sexta-feira, 26 de abril de 2019

Romanos 10:7-8

Romanos 10:7-8 - Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo). Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos.
OU: QUEM DESCERÁ AO ABISMO? O versículo sete faz menção ao que escreveu Moisés em Deuteronômio 30:13 - Nem tampouco está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Sendo que Paulo faz um trocadilho de palavras para adaptar essa mensagem ao que realmente ele tencionava dizer aos seus leitores. No caso, o autor fala em abismo, em vez de mar, para então falar a respeito de Cristo Jesus.

ISTO É, A TORNAR A TRAZER DENTRE OS MORTOS. No caso do texto escrito por Moisés, o patriarca desejava dizer para os filhos de Israel que eles não precisavam ir a outro país em busca de uma outra legislação, porque eles tinham a melhor lei possível. No caso dos judeus ou gentios da nova dispensação, eles contavam com o evangelho que de princípio foi pregado por Cristo e pelos líderes do cristianismo.

A CRISTO. No caso da intenção de Paulo em escrever para os judeus, seus leitores, eles não precisavam de que Cristo ressuscitasse mais uma vez, voltar de entre os mortos, porque isso já havia acontecido, e Ele foi visto pelos seus apóstolos e por mais de quinhentos irmãos. É provável que os judeus diziam: Se Ele ressuscitar de entre os mortos, então, nos cremos que Ele é efetivamente o Messias prometido por Deus.

MAS QUE DIZ? A PALAVRA ESTÁ JUNTO DE TI. Agora, o apóstolo dos gentios fala do que está escrito em Deuteronômio 30:14 - Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires. O evangelho das boas novas de Cristo era uma mensagem que se difundia cada vez mais, principalmente entre o povo de Israel, desde os profetas messiânicos, passando por João Batista, por Jesus, pelos seus apóstolos de Jerusalém e por Paulo e os demais líderes do cristianismo.

NA TUA BOCA E NO TEU CORAÇÃO. Entre os judeus era só no que se falava, até mesmo os que ainda não confessavam o nome de Cristo como sendo o Messias de Deus era só o que se comentava, porque tudo que aconteceu com o Filho de Deus teve uma repercussão muito grande em Israel. Depois da morte e ressurreição de Jesus Cristo, houve uma cobrança muito grande pelo que fizeram com o Cristo de Deus.

ESTA É A PALAVRA DA FÉ. Com a implantação da nova aliança da graça de Deus por Cristo Jesus, o Messias de Deus, não mais devia prevalecer às exigências da lei de Moisés, como regras para se agradar a Deus, porque o Criador exigia agora simplesmente a fé do povo judeu, bem como de todos os povos do mundo. A justificação passou a ser, não pelas obras da lei, mas pela fé em Cristo na redenção.

QUE PREGAMOS. Esta carta de Paulo aos Romanos é um exemplo de como o apóstolo pregava o começo de um novo tempo, tanto para os judeus, e principalmente para os gentios. O evangelho passou a ser a nova legislação pela qual o homem crendo no nome de Cristo, como sendo o Messias de Deus, bem como em sua perfeita obra de redenção e propiciação, então, passa a ser justificado diante da justiça de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...