quarta-feira, 17 de abril de 2019

Romanos 8:38

Romanos 8:38 - Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir.
PORQUE ESTOU CERTO DE QUE. Estes temas abordados por Paulo produziu uma segurança muito grande nos corações dos servos de Cristo que faziam parte da igreja cristã na capital do império romano, bem como tem trazido muita convicção na vida de todos aqueles que servem a Cristo, e que tomam conhecimento destas verdades. Paulo como um das principais lideranças da igreja de Cristo no mundo gentílico tinha certeza do que estava escrevendo, até porque ele recebeu revelações de Cristo.

NEM A MORTE. Naquela mesma época, o que mais os remidos de Cristo precisavam era de saber de que, nem mesmo se chegassem a ser mortos pelas perseguições do império romano, nem assim, deixariam de estar com Cristo. Quem vive pela fé no nome de Cristo e em sua obra de redenção, não vive somente para esta dimensão de sua existência, mas tem a firme certeza de que ao partir desta vida vai para Cristo.

NEM A VIDA. Mas, se permanecesse nesta terra, continuariam confessando o nome de Jesus de Nazaré como sendo o Messias de Deus, de quem tanto falaram os profetas do Senhor. O próprio Paulo disse: Estou crucificado com Cristo e vivo, não mais eu, mais Cristo vive em mim, e a vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela no Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou por mim, esta é a vida de fé dos eleitos de Cristo Jesus.

NEM OS ANJOS. De acordo com a palavra de Deus existem os anjos caídos, ou os anjos das trevas, incluindo o próprio diabo, que é o inimigo de Deus e do seu reino, bem como todos os demônios, que se rebelaram juntamente com satanás. Mas também existem os anjos de luz, que são os anjos de Deus, estes mesmos que estão ao serviço daqueles que hão de herdar a salvação. Os anjos do mal até que tentam tirar os remidos da presença de Deus, mas não conseguem, pois somos mais que vendedores.

NEM OS PRINCIPADOS. Certamente o pensamento do escritor se refere aos anjos mais elevados, tanto anjos do bem, quanto aos anjos do mal. Na época em que Paulo escreveu esta sua carta, havia a crença na hierarquia dos anjos de Deus em querubins, serafins, terafins e etc. Como também haviam crenças de que no império das trevas, ainda que de forma desorganizada, mas também existiam demônios comandantes.

NEM AS POTESTADES. A palavra “potestade” representa poderes opostos ao reino de Deus, a luz e a verdade. Há quem diga que o apóstolo dos gentios, neste caso, se referia as autoridades humanas que estavam sendo usadas pelo diabo com os seus demônios para investirem contra a igreja remida de Cristo. Pela revelação do evangelho sabemos que o diabo se utiliza de pessoas influentes contra a igreja.

NEM O PRESENTE, NEM O PORVIR. Os três primeiro séculos da nossa era cristã não foram nada fáceis para a igreja remida de Cristo, dadas às muitas perseguições dos romanos, mas foi justamente quando a igreja demostrou ser mais fiel a Deus. Já quanto ao futuro ou eternidade dos escolhidos de Cristo, o próprio tema abordado por Paulo neste capítulo de sua carta buscava transmitir segurança para os remidos do Senhor Jesus, isto com base em todas as promessas feitas por Deus ao seu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...