristo, por tê-lo aceito como Senhor e Salvador, são seres vivificados, com a viva esperança de que, mesmo se morrerem, mas viverão sempre com Cristo.

DENTRE OS MORTOS. Neste caso, o apóstolo dos gentios afirma em sua tese que, os que estão alienados de Cristo por suas incredulidades, mesmo estando aparentemente vivos, mas estão mortos, porque estão separados da verdadeira vida que é Deus e Cristo Jesus, Ele que é a ressurreição e a vida. Quem não aceita a Cristo é um defunto ambulante, porque a morte espiritual é a separação da vida de Deus e em Cristo.

E OS VOSSOS MEMBROS A DEUS. Paulo recomenda neste mesmo versículo que não devemos entregar os membros do nosso corpo para serem instrumentos do pecado ou da iniquidade, que é a mesma coisa. E agora, ele recomenda que os membros do nosso corpo devam ser utilizados como instrumentos de Justiça, e isso significa dizer que devemos usar, por exemplo, a nossa boca para louvar a Deus e pregar sua palavra.

COMO INSTRUMENTOS DE JUSTIÇA. Tudo que fizermos deve ser feito para glória de Deus Pai, isso porque somos luz do mundo e sal da terra. O bom testemunho de um representante do reino de Deus neste mundo serve de guia para que os homens naturais vejam as obras de Deus por meio de nossas vidas. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque deles é o reino de Deus. Viver uma vida reta diante da sociedade é um dever de todo aquele que dedica seu corpo e vida ao reino de Deus.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...