sexta-feira, 26 de abril de 2019

Romanos 10:9

Romanos 10:9 - A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
A SABER: SE COM A TUA BOCA. Verdade é que muitos dos judeus creram que o Senhor Jesus era o Messias de Deus, mas por causa das perseguições dos líderes do judaísmo, não confessavam publicamente sua fé em Cristo Jesus. A bíblia fala de multidões que foram beneficiadas pelas virtudes do Senhor Jesus, com Milagres, prodígios e sinais que Ele operava em favor dos necessitados, porem, estes mesmos o negaram na hora da condenação, quando autorizaram sua crucificação na cruz.

CONFESSARES. O Senhor Jesus foi um guerreiro por enfrentar todas as autoridades religiosas de Israel, bem como as autoridades políticas de Roma, quando veio realizar a implantação da nova dispensação da graça de Deus. E o que Ele esperava dos seus conterrâneos hebreus era de que confessassem diante dos líderes do judaísmo de que Ele era o Messias prometido por Deus, e ainda o Mesmo Emanuel, Deus conosco.

AO SENHOR JESUS. Os apóstolos de Jerusalém também demostraram grande coragem ao continuarem a obra do cristianismo em todo o Israel, e o apóstolo Paulo foi igualmente um lutador pela causa do Mestre, porque aonde ele chegava, procurava uma sinagoga judaica, e quando tinha oportunidade, confessava que Jesus Cristo era o Messias de Deus. Confessar a Jesus é dizer que Ele é nosso Senhor e Salvador.

E EM TEU CORAÇÃO CRERES. Enquanto os méritos pessoas, tais como as obras da lei era o elemento essencial da lei de Moisés, o que reprovava os seguidores do judaísmo, por não conseguirem cumprir as exigências da lei. No cristianismo, o elemento humano que leva o homem a ter paz com Deus é a sua fé. Porque a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem. Razão porque Paulo fala da fé no coração, porque a confiança em Deus é algo indispensável.

QUE DEUS O RESSUSCITOU. A ressurreição de Cristo passou a ser a base da fé cristã nos seus começos, porque se Cristo não tivesse ressuscitado, a fé dos seus seguidores seria em vão. Quando se diz que Deus foi quem ressuscitou a Cristo, isso nos fala da forma como Deus o exaltou soberanamente, e o ato da ressurreição do Filho de Deus foi só o começo de como o Pai engrandeceu e glorificou o seu Cristo.

DENTRE OS MORTOS. Este fato também era importante para o testemunho de que Cristo estava sentado à destra de Deus, uma vez que, poderia ser que alguém, tais como as autoridades judaicas ou romanas viessem a dizer que Cristo Jesus não havia morrido. Jesus morreu, ficou três dias no seio da terra, transportou os que estavam no seio de Abraão para o paraíso e desceu ao hades para pregar no inferno a sua vitória.

SERÁS SALVO. A fé no coração e a confissão pública são condições indispensáveis para que alguém encontre a graça salvadora de Deus. Portanto, de acordo com a declaração e defesa do evangelho de Cristo, a salvação tem começo na vida de um ser humano a partir de que tal pessoa crer no Senhor Jesus e passa a confessa-lo como Senhor e Salvador. Esta mesma salvação tem prosseguimento na partida desta vida para a outra com Cristo, e principalmente na eternidade, o que se traduz por vida eterna.

Romanos 10:7-8

Romanos 10:7-8 - Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo). Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos.
OU: QUEM DESCERÁ AO ABISMO? O versículo sete faz menção ao que escreveu Moisés em Deuteronômio 30:13 - Nem tampouco está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Sendo que Paulo faz um trocadilho de palavras para adaptar essa mensagem ao que realmente ele tencionava dizer aos seus leitores. No caso, o autor fala em abismo, em vez de mar, para então falar a respeito de Cristo Jesus.

ISTO É, A TORNAR A TRAZER DENTRE OS MORTOS. No caso do texto escrito por Moisés, o patriarca desejava dizer para os filhos de Israel que eles não precisavam ir a outro país em busca de uma outra legislação, porque eles tinham a melhor lei possível. No caso dos judeus ou gentios da nova dispensação, eles contavam com o evangelho que de princípio foi pregado por Cristo e pelos líderes do cristianismo.

A CRISTO. No caso da intenção de Paulo em escrever para os judeus, seus leitores, eles não precisavam de que Cristo ressuscitasse mais uma vez, voltar de entre os mortos, porque isso já havia acontecido, e Ele foi visto pelos seus apóstolos e por mais de quinhentos irmãos. É provável que os judeus diziam: Se Ele ressuscitar de entre os mortos, então, nos cremos que Ele é efetivamente o Messias prometido por Deus.

MAS QUE DIZ? A PALAVRA ESTÁ JUNTO DE TI. Agora, o apóstolo dos gentios fala do que está escrito em Deuteronômio 30:14 - Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires. O evangelho das boas novas de Cristo era uma mensagem que se difundia cada vez mais, principalmente entre o povo de Israel, desde os profetas messiânicos, passando por João Batista, por Jesus, pelos seus apóstolos de Jerusalém e por Paulo e os demais líderes do cristianismo.

NA TUA BOCA E NO TEU CORAÇÃO. Entre os judeus era só no que se falava, até mesmo os que ainda não confessavam o nome de Cristo como sendo o Messias de Deus era só o que se comentava, porque tudo que aconteceu com o Filho de Deus teve uma repercussão muito grande em Israel. Depois da morte e ressurreição de Jesus Cristo, houve uma cobrança muito grande pelo que fizeram com o Cristo de Deus.

ESTA É A PALAVRA DA FÉ. Com a implantação da nova aliança da graça de Deus por Cristo Jesus, o Messias de Deus, não mais devia prevalecer às exigências da lei de Moisés, como regras para se agradar a Deus, porque o Criador exigia agora simplesmente a fé do povo judeu, bem como de todos os povos do mundo. A justificação passou a ser, não pelas obras da lei, mas pela fé em Cristo na redenção.

QUE PREGAMOS. Esta carta de Paulo aos Romanos é um exemplo de como o apóstolo pregava o começo de um novo tempo, tanto para os judeus, e principalmente para os gentios. O evangelho passou a ser a nova legislação pela qual o homem crendo no nome de Cristo, como sendo o Messias de Deus, bem como em sua perfeita obra de redenção e propiciação, então, passa a ser justificado diante da justiça de Deus.

Romanos 10:6

Romanos 10:6 - Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo).
MAS A JUSTIÇA. Essa justiça citada por Paulo era totalmente diferente da justiça que defendiam os seguidores do judaísmo, uma vez que, os judeus estabeleciam a justiça própria para auto se justificarem diante de Deus, o que eles não conseguiram, uma vez que estavam totalmente fora do que exigia a legislação de Moisés. Porem, a justiça que é pela fé no nome de Cristo e em sua obra de redenção, não depende de esforços dos filhos dos homens, porque Cristo já fez pelos seus remidos o necessário.

QUE É PELA FÉ. Os cristãos são filhos de Abraão conforme a fé, e não os descendentes físicos do patriarca. A nova dispensação não requer a circuncisão física, nem o cumprimento das exigências da lei de Moisés, mas da fé do seguidor do Senhor Jesus em tudo que determina e promete o evangelho da verdade. A fé não dá méritos ao que há possui, apenas o torna gracioso para receber os benefícios da redenção.

DIZ ASSIM. É bem provável que o escritor esteja pensando no que escreveu Moisés em Deuteronômio 30:11-12 - Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti. Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Sendo que o apóstolo faz uma adaptação para expor seus pensamentos e ideias.

NÃO DIGAS. No caso do que falou Moisés aos filhos de Israel, o recado é bem claro de que os filhos dos hebreus não teriam desculpas para defenderem de que não teriam aceso nem compreensão dos escritos da lei. Já no caso dos leitores de Paulo, não seria diferente, além de terem as profecias falando sobre o Messias de Deus, conheciam tudo que estava sendo exposto sobre a nova dispensação da graça de Deus.

EM TEU CORAÇÃO. Conhecendo Paulo os motivos porque muitos dos filhos de Israel haviam rejeitado a Cristo e os que continuavam resistindo aos planos de Deus quanto à nova dispensação da graça. Então, o apóstolo penetra no mais íntimo do coração dos seus leitores para revelar suas intenções mais profundas. Jesus se manifestou e deu todas as provas cabíveis de que era na realidade o Messias prometido. Assim sendo, os seguidores do tradicional judaísmo eram indesculpáveis, quanto a sua incredulidade.

QUEM SUBIRÁ AO CÉU? Diante do exposto por Paulo, há quem diga que os judeus que ainda tinham dúvidas se Jesus de Nazaré era de fato o Messias de Deus, queriam que Jesus viesse outra vez, para passar por tudo que ele já havia passado, provar mais uma vez que ele era de verdade o Messias que Deus tinha falado, a fim de que os seguidores do judaísmo viessem a se converter ao cristianismo, e isso não poderia ser.

ISTO É, A TRAZER DO ALTO A CRISTO. Quanto á missão redentora que o Filho de Deus havia de realizar na terra, já estava tudo consumado, conforme Ele, Jesus deu o brado no alto do Gólgota. Portanto, o que os judeus intentavam em seus corações não poderia ser concretizado, até porque estava determinado que o Cristo de Deus morresse uma única vez pelos pecados do povo. Agora, o Cristo de Deus vem para buscar a sua igreja, mas para os judeus, somente depois é que ele vira para o milênio.

Romanos 10:4-5

Romanos 10:4-5 - Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Ora, Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas.
PORQUE O FIM DA LEI É CRISTO. A lei de Moisés era uma aliança ou pacto com os filhos de Israel, e conforme o evangelho das boas novas de Cristo, esta mesma lei só tinha validade enquanto o Messias não se manifestasse na terra. Cristo veio e implantou uma nova aliança ou pacto, não só com os judeus, mas com todo aquele que crê no seu nome, bem como em sua obra de redenção. Portanto, quem permanece no regime da lei de Moisés tem negado a Cristo, como muitos judeus.

PARA JUSTIÇA. Na antiga aliança da lei, o que os seguidores do judaísmo estabeleceram era de que o judeu que de fato guardasse todos os mandamentos da legislação de Moisés seria justificado diante de Deus. Na nova dispensação, o que tem crédito diante da justiça de Deus, não são as obras dos homens, mas sim, a justiça que Cristo fez em prol do que nele crê, porque agora é a fé e a graça de Cristo que justifica.

DE TODO AQUELE QUE CRÊ. Conforme a lei de Moisés, o seguidor do judaísmo tinha que fazer por onde ser justificado diante da lei por seus méritos pessoas, o que ninguém conseguia. Já na nova dispensação, os remidos de Cristo entram não com as suas obras de justiça própria, mas com a sua fé no nome de Cristo e na sua obra completa de redenção, propiciação e expiação em prol dos que nele crê de verdade.

ORA, MOISÉS DESCREVE A JUSTIÇA. Moisés foi um dos mediadores da lei de Deus para com os filhos de Israel, além de ser o homem que foi designado para escrever tudo que na sua legislação estava ordenado. Portanto, o que estava determinado no código da lei de Moisés, os filhos de Israel tinham que cumprirem, caso contrário seriam reprovados e não justificados diante da lei, que se tornou realmente impraticável.

QUE É PELA LEI, DIZENDO. As regras eram todas muito claras de acordo com os mandamentos estatutos e juízos da legislação de Moisés. Os filhos de Israel eram obrigados a conhecerem todos os detalhes da lei de Moisés, porque assim a própria lei determinava que os pais ensinassem seus filhos toda a lei, desde a mais tenra idade. Ninguém tinha desculpa de dizer que não conhecia as regras rígidas do judaísmo.

O HOMEM QUE FIZER ESTAS COISAS. Eis aqui o grande problema da lei de Moisés no que diz respeito aos filhos de Israel, isso porque, as regras se tornavam uma exigência que por obrigação os hebreus tinham que cumprirem. Não demorou muito até que os judeus se desviassem completamente das exigências da lei de Moisés, ao ponto de virem os dois cativeiros sobre Israel, assírio e babilônico, além do domínio romano.

VIVERÁ POR ELAS. Se os filhos de Israel tivessem cumprido as exigências da lei de Moisés o resultado seria a bênção total de Deus sobre eles, e por fim, a vida eterna para os seguidores do judaísmo. No entanto, como não obedeceram as ordenanças da lei, então, o resultado foi o castigo, surgindo a necessidade de uma nova ordem de coisa, por isso que Deus enviou o seu Messias, para implantar a nova dispensação da graça, o que já era profetizado por Deus, como um tempo de salvação pela fé e graça.

Romanos 10:3

Romanos 10:3 - Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.
PORQUANTO. Paulo continua escreveu para seus irmãos judeus, eles que receberam uma tremenda luz da parte de Deus, que foi a lei de Moisés, mas que não fizeram caso do plano bom que o Senhor estabeleceu para com eles. O que o Senhor fez com o seu povo Israel, não fez com nenhuma outra nação deste planeta terra, uma vez que Deus se deu a conhecer de forma prática aos hebreus, e isso fez revelando completamente sua vontade para aquela época, por meio dos seus estatutos da lei.

NÃO CONHECENDO. Os judeus conheciam a lei de Moisés de cor, porque desde criança que os pais dos hebreus tinham a obrigação de ensinar os mandamentos da legislação de Moisés como o Estado tem o dever de alfabetizar o cidadão. Mas, mesmo tendo conhecimento da vontade de Deus, mediante a lei de Moisés, porem não faziam aquilo que o Senhor exigia, que era confiar na justiça que vem somente de Deus.

A JUSTIÇA DE DEUS. A justiça de Deus era a implantação do seu reino sobre a vida de todos os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó. Deus não queria prender os hebreus a simplesmente um código de lei, da letra, mas sim, ao prazer dos filhos de Israel o amá-lo acima de qualquer coisa, e o servi-lo de todo o coração. Isso era o que constituía o âmago e a essência dos ensinamentos da boa e perfeita lei de Moisés.

E PROCURANDO ESTABELECER. Os judeus não entenderam a legislação de Moisés como sendo algo espiritual, mas transforaram aquela lei em algo material, com promessas apenas materiais e terrenas, a prova disto é que barganhavam com Deus, cumprindo as exigências da lei, mas por outro lado, colocando Deus contra a parede. Deus é totalmente Espírito, e, portanto, seus pactos são espirituais e não materiais.
A SUA PRÓPRIA JUSTIÇA. Trocando as bolas da essência do que tencionava a lei de Moisés, os judeus buscaram estabelecer a justiça própria dos filhos dos homens, como moeda de troca, com isso, tentavam forçar a Deus a fazer por eles, o que não mereciam de bom, porque toda justiça do homem é trapo de imundícia. Quem é o homem para tentar burlar a Deus, o Senhor que conhece as mais íntimas intenções dos seres humanos. O evangelho declara enfaticamente, não há um justo, nenhum sequer.

NÃO SE SUJEITARAM. Neste momento, a mente do escritor é iluminada de forma grandiosa a ver a verdadeira justiça que vem de Deus, que foi justamente tudo de bom que o Messias de Deus fez e executou em prol da humanidade. Mas que os filhos de Israel rejeitaram, porque achavam de que não precisavam da ajuda de Cristo, por isso que deram as costas para p Filho de Deus, ele que era o Redentor.

A JUSTIÇA DE DEUS. Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, nenhum ser humano tem condições de por méritos pessoas melhorar sua condição diante da justiça de Deus. Por isso que o grande Deus estabeleceu seu critério único e incondicional, a necessidade inevitável de todos se submeterem a sua justiça, justiça essa que é o próprio Cristo e tudo que ele já prodigalizou em prol dos seus remidos. Nem judeu, nem muito menos gentio serão justificados perante Deus, sem Cristo.

Romanos 10:1-2

Romanos 10:1-2 - Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação. Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento.
IRMÃOS, O BOM DESEJO DO MEU CORAÇÃO. Esta carta tinha endereço certo, que era efetivamente os que faziam parte da igreja de Cristo na cidade de Roma, sejam eles judeus convertidos ao cristianismo ou gentios que foram alcançados pelo evangelho das boas novas e viviam para o reino de Cristo. O escritor expressa seus desejos mais fortes quanto aos hebreus, ele que também era um israelita, que deixou o judaísmo, mas que tinha maior consideração pelos seus conterrâneos, os judeus.

E A ORAÇÃO A DEUS. Cristo Jesus, concentrou todas as suas atividades em Israel, e foi até as últimas consequências para salvar o povo hebreu, porque morreu por eles na cruz do Calvário. Compreendendo o amor que Cristo tinha pelo seu povo é que Paulo orava a Deus, sem desistir, na esperança que os judeus compreendessem que ainda havia possibilidade deles se converterem dos seus maus caminhos para o evangelho.

POR ISRAEL. Apesar de tudo que houve que o povo judeu, antes da vida do Cristo de Deus, bem como pelo fato de terem rejeitado o seu Messias, mas os hebreus sempre foram o povo muito querido por Deus. Desde Abraão, Isaque e Jacó, que as melhores promessas do Criador foram feitas aos filhos de Israel, porque o coração do Criador sempre esteve voltado para os descendentes de Abraão, o Senhor sempre os amou.

É PARA SUA SALVAÇÃO. A igreja de Cristo teve seu começo com judeus crendo que Jesus de Nazaré era o Messias prometido por Deus. E as principais lideranças do cristianismo do primeiro século de nossa era cristã eram israelitas, tais como os apóstolos de Jerusalém, bem como o grande apóstolo dos gentios, Paulo. De forma que, a salvação veio para os hebreus, e por graça de Deus chegou também aos gentios.

PORQUE LHES DOU TESTEMUNHO. Antes de se converter ao verdadeiro cristianismo, Saulo de Tarso pertencia a mais alta corte dos judeus, que era o Sinédrio, uma vez que ele era fariseu, e estava a serviço do judaísmo. Depois que teve um encontra transformador com Cristo, voltou a Jerusalém, e certamente desejava fazer um trabalho entre os judeus, mas foi separado para o evangelho da incircuncisão.

DE QUE TEM ZELO DE DEUS. Ninguém mais do que Paulo tinha autoridade em falar desta forma, porque o apóstolo dos gentios sofreu na pele, mais do que qualquer outro dos apóstolos, as perseguições dos judeus. Os judeus demonstravam tal zelo por Deus ao defenderem com unhas e dentes o judaísmo, por isso que eles perseguiram a Jesus, aos seus apóstolos de e principalmente ao apóstolo Paulo.

MAS NÃO COM ENTENDIMENTO. Foi na verdade um ato de insensatez tremenda o fato dos judeus terem rejeitado ao seu Messias, Jesus de Nazaré. Em nome de uma religião, que conforme a vontade de Deus já estava ultrapassada, o judaísmo, foi que eles, os judeus deram as costas para o plano de Deus, ao perseguirem, condenando e matando o Filho de Deus. Além de perseguirem os líderes do cristianismo já fundado por Cristo. Com os judeus se aprende que o fanatismo religioso só trás prejuízo.

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Romanos 9:33

Romanos 9:33 - Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido.
COMO ESTÁ ESCRITO. É recorrente nos escritos de Paulo esta colocação, como indicativo de que ele vai em seguida fazer uma citação da literatura religiosa dos judeus, principalmente quando ele tem como alvo os seus conterrâneos. Não resta dúvida de que os hebreus na cidade de Roma tomariam conhecimento da maior parte do conteúdo desta carta, por isso que o autor recorre muitas vezes aos escritos religiosos dos israelitas. Esta era uma forma do escritor dar autoridade a sua carta.

EIS QUE EU PONHO. Paulo continua citando o profeta Isaías em que ele alerta aos hebreus sobre a vinda do Messias, bem como prevê neste caso a rejeição do Salvador. Isaías 8:14 - Então ele vos será por santuário; mas servirá de pedra de tropeço, e rocha de escândalo, às duas casas de Israel; por armadilha e laço aos moradores de Jerusalém. Portanto, isso já era previsível sobre a rejeição ao Messias.

EM SIÃO. Essa era uma colocação para indicar a nação de Israel, sendo que em alguns casos bíblicos se refere somente a cidade de Jerusalém como capital daquela nação. Verdade é que o Messias de Deus exerceu seu ministério em todo o país de Israel, mas foi na cidade de Jerusalém que ele foi condenado pelas principais autoridades dos judeus, isso tanto, no que diz respeito a religião, quanto ao Estado.

UMA PEDRA DE TROPEÇO. Isaías 8:15 - E muitos entre eles tropeçarão, e cairão, e serão quebrantados, e enlaçados, e presos. Esse era um provérbio utilizado pelos líderes do cristianismo para alertar aos judeus sobre o que eles fizeram com o seu Messias, quando na realidade conheciam todas as profecias que falavam a respeito da chegada do Emanuel. Quando os judeus rejeitaram a Cristo tiveram muitos prejuízos. A nação de Israel já pagou um alto preço por ter negado que Jesus era o seu Messias.

E UMA ROCHA DE ESCÂNDALO. Isaías 28:16 - Portanto assim diz o Senhor Deus: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse. Cristo Jesus deu todas as provas irrefutáveis de que era na verdade o Messias de Deus, porem, em vez de os judeus crerem nele, o rejeitaram, prendendo e o condenando injustamente.

E TODO AQUELE QUE CRER NELA. Pedro identifica esta Pedra como sendo o Senhor Jesus Cristo 1 Pedro 2:6-7 - Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina.

NÃO SERÁ CONFUNDIDO. Estes representam todos àqueles que dos judeus ou dos gentios creram que o simples Jesus de Nazaré era na verdade o Messias prometido por Deus. Os eleitos de Deus, os escolhidos de Cristo e todos os remidos do Senhor não serão confundidos porque atenderam ao chamado do Deus Todo-poderoso para uma nova aliança da graça, em que os salvos não se justificam por justiça própria, como tentavam se justificarem os seguidores do judaísmo, mas pela justiça de Cristo Jesus.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...