sexta-feira, 26 de abril de 2019

Romanos 10:4-5

Romanos 10:4-5 - Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Ora, Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas.
PORQUE O FIM DA LEI É CRISTO. A lei de Moisés era uma aliança ou pacto com os filhos de Israel, e conforme o evangelho das boas novas de Cristo, esta mesma lei só tinha validade enquanto o Messias não se manifestasse na terra. Cristo veio e implantou uma nova aliança ou pacto, não só com os judeus, mas com todo aquele que crê no seu nome, bem como em sua obra de redenção. Portanto, quem permanece no regime da lei de Moisés tem negado a Cristo, como muitos judeus.

PARA JUSTIÇA. Na antiga aliança da lei, o que os seguidores do judaísmo estabeleceram era de que o judeu que de fato guardasse todos os mandamentos da legislação de Moisés seria justificado diante de Deus. Na nova dispensação, o que tem crédito diante da justiça de Deus, não são as obras dos homens, mas sim, a justiça que Cristo fez em prol do que nele crê, porque agora é a fé e a graça de Cristo que justifica.

DE TODO AQUELE QUE CRÊ. Conforme a lei de Moisés, o seguidor do judaísmo tinha que fazer por onde ser justificado diante da lei por seus méritos pessoas, o que ninguém conseguia. Já na nova dispensação, os remidos de Cristo entram não com as suas obras de justiça própria, mas com a sua fé no nome de Cristo e na sua obra completa de redenção, propiciação e expiação em prol dos que nele crê de verdade.

ORA, MOISÉS DESCREVE A JUSTIÇA. Moisés foi um dos mediadores da lei de Deus para com os filhos de Israel, além de ser o homem que foi designado para escrever tudo que na sua legislação estava ordenado. Portanto, o que estava determinado no código da lei de Moisés, os filhos de Israel tinham que cumprirem, caso contrário seriam reprovados e não justificados diante da lei, que se tornou realmente impraticável.

QUE É PELA LEI, DIZENDO. As regras eram todas muito claras de acordo com os mandamentos estatutos e juízos da legislação de Moisés. Os filhos de Israel eram obrigados a conhecerem todos os detalhes da lei de Moisés, porque assim a própria lei determinava que os pais ensinassem seus filhos toda a lei, desde a mais tenra idade. Ninguém tinha desculpa de dizer que não conhecia as regras rígidas do judaísmo.

O HOMEM QUE FIZER ESTAS COISAS. Eis aqui o grande problema da lei de Moisés no que diz respeito aos filhos de Israel, isso porque, as regras se tornavam uma exigência que por obrigação os hebreus tinham que cumprirem. Não demorou muito até que os judeus se desviassem completamente das exigências da lei de Moisés, ao ponto de virem os dois cativeiros sobre Israel, assírio e babilônico, além do domínio romano.

VIVERÁ POR ELAS. Se os filhos de Israel tivessem cumprido as exigências da lei de Moisés o resultado seria a bênção total de Deus sobre eles, e por fim, a vida eterna para os seguidores do judaísmo. No entanto, como não obedeceram as ordenanças da lei, então, o resultado foi o castigo, surgindo a necessidade de uma nova ordem de coisa, por isso que Deus enviou o seu Messias, para implantar a nova dispensação da graça, o que já era profetizado por Deus, como um tempo de salvação pela fé e graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...