quarta-feira, 17 de abril de 2019

Romanos 8:36-37

Romanos 8:36-37 - Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
COMO ESTÁ ESCRITO. Paulo usa de maneira recorrente esta frase em seus escritos, porque ele era conhecedor das Escrituras religiosas dos hebreus, e muitas coisas do que estava acontecendo nos seus dias, estavam de acordo com as profecias do Velho Testamento, alias, o Novo testamento é o cumprimento do Velho Testamento. Esta era uma forma do apóstolo também dá autoridade aos seus escritos, principalmente quando seus leitores eram judeus, seguidores do judaísmo ou convertidos a Cristo.

POR AMOR DE TI. O autor esta se referindo ao que está de fato escrito ao (Salmos 44:22) ainda que com uma leve modificação, sem, no entanto, deixar de ser a mesma mensagem. O que Paulo estava escrevendo nesta sua colocação representava na realidade a verdade do que estava ocorrendo em seu tempo, porque bastava alguém confessar a Cristo como Senhor e Salvador, para ter que enfrentar as perseguições.

SOMOS ENTREGUES À MORTE TODO O DIA. Não se sabe ao certo a quantidade exata de Cristãos que foram martirizados nos três primeiros séculos da nossa era cristã, mas o que a história nos faz saber é que morreram mais gente por confessar a sua fé em Cristo, do que nas guerras do mesmo período. O perigo era eminente, principalmente na capital do império romano, onde os cristãos eram mais perseguidos e mortos.

SOMOS REPUTADOS COMO OVELHAS PARA O MATADOURO. Todos nós sabemos que a ovelha é um dos animais mais pacíficos e indefessos da terra, razão porque os servos de Cristo eram comparados a elas, como sendo o rebanho de Cristo. De fato os cristãos não representavam nenhuma ameaça ao império romano, porem, mesmo assim tinham seus bens confiscados, eram perseguidos, torturados e mortos a espada.

MAS EM TODAS ESTAS COISAS. Certamente o apóstolo dos gentios se refere ao que ele escreveu anteriormente sobre A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada. Nada disto tinha o poder de vencer os servos de Cristo, até porque nem mesmo a morte pode destruir os escolhidos de Deus. Quando mais se perseguia o rebanho do Senhor, mais o reino era engrandecido.

SOMOS MAIS QUE VENCEDORES. Paulo não fala de questões sociais ou terrenas, porque aparentemente os cristãos eram destroçados todos os dias, e milhares perdiam suas vidas por amor a Cristo. Todavia, o apóstolo se refere ao avanço do reino de Cristo sobre a terra, vencendo o mundo e vencendo o império dos homens e das trevas. Quando um servo de Cristo tombava, outros tantos se levantavam pela causa.

POR AQUELE QUE NOS AMOU. 1 Coríntios 15:57 – Mas graças a Deus que nos dá a vitória por Cristo Jesus nosso Senhor. Aparentemente os inimigos do reino de Deus estavam vencendo ao matarem o Cristo de Deus, porem, Deus reverteu o quadro de forma absoluta, ao ressuscitar a Jesus de entre os mortos. Não será diferente com os eleitos de Deus, aparentemente sendo humilhados nesta terra, porem, vai chegar o dia do triunfo, e isso se dará no dia do arrebatamento da igreja remida de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...