quinta-feira, 25 de abril de 2019

Romanos 9:27-28

Romanos 9:27-28 - Também Isaías clama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo. Porque ele completará a obra e abreviá-la-á em justiça; porque o Senhor fará breve a obra sobre a terra.
TAMBÉM ISAÍAS CLAMA ACERCA DE ISRAEL. Paulo faz uso do trecho de Isaías 10:22 - Porque ainda que o teu povo, ó Israel, seja como a areia do mar, só um remanescente dele se converterá; uma destruição está determinada, transbordando em justiça. Portanto, esta mensagem tinha endereço certo, que eram os judeus, convertidos ou não ao cristianismo, que frequentavam as reuniões cristãs na capital do império romano. Como também fica explicito que era uma palavra de juízo.

AINDA QUE O NÚMERO DOS FILHOS DE ISRAEL. Esta colocação feita pelo escritor se reporta aos descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, eles que como nação, foram introduzidos na terra de Canaã, em cumprimento as promessas feitas de Deus aos patriarcas, mas que no memento em que falava o profeta Isaías, se encontravam em estado de alerta, quanto aos cativeiros assírio e babilônico, que já era realidade.

SEJA COMO A AREIA DO MAR. Pelo que nos faz saber a história dos hebreus, o cativeiro assírio já era realidade no tempo de Isaías, em que as duas tribos do sul já não estavam mais na Palestina, principalmente as autoridades de Israel. Já as dez tribos do norte ainda não havia sido transportada para Babilônia. Juntando-se o número dos filhos de Israel todos, era grande a população de judeus naquele tempo.

O REMANESCENTE É QUE SERÁ SALVO. Porem, como Paulo diz em outra parte dos seus escritos, nem todo filho de Israel é um verdadeiro israelita. Na vinda do Messias teve cumprimento esta profecia vaticinada por Isaías, e a prova disto é que poucos dos judeus creram que Jesus de Nazaré era o Emanuel de Deus. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam (João 1:11), isso já era profetizado por Deus bem antes.

PORQUE ELE COMPLETARÁ A OBRA. O profeta apontava em direção a vinda do Messias de Deus, bem como da implantação de uma nova dispensação, com a rejeição de Israel e a abertura da porta da graça para os gentios. O que Deus estava para fazer por meio do seu Filho foi o melhor que poderia acontecer com a humanidade, porque a obra de redenção e reconciliação salvou o mundo da destruição merecida.

E ABREVIÁ-LA-A EM JUSTIÇA. A medida da tolerância de Deus estava cheia quanto a suportar as iniquidades do povo de Israel, em uma linguagem bem humana diríamos que Deus não suportava mais aquela situação. Por outro lado, o Criador queria mesmo manifestar a sua misericórdia e graça para com toda a humanidade, enviando o seu Messias para resolver o problema da inimizade pela propiciação e reconciliação.

PORQUE O SENHOR FARÁ BREVE A OBRA SOBRE A TERRA. O profeta Isaías foi na realidade um dos atalaias de Deus mais usado em profecias messiânicas, em que Deus lhe revelava a aproximação de um novo tempo de paz com os filhos dos homens. O que Deus estava prevendo por meio desta profecia, era algo maior e melhor do que o pacto da lei, e Paulo como judeu que era, já desfrutava dos seus benefícios práticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...