sexta-feira, 26 de abril de 2019

Romanos 10:10-11

Romanos 10:10-11 - Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
VISTO QUE COM O CORAÇÃO. Paulo faz uma defesa forte em prol do cristianismo, diante de seus leitores judeus, ao afirmar que a religião fundada por Cristo é diferente do tradicional judaísmo de Israel. Porque conforme a legislação de Moisés, o judeu tinha que mostrar as obras exteriores da lei, como justificativa de que era de fato um seguidor do judaísmo. Já no cristianismo, não precisa o homem mostrar para os outros que segue a Cristo, mas neste caso a fé é algo construído no coração de cada um.

SE CRER PARA A JUSTIÇA. A fé que justifica o remido de Cristo não é algo exterior, como faziam os seguidores do judaísmo, que diante da sociedade judaica tinham que ser até certo ponto hipócritas, para então provar que faziam parte da sociedade religiosa do judaísmo. A fé é algo misterioso, em que não se ver com os filhos físicos, mas que representa a plena confiança do eleito de Cristo, no seu Senhor e Salvador.

E COM A BOCA. A fé é dentro do coração, agora, ela se manifestava por meio da confissão pública, não por obras de justiça própria do escolhido de Cristo, mas com o testemunho de que Jesus era de fato o Messias de Deus. Muitos dos cristãos primitivos foram levados perante as autoridades judaicas ou romanas como prova de fé, no sentido de que negassem o nome de Cristo e blasfemassem contra o Senhor.

SE FAZ CONFISSÃO PARA A SALVAÇÃO. Porem, os verdadeiros discípulos do Senhor Jesus, não negavam a sua fé no nome do Senhor Jesus, como sendo o Messias de Deus, por isso que muitos foram mortos em defesa da sua confissão de fé em Cristo. Portanto, era crença comum entre os seguidores do cristianismo que, todos aqueles que morressem em defesa da fé em Cristo Jesus, eram dignos da vida eterna.

PORQUE A ESCRITURA DIZ. Esta é uma frase recorrente de Paulo nesta sua carta aos Romanos, como confirmação de que tudo que estava acontecendo, quanto a pessoa de Jesus Cristo, bem como o modo operante da nova dispensação, tinha o apoio das Escrituras mais antigas das literaturas religiosas dos hebreus. Esta faceta utilizada por Paulo também revestia de autoridade suas teses, principalmente diante dos judeus.

TODO AQUELE QUE NELE CRER. “Nele” fala sobre Jesus de Nazaré, o Messias prometido por Deus, conforme as profecias messiânicas do Velho Testamento, que também era o Emanuel de Deus, ou seja, Deus entre os homens. Todo aquele que tem fé em Cristo Jesus e em sua obra perfeita e poderosa de redenção, ganha o direito a salvação e vida eterna, porque passa a ser justificado diante da justiça de Deus.

NÃO SERÁ CONFUNDIDO. O apóstolo dos gentios assegura que, os remidos de Cristo estão firmes nas mãos do Salvador da humanidade, e com isso podem ficar tranquilos que não serão envergonhados. A forma como Deus opera por meio da nova dispensação e pela obra já realizada de redenção do Senhor Jesus gera no coração dos seus escolhidos a segurança de que vamos ser herdeiros da salvação. O que Deus oferece a humanidade de forma gratuita é algo mais que fantástico, é só bênção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...