quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Judas 1:8

Judas 1:8 - E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades.
E CONTUDO, TAMBÉM ESTES. O autor está se referindo aos defensores do judaísmo que a todo custo procuravam se infiltrar no seio da igreja cristã com suas heresias, tentando transtornar o evangelho de Cristo na mente dos convertidos ao cristianismo. Como também e principalmente os falsos mestres gnósticos que tinham como meta tentarem barrar o crescimento da igreja de Deus com suas intermináveis regras ascéticas, defendendo, de que os dogmas das religiões naturais são mais válidos do que aquilo que ensinam as boas novas do evangelho de Cristo Jesus. Estes não eram diferentes dos moradores de Sodoma, Gomorra, Admá, Zeboim e Zoar, que viviam sem regras, voltados inteiramente para os prazeres da carne e o homossexualismo.

SEMELHANTEMENTE ADORMECIDOS. Esta expressão bíblica diz respeito ao adormecimento da consciência. A rebelião contra os princípios defendidos por Deus e a sua palavra e contra os princípios morais da sociedade se dar pela inversão de valores, onde os alienados da verdade se firmam na tese de que não devem satisfação a ninguém pelos seus atos, mesmo que sejam reprovados pelos bons costumes da malha moral da sociedade e pelos mandamentos do Criador. Se o juiz da consciência humana estiver morto dentro de cada indivíduo a tendência é de que a sociedade vire um caos, até porque todos precisam ter consciência do que é certo e errado, e perder a noção deste mecanismo é se tornar irracional de forma absoluta.

CONTAMINAM A SUA CARNE. No caso de Sodoma e Gomorra e as demais cidades que foram destruídas pelo castigo divino, essa contaminação da carne se deu pela prática dos pecados mais abomináveis que se possa imaginar. As sagradas escrituras combatem contra o homossexualismo, o lesbianismo, a prostituição, o adultério, a fornicação, a prevaricação e todos os tipos de pecados sexuais que se possa nomear. Os prazeres carnais sem a permissão de Deus e fora dos padrões estabelecidos pela bíblia mancha à alma e contamina o corpo do ser humano, como algo que é vil.

E REJEITAM A DOMINAÇÃO. Esta frase nos faz pensar sobre alguns aspectos do ponto de vista do relato que envolveram aquelas cidades depravadas. A rejeição do domínio próprio representa um dos mais maléficos atos que o ser humano pode praticar, porque é na realidade a perda dos limites. Os moradores daquelas cidades rebeldes também rejeitaram os mensageiros de Deus que foram enviados pelo Senhor.

E VITUPERAM AS DIGNIDADES. Isso se refere à forma como os moradores daquelas cidades prostitutas trataram os anjos de Deus. A narrativa nos faz compreender de que eles desejavam manter relações sexuais com os anjos do Senhor, é tanto que Ló lhes ofereceu suas duas filhas virgens em lugar dos anjos. Não conseguindo seus intentos, procuraram destruir os agentes de Deus juntamente com Ló e sua família. Isso foi um total desrespeito aos mensageiros de Deus e porque não dizer ao Senhor?

Judas 1:7

Judas 1:7 - Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.
ASSIM COMO SODOMA. Continuam as reprimendas do autor aos falsos mestres judaizantes e gnósticos, mostrando de que assim como Sodoma e Gomorra, eles não ficarão impunes pelos seus pecados mais pervertidos. Sodoma, O significado do nome Sodoma é incerto, mas provavelmente deriva do Vale de Stdim, que em hitita quer dizer sal. O nome fala das planícies de sal e das covas de betume de um vale que ficava próximo ao mar Morto, onde se situava Sodoma. Uma das cinco cidades do vale de Sidim, destruída por causa de sua pecaminosidade (Gênesis 13:10; e 14; 18:16-33; 19:1-9). O local é mencionado mais de 50 vezes na Bíblia, na maioria dos quais relacionados à incomum natureza pecaminosa pela qual foi punida.

E GOMORRA. A palavra hebraica para Gomorra parece significar submersão, porque ela foi destruída pelo fogo. Gomorra foi uma das cidades da planície que foi destruída juntamente com Sodoma por conta de suas perversões sexuais, contrário à natureza, e pode-se ver isso em (Gênesis 10:19; 13:10; 19:24,28). Esta cidade se tornou um proverbio de práticas da iniquidade na sua mais alta escala de degradação, como também tipifica a destruição pelos atos sexuais mais promíscuos. Os escritures do novo testamento se referem a esta cidade como sendo um exemplo prático do derramamento da ira de Deus, sobre aqueles que são pervertidos.

E AS CIDADES CIRCUNVIZINHAS. Haviam cinco cidades no Vale de Sidim e são elas: Sodoma, Gomorra, Admá, Zeboim e Zoar. As quatro primeiras foram destruídas pela ira de Deus em recompensa pela iniquidade que prevalecia naqueles lugares, mas a ultima, Zoar foi poupada, (Deuteronômio 29:23 e Oséias 11:8). Alguns falam em uma erupção vulcânica naqueles lugares como castigo divino pela prática da iniquidade desenfreada e outros defendem de que houve uma explosão atômica. Da mesma forma Deus julgará os homens ímpios nos fins dos tempos da grande tribulação.

QUE, HAVENDO-SE ENTREGUE À FORNICAÇÃO COMO AQUELAS. O autor escreve sobre a fornicação representando todas as formas de pecados sexuais impuros e contrários a natureza, incluindo prostituição, prevaricação, adultério, fornicação, homossexualismo, lesbianismo, concupiscências, malícias, cobiça e todas as formas mais promíscuas de sexualidade e carnalidade. Não se pode ir contra as leis naturais e nem morais de Deus, nem muito menos contra os bons costumes da malha moral da sociedade, porque as consequências pela rebelião contra Deus é a destruição.

E INDO APÓS OUTRA CARNE FORAM POSTAS POR EXEMPLO, SOFRENDO A PENA DO FOGO ETERNO. Pelas sagradas escrituras, desde o princípio, que o Criador estabeleceu regras para o normal relacionamento entre um homem e uma mulher. Mas, nestas cidades, os seus moradores se entregaram ao homossexualismo, homem com homem e mulher com mulher, como se fosse uma coisa normal. Deus não aprova tal coisa.

Judas 1:6

Judas 1:6 - E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia.
E AOS ANJOS. Os anjos são seres espirituais que estão a serviço do reino de Deus ou do império das trevas e do mau. Neste caso, o autor se refere aos anjos das trevas e que semeia o mau em todo o mundo. Tanto os seres de luz quanto os que pertencem as trevas e ao mau, são anjos. Estes anjos tem uma potestade que lhes regem para o que é maléfico e ruim, que é chamado de diabo, satanás ou Lúcifer. E ao serviço deste principado das trevas estão os demônios, que são em grande quantidade e que estão espalhados por todas as partes, principalmente sobre a terra prejudicando os homens.

QUE NÃO GUARDARAM O SEU PRINCIPADO. Quem conhece as sagradas escritoras sabem de que tanto satanás, quantos os demônios na eternidade passada eram anjos que estavam na presença de Deus e que estavam ao seu serviço. Mas por conta da rebelião do diabo contra Deus e o seu reino, foram precipitados nas trevas e foram expulsos da presença do Criador. Lúcifer era um anjo de luz, assim como os demais anjos principais que servem na presença do Senhor, e os demônios cumpriam missões ao serviço do reino de Deus, assim como os anjos de luz cumprem hoje.

MAS DEIXARAM A SUA PRÓPRIA HABITAÇÃO. Lúcifer e os demônios que juntamente com ele se rebelaram contra Deus foram expulsos da luz e da presença do Deus Todo-poderoso. Eles viviam na eternidade passada nos céus de luz e podiam transitar livremente na presença do Deus que habita na luz inacessível. Como criaturas com livre arbítrio, optaram pela própria independência, mas de forma a perderem todos os privilégios de que gozavam na presença de Deus. Desde a rebelião do adversário que Lúcifer e um terço dos anjos de Deus foram precipitados dos céus.

RESERVOU NA ESCURIDÃO. A queda do diabo e dos demônios os conduziu a viverem eternamente nas trevas e na escuridão. Esta escuridão é a personificação das obras maléficas realizadas pelas hostes infernais. Tudo que acontece de mau e de ruim nesta terra e no mundo de alguma forma, direta ou indiretamente, tem a interferência do império das trevas. E o foco principal das legiões satânicas é lutar contra o reino de Deus e procurar tirar os seres humanos da presença do Criador. Assim como o diabo e os demônios entraram pelo caminho da rebeldia, lutam para tentarem levar os seres humanos a se apostatarem contra o Criador de todas as coisas.

E EM PRISÕES ETERNA ATÉ AO JUÍZO DAQUELE GRANDE DIA. As escrituras falam sobre o hades, sobre o abismo e sobre o inferno. O estado de apostasia destas hostes infernais é eterno, com isso entende-se que não tem remédio para a rebelião de satanás e os seus demônios. A cultura religiosa tanto judaica quanto cristã defende a tese de que o diabo, os demônios e todos aqueles que não são dignos da salvação por terem rejeitado a Cristo, serão julgado e condenados no dia do juízo final.

Judas 1:5

Judas 1:5 - Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram.
MAS QUERO LEMBRAR-VOS. Certamente o autor está com seu pensamento ligado em Números (14:28-30) que trata do resultado da incredulidade dos filhos de Israel sobre o que ele haveria de fazer. É provável que o escritor estivesse direcionando esta mensagem aos leitores que conheciam as narrativas bíblicas que tratam das trajetórias do povo Judeu do Egito a terra prometida de Canaã. Como eles já conheciam estes eventos, o autor apenas lhes chama a atenção para as consequências do agir com incredulidade para com o Deus Todo-poderoso, Criador de todas as coisas, ele que é um Deus de amor e misericórdia, mas que também é um fogo consumidor para com aqueles que tentam zombar de sua grandeza e poder.

COMO A QUEM JÁ UMA VEZ SOUBE ISTO. Assim como o cristianismo neste mesmo tempo estava se expandindo de forma geral na Ásia Menor, com o judaísmo também não era diferente. A igreja primitiva buscava levar as boas novas de Cristo a todas as pessoas daquela região e do mundo civilizado de então, e o judaísmo com a mesmo força, do outro lado buscava fixar raízes em todas as cidades, até em uma tentativa de buscar barrar o crescimento da igreja de Cristo na terra. E os mestres do judaísmo transitavam por todas as partes, buscando tornar conhecida a história de Israel e a forma como Deus tratou o seu povo, resgatando-os da terra do Egito. De forma que o milagre da libertação de Israel do Egito era conhecido por todos.

QUE, HAVENDO O SENHOR SALVO UM POVO. Esta frase se reporta exclusivamente sobre a saída dos filhos de Israel do Egito, a casa da servidão para a terra da promessa que era Canaã, terra que manava leite e mel. O indicativo neste caso para salvação não deve ser entendido como vida eterna, que é uma das mensagens central do novo testamento. A salvação nos primórdios da história dos israelitas é compreendida como uma ação de livramento da parte de Deus para o seu povo ou na vida individual de alguém. Com isto, se entende que a retirada dos filhos de Israel do Egito é vista como uma salvação das mãos dos inimigos do povo de Deus. Na nova dispensação a salvação é mais vista como vida eterna, em que o Salvador e Cristo Jesus, nosso redentor.

TIRANDO-O DA TERRA DO EGITO. Desde os tempos mais remotos dos mais ilustres antepassados dos Judeus, Jacó, Isaque e Abraão, que Deus havia feito promessas para os seus descendentes de que eles herdariam a terra de Canaã. E chegado o tempo do cumprimento destas promessas, o Senhor entrou em ação para resgatar o seu povo da escravidão do Egito e os fazer entra na terra prometida.

DESTRUIU DEPOIS OS QUE NÃO CRERAM. Este texto assim como muitos outros dentro das sagradas escritoras reforça a tese dos que defendem o livre arbítrio humano em paradoxo com a predestinação. Abrindo assim a possibilidade de queda.

Judas 1:4

Judas 1:4 - Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.
PORQUE SE INTRODUZIRAM ALGUNS. Um dos objetivos desta carta é justamente para combater o gnosticismo no seio da igreja cristã. Os falsos mestres gnósticos se introduziam sorrateiramente no meio dos cristãos para distorcerem a mensagem do evangelho de Cristo Jesus. Eram falsos mestres porque procuravam transtornar a mensagem das boas novas com suas fábulas enganosas para tentarem desviar os seguidores de Cristo dos caminhos da nova aliança de Deus com a humanidade por meio de Cristo Jesus, único mediador entre Deus e os homens, o Salvador.

QUE JÁ ANTES ESTAVAM ESCRITOS PARA ESTE MESMO JUÍZO. Não se sabe ao certo qual referência o autor está citando neste texto, senão ao livro apócrifo de (Enoque 81:8; 106:19 e 108:7) que faz referência a um estado de apostasia em algumas lideranças da igreja, mesmo que isto dependa de interpretações. A citação ao juízo sobre estes falsos líderes que estavam semeando apostasia dentro do cristianismo fala sobre a reprovação dos tais, pela verdade de Deus e do evangelho das boas novas de Cristo. Deus não deixará impune tais hereges que pervertem a verdade.

HOMENS ÍMPIOS. Os falsos mestres do gnosticismo que tentavam transtornar o evangelho de Cristo eram homens ímpios, camuflados de cristãos, que se infiltravam no meio da igreja para perverterem as boas novas de Cristo e tentarem desviar os seguidores do Senhor Jesus do evangelho da nova aliança. É preciso se ter cuidado com estes homens ímpios que se infiltram na igreja com outras intenções, e não para servirem de verdade ao reino de Deus e de Cristo. Muitas vezes estes hereges são pregadores, são cantores, e falsos pastores, que tiram proveito do povo de Deus.

QUE CONVERTE EM DISSOLUÇÕES A GRAÇA DE DEUS. Já neste ponto, o escritor ataca não somente os falsos mestres gnósticos, como também os judaizantes. Isto porque os defensores da legislação mosaica e do judaísmo, por não terem aceitado a Jesus de Nazaré como sendo o Messias enviado por Deus, continuavam semeando os ensinos de que era necessário guardar a lei de Moisés. Enquanto que os falsos mestres gnósticos pregavam de que para serem aceitos diante de Deus as pessoas tinham que seguirem suas inumeráveis regras de asceticismo. Tudo isso para tentarem anular a salvação pela graça de Deus em Cristo Jesus (Efésios 2:8).

E NEGAM A DEUS, ÚNICO DOMINADOR E SENHOR JESUS CRISTO. Tantos os judaizantes que estavam a serviço do judaísmo, quanto os falsos mestres gnósticos negavam a Deus com suas pregações heréticas. O autor foi enfático ao escrever de forma direta sobre a divindade de Jesus de Nazaré, o Filho de Deus. Em uma reorganização da frase, teríamos o seguinte; “E negam o único dominador e Deus, o Senhor Jesus Cristo”. Cristo é Deus e negar isto é uma perigosa heresia.

Judas 1:3

Judas 1:3 - Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.
AMADOS, PROCURANDO EU ESCREVER-VOS. Quem sabe para amortecer um pouco o impacto de sua forte mensagem, o autor começa sua exortação de forma carinhosa chamando os seus leitores de “amados”. Desta forma ele deixa transparecer de que suas palavras não são negativas, mas positivas, no sentido de mostrar a cura para o problema, mesmo que o medicamento seja amargo para se ingerir. Não se sabe o grau de dificuldade que o escritor teve para deixar esta carta por escrito, mas o certo é que ele demonstra um grande esforço para assim o faze-lo. Há quem diga que sua leitura fosse pouca e não contasse com um amanuense para lhe auxiliar neste feito.

COM TODA DILIGÊNCIA. Talvez o autor desta carta fosse um novo convertido ao cristianismo, e que não conhecesse em profundidade os elementos da nova aliança de Deus por meio de Cristo para a humanidade. Pelo que se sabe, os irmãos de Jesus só passaram a acreditar que ele era realmente o Messias prometido, um pouco mais tarde, no decorrer do desenvolvimento da igreja primitiva. No entanto, o autor estava empregando toda a sua diligência e o pouco que conheciam da nova dispensação para deixar para as gerações futuras esta obra literária de cunho religioso importante.

ACERCA DA SALVAÇÃO COMUM. Provavelmente o autor conhecia muito bem a legislação mosaica e suas regras complicadas para se achar graça diante de Deus. Até porque a antiga aliança de Deus com Israel, não continha as mesmas promessas de salvação, em termos de vida eterna, como a nova dispensação da graça. Quando o autor chama de “salvação comum” é que Jesus descomplicou o aceso a posse de todas as bênçãos de Deus para a humanidade. E de acordo com a nova aliança da graça, qualquer ser humano que receber a Cristo em sua vida tem a promessa de salvação. A antiga aliança era exclusiva com uma não, já a nova é com todos os povos do mundo.

TIVE POR NECESSIDADE ESCREVER-VOS E EXORTAR-VOS. Se neste ponto, o pensamento do ator estiver direcionado para os seus leitores compatriotas israelenses, ele bem focaliza seu objetivo em uma necessidade urgente de todos se converterem do judaísmo para o cristianismo, seguindo as normas estabelecidas pelo evangelho das boas novas, escrito por ele e pelos demais autores do novo testamento. A palavra “exortar-vos” vem no sentido de aconselhamento e não como uma regra fixa que seja obrigada a ser cumprida a qualquer custo, como a lei.

A BATALHAR PELA FÉ. Esta fé a que se refere o autor diz respeito à fé de conformidade com o evangelho de Cristo, não mais pela fé judaica nem pela fé natural das religiões pagãs. Em toda a extensão do novo testamento se destaca a importância da fé no poderoso nome de Cristo para a salvação. A parte do ser humano em uma aliança com Deus é justamente a sua fé e da parte de Deus a graça.

QUE UMA VEZ FOI DADA AOS SANTOS. Os que cumpriam os mandamentos da lei eram chamados de justos, já na nova aliança, quem guarda o evangelho de Cristo é chamado de santo. Isto é, santo vivo e não morto ou canonizado por uma religião.

Judas 1:2

Judas 1:2 - Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados.
MISERICÓRDIA. Incluir a palavra misericórdia na saudação da igreja era uma demonstração do derramar abundante da bondade de Deus para com os gentios que foram alcançados pelo grande e infinito amor de Deus Pai em Cristo. A nova aliança de Deus com a humanidade foi a chegada desta misericórdia de Deus, enviando o seu Messias prometido para realizar a obra de expiação em prol de todos. Com isso concorda o texto que afirma que as misericórdias do Senhor são tudo para nós. Lamentações 3:21-22 - As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. A igreja de Cristo foi alcançada por essa misericórdia.

E PAZ. Em termos de Saudação era e sempre foi à saudação judaica dos filhos de Israel. Como sabemos, todos os bons elementos da antiga aliança foram transportados para o cristianismo, até porque o fundador da nova aliança de Deus com a humanidade é um Israelita da gema, Jesus de Nazaré. Incluir a palavra paz na saudação cristã tem todo o sentido, uma vez que, o Messias de Deus veio justamente estabelecer a paz entre Deus e os homens, isto foi possível mediante a reconciliação realizada pelo Senhor Jesus (Romanos 5:11 - E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação).

E AMOR. Incluir a palavra amor na saudação era uma forma de expressar o amor fraternal que deve haver entre todos aqueles que fazem parte do reino de Deus e de Cristo. Além do mais, representa o verdadeiro amor de Deus em Cristo Jesus para redimir a humanidade perdida. Na realidade a vinda do Messias de Deus para resgatar as vidas perdidas da condenação eterna foi a mais eficaz manifestação do amor de Deus pela humanidade, e neste amor foi que Deus estava reconciliando consigo mesmo o mundo. Um dos mais lindos textos da bíblia nos fala justamente deste amor de Deus pelo mundo, João 3:16 – Porque Deus amor o mundo de uma tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha vida eterna. É este amor de Deus que tem alcançado o mundo.

VOS SEJAM. O desejo ardoroso do autor é de que as misericórdias do Deus eterno alcance toda a humanidade, porque assim sendo a vitória final será da igreja de Cristo e dos redimidos pelo seu sacrifício expiatório. O escritor também espera que a paz de Deus em Cristo Jesus pelo ato de reconciliação seja abrangente em todas as partes da terra, chegando até aos confins do mundo. Em fim, que o grande e infinito amor de Deus venha a atingir toda a humanidade que ainda não foi alcançada pela salvação do Filho de Deus, Jesus Cristo, ele que veio para salvar os pecadores desgarrados.

MULTIPLICADOS. A multiplicação da misericórdia de Deus, da paz pela reconciliação e do seu imenso amor, tem como resultado o crescimento do cristianismo na terra. O autor viveu em um período de intensas perseguições a igreja de Cristo, onde quem não tinha uma visão escatológica do futuro do cristianismo podia chegar a pensar de que ela não sobrevivesse aos ataques constantes do judaísmo, e do império romano.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...