sábado, 27 de abril de 2019

Romanos 10:20-21

Romanos 10:20-21 - E Isaías ousadamente diz: Fui achado pelos que não me buscavam, Fui manifestado aos que por mim não perguntavam. Mas para Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente.
ISAÍAS OUSADAMENTE DIZ. O profeta Isaías foi muito usado por Deus para falar a respeito do Messias prometido, bem como sobre o novo tempo da dispensação da graça em que Deus iria estabelecer futuramente com todas as nações do mundo. A mensagem deste profeta messiânico não agradou aos príncipes da nação de Israel, porque falava da rejeição daquela nação, e que Deus trataria com benignidade os povos que para Israel seriam estranhos aos concertos de Deus com o seu povo.

FUI ACHADO. Como os judeus eram um povo ciumento no que diz respeito a monopolizarem a fé em Deus, não há dúvida que Isaías deve ter enfrentado problemas com os hebreus, por conta desta sua declaração. Como a incredulidade reinava sobre o coração dos filhos de Israel e a cegueira espiritual era muito grande, os judeus não deram crédito a tais palavras do profeta, que veio a se cumprir mais tarde.

PELOS QUE NÃO ME BUSCAVAM. A verdade sobre os gentios, antes da vinda de Cristo é que as demais nações do mundo não acreditavam no Deus único e verdadeiro, Criador dos céus e da terra, porque os pagãos sempre se deixaram levar pelo ateísmo, pela incredulidade e pela idolatria. Cada nação mais antiga tinha suas próprias divindades, e não buscava a Deus, Mas Cristo mudou esta estatística pela sua graça.

FUI MANIFESTADO AOS QUE POR MIM NÃO PERGUNTAVAM. O Espírito de Cristo falava por meio do profeta ao afirmar, antes mesmo de sua chegada a terra, que se voltaria para os gentios. Por isso que o Cristo de Deus também é chamado de Redentor da humanidade, porque ele veio ao mundo para estabelecer uma nova aliança da graça de Deus, não somente com Israel, mas sim com todos os povos do mundo.

MAS PARA ISRAEL DIZ. Neste caso, o apóstolo Paulo cita o que está registrado no profeta Isaías 65:2 - Estendi as minhas mãos o dia todo a um povo rebelde, que anda por caminho, que não é bom, após os seus pensamentos. Esta era uma mensagem de juízo para os filhos de Israel, que já não mais guardavam os mandamentos da legislação de Moisés nem tão pouco davam ouvidos as advertências dos profetas.

TODO O DIA ESTENDI MINHAS MÃOS A UM POVO. O Senhor encontrou os filhos de Israel no Egito como escravos, sendo maltratados pelos seus dominadores, os tirou com mão forte e braço estendido da casa da servidão, os implantou em uma terra boa, que manava leite e mel. Mas o povo judeu deram as costas ao seu Deus, abandonando seus estatutos e desprezando sua palavra e a voz dos seus muitos profetas.

REBELDE E CONTRADIZENTE. Desde o deserto, de quando da peregrinação de quarenta anos com Moisés, que os filhos de Israel vinham sendo dominados pelo sentimento de rebeldia. Depois da posse da terra prometida, não se comportaram de outra maneira, porque tinham prazer em contrariar ao seu Deus, fazendo coisas que desagradavam ao seu Criador. Os cativeiros assírio e babilônico, bem como o domínio dos romanos sobre os judeus, se deram como consequência da desobediência deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...