segunda-feira, 22 de abril de 2019

Romanos 9:20

Romanos 9:20 - Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
MAS, Ó HOMEM. Não há clareza suficiente no próprio texto a quem o autor se dirige diretamente, mas ele pode estar com o pensamento voltado para Esaú, que apesar de ser o primogênito de nascimento, mas que Deus escolheu a Jacó para dar continuidade as suas promessas a Abraão. Ou pode ser que Paulo continue falando sobre o último, Faraó, de quem ele vinha falando. Em fim, o escritor pode ainda ter em mente todos os filhos dos homens, que antes da vinda do Messias estavam reprovados por Deus.

QUEM ÉS TU. Na verdade, desde a queda da raça humana por meio de Adão, que os filhos dos homens se tornaram pecadores obstinados, e dominados pelo sentimento de rebelião contra o Deus Criador. Mesmo tendo o Senhor investido no povo hebreu, por meio da aliança da lei mosaica, todavia, nem assim mesmo, os judeus corresponderam positivamente ao chamamento de Deus para a verdadeira comunhão.

QUE A DEUS. Assim sendo, desde a expulsão de Adão do Jardim do Éden, que os seres humanos procuravam construir o reino dos homens. O mesmo sentimento de prepotência que predominou no diabo para se rebelar contra Deus, no tocante aos filhos dos homens não foi diferente. Os governos humanos refletem o senso do livre arbítrio humano, isso em busca de demostrarem que não se submetem a Deus.

REPLICAS? Como Deus é soberano em tudo e sobre tudo, então, houve reações fortes e repressivas da parte do governante universal, e Deus demostrou em muitos casos na história da humanidade, que os seres humanos não são nada, comparados a sua grandeza. Ninguém pode, nem deve se levantar contra a vontade soberana de Deus, porque apesar de ser muito tolerante, mas o Senhor também é o Deus do juízo. O escritor aos Hebreus diz que Deus é um fogo consumidor e coitado dos seus inimigos.

PORVENTURA A COISA FORMADA. Neste caso, Paulo se utiliza de mais uma de suas metáforas para falar verdades espirituais, que certamente os seus leitores podiam perfeitamente entenderem suas colocações. Paulo não se refere a todas as coisas criadas, mas dentro do seu raciocínio ele se refere aos seres humanos como representantes legítimos de todas as coisas que foram formadas sobre a terra.

DIRÁ AO QUE O FORMOU. Esta colocação feita por Paulo tanto se refere a Deus como também a Cristo Jesus. Gênesis 1:1 – No princípio criou Deus os céus e a terra. João 1:1-3 - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Foi Deus quem formou o homem do pó da terra (Gênesis 2:7).

PORQUE ME FIZESTES ASSIM? O apóstolo dos gentios tem uma compreensão nítida das realidades espirituais que o homem natural jamais vai entender. A sabedoria humana por mais que tenha evoluído, não tem como entender estes mistérios profundos, em que as especulações mais têm gerado debates do que consenso e harmonia. Deus é o oleiro e cria vasos para honra e outros para desonra. Assim sendo, quem tem a capacidade de questioná-lo? Deus é soberano e Todo-poderoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...