sexta-feira, 12 de abril de 2019

Romanos 7:18

Romanos 7:18 - Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
PORQUE EU SEI. Todo ser humano tem conhecimento de suas limitações, de seus erros, falhas e o quanto é tendencioso a praticar coisas inconvenientes que desagradam a Deus. Certamente o escritor se coloca na posição de quem também vive esta realidade, porque até mesmo o grande esforço de um homem de Deus, não tem como o livrar de todas as suas falhas e pecados. Somente a misericórdia e a graça de Cristo é que pode tornar o mais vil pecador, em alguém justificado diante de Deus.

QUE EM MIM. Até mesmo um homem como o grande apóstolo dos gentios tinha que conviver com as tendências mais terríveis da síndrome do pecado, que desde a queda da raça humana viralizou a alma e o corpo dos filhos dos homens. Se faz necessário um esforço sobre humano para romper com o domínio da infestação da iniquidade na vida de cada um de nós. Somente Cristo pode mudar o quadro e libertar o pecador.

ISTO É, NA MINHA CARNE. Paulo fala do homem natural, feito de carne e osso, em que desde a mais tenra idade é programado a viver conforme os padrões desta modalidade de vida terrena. O homem nascido de forma natural não tem em si mesmo os mecanismos de libertação do domínio do pecado. Além de que o diabo com os seus demônios tem influenciado tudo que no mundo há, porque o mundo já no maligno.

NÃO HABITA BEM ALGUM. Todos os seres humanos vivem no mundo das trevas, sendo guiados por forças do mal, que levam os filhos dos homens a praticarem sempre o que há de errado. Se não fosse assim, o homem tinha consigo a força o suficiente para andar na luz, ser guiado sempre pela verdade e acima de tudo servir e adora a Deus de todo o seu coração, alma e espírito, o que de fato não acontece. Por si só, o homem se encontra completamente desorientado, precisando de Cristo para ser salvo.

E COM EFEITO O QUERER ESTÁ EM MIM. Todavia, nem tudo estar perdido, porque em meio as mais densas trevas surge um ainda que pálido fio de esperança, uma vez que, o homem é criação do Deus de amor, bondade e perdão. Esta centilha que focaliza em direção ao Deus de luz é apenas um fraco desejo de voltar aos braços do Pai, o que por força própria não é possível, entrando em cena Cristo, o nosso grande Mediador.

MAS NÃO CONSIGO. Um dos propósitos desta relevante carta de Paulo aos Romanos é justamente demostrar a falibilidade dos seres humanos, ao mesmo tempo mostrando uma direção que nos leva a Cristo Jesus, Ele que tem a capacidade de resolver o problema do pecado na vida dos seus remidos. O apóstolo mostra o homem, caído em estado de debilidade total, precisando de Cristo que o resgate por meio da redenção.

REALIZAR O BEM. Este bem, sobre o qual fala o escritor, não diz respeito a obras de caridade, que até o ateu pode praticar. Não há dúvida que o apóstolo fala do bem maior que é a prática da vontade de Deus, que tem como resultado a vida eterna e a vida plena, para a qual o homem foi criado por Deus. Percebe-se o quanto o pecado tem escravizado o homem sem Deus, ao ponto do ser humano se tornar completamente alienado dos planos do seu Criador. Graças a Cristo isso tudo mudou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...