Romanos 7:11-12 - Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou. E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.
PORQUE O PECADO. Neste caso, o pecado era na realidade a transgressão da legislação de Moisés, seja dos mandamentos mais rígidos ou daqueles mais leves. O que deu força ao pecado não foi à lei em si mesma, mas sim a incapacidade dos filhos de Israel de guardarem os seus estatutos. Porem, no fundo no fundo, e de acordo com a Onisciência de Deus, Ele já sabia que os hebreus não teriam condições de cumprirem o que na lei estava escrito, foi apenas um texto para provar as falhas deles todos.
TOMANDO OCASIÃO PELO MANDAMENTO. O X da questão estava exatamente no que Paulo diz nesta frase, isso porque, se não houvesse mandamento a ser obedecido, não haveria nenhuma transgressão, e, portanto, nenhum pecado. Se o mandamento dizia que o homem não deve matar e ele comete um homicídio, então, ele pecou contra o mandamento, que não era uma ordenança do homem mais de Deus.
ME ENGANOU. O apóstolo dos gentios faz um ataque muito expressivo contra a legislação de Moisés, porque para ele, a lei de Moisés era uma coisa do passado, uma vez que, agora, o que prevalecia era a aliança da graça de Deus com a igreja de Cristo, com o pacto bem elaborado no evangelho da verdade. De princípio, até que os filhos de Israel se esforçaram para cumprir a lei, mas depois não conseguiram mesmo.
E POR ELE ME MATOU. Assim como Adão conhecia o que Deus havia lhe ordenado, dizendo: Do fruto de toda arvore podereis comer, mas do fruto da arvore do conhecimento do bem e do mal, não poderás comer, porque no dia em que dele comerdes certamente morrereis. Do mesmo modo, os judeus conheciam a legislação de Moisés, e sabiam que, quem quebrasse um de seus mandamentos morreria.
E ASSIM A LEI QUE É SANTA. Por que a lei é santa? Porque ela expressava a vontade de Deus, e além do mais, Deus é santo no mais altíssimo superlativo, e com isso, tudo que provem de Deus, também deve ser considerado santo. O problema não estava na lei, que era santa, mas sim, na parte que cabia aos judeus, que não tiveram a capacidade de cumprirem, tudo aquilo que a lei dizia sobre a santidade de vida.
E O MANDAMENTO SANTO. Com isso, o apóstolo Paulo afirma que o mandamento contido em toda a legislação de Moisés tinha como foco principal o aperfeiçoamento dos judeus, uma vez que, se eles guardassem o que na lei estava ordenado, teriam condições de se aproximarem cada vez mais do Deus, que é Santo, justo e bom. Se Israel tivesse permanecido na obediência a Deus, seria o povo mais forte do mundo.
JUSTO E BOM. Por meio da legislação de Moisés Deus deu ao seu povo uma oportunidade de outro, no sentido de tornar aquela nação um exemplo para todos os povos do mundo. A vontade expressa de Deus pela lei de Moisés era o melhor para o seu povo daquela época, até porque, o pensamento bom de Deus era exaltar aos filhos de Israel acima das demais nações do mundo. O Deus de Abraão, Isaque e Jacó tinha compacidade e boa vontade para levar os hebreus a desfrutarem o melhor da terra.
Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
quinta-feira, 11 de abril de 2019
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