sábado, 27 de abril de 2019

Romanos 10:15

Romanos 10:15 - E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.
E COMO PREGARÃO. No caso de Israel, certamente o autor pensa nos dois cativeiros, assírio e babilônico, em que os hebreus foram transportados para outras ações, e que tiveram a oportunidade de em terras estranhas pregarem sobre o Deus de Abraão. Porem, segundo a crítica de Paulo aos judeus é que os filhos de Israel não glorificaram ao nome do Senhor, pelo contrário, deixaram que os gentios, ou as demais nações do mundo blasfemassem do seu Deus, culpando ao Senhor e não aos judeus por tal situação.

SE NÃO FOREM ENVIADOS? Portanto, Israel não cumpriu de forma digna a missão estrangeira que Deus lhes permitiu que lhes acontecessem. Já no que diz respeito aos missionários Cristãos, e Paulo era um exemplo deles, estavam cumprindo com sucesso as determinações de Cristo, quanto a fazer missões transculturais, cumprindo assim o ide imperativo de Cristo Jesus, Ele disse: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho.

COMO ESTÁ ESCRITO. Muitas são as vezes que o apóstolo Paulo faz esta colocação em seus escritos, mas principalmente nesta sua carta aos Romanos. Por isso que, vários dos comentaristas do Novo Testamento declaram que o destino desta correspondência de Paulo eram os judeus que moravam em Roma, fossem eles convertidos ao cristianismo ou não, isso porque os hebreus acreditavam muito nos escritos de suas literaturas religiosas.

QUÃO FORMOSOS OS PÉS. Paulo cita o que está registrado em Isaías 52:7 - Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina! Não há dúvida de que o profeta Isaías falava em termos escatológicos para um futuro que veio a se cumprir efetivamente já dentro do tempo da nova dispensação da graça de Deus.

DOS QUE ANUNCIAM A PAZ. Estes são todos aqueles que pregam sobre a verdadeira reconciliação com Deus, tempo este inaugurado por Cristo Jesus, por meio da sua propiciação ou sacrifício de expiação, que o Cordeiro de Deus executou em prol da humanidade, e que a sua igreja remida desfruta de verdade com Deus. Esta paz da qual fala Paulo nos ensina sobre o acesso que temos ao trono da graça, bem como da salvação.

DOS QUE TRAZEM ALEGRES NOVAS. Dos que trazem boas novas, porque esta é uma das definições do verdadeiro evangelho de Cristo. O evangelho é boas novas, porque fala do plano da salvação de Cristo para toda a humanidade, e que a sua igreja amada é a mais favorecida. Bem-aventurados são aqueles que têm o privilégio de serem anunciadores das boas novas do evangelho de Cristo, cumprindo com dignidade o ide de Cristo Jesus.

DE BOAS COISAS. Tudo que envolve a missão de Cristo, já realizada com sucesso absoluto, são coisas boas para todas as nações do mundo, uma vez que, a nova dispensação da graça de Deus proporciona oportunidade para toda a humanidade se reconciliar com Deus. Deus abriu a porta da graça para todos, basta os filhos dos homens crerem no nome de Cristo Jesus, como sendo o Messias de Deus, enviado a este mundo para trazer o homem de volta aos braços do Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...