sexta-feira, 12 de abril de 2019

Romanos 7:14-15

Romanos 7:14-15 - Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.
PORQUE BEM SABEMOS. Como ex-seguidor do tradicional judaísmo Paulo tinha pleno conhecimento sobre o que estava escrevendo, até mesmo do que os seus leitores, porque antes de se converter ao verdadeiro cristianismo, ele era um fariseu, conforme as tradições dos seus pais. Como também é presumível que os judeus, para quem o autor escreve estas palavras, tinham o saber, tanto quanto Paulo, do conteúdo desta mensagem, principalmente no tocante a lei ou legislação de Moisés.

QUE A LEI É ESPIRITUAL. Cabe-nos fazer a seguinte pergunta: Por que a lei é espiritual? Porque ele veio do coração de Deus para os filhos de Israel. Como Deus é um ser absolutamente espiritual, isso significa dizer que tudo que provem de Deus é coisa não desta esfera da existência humana, mas procede nas esferas espirituais. Não há dúvida que Paulo esteja falando da lei de Moisés que fazia parte do judaísmo.

MAS EU SOU CARNAL. Na realidade, o escritor não estar querendo dizer que era um praticante das obras da carne, mas ele fala como representante dos seres humanos em termos gerais, tanto como homem, como um judeu, da tribo de Benjamim. Com isso, o apóstolo estava explicando aos seus leitores que o homem natural traz consigo os desejos e as inclinações do primeiro Adão, que é composto de carne e osso.

VENDIDO AO PECADO. Desde a queda da raça humana que todos os filhos dos homens passaram a ser dominados pela síndrome do pecado, porque isso que em Romanos 3:23 ele diz que, porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. A diferença do remido de Cristo para o homem natural é que os escolhidos de Cristo se esforçam para renunciar tudo que o mundo oferece para agradar a Deus.

PORQUE O QUE FAÇO NÃO O APROVO. Esta é na verdade a grande batalha interior de todo aquele que busca dentro do possível sempre fazer o que agrada a Deus. Esta também pode ser chamada de luta entre a carne e o espírito de todos aqueles que tentam buscar o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima. Em determinados momentos, todo homem termina falhando, porque é ser humano.

POIS O QUE QUERO ISSO NÃO FAÇO. O que mais nós encontramos são pessoas que conhecem o evangelho das boas novas de Cristo, e tais pessoas até desejam se entregarem aos cuidados de Cristo, porem, forças opostas terminam lhe convencendo que é melhor e mais proveitoso viver para a carne do que para o reino da luz. Nesta guerra, a grande maioria se deixa arrastar para as concupiscências da carne.

MAS O QUE ABORREÇO ISSO FAÇO. Esta frase nos revela o quanto o pecado escraviza os seres humanos, uma vez que, mesmo sabendo dos prejuízos e das consequências desastrosas que é a prática do pecado, o homem natural não tem forças para resistir aos apelos dos desejos da carne. Graças a Deus que existe algo chamado arrependimento, por meio do qual temos a oportunidade de nos se redimir dos nossos erros, buscando com muito esforço renunciar as obras da carne pelo fruto do Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...