segunda-feira, 15 de abril de 2019

Romanos 8:14

Romanos 8:14 - Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
PORQUE. Nota-se neste versículo a importância da nova dispensação, em que Deus age diretamente na alma e no espírito dos seres humanos. No tempo de Adão, Deus simplesmente falou aos ouvidos de Adão sobre o seu mandamento, lhe orientando que ele não pecasse contra sua ordem. No tempo da lei era um código escrito quem regia o comportamento dos filhos de Israel para com o seu Deus. Já nesta nova dispensação da graça de Deus, o Senhor deu o Espírito Santo que habita em nós.

TODOS OS QUE SÃO. Neste versículo, Paulo divide os seres humanos em dois grandes grupos, em que existem aqueles que são governados pelo seu próprio livre arbítrio, bem como pelas coisas que o mundo oferece, e ainda os que são influenciados pelos espíritos das trevas. Porem, neste texto, o escritor fala sobre o outro grupo daqueles que fazem parte do reino de Deus e o reino da luz, os remidos, os eleitos de Cristo.

GUIADOS. No tempo da inocência, Adão vivia sendo guiado pela vontade do Criador de todas as coisas, e depois da queda, os filhos dos homens passaram a ser guiados pelo seu livre arbítrio, sendo enganado pelo mundo e influenciado pelo diabo com os seus demônios. No entanto, com a implantação da nova dispensação por Cristo, tudo mudou para os seus escolhidos, que passaram a ser guiados pelo Espírito de Deus.

PELO ESPÍRITO. Conforme temos comentado em textos anteriores, existem os espíritos dos filhos dos homens, também conhecido como espírito humano pelo homem natural. Existe os espíritos dos anjos de luz, que fazem parte do reino de Deus e existem também os espíritos das trevas, que é o próprio diabo, bem como todos os seus demônios. Todavia, agora Paulo fala sobre o Espírito Santo de Deus.

DE DEUS. Já nos primeiros versículos da bíblia sagrada, nós podemos ler a respeito do Espírito de Deus, como sendo o agente direto do Criador de todas as coisas, na gestão das coisas de Deus em toda a sua criação. Ainda na velha dispensação o Senhor prometeu que enviaria o seu Santo Espírito para cumprir missões importantes na terra. E desde o dia de pentecostes que Ele está com a igreja de Cristo, até a sua volta.

ESSES SÃO FILHOS. Quem são os filhos de Deus? De acordo com esta passagem bíblica são todos aqueles que são guiados pelo Espírito Santo de Deus. Somente quem aceita a Cristo como Senhor e Salvador é que são filhos de Deus. João 1:12-1 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome. Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Nem todos são de fato filhos de Deus.

DE DEUS. No que diz respeito aos remidos de Cristo, na verdade é implantado em suas vidas o reino e o governo de Deus, isso porque, os escolhidos de Cristo não fazem mais o que desejam, mas buscam dentro do possível fazer a vontade do Pai. Com a queda da raça humana os seres humanos assumiram o livre arbítrio, fugindo da vontade de Deus para suas vidas, E com isso a morte passou a reinar sobre a vida de todos. Porem, Cristo inaugurou um novo tempo, a dispensação do reino de Deus sobre a sua igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...