quinta-feira, 25 de abril de 2019

Romanos 9:33

Romanos 9:33 - Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido.
COMO ESTÁ ESCRITO. É recorrente nos escritos de Paulo esta colocação, como indicativo de que ele vai em seguida fazer uma citação da literatura religiosa dos judeus, principalmente quando ele tem como alvo os seus conterrâneos. Não resta dúvida de que os hebreus na cidade de Roma tomariam conhecimento da maior parte do conteúdo desta carta, por isso que o autor recorre muitas vezes aos escritos religiosos dos israelitas. Esta era uma forma do escritor dar autoridade a sua carta.

EIS QUE EU PONHO. Paulo continua citando o profeta Isaías em que ele alerta aos hebreus sobre a vinda do Messias, bem como prevê neste caso a rejeição do Salvador. Isaías 8:14 - Então ele vos será por santuário; mas servirá de pedra de tropeço, e rocha de escândalo, às duas casas de Israel; por armadilha e laço aos moradores de Jerusalém. Portanto, isso já era previsível sobre a rejeição ao Messias.

EM SIÃO. Essa era uma colocação para indicar a nação de Israel, sendo que em alguns casos bíblicos se refere somente a cidade de Jerusalém como capital daquela nação. Verdade é que o Messias de Deus exerceu seu ministério em todo o país de Israel, mas foi na cidade de Jerusalém que ele foi condenado pelas principais autoridades dos judeus, isso tanto, no que diz respeito a religião, quanto ao Estado.

UMA PEDRA DE TROPEÇO. Isaías 8:15 - E muitos entre eles tropeçarão, e cairão, e serão quebrantados, e enlaçados, e presos. Esse era um provérbio utilizado pelos líderes do cristianismo para alertar aos judeus sobre o que eles fizeram com o seu Messias, quando na realidade conheciam todas as profecias que falavam a respeito da chegada do Emanuel. Quando os judeus rejeitaram a Cristo tiveram muitos prejuízos. A nação de Israel já pagou um alto preço por ter negado que Jesus era o seu Messias.

E UMA ROCHA DE ESCÂNDALO. Isaías 28:16 - Portanto assim diz o Senhor Deus: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse. Cristo Jesus deu todas as provas irrefutáveis de que era na verdade o Messias de Deus, porem, em vez de os judeus crerem nele, o rejeitaram, prendendo e o condenando injustamente.

E TODO AQUELE QUE CRER NELA. Pedro identifica esta Pedra como sendo o Senhor Jesus Cristo 1 Pedro 2:6-7 - Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina.

NÃO SERÁ CONFUNDIDO. Estes representam todos àqueles que dos judeus ou dos gentios creram que o simples Jesus de Nazaré era na verdade o Messias prometido por Deus. Os eleitos de Deus, os escolhidos de Cristo e todos os remidos do Senhor não serão confundidos porque atenderam ao chamado do Deus Todo-poderoso para uma nova aliança da graça, em que os salvos não se justificam por justiça própria, como tentavam se justificarem os seguidores do judaísmo, mas pela justiça de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...