sexta-feira, 26 de abril de 2019

Romanos 10:6

Romanos 10:6 - Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo).
MAS A JUSTIÇA. Essa justiça citada por Paulo era totalmente diferente da justiça que defendiam os seguidores do judaísmo, uma vez que, os judeus estabeleciam a justiça própria para auto se justificarem diante de Deus, o que eles não conseguiram, uma vez que estavam totalmente fora do que exigia a legislação de Moisés. Porem, a justiça que é pela fé no nome de Cristo e em sua obra de redenção, não depende de esforços dos filhos dos homens, porque Cristo já fez pelos seus remidos o necessário.

QUE É PELA FÉ. Os cristãos são filhos de Abraão conforme a fé, e não os descendentes físicos do patriarca. A nova dispensação não requer a circuncisão física, nem o cumprimento das exigências da lei de Moisés, mas da fé do seguidor do Senhor Jesus em tudo que determina e promete o evangelho da verdade. A fé não dá méritos ao que há possui, apenas o torna gracioso para receber os benefícios da redenção.

DIZ ASSIM. É bem provável que o escritor esteja pensando no que escreveu Moisés em Deuteronômio 30:11-12 - Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti. Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Sendo que o apóstolo faz uma adaptação para expor seus pensamentos e ideias.

NÃO DIGAS. No caso do que falou Moisés aos filhos de Israel, o recado é bem claro de que os filhos dos hebreus não teriam desculpas para defenderem de que não teriam aceso nem compreensão dos escritos da lei. Já no caso dos leitores de Paulo, não seria diferente, além de terem as profecias falando sobre o Messias de Deus, conheciam tudo que estava sendo exposto sobre a nova dispensação da graça de Deus.

EM TEU CORAÇÃO. Conhecendo Paulo os motivos porque muitos dos filhos de Israel haviam rejeitado a Cristo e os que continuavam resistindo aos planos de Deus quanto à nova dispensação da graça. Então, o apóstolo penetra no mais íntimo do coração dos seus leitores para revelar suas intenções mais profundas. Jesus se manifestou e deu todas as provas cabíveis de que era na realidade o Messias prometido. Assim sendo, os seguidores do tradicional judaísmo eram indesculpáveis, quanto a sua incredulidade.

QUEM SUBIRÁ AO CÉU? Diante do exposto por Paulo, há quem diga que os judeus que ainda tinham dúvidas se Jesus de Nazaré era de fato o Messias de Deus, queriam que Jesus viesse outra vez, para passar por tudo que ele já havia passado, provar mais uma vez que ele era de verdade o Messias que Deus tinha falado, a fim de que os seguidores do judaísmo viessem a se converter ao cristianismo, e isso não poderia ser.

ISTO É, A TRAZER DO ALTO A CRISTO. Quanto á missão redentora que o Filho de Deus havia de realizar na terra, já estava tudo consumado, conforme Ele, Jesus deu o brado no alto do Gólgota. Portanto, o que os judeus intentavam em seus corações não poderia ser concretizado, até porque estava determinado que o Cristo de Deus morresse uma única vez pelos pecados do povo. Agora, o Cristo de Deus vem para buscar a sua igreja, mas para os judeus, somente depois é que ele vira para o milênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...