quinta-feira, 25 de abril de 2019

Romanos 9:29

Romanos 9:29 - E como antes disse Isaías: Se o Senhor dos Exércitos nos não deixara descendência, Teríamos nos tornado como Sodoma, e teríamos sido feitos como Gomorra.
E COMO ANTES DISSE ISAÍAS. Este versículo nos remete ao que está escrito em Isaías 1:9-10 - Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado algum remanescente, já como Sodoma seríamos, e semelhantes à Gomorra. Ouvi a palavra do Senhor, vós poderosos de Sodoma; dai ouvidos à lei do nosso Deus, ó povo de Gomorra. Nota-se que os filhos de Israel estavam sendo comparados aos moradores destas duas cidades depravadas, porque o estado de rebelião dos judeus era literalmente extremo.

SE O SENHOR DOS EXÉRCITOS. Este sempre foi um dos títulos de que os hebreus se utilizavam para se referir ao Deus dos céus, como sendo o dominador de todas as coisas, por isso que ele é chamado de Senhor. Este exército sobre o qual fala o profeta diz respeito aos anjos, arcanjos e serafins, que são as miríades celestiais de Deus, eles que cumprem ardem do reino de Deus e estão a serviço dos eleitos de Deus.

NÃO NOS DEIXARA DESCENDÊNCIA. Apesar do duro castigo a que os judeus foram submetidos, isso por conta da sua desobediência, porem, o profeta percebe que mesmo assim Deus ainda usou de misericórdia para com o seu povo. Um remanescente foi que escapou, como aconteceu na peregrinação do deserto, bem como o número pequeno dos que reconheceram que Jesus de Nazaré era o Messias.

TERÍAMOS NOS TORNADO. O profeta também teve uma visão futurística da desolação e destruição que aconteceria não somente com a cidade de Jerusalém, mas também com o país de Israel. Os dois cativeiros ao se completarem, deixou aquela nação um deserto de gente, em que os inimigos de Israel acabaram com tudo de valioso que os judeus haviam construído durante séculos na terra de Canaã, que já não era a mesma.

COMO SODOMA. Ao que tudo indica, esta era uma das cinco cidades-estados que ficavam no vale do Sidim. As demais cidades desta região, que na atualidade compreende como sendo o local do Mar Morto na Palestina, eram elas: Gomorra, Zebolim, Zoar e Admá. Sodoma foi completamente destruída pelo fogo e enxofre caídos do céu, como retribuição dos pecados que dominavam os seus habitantes.

E TERÍAMOS SIDO FEITOS. Biblicamente falando, Sodoma e Gomorra são utilizadas como metáforas para descrever o estado máximo de rebelião que um povo pode chegar, bem como a demonstração do castigo vindo do alto, como aviso de que com Deus não se brinca. A comparação que o profeta faz de Israel com Sodoma e Gomorra, representava o pior momento de apostasia de um povo que deveria ser fiel a Deus.

COMO GOMORRA. Conforme a maioria dos comentaristas descrevem, das cindo cidades daquela região, Gomorra seria a segunda mais importante, como também a segundo maior delas. Essa metáfora utilizada por Isaías, e mostrada como exemplo por Paulo falava da situação a que chegou o país de Israel antes da vinda do Messias, mas também apontava para seu futuro desastroso, por terem os judeus rejeitado o seu Cristo. A história comprova isso, em que Israel só veio a ser uma ação a pouco tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...