sábado, 27 de abril de 2019

Romanos 10:12-13

Romanos 10:12-13 - Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
PORQUANTO NÃO HÁ DIFERENÇA. Antes da vinda do Messias de Deus, sim, havia uma diferença gritante dos povos quanto à comunhão e acesso da Deus. Mas com a vinda de Cristo, tudo mudou e mudou para melhor para todos os povos do mundo. O evangelho declara que Cristo derribou a parede de separação que havia no meio entre os hebreus e as demais nações do mundo, os chamados gentios. Cristo como Mediador de uma nova aliança, Ele estabeleceu a reconciliação de todos com Deus.

ENTRE JUDEU. No caso do tempo da antiga dispensação ou no tempo da antiga aliança da lei, somente os judeus foram favorecidos com o pacto mosaico, em que o tratado era nacionalista e exclusivista com os filhos de Israel. Com a manifestação do Emanuel de Deus, Jesus Cristo, então, a relação de Deus com os judeus passou a ser igual com todos os demais povos de todo o planeta terra, é isso que declara o evangelho.

E GREGO. Na antiga aliança da lei, os gregos ou gentios ficavam de fora da aliança mosaica, por isso que os judeus afirmavam de que os gentios não tinham direito as bênçãos de Criador de todas as coisas. Os gregos sobre os quais fala o escritor eram os pagãos que não participavam do judaísmo, e nem queriam saber de Deus, por isso que está escrito, fui achado por um povo que não me procurava, diz o Deus de Israel.

PORQUE UM MESMO É O SENHOR DE TODOS. Antes da vinda de Cristo, somente os judeus invocavam ao Deus verdadeiro, porque aprenderam isso com Abraão, Isaque e Jacó. As demais nações ou povos do mundo, não adoravam, nem serviam e nem amavam ao Deus de Israel, porque os gentios sempre foram enganados pela idolatria, ou politeísmo, com a adoração e veneração aos ídolos e as imagens de esculturas.

RICO PARA COM TODOS OS QUE O INVOCAM. Notamos nesta colocação de Paulo a importância da obra de Cristo em prol de todos os povos do mundo, incluindo também os judeus, porque a propiciação e expiação de Cristo criou um novo ambiente de reconciliação e paz entre Deus e os filhos dos homens. Agora, todo aquele que crer em Cristo Jesus tem livre acesso ao trono da graça e ter comunhão com Deus.

PORQUE TODO AQUELE QUE INVOCAR O NOME DO SENHOR. Este “Senhor” sobre o qual escreve o apóstolo dos gentios, tanto se refere a Deus, o Deus de Israel, como também ao Senhor Jesus Cristo. Mas como ninguém chegará diante de Deus, se não for por Jesus Cristo, Ele que é o único Mediador entre Deus e os homens, há quem diga que neste caso, o pensamento de Paulo estava focado em Cristo Jesus, o Salvador.

SERÁ SALVO. Percebe-se o quanto ficou elevado o conceito de salvação já dentro da nova aliança da graça de Deus para com a humanidade. No tempo da lei de Moisés, os filhos de Israel por mais que se esforçassem, não conseguiram por méritos próprios cumprirem todas as exigências da lei. Mas vindo Cristo, Ele facilitou o acesso a Deus, proporcionando que os seus remidos sejam abençoados pelos céus, além e principalmente proporcionando a salvação e vida eterna aos seus escolhidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...